“1st European School on Health Information”: inscrições até 15 de setembro

imagem do post do “1st European School on Health Information”: inscrições até 15 de setembro

14-09-2020

Os interessados em participar no curso “The 1st European School on Health Information” deverão efetuar a sua inscrição até 15 de setembro. Organizado no âmbito do projeto europeu “Information for Action (InfAct), no qual o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) é um dos parceiros, o evento tem como destinatários profissionais de saúde com experiência de pelo menos 2 a 3 anos em informação em saúde ou em tópicos relacionados na área da Saúde Pública.

O objetivo deste primeiro curso piloto online, que decorre nos dias 1, 8, 22, 29 de outubro e 5 de novembro, é contribuir para aumentar o conhecimento sobre a disponibilidade e a utilização de métodos de Informação de Saúde padronizados para práticas comuns nos diferentes Estados-membros da União Europeia (UE) e Países associados. A participação no “The 1st European School on Health Information” é gratuita, mas carece de inscrição.  Para mais informações, consultar o programa do curso.

projeto InfAct encontra-se dividido em 10 Work Packages, sendo que Portugal co-lidera com a Finlândia o Work Package 6, através do trabalho conjunto entre a Direção-Geral de Saúde, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical e o INSA. Este grupo de trabalho específico tem como foco o desenvolvimento de um roteiro para formação em informação em saúde, de forma a desenvolver um programa “flagship” de fortalecimento da capacitação ao nível da UE para apoiar áreas críticas do uso e gestão da informação em saúde.

O INSA, que participa neste projeto através do seu Departamento de Epidemiologia, será responsável pela condução da avaliação formal da proposta desse programa “flagship” de capacitação em informação em saúde. O InfAct tem como objetivo geral fortalecer os sistemas de informação em saúde nacionais e da UE, através da produção de uma infraestrutura de investigação sustentável e da redução das iniquidades em informação em saúde.

Com ínicio em maio de 2018 e um horizonte temporal de 36 meses, esta Joint Action da Comissão Europeia visa ainda o desenvolvimento de instrumentos de informação inovadores e de uma melhor interoperabilidade para a informação em saúde. O projeto InfAct conta com a participação de 40 parceiros de 28 Estados-membros da UE e Países associados, entre os quais Portugal, através do Ministério da Saúde.