41.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde

41.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde

Em 2020 o 41.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é comemorado online. Dia 15 de setembro, no Portal do SNS, a partir das 15h30, foi transmitido o evento de celebração dos 41 anos do SNS.

O programa inclui uma intervenção da Ministra da Saúde, Marta Temido, da Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, e do Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

Foram também divulgados três vídeos que pretendem homenagear todo o universo do SNS, heróis que têm rosto e estão ao serviço dos cidadãos.


Dia do SNS | Rega da oliveira

15/09/2020

Ministra da Saúde participa na homenagem a António Arnaut

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde assinala o seu 41.º Aniversário, a Ministra da Saúde, Marta Temido, deslocou-se a Coimbra para participar no ato simbólico da rega da oliveira plantada no Parque Verde do Mondego por sugestão de um dos fundadores do SNS, António Arnaut.

“Foi a sociedade democrática que permitiu um serviço que visava a prestação de cuidados globais de saúde a toda a população. Crianças, mulheres, homens, que nunca tinham ido ao médico passaram a poder fazê-lo, não por caridade ou por pedirem um favor, mas saberem que democracia lhes trouxe o direito universal a terem acesso a cuidados preventivos, curativos e de reabilitação, por saberem que a cidadania portuguesa, a partir desse momento, passou a significar pertencer a uma comunidade onde a saúde é um bem que não exclui ninguém pela condição económica e social”, sublinhou a Ministra da Saúde

A governante relembrou ainda “Os ganhos notáveis em saúde que se conquistaram nas últimas décadas”, da redução da mortalidade infantil, à redução da mortalidade materna, do alargamento da cobertura vacinal ao aumento da esperança de vida, à oferta de cuidados continuados e, mais recentemente, à saúde oral e à hospitalização domiciliária”, num ano em que o SNS e os seus profissionais ficaram associados à resposta dada à pandemia em Portugal.

“Hoje os portugueses continuam a precisar do SNS e, por isso, orgulhamo-nos das escolhas que fizemos no passado recente. A escolha da defesa de uma nova Lei de Bases da Saúde, centrada nas pessoas. A escolha de um Orçamento cujas prioridades são a qualificação do acesso, a motivação dos profissionais de saúde e o reforço do SNS”, exemplificou Marta Temido.

Além de Marta Temido, participaram nesta cerimónia Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, João Pedro Pimentel, Delegado regional de Saúde do Centro, Isabel de Carvalho Garcia, presidente da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, e Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

A última rega que António Arnaut acompanhou foi em 2017, fazendo os intervenientes prometer que tudo fariam para perpetuar aquele símbolo do Serviço Nacional de Saúde.


Parabéns ao SNS

15/09/2020

Celebrações dos 41 anos, em direto, a partir das 15h30

Este ano, o 41.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS) é comemorado online. Hoje, dia 15 de setembro, será transmitido em direto, no Portal do SNS, a partir das 15h30, o evento de celebração dos 41 anos do SNS.

O programa inclui uma intervenção da Ministra da Saúde, Marta Temido, da Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, e do Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

Além disso, serão divulgados três vídeos que pretendem homenagear todo o universo do SNS, heróis que têm rosto e estão ao serviço dos cidadãos.


41 anos de SNS

15/09/2020

Aniversário do Serviço Nacional de Saúde comemora-se a 15 de setembro

No ano em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) celebra 41 anos, são os cidadãos que dão voz para prestar o seu testemunho e homenagem a todos os que cuidam da nossa saúde.

O SNS é uma das maiores conquistas da democracia portuguesa. Através da Lei n.º 56/79 concretizou-se o direito à proteção da saúde, à prestação de cuidados globais de saúde e o acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, nos termos da constituição.

Para saber mais, consulte:

41 anos SNS | Testemunhos > Vídeos