Dia Mundial da Segurança do Doente 2020

Dia Mundial da Segurança do Doente 2020

A 17 de setembro de 2020, celebra-se o Dia Mundial da Segurança do Doente, este ano, com o tema “Segurança do Profissional de Saúde: Uma prioridade para a Segurança do Doente”, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) à qual a Direção-Geral da Saúde se associa.

Esta campanha promove o slogan: “Profissionais de Saúde Seguros, Doentes Seguros” e pretende reforçar a importância da segurança dos profissionais de saúde para a segurança do doente e mobilizar utentes, doentes, profissionais de saúde, decisores políticos, académicos, investigadores, associações e indústrias do setor da saúde a intervirem e a comprometerem-se com a segurança na prestação dos cuidados de saúde.

Segundo a OMS, os incidentes de segurança são um grave problema de Saúde Pública, considerando que:

  • 134 milhões de incidentes de Segurança ocorrem anualmente no mundo durante a prestação de cuidados de saúde nos hospitais, contribuindo para 2,6 milhões de óbitos por ano.
  • Até 4 em cada 10 doentes podem ser afetados por um incidente nos cuidados de saúde primários ou ambulatórios, dos quais cerca de 80% podem ser evitados.
  • 15% das despesas hospitalares podem ser atribuídas a falhas na segurança do doente.

A Direção-Geral da Saúde, através do Departamento da Qualidade na Saúde (DQS), desenvolve, desde 2015, o Plano Nacional para a Segurança do Doente (PNSD), instrumento de apoio a gestores e clínicos na aplicação de boas práticas de segurança, inserido no quadro de uma política pública para evitar a ocorrência de incidentes associados à prestação de cuidados de Saúde no Serviço Nacional de Saúde.

O PSND 2015-2020 contempla 9 objetivos estratégicos: aumentar a cultura de segurança do ambiente interno; aumentar a segurança da comunicação; aumentar a segurança cirúrgica; aumentar a segurança na utilização da medicação; assegurar a identificação inequívoca dos doentes; prevenir a ocorrência de quedas; prevenir a ocorrência de úlceras de pressão; assegurar a prática sistemática de notificação, análise e prevenção de incidentes; e prevenir e controlar as infeções e as resistências aos antimicrobianos.

Junte-se a nós através do preenchimento do questionário e utilização dos materiais: