ULS Nordeste: alargamento de alertas por sms reforça contacto com utentes

18/09/2020

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a reforçar a comunicação com os utentes através do alargamento do sistema de alertas por sms, que irá abranger as áreas hospitalares e de cuidados de saúde primários.

Numa primeira fase, estão já a ser enviadas mensagens escritas aos utentes que têm agendadas consultas de especialidades hospitalares e cirurgias de ambulatório, com o intuito de relembrar a data, hora e local dos agendamentos, bem como sensibilizar para a necessidade de avisar os serviços no caso de impossibilidade de comparecerência.

As mensagens são enviadas com cinco dias de antecedência para consultas e sete dias de antecedência para cirurgias, com reforço no dia anterior à consulta ou dois dias antes no caso das cirurgias.

Os utentes são ainda avisados em caso de alteração da data e/ou hora do agendamento ou do seu cancelamento, para evitar deslocações desnecessárias aos serviços de saúde.

Para uma segunda fase estão já em curso os procedimentos de preparação do sistema para envio de alertas através de sms para consultas agendadas nos centros de saúde e para exames complementares de diagnóstico a realizar nos hospitais e nos centros de saúde da área de abrangência da ULS do Nordeste.

Esta é uma medida complementar de reforço da comunicação com os utentes, sendo que estes continuam a ser informados sobre a marcação de consultas, exames e cirurgias através dos métodos tradicionais.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste > Notícias