Vacina da gripe já está disponível

Vacina da gripe já está disponível

28/09/2020

Campanha de vacinação arranca hoje para grupos prioritários

A vacina da gripe está disponível a partir de hoje, 28 de setembro, e vai começar a ser administrada nas faixas da população consideradas prioritárias, como os residentes em lares de idosos e grávidas.

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que começa habitualmente em 15 de outubro, inicia-se este ano mais cedo, com uma primeira fase para qual há 350 mil vacinas.

Residentes em lares de idosos, profissionais de saúde, profissionais do setor social que prestam cuidados e grávidas estão entre os setores mais vulneráveis e serão os primeiros a poder ser vacinados.

Na segunda fase, que começará no dia 19 de outubro, estão incluídos outros grupos de risco, como pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, haverá vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica e que são comparticipadas.


Vacina contra gripe em 2.000 farmácias

28/09/2020

Primeira fase de vacinação contra a gripe iniciou-se esta segunda-feira

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, apresentou, na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia de Covid-19 em Portugal, a campanha «Vacine-se por si, vacine-se por todos».

No dia em que começa a primeira fase de vacinação contra a gripe, pela primeira vez em setembro para minimizar a circulação simultânea do vírus da gripe sazonal e do SARS-CoV-2, o governante destacou esta campanha, que une as ordens dos Enfermeiros, Farmacêuticos e Médicos ao Ministério da Saúde, em «prol do sucesso desta campanha vacinal», agradecendo aos três bastonários pelo empenho demonstrado.

Com o mote «Vacine-se por si, vacine-se por todos», esta campanha tem como objetivo chegar de «forma muito particular aos profissionais de saúde, cuja necessidade de proteção é este ano ainda mais necessária, mas também aos idosos, às grávidas aos doentes crónicos e a todos os que devem ser protegidos na primeira e na segunda fase da vacinação», que começa a 19 de outubro.

António Lacerda Sales destacou, ainda, que «além da vacinação nos centros de saúde este ano, cerca de 10% das vacinas reservadas à população com mais de 65 anos poderão ser administradas em 2.000 farmácias de todo o país graças também a um esforço e empenho» da Associação Nacional de Farmácias e da Associação de Farmácias de Portugal, «em regime de complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde».

Esta primeira fase da campanha de vacinação é constituída por 335 mil doses de vacinas, que se destinam aos profissionais de saúde que prestam serviços ao público, grávidas e idosos residentes em lares.

O Secretário de Estado lembrou que Portugal vai ter dois milhões de vacinas, que chegarão em tranches, e que «as pessoas não serão vacinadas todas de uma vez, é um processo organizativo dos cuidados de saúde primários que decorrerá com serenidade até ao final do ano».

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 28/09/2020


Ministra assinala início da vacinação

28/09/2020

Marta Temido na Casa do Artista para assinalar início da campanha de vacinação contra a gripe

 A Ministra da Saúde visitou hoje a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) na Casa do Artista onde acompanhou o arranque da campanha de vacinação contra a gripe, intitulada «Vacine-se por si, vacine-se por todos».  Ao todo, os enfermeiros do Agrupamento Complementar de Centros de Saúde de Lisboa Norte vão vacinar esta tarde 69 residentes e 42 profissionais da Casa do Artista.

Marta Temido justificou a escolha da Casa do Artista para o início da campanha de vacinação pelo facto de mesma não ter tido, até agora, casos de Covid-19, entre os utentes e os seus profissionais, num «resultado que nos encoraja a todos». Destacou ainda o «envelhecimento ativo» que se pratica nesta instituição, onde habitam «várias pessoas que já ultrapassaram os cem anos e que, até este momento, tinham vidas bastante ativas», artística e socialmente.

“Se estas pessoas têm esta tenacidade, os mais jovens têm de encontrar aqui um exemplo”, sublinhou a ministra da Saúde.

Este ano, a área da Saúde reforçou a aquisição de mais doses de vacinas contra a gripe sazonal, antecipando, assim, a próxima época gripal em que coexistirão a gripe sazonal, a Covid-19 e outros vírus respiratórios. Para o efeito, o Governo fez um reforço significativo na despesa com a vacina da gripe e consequente aquisição (para o SNS) de cerca de 2 milhões de doses (+34% que na época anterior), o que constitui maior aquisição de sempre.

Utentes e funcionários de lares, profissionais do SNS e grávidas são os grupos prioritários.

Assim, na primeira fase de vacinação estima-se administrar a vacina de forma prioritária a cerca de 350.000 pessoas, designadamente:

  • Utentes e funcionários de lares residenciais, serviços de apoio domiciliário e centros de acolhimento temporário, lares de apoio. Neste caso está prevista a administração a 169.200 utentes e 43.635 funcionários, com uma estimativa de 215.000 vacinas;
  • Profissionais de saúde do SNS, isto é, 96.000 em hospitais e 33.000 em cuidados de saúde primários com uma estimativa de 65.000 vacinas;
  • Utentes e funcionários da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, num total de 9.500 utentes e 15.500 funcionários, com uma estimativa de 7.800 vacinas;
  • Grávidas: cerca de 50 mil.

A partir de 19 de outubro, o plano estende-se a todos os grupos de risco, “particularmente as pessoas que têm mais de 65 anos”. A vacina ficará disponível nos pontos habituais do SNS, mas também “noutros locais”: juntas de freguesia e farmácias comunitárias.

Para além do SNS, cerca de 500 mil vacinas vão estar disponíveis para venda em cerca de 2 mil farmácias mediante receita médica e comparticipação.