Hospital de Braga: assinatura de acordos coletivos com estruturas sindicais

08/10/2020

António Lacerda Sales participou em cerimónia, no Hospital de Braga.

O Secretário de Estado e Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, esteve hoje, dia 8 de outubro, no Hospital de Braga, na cerimónia de assinatura dos acordos coletivos de trabalho com as diferentes estruturas sindicais.

Na sua intervenção, o governante sublinhou que este acordo, que vai beneficiar mais de 1.500 trabalhadores, é uma «uma vitória dos profissionais de saúde, do Hospital de Braga e do Serviço Nacional de Saúde (SNS)».

«Foi um longo caminho o que percorremos até aqui, desde que em 2019 o Hospital de Braga entrou no universo e nesta grande obra da democracia que é o SNS, depois de revertida a parceria público-privada. Nem sempre foi fácil, houve avanços, houve recuos e aproximações» sublinhou.

De acordo com o Secretário de Estado, a adesão aos acordos coletivos de trabalho «é uma medida essencial para o ajustamento de regimes, harmonizando-o com as demais unidades de saúde do SNS», o que explica o empenho do Ministério da Saúde neste processo.

António Lacerda Sales aproveitou a ocasião para homenagear e agradecer a dedicação dos 3.187 profissionais de saúde da instituição, e lembrou que, desde que passou para a esfera pública, o Hospital de Braga tem vindo a superar resultados em vários domínios, tais como a cirurgia programada, atendimento do Serviço de Urgência polivalente, sessões de hospital de dia e de radioterapia.

Relativamente ao atual cenário de pandemia, o governante destacou que «já foram feitos mais de 41 mil testes neste hospital, mais de 1.800 dos quais positivos. Já estiveram internadas mais de 300 pessoas devido à infeção pelo SARS-CoV-2 neste hospital desde março».

No que diz respeito à retoma da atividade assistencial, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde referiu que «neste momento já estamos em recuperação, no país e também no Hospital de Braga» e que, nesta instituição, «em maio foram feitas cerca de 4.300 primeiras consultas, em setembro cerca de 10.900. A mesma situação nas consultas de seguimento e de forma ainda mais expressiva nas cirurgias, que duplicaram, de maio para setembro».

O governante lembrou que Ministério da Saúde publicou o Plano da Saúde para o outono-inverno, «que visa preparar os serviços de saúde para o contexto de pandemia, mas mantendo simultaneamente toda a atividade assistencial não-Covid, com particular preocupação para a população mais vulnerável».

«Os período outono-inverno torna-nos a caminhada mais exigente. Mas este é um desígnio nacional para o qual estamos todos convocados» destacou António Lacerda Sales, afirmando que, da parte do Governo, «podem contar connosco para juntos ultrapassarmos este problema global, que tem condicionado as nossas vidas, garantindo a prestação de cuidados saúde necessários à nossa população».