Hospital de Cantanhede tem novo espaço de ambulatório

02/11/2020

Hospital de Cantanhede reorganiza e reforça resposta aos cidadãos.

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede (HAJC) , no distrito de Coimbra, abriu esta segunda-feira, dia 2 de novembro, um novo espaço de ambulatório para melhorar as condições de consulta

Em comunicado, o Hospital de Cantanhede refere estar “empenhado em aumentar as valências disponíveis de consulta externa e em melhorar a articulação com os cuidados de saúde primários e com os hospitais da região”.

“A estratégia passa pela reorganização de todo o ambulatório, com balcões de atendimento ao cidadão mais eficientes e concentrando os gabinetes de consulta numa zona específica do hospital”, refere a nota.

De acordo com a unidade hospitalar, a estratégia passa pela reorganização de todo o ambulatório, com balcões de atendimento ao cidadão mais eficientes e concentrando os gabinetes de consulta numa zona específica do hospital. Ao mesmo tempo e na mesma área, vai ser criado um Hospital de Dia (nomeadamente na área de cuidados paliativos) para prestar cuidados a doentes, de forma programada, com ganhos na qualidade assistencial e eficiência.

O acesso a consulta externa, exames, hospital de dia e cirurgia de ambulatório passa a ser efetuada por uma porta exclusiva, centralizando a entrada dos doentes numa zona onde podem ser deixados à porta por quem os transporta, mais abrigada e em segurança. Esta medida permite também uma maior organização da circulação de pessoas, garantindo ainda o cumprimento do controlo de temperatura corporal e rastreio de sintomas de todos os utentes de ambulatório.

Esta transformação contou com o apoio de um grupo variado de profissionais, constituído por enfermeiros, psicólogos, assistentes técnicos, assistentes operacionais e médicos, que fora dos seus horários de trabalho tornaram o espaço “mais acolhedor e agradável”.

A Presidente do Conselho Diretivo do Hospital, Diana Breda, enaltece o gesto dos colaboradores: “A equipa que tenho a honra de liderar é realmente uma equipa de rosto humano que trabalha diariamente em prol de todos os doentes e utentes atuais e futuros do Hospital de Cantanhede”, afirmou.

Para saber mais, consulte:

HAJC > http://www.hdcantanhede.min-saude.pt/