Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 03/11/2020: Relatório de Situação DGS, DR – Prontidão Forças Armadas, Notícias

Relatório de Situação nº 245 | 02/11/2020

Relatório de Situação nº 246 | 03/11/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 246 | 03/11/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Despacho n.º 10775/2020 – Diário da República n.º 214/2020, Série II de 2020-11-03
Defesa Nacional – Gabinete do Ministro
Determina a prontidão, ativação e colaboração das Forças Armadas no âmbito da estirpe SARS-CoV-2 do coronavírus
Decreto-Lei n.º 94-A/2020 – Diário da República n.º 214/2020, 1º Suplemento, Série I de 2020-11-03
Presidência do Conselho de Ministros
Altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19

Covid-19 | Testes de diagnóstico

03/11/2020

ULS do Nordeste realiza colheitas no distrito de Bragança

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a efetuar colheitas para deteção da infeção por SARS-CoV-2, o vírus que provoca a Covid-19, em todos os concelhos do distrito de Bragança.

Em comunicado, a ULS do Nordeste refere que as áreas de colheita foram implementadas em todos os municípios do Nordeste Transmontano, numa ótica de proximidade com a população, tendo em conta a dispersão geográfica e a previsão de um aumento significativo de testes durante a época outono/inverno.

A estes espaços podem deslocar-se os utentes previamente referenciados para a realização de teste de despiste à Covid-19.

Deste modo, o Departamento de Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste reforça os serviços de proximidade na comunidade, evitando a deslocação de utentes que necessitem de efetuar o teste de despiste.

Esta é uma das medidas que integra o plano para o outono/inverno do Departamento de Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, o qual, dando cumprimento às orientações do Ministério da Saúde e da Direção-Geral da Saúde, tem vindo a aumentar o número de consultas nos centros de saúde do distrito de Bragança.

Neste sentido, as equipas dos Cuidados de Saúde Primários articulam o atendimento presencial com o atendimento não presencial e com as visitas ao domicílio, dando resposta às necessidades dos utentes e garantindo o seu acompanhamento, através da prestação de cuidados de saúde de proximidade e em segurança.

Neste âmbito, foram estipuladas boas práticas ao nível da assistência clínica e da utilização de equipamentos de proteção individual, da definição de circuitos e do cumprimento de regras de higiene e segurança.

Como garantia adicional de segurança, os utentes, na sua deslocação a unidades de saúde da ULS do Nordeste, deverão respeitar algumas medidas, nomeadamente alertar os serviços em caso de eventual presença de sinais e/ou sintomas da Covid-19, entrar nas instalações apenas 10 minutos antes da hora agendada, circular no interior das instalações com máscara cirúrgica, desinfetar as mãos com a solução alcoólica disponibilizada nos diferentes espaços e manter o distanciamento entre pessoas.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste – http://www.ulsne.min-saude.pt/