Dia Europeu do Antibiótico

18/11/2020

Data alerta para consumo consciente e seguro. Em Portuga baixou 20%

Comemora-se, de 14 a 18 de novembro, a Semana Mundial e, a 18 de novembro, o Dia Europeu do Antibiótico. O objetivo é sensibilizar profissionais de saúde e população em geral para a utilização correta dos antibióticos, contribuindo para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos.

De acordo com dados do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, a dispensa de antibióticos nas farmácias comunitárias baixou 20% entre janeiro e setembro deste ano, com menos 1,2 milhões de embalagens relativamente ao período homólogo

A informação foi divulgada no âmbito da data comemorativa e numa altura em que o Infarmed, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) estão a promover uma campanha alargada no âmbito da Semana Mundial dos Antibióticos.

De acordo com os dados, nos primeiros nove meses do ano foram dispensadas nas farmácias comunitárias menos 1.249.637 embalagens de antibióticos do que em igual período do ano anterior. Assim, a média de embalagens de antibióticos dispensada nas farmácias passou de 17,46 doses diárias definidas por mil habitantes por dia (DHD) para 13,97 DHD.

Portugal voltou a ficar abaixo da média europeia em 2019, tanto a nível hospitalar como no consumo em meio ambulatório, segundo os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Portugal é ainda referido como o único país, além da Noruega, onde a redução do consumo de carbapenemes (classe de antibióticos que é muito importante preservar, uma vez que é considerada terapêutica fim de linha em infeções graves) foi considerada estatisticamente significativa entre 2010 e 2019.

«À semelhança do que se verificou no ano passado, foi enviada informação específica aos médicos e farmacêuticos de todo o país e materiais para colocação nas unidades de saúde e farmácias comunitárias», sublinha o Infarmed.

O objetivo, acrescenta, é «continuar a incentivar o uso adequado dos antibióticos, tendo em conta que o arsenal terapêutico pouco tem sido reforçado nos últimos anos e que os atuais medicamentos estão em risco de perder a sua eficácia face ao crescimento das resistências bacterianas».

Para saber mais, consulte:


 Dia Europeu do Antibiótico 2020 – INSA

imagem do post do Dia Europeu do Antibiótico 2020

18-11-2020

O Infarmed, a Direção-Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, estão a promover uma campanha alargada no âmbito da Semana Mundial dos Antibióticos (14-18 de novembro) e do Dia Europeu do Antibiótico (18 de novembro). A campanha destina-se ao público em geral, veiculada por profissionais de saúde.

De acordo com dados do Infarmed, em linha com últimos anos, a utilização de antibióticos em Portugal registou uma descida entre janeiro e setembro de 2020, face ao período homólogo. Nas farmácias comunitárias, a dispensa destes medicamentos desceu 20%, passando de uma média de 17,46 doses diárias definidas por mil habitantes por dia (DHD) para 13,97 DHD, neste sentido, em número de embalagens esta variação correspondeu a menos 1.249.637 embalagens dispensadas nos primeiros 9 meses de 2020.

De acordo com os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), Portugal voltou a ficar abaixo da média europeia em 2019, tanto a nível hospitalar como no consumo em meio ambulatório. Portugal é ainda referido como o único país, para além da Noruega, onde a redução do consumo de carbapenemes (classe de antibióticos que é muito importante preservar, uma vez que é considerada terapêutica fim de linha em infeções graves) foi considerada estatisticamente significativa entre 2010 e 2019.

À semelhança do que se verificou no ano passado, foi enviada informação específica aos médicos e farmacêuticos de todo o País e materiais para colocação nas unidades de saúde e farmácias comunitárias. O objetivo é continuar a incentivar o uso adequado dos antibióticos, tendo em conta que o arsenal terapêutico pouco tem sido reforçado nos últimos anos e que os atuais medicamentos estão em risco de perder a sua eficácia face ao crescimento das resistências bacterianas.

O INSA desenvolve atividade na área da resistência aos antibióticos, através do Laboratório Nacional de Referência das Resistências aos Antimicrobianos (LNR-RA) do Departamento de Doenças Infeciosas. O LNA-RA encontra-se estruturado em cinco setores que funcionam de forma concertada (Setor de Referência, Setor de Bacteriologia, Setor de Bioquímica, Setor de Biologia molecular e Setor Bioinformático).

O Dia Europeu dos Antibióticos é uma iniciativa europeia para a saúde  promovida pelo ECDC que tem como objetivo sensibilizar profissionais de saúde e população em geral para a utilização correta dos antibióticos, contribuindo para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos. Uma utilização prudente significa apenas usar antibióticos quando necessário e na dosagem, nos intervalos e na duração do tratamento corretos.


Comunicado de Imprensa – Dia Europeu do Antibiótico

18 nov 2020

O Infarmed, a Direção-Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde, através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, estão a promover uma campanha alargada no âmbito da Semana Mundial dos Antibióticos e do Dia Europeu do Antibiótico (18 de novembro). A campanha destina-se ao público em geral, veiculada por profissionais de saúde.

Consulte o comunicado de imprensa em anexo.