Neurocirurgia: equipa do CHUC implanta dispositivo inovador em vítima de AVC hemorrágico

19/11/2020

Equipa de neurocirurgia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) implantou, no dia 14 de novembro de 2020, um dispositivo inovador numa vítima de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, o primeiro em Portugal,

Em comunicado, o CHUC informa que a intervenção realizada pela equipa do Serviço de Neurocirurgia, sob a direção de Marcos Barbosa, permitiu combinar «uma irrigação automatizada com uma aspiração controlada, através de um cateter de duplo lúmen».

A cirurgia foi efetuada num doente do género masculino, de 56 anos de idade, vítima de um AVC hemorrágico, «que se estendia ao espaço intraventricular», refere o CHUC.

De acordo com a equipa, «o cateter é introduzido dentro do ventrículo, favorecendo assim uma drenagem mais completa e reduzindo a possibilidade de bloqueio do cateter, permitindo ainda uma monitorização contínua da pressão intracraniana, tudo apenas num único sistema».

«Depois de efetuada a cirurgia, este tipo de doentes tem necessidade absoluta de cuidados neurocríticos, razão pela qual o doente ficou internado no Serviço de Medicina Intensiva, onde continua o seu tratamento», explica ainda a equipa.

Com este novo dispositivo, implantado «pela primeira vez no CHUC e em Portugal», aquela unidade hospitalar espera «contribuir para melhorar significativamente os resultados do tratamento desta grave patologia, que tem uma mortalidade superior a 50% aos 30 dias».

Segundo o CHUC, o dispositivo foi aprovado em 2019 pela União Europeia e pela agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América.

Para saber mais, consulte:

CHUC > Notícias