Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 23/11/2020: Relatório de Situação DGS, DR – Renovação do Estado de Emergência, Notícias

Relatório de Situação nº 261 | 18/11/2020

Relatório de Situação nº 266 | 23/11/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 266 | 23/11/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Decreto n.º 9/2020 – Diário da República n.º 227-A/2020, Série I de 2020-11-21
Presidência do Conselho de Ministros
Regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República

Decreto-Lei n.º 99/2020 – Diário da República n.º 227-B/2020, Série I de 2020-11-22
Presidência do Conselho de Ministros
Altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19


Covid-19 | Aumento do número de testes

23/11/2020

Já foram realizados 4,3 milhões de testes por PCR e 40 mil de antigénio

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, revelou hoje que foram já realizados, até à data de hoje, 40 mil testes rápidos de detenção da infeção pelo novo coronavírus, tendo este tipo de diagnóstico entrado em vigor em 9 de novembro.

Na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, a responsável fez um balanço ao número de testes de diagnóstico feitos desde o início da pandemia de Covid-19, destacando que tem vindo a aumentar.

De acordo com a Diretora-Geral da Saúde, foram realizados, até à data, cerca de 4,3 milhões de testes por PCR (zaragatoa) e cerca de 40 mil teste de antigénio, sendo a proporção de positividade de 15,9%.

Na sua intervenção, Graça Freitas voltou a apelar para que se limitem ao máximos os contactos físicos ao estritamente necessário, sublinhando que os convívios se façam apenas com os elementos do agregado familiar ou pessoas que habitem na mesma casa.

Para saber mais, consulte:

Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de Imprensa 23/11/2020


Covid-19 | Reforço na ULSAM

23/11/2020

Estrutura de retaguarda no Alto Minho começa a funcionar quinta-feira

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) divulgou hoje que a Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) instalada no centro cultural de Viana do Castelo começa a funcionar na quinta-feira, para receber utentes de lares e doentes com Covid-19 que já não necessitem de internamento hospitalar.

Esta estrutura vai disponibilizar 120 camas, mas pode chegar até 200 camas, segundo informação avançada pelo Presidente da comissão distrital de proteção civil de Viana do Castelo, Miguel Alves.

De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, Franklim Ramos, trata-se de uma “estrutura para o distrito de Viana do Castelo, criada no âmbito da Proteção Civil e com coordenação técnica da Segurança Social”.

“A autoridade de Saúde terá de dotar o espaço de pessoal médico, de enfermagem e disponibilizar os equipamentos necessários”, esclareceu o responsável.

“O serviço vai iniciar-se com 10 camas e crescer à medida das necessidades, sempre em módulos de 10 camas. Cada equipa, constituída por um médico, um enfermeiro e auxiliares de ação direta e geral, assegurará os três turnos necessários para garantir o funcionamento 24 horas daquela resposta”, explicou Miguel Alves, que é também Presidente da Câmara de Caminha.

Inicialmente esteve prevista a desativação desta unidade, no final de outubro, mas, entretanto, a Câmara de Viana do Castelo e a ULSAM decidiram prolongar o seu funcionamento até final de novembro devido ao aumento de casos de Covid-19 na região.

Visite:

Unidade de Saúde Local do Alto Minho – http://www.ulsam.min-saude.pt/


Covid-19 | IPO Porto

23/11/2020

Foram testadas 84 pessoas e resultados foram todos negativos

O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) informou que, na sequência de um surto de covid-19 no piso oito do internamento de Cirurgia, realizou entre sábado e domingo 84 testes que se revelaram todos negativos.

Na sexta-feira, dia 20 de novembro, foram detetados um total de oito doentes e três profissionais positivos, tendo o IPO-Porto procedido à realização de testes a todos os doentes internados nas áreas de Cirurgia do Edifício A, para “uma maior garantia de segurança para todos”.

Para saber mais, consulte:

IPO Porto – http://www.ipoporto.pt/