CHULN | Serviço de oftalmologia: redução do tempo de espera das consultas de glaucoma em 30%

30/11/2020

O projeto de acesso rápido a consultas de oftalmologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte foi eleito como a melhor experiência em saúde na era Covid, reduzindo o tempo de espera em 30 % para as consultas de glaucoma.

Num comunicado divulgado, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) explica que a eleição foi feita numa votação promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH).

Segundo o CHULN, a consulta de triagem em oftalmologia por glaucoma do seu serviço de oftalmologia conseguiu nesta fase de pandemia diminuir o tempo de espera para consulta de glaucoma em 30% e em 85% o tempo até à visualização dos exames de diagnóstico.

Com este novo sistema, a Oftalmologia do CHULN reduziu também em cerca de um ano o tempo de espera até à primeira decisão médica.

Neste serviço, refere o CHULN, o doente vem apenas uma vez ao hospital para realizar todos os exames necessários na mesma visita e o médico avalia os exames e entrega ao doente um documento onde indica a gravidade da sua doença e a data da próxima consulta, garantindo que cada doente tem a consulta mais adequada e na data clinicamente mais correta para o seu problema.

O trabalho do Serviço de Oftalmologia do CHULN foi o mais votado pelos utentes numa lista de 15 finalistas ao prémio de boas práticas da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte