OMS renova acreditação do INSA

INSA_Sede651

16/12/2020

Laboratório Nacional de Doenças Evitáveis pela Vacinação reacreditado.

O Laboratório Nacional de Doenças Evitáveis pela Vacinação (LNDEV) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) foi reacreditado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a região europeia como laboratório nacional de referência para os vírus do sarampo e da rubéola.

A reacreditação significa que o laboratório do INSA cumpre as metodologias preconizadas pela OMS-Europa para o diagnóstico laboratorial, através de técnicas por RT-PCR e serológicas, dos vírus do sarampo e da rubéola.

Ainda segundo a avaliação efetuada pela OMS-Europa, o LNDEV dispõe de todo o equipamento específico e de pessoal qualificado para realizar o diagnóstico laboratorial destes dois vírus, tendo a renovação da acreditação, válida para o ano de 2021, sido já comunicada às autoridades de saúde nacionais.

A avaliação das condições dos laboratórios nacionais de referência é efetuada regularmente pela OMS-Europa, com o objetivo de verificar as condições de funcionamento destas infraestruturas, bem como a uniformização dos algoritmos de diagnóstico dos vírus.

O LNDEV do Instituto Ricardo Jorge, que dispõe desta acreditação desde 2007, tem como missão a confirmação de todos os casos prováveis de sarampo, rubéola e rubéola congénita no âmbito do Plano Nacional de Eliminação do Sarampo e da Rubéola. O diagnóstico laboratorial para os vírus do sarampo e da rubéola envolve a deteção de anticorpos IgG e IgM, teste de avidez, deteção do RNA viral, isolamento viral e genotipagem.

O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa causada por um vírus da família Paramyxovirinae. É uma das principais causas de morte infantil apesar da disponibilidade, há quase 50 anos, de uma vacina barata, segura e eficaz.

A rubéola é igualmente uma doença viral e, apesar de ser considerada uma doença benigna, pode causar malformações graves como cataratas, cardiopatias ou microcefalia quando ocorre em mulheres grávidas sobretudo no primeiro trimestre de gravidez.

Para saber mais, consulte:

INSA > Notícias