Cuidados paliativos: Hospitais de Coimbra e Cantanhede assinam protocolo de articulação

17/12/2020

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e o Hospital Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede (HAJC) vão celebrar um Protocolo de Articulação em Cuidados Paliativos, que pretende estabelecer os termos em que decorrerá a colaboração entre ambas as entidades, ao nível dos cuidados paliativos de adultos.

A assinatura do protocolo decorre esta sexta-feira, 18 de dezembro, pelas 15h30, nas instalações do CHUC.

O CHUC não dispõe ainda de uma Unidade de Cuidados Paliativos (UCP) para adultos, promovendo a referenciação dos utentes com necessidade de internamento em cuidados paliativos para o HAJC, numa lógica de utilização eficiente dos recursos públicos.

O HAJC prestará este serviço através da sua UCP, com uma lotação de 18 camas, com a necessária e permanente articulação entre as equipas das duas instituições e a partilha de informação clínica.

Este protocolo vai ser assinado pelo Presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, e pela Presidente do Conselho Diretivo do HAJC, Diana Breda. A assinatura do protocolo conta, ainda, com a presença da Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques.

O período de vigência do protocolo inicia-se em 1 de janeiro de 2021 e termina a 31 de dezembro de 2021, podendo ser renovado por períodos sucessivos de um ano, mediante acordo expresso entre as partes.

Para saber mais, consulte: