Rescaldo e ideias da conferência sobre adaptação a alterações climáticas – INSA

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa em conferência sobre adaptação a alterações climáticas

17-12-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através dos seus departamentos de Doenças Infeciosas (DDI) e de Alimentação e Nutrição (DAN), participou na I Conferência Ibérica sobre Adaptação às Alterações Climáticas (ADAPTES), que decorreu, entre os dias 18 a 20 de novembro, em formato online. Na ocasião foram apresentadas duas comunicações sobre o impacto das alterações climáticas na ecologia dos vetores e na alimentação.

Das dez sessões temáticas do programa da conferência ADAPTES, foi na sessão “Saúde e Adaptação às Alterações Climáticas” que os investigadores do INSA, Maria Sofia Núncio (DDI) e Ricardo Assunção (DAN), deram os seus contributos. Nesta sessão, que contou com a participação de outros especialistas, foram apresentados os principais vínculos entre as alterações climáticas e a saúde, nomeadamente a adaptação a temperaturas e eventos climáticos extremos, a contaminação ambiental, a alimentação e as doenças transmitidas por vetores e os seus impactos na saúde populacional da Península Ibérica.

“Saúde e adaptação às alterações climáticas em Espanha e em Portugal” foi o título da comunicação de Sofia Núncio, que teve como foco o impacto que as alterações climáticas estão a ter na ecologia dos vetores e por consequência, na distribuição geográfica e na epidemiologia das doenças transmitidas por artrópodes vetores, em particular nas doenças transmitidas por carraças e por mosquitos. A investigadora do INSA abordou ainda possíveis ações que podem contribuir para melhorar a implementação de medidas de adaptação que permitam mitigar o impacto destas doenças na saúde pública.

Por seu lado, Ricardo Assunção, apresentou uma comunicação intitulada “Saúde e Alterações Climáticas na Península Ibérica: está a alimentação fora da equação?”, onde evidenciou uma das facetas do impacto das alterações climáticas na saúde: a alimentação. Desta forma, e utilizando como exemplo o efeito esperado das alterações climáticas nos contaminantes habitualmente presentes nos alimentos, o investigador do INSA destacou um conjunto de consequências expectáveis, com particular destaque para a Península Ibérica, abordando ainda possíveis estratégias de mitigação e adaptação.

Organizada pelo Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, através da Fundação Biodiversidade e o Gabinete Espanhol de Alterações Climáticas, juntamente com a Agência Portuguesa do Ambiente, a Conferência ADAPTES teve como objetivo a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre Espanha e Portugal. O evento faz parte do projeto europeu LIFE SHARA “Sensibilização e conhecimento para a adaptação às alterações climáticas”, desenvolvido desde setembro de 2016 e com término em fevereiro de 2021.