Presidência Portuguesa do Conselho da UE: prioridades para a área da saúde

21/12/2020

Prioridades para a área da saúde centram-se em três temas principais.

Aproxima-se a data do início da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que decorrerá durante 6 meses a partir do dia 1 de janeiro de 2021.

Na área da saúde, Portugal centrar-se-á, particularmente, em três temas principais: melhorar o acesso aos medicamentos, reforçar a capacidade da UE para responder às crises e defender a saúde digital.

Quando Portugal assumir a presidência do Conselho, a transição da Europa para fora da crise pandémica encaixa-se com um ambicioso programa mais amplo de saúde. A um nível mais global, Portugal procurará fazer avançar os ganhos com a abordagem “One Health” da Organização Mundial de Saúde e continuará a encorajar o envolvimento multilateral sendo que lidar com a resistência antimicrobiana também será uma prioridade.

A implementação do Plano de Combate ao Cancro, previsto para o início de 2021, também está no radar, nesse sentido, está prevista uma Cimeira do Cancro na cidade do Porto no início de maio”. Quanto à defesa da saúde e prevenção de doenças, a presidência portuguesa vai ainda ter especial atenção ao lançamento de instrumentos destinados a promover saúde mental, literacia em saúde e estilos de vida mais saudáveis.

Para saber mais, consulte:

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia – https://www.2021portugal.eu/pt/