Reforço da humanização de cuidados: projeto do CHTMAD permite um contacto de proximidade

23/12/2020

No âmbito do projeto “Visita Virtual”, desenvolvido pelos Serviços de Comunicação, Gestão da Qualidade, Gestão da Informação, Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos e a Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro , as diferentes Unidades Hospitalares foram dotadas de alguns equipamentos tecnológicos (tablets) doados a esta Instituição, com o intuito de facilitar o contacto dos doentes internados com os seus familiares/cuidadores.

Neste sentido, e numa época de maior distanciamento social, torna-se possível a concretização de uma “visita virtual”, em modo videochamada, entre doentes e familiares/cuidadores incentivando-se, assim, o contacto de proximidade.

Assim, e para que este projeto chegue a todos aqueles que dele necessitam, no momento da admissão do doente, será feito o registo de um contacto telefónico de um familiar/cuidador significativo que, de forma diária, e no período das 13h00 às 21h00 horas, será contactado por um elemento da equipa de enfermagem do Serviço onde o seu familiar se encontra internado, no sentido de se estabelecer esta comunicação que diminui o sentimento de isolamento. Este contacto será efetuado, só e apenas, quando a condição clínica do doente internado o permitir.

Com estes novos equipamentos nas diferentes Unidades Hospitalares, o distanciamento social será encurtado e as ligações emocionais manter-se-ão até a alta do doente internado.