Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 28/12/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 301 | 28/12/2020

Relatório de Situação nº 301 | 28/12/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 301 | 28/12/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Nova página dedicada à vacinação contra a COVID-19 – DGS

Nova página dedicada à vacinação contra a COVID-19

Está disponível desde hoje (26 de dezembro) uma nova página dedicada à vacinação contra a COVID-19, com informações sobre o Plano de Vacinação, as diferentes fases ou um simulador para cada cidadão ter uma previsão da data em que será vacinado.

Este portal foi lançado pelo Governo em estreita articulação com a task-force, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), e está online no microsite COVID-19 e no portal Estamos On, que podem ser consultados aqui e aqui.

Este portal já tinha sido anunciado previamente pelo coordenador da task-force responsável pela elaboração do Plano de Vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, e vai ser atualizado permanentemente, respondendo à evolução do processo de vacinação, que se inicia amanhã (dia 27 de dezembro).

A informação publicada vai ter uma linguagem simples e clara, respondendo às principais questões que têm vindo a ser levantadas desde o anúncio da chegada da vacina ao nosso país – por exemplo: “a vacina é eficaz?”; “a vacina é segura?”; “quais os diferentes tipos de vacina que serão administradas em Portugal”; “quais os grupos prioritários?”, entre outras.

Além da resposta a perguntas mais gerais, existe ainda uma área nesta nova página – FAQ’s – onde se podem encontrar esclarecimentos quanto a aspetos mais específicos como os efeitos secundários das vacinas ou o que fazer após estar vacinado.

Entre os principais destaques da página encontra-se uma simulação que o utilizador pode preencher para ficar a saber em que altura será chamado pelo SNS para vacinação. Além desta ferramenta são ainda disponibilizados os contactos e linhas de apoio que devem ser utilizados pelos cidadãos que queiram saber mais sobre o processo de vacinação. A página disponibiliza ainda na íntegra o Plano de Vacinação.

Ao longo de 2021, a página contará com atualizações periódicas quanto à execução da campanha de vacinação, bem como outras notícias de relevo e informações prestadas pela task-force.


Disponibilizado portal sobre vacinação contra a COVID-19 – INSA

imagem do post do Disponibilizado portal sobre vacinação contra a COVID-19

27-12-2020

Encontra-se disponível, desde o dia 26 de dezembro, uma nova página na internet exclusivamente dedicada ao processo de vacinação contra a COVID-19. O portal agora lançado pelo Governo dispõe de informações sobre o Plano de Vacinação, as diferentes fases ou um simulador para cada cidadão ter uma previsão da data em que poderá ser vacinado, entre outros temas.

A nova página, que pode ser consultada no microsite COVID-19 e no portal Estamos On, tem como objetivo esclarecer os cidadãos quanto a todos os detalhes relativos ao processo de vacinação, que teve início dia 27 de dezembro, através de uma linguagem simples e clara, respondendo às principais questões que têm vindo a ser levantadas desde o anúncio da chegada da vacina ao nosso país.

“A vacina é eficaz?”, “A vacina é segura?”, “Quais os diferentes tipos de vacina que serão administradas em Portugal, ou quais os grupos prioritários?” são algumas das perguntas cujas respostas poderão ser consultadas no novo site. Além da resposta a estas perguntas mais gerais, existe ainda uma área nesta nova página – FAQ’s – onde se podem encontrar esclarecimentos quanto a aspetos mais específicos como os efeitos secundários das vacinas ou o que fazer após estar vacinado.

Entre os principais destaques da página encontra-se uma simulação que o utilizador pode preencher para ficar a saber em que altura será chamado pelo Serviço Nacional de Saúde para vacinação. Além desta ferramenta são ainda disponibilizados os contactos e linhas de apoio que devem ser utilizados pelos cidadãos que queiram saber mais sobre o processo de vacinação.

Concebida pelo Governo em estreita articulação com a task-force, a DGS e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a nova página disponibiliza ainda o Plano de Vacinação. Ao longo de 2021, a página contará com atualizações periódicas quanto à execução da campanha de vacinação, bem como outras notícias de relevo e informações prestadas pela task-force.


Covid-19 | Vacinação de profissionais

28/12/2020

Vacina já foi administrada a 4.828 profissionais de saúde

A vacina contra a Covid-19 já foi administrada em 4.828 profissionais de saúde, revelou esta amanhã a Ministra da Saúde, Marta Temido, numa visita ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

De acordo com a governante, dados do sistema de registo de vacinas, recolhidos no final do dia 27 de dezembro, revelam que foram administradas 4.828 doses aos profissionais de saúde dos centros hospitalares do Porto, de São João, de Coimbra, de Lisboa Central e de Lisboa Norte.

Marta Temido referiu ainda que a segunda remessa da vacina, recebida esta segunda-feira, 28 de dezembro, vai permitir estender o processo de vacinação para «outros hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) – com exceção de alguns hospitais especializados que não receberam doentes Covid e que não têm nesta fase critérios de elegibilidade – e também para os agrupamentos de centros de saúde».

A Ministra acredita que até ao final de terça-feira, 29 de dezembro, vai estar concluído o processo de «vacinação dos profissionais elegíveis para este primeiro momento».

Marta Temido salientou, ainda, que não haverá uma exclusão do setor privado. «Os profissionais de saúde estão abrangidos independentemente da sua entidade empregadora e a opção de começar a fazer a vacinação no SNS prende-se com o seu caráter central no sistema de saúde português. Iremos num outro momento fazer a coleta da informação de profissionais elegíveis noutros setores e o encaminhamento das doses», afirmou.

Relativamente ao registo de reações adversas à administração das vacinas nestes primeiros dias, a governante indicou que foram notificadas «poucas reações» e somente «ligeiras», notando que «as reações são sempre monitorizadas, registadas e comunicadas» e que a toma de qualquer medicamento «não é isenta de risco», independentemente de se tratar ou não da vacina contra a Covid-19.


Vacina contra a Covid-19

28/12/2020

Portugal recebeu segunda remessa da vacina

A segunda entrega das vacinas da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 chegou esta segunda-feira a Portugal, revelou a Ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhando que o país não foi afetado por um atraso da empresa farmacêutica, como aconteceu em Espanha.

«Portugal já recebeu a quantidade de vacinas desta segunda entrega que estava prevista e, portanto, não fomos atingidos por esse transtorno na entrega que terá atingido outros países. O que tínhamos previsto desde o início é que haveria entregas no dia 28, que ainda não terminou, e sabemos que este é um processo complexo do ponto de vista logístico», afirmou a governante.

Em declarações no final da visita ao Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde se encontra a acompanhar o processo de vacinação de profissionais de saúde, Marta Temido explicou que esta entrega «já se materializou em parte para o aeroporto do Porto» e que será também distribuída «para a continuação deste processo de vacinação em mais hospitais do Serviço Nacional de Saúde e também já nas primeiras unidades de cuidados de saúde primários» do país.

«Aguardamos ainda o transporte – que se prevê que seja direto – para o arquipélago dos Açores e para o arquipélago da Madeira», acrescentou a Ministra.