INEM renova rede de motociclos

28/12/2020

Investimento de 74 mil euros para aquisição de sete motociclos.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) renovou o seu parque de Motociclos de Emergência Médica (MEM) com a aquisição de sete novos motociclos, num investimento de 74.200€.

A aquisição destes motociclos veio reforçar a segurança das equipas do INEM e otimizar a operacionalidade deste meio de emergência pré-hospitalar, dotando o parque de viaturas do INEM de motociclos recentes e com especificações adaptadas pelo fabricante ao serviço que irá prestar.

Durante o ano de 2019, os MEM do INEM foram acionados 6.105 vezes, o que representa uma média diária de 17 acionamentos.

A rede de motociclos de emergência médica do INEM dispõe de oito motociclos em funcionamento, três na região do Norte (Porto, Matosinhos e Braga), um na região do Centro (Coimbra) e quatro na região do Sul, dos quais três na região de Lisboa (Lisboa, Cascais e Setúbal) e um na região do Algarve (Faro).

Os motociclos do INEM, que são tripulados por um Técnico de Emergência Pré-Hospitalar, são um meio ágil, vocacionado para o trânsito citadino, que tem como missão a deslocação rápida ao local da ocorrência, com vista à avaliação e estabilização clínica inicial das vítimas de acidente ou de doença súbita e das grávidas e eventual preparação para o transporte caso se verifique essa necessidade. Em determinados casos, a intervenção da mota poderá ser a única necessária, dispensando-se dessa forma a presença de uma ambulância no local.

Os motociclos de emergência médica do INEM auxiliam ainda outras equipas e procedem à triagem primária em situações excecionais.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias