Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 29/12/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 302 | 29/12/2020

Relatório de Situação nº 302 | 29/12/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 302 | 29/12/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Vacinação nos Lares

29/12/2020

DGS garante que o processo vai seguir “critérios transparentes”

O processo de vacinação contra a covid-19 nos lares de idosos vai seguir “critérios transparentes” e as pessoas não terão de esperar muito tempo. A garantia foi dada hoje pela Diretora-Geral da Saúde na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia em Portugal.

“Para cada grupo considerado importante, como os residentes dos lares, o espaço de vacinação não vai ser muito grande: uns são vacinados numa semana, outros na semana a seguir”, afirmou Graça Freitas.

Em relação aos critérios de seleção dos utentes dos estabelecimentos residenciais para idosos para receberem a vacina nesta primeira fase, Graça Freitas lembrou que a ‘task-force’ constituída pelo Governo para coordenar a vacinação está a analisar os critérios e indicou que a legalidade desses espaços não vai afetar o processo e será “tratado da mesma maneira” pelas autoridades de saúde.

“Quanto aos critérios, podemos usar mais do que um critério; por exemplo, o critério de lares que estejam localizados em concelhos de alta incidência – em que a probabilidade de haver penetração do vírus no lar e originar um surto é maior; um outro critério é o tamanho e a densidade populacional do lar – que poderá ter implicações maiores se tiver um surto; e o critério dos lares que tiverem surtos ativos, que não vão ser vacinados em pleno surto”, exemplificou.

Para saber mais, consulte:

Facebook SNS > Covid-19 | Conferência de Imprensa DGS


Vacinação contra a Covid-19

29/12/2020

António Lacerda Sales destaca adesão dos profissionais de saúde

O Secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje no Algarve que «tem corrido tudo muito bem» na vacinação contra a Covid-19 em Portugal, destacando o exemplo dos profissionais de saúde.

«Os profissionais têm tido uma adesão à vacinação muito grande, o que dá um sinal de confiança para as pessoas e para os portugueses», defendeu o governante no decorrer de uma visita ao centro de vacinação improvisado no Hospital de Portimão.

António Lacerda Sales sublinhou que cada vacina que é administrada a um profissional de saúde é «uma garantia na resposta a cada um dos cidadãos portugueses», assegurando que essa «mensagem e essa confiança tem passado» para os cidadãos.

Em relação aos números atuais da pandemia em Portugal, o Secretário de Estado lembra que «a incerteza é muito grande» apesar de o país estar «numa fase decrescente, ainda assim com uma incidência ainda alta».

«Vamos viver um período pós-festas e não sabemos os números que teremos. Estamos a preparar-nos o melhor possível para o que possa acontecer. Garantidamente estamos a preparar-nos para números menos bons, mas se não acontecerem melhor ainda», declarou.

O governante afirmou que a estratégia de vacinação dos idosos ainda está a ser definida, mas garantiu que quando chegar a altura dos lares, em janeiro, haverá uma «manifesta mensagem de solidariedade na proteção das faixas mais vulneráreis».

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) iniciou hoje a vacinação contra a Covid-19, prevendo vacinar até ao dia 31 de janeiro os profissionais que cumpram os critérios definidos no plano de vacinação.

Entre terça e quarta-feira serão administradas 300 vacinas no Hospital de Portimão e mais 600 no Hospital de Faro nesta primeira fase que engloba os profissionais que trabalham «nos cuidados intensivos, nos internamentos Covid e na urgência», afirmou a Presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Castro.

A dirigente referiu que os restantes profissionais serão vacinados à medida que «forem chegando os outros lotes», o que deverá acontecer «até ao final de janeiro» de 2021, altura em que considera que já poderão estar a ser vacinados doentes internados que «cumpram os critérios».

Para a responsável, este «é o princípio do fim» da pandemia para os profissionais e que «recuperar a normalidade» dá «mais segurança a quem está a trabalhar».

A médica apelou aos utentes para que não tenham medo e que «façam a vacina», que, à semelhança de outras ao longo de muitos anos, «ajudaram a salvar vidas».


Vacinados 7.585 profissionais de saúde

29/12/2020

Administradas cerca de 80% das doses de vacinas disponibilizadas para os cinco primeiros centros hospitalares

Nos últimos dois dias foram vacinados 7.585 profissionais de saúde contra o novo coronavírus, em cinco centros hospitalares, anunciou hoje a Diretora-Geral da Saúde, durante a conferência de imprensa de atualização da informação relativa à pandemia de Covid-19. Os números referem-se apenas aos dois primeiros dias de vacinação nos centros hospitalares universitários do Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central, já que hoje começaram a ser vacinados profissionais de saúde em diversas outras unidades.

Segundo Graça Freitas foram administradas cerca de 80% das doses de vacinas disponibilizadas para estes hospitais na atual fase.

A Diretora-Geral da Saúde insistiu que a vacinação não dispensa, nesta fase, “de forma alguma”, as medidas de proteção recomendadas, como o distanciamento físico, a lavagem frequente das mãos e o uso de máscara, bem como o arejamento de espaços fechados.

Graça Freitas apelou a todos os cidadãos para cumprirem as regras em vigor em cada concelho, no que diz respeito à mobilidade e ao ajuntamento de pessoas.

“Comemorem o Ano Novo, de preferência, com as pessoas com quem coabitam”, declarou.

Para saber mais, consulte:

Facebook SNS > Covid-19 | Conferência de Imprensa DGS


Barreiro-Montijo inicia vacinação

29/12/2020

Adesão neste centro hospitalar a rondar os 95%

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) iniciou hoje a campanha de vacinação contra a covid-19 junto dos profissionais de saúde, com elementos do serviço de pneumologia, destacando-se a adesão “na ordem dos 95%”.

Os primeiros três profissionais a receberem a vacina integram o Serviço de Pneumologia (atualmente designado de ADR1), a primeira enfermaria do CHBM a internar doentes infetados pelo SARS.CoV.2 e que de forma contínua tem recebido estes doentes desde o início da pandemia em Portugal. Dra. Elvira Camacho, Diretora do Serviço; Enf.ª Luísa Barbosa, Enfermeira Gestora; e Assistente Operacional Amália Nunes são assim os rostos que marcam o início desta campanha de vacinação.

Para a Diretora do Serviço de Pneumologia, Dra. Elvira Camacho, esta vacina “representa um grande avanço na ciência médica e é a prova que a união faz a força, ou seja, quando nos unimos para o mesmo fim conseguimos!”. E acrescenta: “Esta vacina é o início de uma esperança e vai ser muito importante para a sociedade e para o mundo, no sentido de reduzir o número de mortos e, principalmente, a gravidade da doença a nível respiratório”.

Por seu turno, a Enfermeira Luísa Barbosa revela que o trabalho de equipa, a força e o respeito têm sido o segredo para manter o serviço “unido nesta longa caminhada. É importante continuarmos unidos e com coragem para resolver esta situação. Nunca hesitei em ser vacinada, tive receio claro, mas riscos podemos correr com qualquer medicamento, portanto para mim ser vacinada é uma grande aposta que temos que fazer neste momento e um exemplo para todos aqueles que não devem ter medo de ser vacinados”.

Amália Nunes é a Assistente Operacional mais antiga no Serviço de Pneumologia, fazendo parte desta equipa desde a sua criação. Diz que foi surpreendida por ser uma das primeiras: “No início fiquei nervosa, mas agora estou confiante. Nunca hesitei em ser vacinada, sempre confiei na comunidade científica”.


Vacinação em Viana do castelo

29/12/2020

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) iniciou esta tarde, no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a vacinação dos profissionais de saúde contra a covid-19, tendo recebido de 345 vacinas

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, para além de 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, servindo uma população residente superior a 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, entre eles cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.


Vacinação em Braga

29/12/2020

Hospital de Braga já recebeu 660 doses da vacina contra a Covid-19

O Hospital de Braga começou esta terça-feira, pelas 10 horas, a vacinar os profissionais de saúde contra a Covid-19.

Nesta primeira fase serão administradas 660 vacinas, em dois dias (hoje e amanhã) aos profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à pandemia.

A enfermeira Gilda Ribeiro, de 48 anos, foi a primeira a ser vacinada, esta manhã. A vacina foi administrada pelo enfermeiro Hélder Machado, 38 anos, de Medicina Interna.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


Vacinação dos profissionais de saúde

29/12/2020

Hospital de Gaia começa a vacinar profissionais contra a Covid-19

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) começou esta terça-feira, pelas 10 horas, a vacinar os profissionais de saúde contra a Covid-19, estando prevista a chegada de 1.195 vacinas, de acordo com a instituição.

O CHVNG receberá 1.195 vacinas que serão administradas aos profissionais de saúde nas instalações da antiga urgência, onde a unidade hospitalar já providenciou seis boxes para a administração da vacina.

Simbolicamente, o CHVNGE teve uma equipa de médico, enfermeiro, técnico de diagnóstico e auxiliar como primeiros vacinados, dando relevo ao espírito de equipa que tem sido determinante ao combate à pandemia.

Dos 4.300 profissionais de saúde que trabalham no Centro Hospitalar, 3.700 já responderam à pergunta sobre se querem ser vacinados e, destes, 97% disseram sim à vacinação.

O CHVNGE aguarda a resposta de outros sobre a toma, que será, numa fase inicial, administrada aos profissionais que lidam com a doença, têm idades mais avançadas ou patologias associadas.


Vacinação | Profissionais de saúde

29/12/2020

Centros hospitalares de Viseu e de Leiria iniciam vacinação

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) e o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) já receberam as primeiras vacinas, um total superior a 1.000 unidades, e iniciam esta terça-feira a vacinação aos seus profissionais de saúde.

“O plano de vacinação foi preparado ao detalhe. Recebemos 510 doses da vacina que vão ser administradas de forma faseada, até à próxima quinta-feira. Desta forma, tem início uma nova fase no combate à pandemia covid-19, com o recurso a uma vacina ansiada há muito”, afirma o presidente do conselho de administração do CHTV, Nuno Duarte.

Segundo o CHTV, o início da vacinação começou às 9 horas e, nesta fase, “vão ser administradas vacinas a 510 profissionais de saúde, que se encontram na primeira linha do combate à pandemia”, durante três dias.

A primeira fase da vacinação dos profissionais de saúde do CHTV, que conta com cerca de 2.500 profissionais, abrangendo uma população que varia entre as 350.000 e as 500.000 pessoas, vai decorrer no espaço dedicado ao “Drive Thru”, que foi adaptado para esta fase.

O CHL inicia a vacinação contra a Covid-19 “dos profissionais de saúde identificados como prioritários” nesta terça-feira e prolonga o processo até quarta-feira “entre as 10:00 e as 19:00, tendo sido alocadas 530 doses à instituição nesta fase”.

Dos cerca de 2.300 profissionais do CHL – que abrange cerca de 400.000 cidadãos –, os abrangidos “serão convocados por mensagem escrita (SMS)” e os contactos são feitos “de acordo com o Plano de Vacinação contra a covid-19”.

“Relativamente aos grupos prioritários, serão vacinados os profissionais dos seguintes serviços do CHL: Urgência Geral, Urgência Pediátrica, Urgência Ginecológica/Obstétrica, Unidade de Cuidados Agudos Polivalentes e Medicina Intensiva”, especifica o CHL.

De acordo com o CHL serão prioritários os “internamentos dedicados a doentes covid-19 e a doentes respiratórios, e Patologia Clínica (profissionais envolvidos na colheita e manipulação de amostras respiratórias para o diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2”).


Covid-19 | Vacinação no CHLO

29/12/2020

Vacinação arranca no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), que integra os hospitais São Francisco Xavier, Egas Moniz e de Santa Cruz, iniciou esta terça-feira a vacinação dos profissionais de saúde contra a Covid-19, disponibilizando 10 postos no Hospital São Francisco Xavier.

A primeira vacina foi administrada ao médico infeciologista e diretor do serviço de doenças infecciosas, Kamal Mansinho.

De acordo com o CHLO, “grupos de risco na linha da frente do combate à Covid-19 terão prioridade” em receber a vacina, tendo disponibilizado para isso as instalações do serviço de medicina física e de reabilitação do Hospital São Francisco Xavier.

Visite:

Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental > Notícias


Arranque da Vacinação no CHTS

29/12/2020

Vacinação começa hoje para profissionais de saúde do Tâmega e Sousa

A campanha de vacinação aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), começou esta terça-feira nas unidades hospitalares de Amarante e Penafiel, no distrito do Porto, onde foram estabelecidos locais específicos para serem administradas as doses.

Alberto Silva, médico de 68 anos do serviço de Urgência do Hospital Padre Américo de Penafiel, foi o primeiro de 600 profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) a receber a vacina contra a covid-19.

No Hospital de São Gonçalo, a primeira a receber a vacina foi Olímpia Cunha, médica do Serviço de Medicina Interna. Também não teve qualquer receio em ser vacinada, ainda que se trate de uma vacina nova, “temos que ter confiança, temos que debelar esta pandemia e a única forma de nos protegermos e criar imunidade de grupo é através da vacinação”.

“temos que ter confiança, temos que debelar esta pandemia e a única forma de nos protegermos e criar imunidade de grupo é através da vacinação”.

Com unidades em Penafiel e em Amarante, o CHTS presta apoio a cerca de 520 mil pessoas de uma região que inclui Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras e que tem sido uma das mais afetadas pela pandemia de covid-19 no país, quer quanto ao número de infeções entre a população, quer de internamentos naquele centro hospitalar.

No distrito de Vila Real também começa na terça-feira a vacinação aos profissionais de saúde.

O Aces Marão – Douro Norte serve os concelhos de Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Já no Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso, que tem como área de influência os concelhos de Chaves, Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Montalegre, Boticas e Ribeira de Pena, a vacinação tem arranque previsto para as 14 horas, em Chaves, com a administração das primeiras 70 doses aos profissionais de saúde daquela região.


Vacinação contra a Covid-19

29/12/2020

Hospital da Feira começa hoje a vacinar 595 profissionais

O Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV), que tem sede em Santa Maria da Feira e integra as unidades de São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, começa esta terça-feira a vacinar 595 profissionais.

De acordo com o Conselho de Administração do CHEDV, a primeira fase de vacinação contra a Covid-19 estará centralizada no Hospital São Sebastião, na Feira, e deverá ficar concluída na quarta-feira.

O procedimento abrange quase um terço dos 1.900 profissionais do CHEDV, que, enquanto estrutura de referência para cerca de 350.000 utentes da região, serve não apenas as comunidades dos concelhos da Feira, Azeméis e São João da Madeira, mas também as de Arouca, Vale de Cambra e Ovar.

Também no distrito de Aveiro, arranca igualmente esta terça-feira a vacinação contra a Covid-19 no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), que integra as unidades de Aveiro, Águeda e Estarreja, e serve 300 mil utentes de nove concelhos, entre os quais também Albergaria-a-Velha, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga – http://www.chedv.min-saude.pt/


Ovar inicia hoje a vacinação

29/12/2020

Campanha de vacinação para profissionais arranca hoje no Hospital de Ovar

As primeiras vacinas contra a Covid-19 já chegaram ao Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar), arrancando já esta terça-feira a campanha de vacinação na instituição.

Ana Cristina Ferreira – a enfermeira que atendeu em março o primeiro doente infetado com o novo coronavírus – será a primeira a receber a vacina da Pfizer-BioNTech pelas mãos de Mariana Pinto Fragateiro, a enfermeira diretora do HFZ-Ovar.

De acordo com o Presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, “a primeira vacina administrada nesta unidade hospitalar é um momento de enorme esperança e, por isso, estamos muito confiantes de que este será o início do caminho a percorrer para pormos fim a este pesadelo que há muito tempo estamos a viver coletivamente”.

“A vacina será, sem qualquer dúvida, um contributo nesta luta que é de todos, mas será ainda parte da solução que, por enquanto, passa também por mantermos o distanciamento, lavagem frequente das mãos e uso obrigatório de máscaras”, salienta.

A remessa de vacinas que chegou agora a Ovar irá contemplar 40 profissionais de saúde, de acordo com o plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal que arrancou no passado dia 27 de dezembro, no Porto.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Ovar > Notícias


Vacinação contra a Covid-19

29/12/2020

Região da Beira Interior inicia hoje a vacinação dos profissionais de saúde

A vacinação contra a Covid-19 arrancou esta terça-feira, dia 29 de dezembro, na região da Beira Interior.

João Casteleiro, Presidente do Conselho de Administração e médico cirurgião do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) foi o primeiro profissional a ser vacinado nesta instituição, dando início ao plano de vacinação contra a Covid-19, que começou hoje.

No Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Cova da Beira, no CHUCB, na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, e na ULS de Castelo Branco está prevista a vacinação dos profissionais de saúde entre eles, médicos, enfermeiros, administrativos e assistentes operacionais.

Eugénia Azevedo, Assistente Operacional do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.


Vacinação | Região Alentejo

29/12/2020

Hospitais e centros de Saúde do Alentejo começam hoje vacinação

Os Hospitais e os Agrupamentos de Centros de Saúde da região do Alentejo já receberam as primeiras vacinas contra a Covid-19 e iniciam hoje a primeira fase da vacinação de todos os profissionais de saúde da região.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales e o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, enquanto coordenador no Alentejo das medidas de combate à Covid-19, estiveram presentes a acompanhar a vacinação dos profissionais de Saúde do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central.

As vacinas contra a Covid-19 também já chegaram ao Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, e ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Nuno Carrajola, enfermeiro do Hospital de Portalegre, foi o primeiro profissional a ser vacinado nesta unidade, dando início ao plano de vacinação contra a Covid-19, que começou hoje, pelas 13 horas.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Alentejo: Notícias