Projeto «Somos o que Brincamos»: DGS recorre a contos de fadas para promover saúde mental infantil

29/12/2020

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lança hoje uma campanha de promoção da saúde mental infantil, que pretende mostrar como os contos de fadas ajudam a resolver conflitos e gerir angústias.

Com o mote «Somos o que Brincamos» esta campanha, promovida pelo Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS em parceria com a livraria Fonte de Letras (Évora), tem como objetivo mostrar a importância dos contos de fadas na promoção da saúde mental infantil.

De acordo com Conceição Tavares de Almeida, do Programa Nacional para a Saúde Mental, «hoje em dia, com o politicamente correto, o branqueamento de conflitos e a aposta no sucesso e na eficácia, achámos que era importante voltar a uma filosofia em que se pudesse reabilitar algumas figuras importantes para o desenvolvimento das crianças, que têm que ver com o universo imaginário, em particular das narrativas e personagens dos contos de fadas».

O Alentejo interior (distrito de Évora) será o primeiro cenário onde se vai desenrolar a ação, para crianças entre os 4 e os 10 anos e para as suas famílias e educadores. A intenção é, porém, alargar esta campanha a outros pontos do país, contando sempre com apoio das livrarias locais.

Enquanto ferramenta de promoção de competências sócio-emocionais, serão oferecidas atividades para crianças e educadores, em torno das histórias contadas, dos livros, do jogo dramático encenado, da construção de material pedagógico, sempre acompanhadas por um momento de reflexão e discussão sobre a promoção da saúde mental da criança, orientado por um profissional de saúde mental.

O desenvolvimento do projeto contou com contributos de professores universitários na área da literatura, educadores de infância, artistas ilustradores, contadores de histórias, técnicos de saúde mental, crianças, pais e cuidadores.

A apresentação deste projeto decorre esta terça-feira, pelas 18 horas, num formato online, e será transmitids em streaming através do site e facebook da DGS.

Para saber mais, consulte:

Programa Nacional para a Saúde Mental > Somos o que brincamos