Covid-19 Novo Coronavírus SARS-CoV-2 30/12/2020: Relatório de Situação DGS, Notícias

Relatório de Situação nº 303 | 30/12/2020

Relatório de Situação nº 303 | 30/12/2020 – DGS

Relatório de Situação nº 303 | 30/12/2020

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Processo de vacinação dos lares vai seguir “critérios transparentes” – DGS

Processo de vacinação dos lares vai seguir “critérios transparentes”

O processo de vacinação contra a COVID-19 nos lares de idosos vai seguir “critérios transparentes” e as pessoas não terão de esperar muito tempo. A garantia foi dada ontem pela Diretora-Geral da Saúde na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia em Portugal. 

“Para cada grupo considerado importante, como os residentes dos lares, o espaço de vacinação não vai ser muito grande: uns são vacinados numa semana, outros na semana a seguir”, afirmou Graça Freitas. 

Em relação aos critérios de seleção dos utentes dos estabelecimentos residenciais para idosos para receberem a vacina nesta primeira fase, Graça Freitas lembrou que a ‘task-force’ constituída pelo Governo para coordenar a vacinação está a analisar os critérios e indicou que a legalidade desses espaços não vai afetar o processo e será “tratado da mesma maneira” pelas autoridades de saúde. 

“Quanto aos critérios, podemos usar mais do que um critério; por exemplo, o critério de lares que estejam localizados em concelhos de alta incidência – em que a probabilidade de haver penetração do vírus no lar e originar um surto é maior; um outro critério é o tamanho e a densidade populacional do lar – que poderá ter implicações maiores se tiver um surto; e o critério dos lares que tiverem surtos ativos, que não vão ser vacinados em pleno surto”, exemplificou. 

Fonte: Lusa 


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 28-12-2020 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 28-12-2020

30-12-2020

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza um novo relatório de situação sobre a diversidade genética do coronavírus SARS-CoV-2, desenvolvido no âmbito do “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”. Até à data, foram analisadas 2268 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em 68 laboratórios/hospitais/instituições, representando 199 concelhos de Portugal.

Nesta nova atualização, foram inseridas mais 34 sequências com o objetivo de pesquisar a presença da nova variante recentemente identificada no Reino Unido em amostras suspeitas, incluindo amostras associadas a casos positivos de COVID-19 com historial de viagem. Entre as novas sequências agora analisadas, todas elas provenientes da Região Autónoma da Madeira, destaca-se a deteção de 21 sequências da nova variante, relativas a 18 casos de infeção.

relatório do INSA indica ainda que duas variantes detetadas partilham uma deleção no gene S, a qual está associada à falha na deteção deste gene em alguns testes de RT-PCR, mas que “este artefacto não parece comprometer o diagnóstico laboratorial uma vez que esses testes se baseiam em vários alvos genéticos”.

Desde o passado mês de abril, o INSA tem vindo a desenvolver, em colaboração com o Instituto de Gulbenkian de Ciência, o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”. Este projeto de investigação tem como objetivo principal determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal.

Os resultados deste trabalho, que conta também com a participação de uma rede de mais de 60 hospitais/laboratórios de Portugal Continental e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores para o envio de amostras positivas, são revistos continuamente e atualizados à medida que são obtidos mais dados. Para mais informações sobre o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, clique aqui.


Nova unidade de Cuidados intensivos

30/12/2020

Ministra enaltece trabalhos do profissionais de saúde na luta contra a Covid-19

A Ministra da Saúde acompanhou esta tarde o Primeiro-Ministro na inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) onde enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde e sublinhou o compromisso do Governo em continuar a investir e a melhorar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2021.

Em jeito de balanço do combate à pandemia de Covid-19, Marta Temido destacou o aumento do número de camas em unidades de cuidados intensivos com ventiladores, de 463 para perto mil. “Fizemos um investimento na aquisição de ventiladores que, na sua grande maioria, já estão distribuídos e a funcionar em hospitais, num programa vertical de 60 milhões de euros”, explicou.

Trata-se de um esforço que não está ainda concluído, relembra a Ministra: “É um esforço que vai permanecer no primeiro semestre de 2021 com a conclusão daquilo que era o nosso planeamento”. Em curso estão ainda os investimentos em nove hospitais. “No total de 35 hospitais do SNS com serviços de medicina intensiva, vamos conseguir, uma vez completo este nosso plano, atingir 24 em termos de intervenção em instalações”, adiantou.

Falta agora a componente dos recursos humanos, que a governante reconheceu ser o mais difícil. A Ministra da Saúde referiu a celebração de 280 contratos por tempo indeterminado com enfermeiros, assistentes operacionais, e alguns médicos, ao abrigo do regime especial criado para combater a pandemia. “Temos ainda caminho para percorrer para continuar a concretizar o concurso recentemente aberto para o ciclo de estudos especiais em medicina intensiva”, observou, acrescentando: “Não é algo tão simples como fazer uma aquisição. Trata-se de um processo mais complexo que exige uma aposta persistente na formação de recursos humanos e na melhoria dos processos de trabalho”.

Marta Temido recordou que “o SNS é uma aposta contínua, que tem na sua base os profissionais de saúde que são, sem dúvida, o melhor garante que temos para oferecer aos portugueses de que cá estaremos também em 2021 para continuar a trabalhar para a saúde de todos”.

“Sabemos que ainda estamos longe de ultrapassar este enorme desafio com que fomos confrontados. Sabemos que, não obstante a esperança que a vacina nos traz, a pandemia poderá ter ainda várias fases. Mas, senão fosse o trabalho que fizemos ao longo destes meses, com as autarquias, com os serviços de proteção civil, com as escolas, com um lato conjunto de agentes, não teríamos chegado até aqui”, concluiu.

Já o primeiro-ministro, quando questionado sobre os números atuais da pandemia, afirmou que “muito provavelmente” são a compensação do menor número de testes realizados no período natalício.

“Os efeitos verdadeiros do Natal ainda é cedo para os termos presentes e se eles existirem seguramente chegarão entre a próxima semana e a semana seguinte, é só fazer as contas”, disse.

Por essa razão, António Costa manifestou a convicção de que o atual estado de emergência, que termina apenas no dia 7 de janeiro, “será seguramente automaticamente prorrogado” para que se possam avaliar esses efeitos. “Vamos voltar a ter 15 dias de grande contenção para que tudo possa correr bem” reiterou.


Vacinação contra a Covid-19

30/12/2020

IPO Lisboa iniciou vacinação de profissionais

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) começou no dia 29 de dezembro, a vacinar os profissionais contra a Covid-19.

Simão Pinto, enfermeiro no Serviço de Hematologia, Luís Banha, técnico superior de diagnóstico e terapêutica no Laboratório de Virologia, e Carolina Pereira, enfermeira da Unidade de Atendimento não Programado foram os primeiros a quem foi administrada a vacina.

Os três trabalham na prestação direta de cuidados, em serviços com maior risco de exposição ao vírus SARS-CoV-2, o critério usado para identificar os primeiros 300 profissionais a vacinar, daqueles e de outros serviços, ainda esta semana. Até final de janeiro, e dependendo da quantidade de vacinas distribuídas aos hospitais, deverão ser vacinados os profissionais do IPO que prestem cuidados diretos e que desejem fazer a vacina.

Segundo Maria Ana Frazão, diretora do Serviço de Saúde Ocupacional, «a adesão dos profissionais do Instituto à vacinação tem sido muito boa e o facto de se quererem vacinar é muito importante e positivo.» Mas pela frente, acrescenta a especialista em medicina do trabalho, «temos ainda um longo caminho de responsabilidade, pois devemos manter todas as regras e cuidados que temos tido até aqui. Esperamos que dentro de alguns meses haja um equilíbrio e que as pessoas possam voltar à sua vida normal.»

Para saber mais, consulte:

IPO Lisboa > Notícias


Covid-19 | Equipas de LVT

30/12/2020

Mais de 25.300 pessoas contactadas no âmbito do combate à doença

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 na área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 29 de dezembro, um total de 25.381 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Sintra, Almada, Seixal, Moita, Barreiro, Setúbal, Loures e Odivelas.

Profissionais da Saúde, Segurança Social, Proteção Civil/Municípios e forças de segurança têm ido ao terreno sensibilizar a população para as medidas de prevenção da doença, bem como verificar e encontrar soluções para quem necessita de apoio alimentar e realojamento, o que tem tido um impacto positivo no combate à doença.

Equipas Multidisciplinares

Assim, de acordo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), entre 30 de junho e 29 de dezembro, os elementos das equipas constituídas nos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, Lisboa Central, Lisboa Norte, Lisboa Ocidental e Oeiras, Sintra, Almada-Seixal, Arco Ribeiro e Arrábida e Loures-Odivelas realizaram ações de rua e visitas a agregados familiares. No total, 25.381 pessoas foram alvo desta intervenção.

Além de contactar pessoas que possam necessitar de ajuda complementar para cumprir o confinamento/isolamento profilático – e assim ajudar a quebrar as cadeias de transmissão da COVID – estas equipas também têm visitado estabelecimentos comerciais e realizado ações de sensibilização à população.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Notícias


Vacinação em Setúbal

30/12/2020

Centro Hospitalar de Setúbal iniciou vacinação para profissionais

O Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) deu início à primeira fase do Plano de Vacinação contra a Covid-19 no dia 29 de dezembro.

O primeiro profissional de saúde a ser vacinado foi o Diretor do Serviço de Infeciologia, José Poças. A restante vacinação vai decorrer de acordo com as prioridades definidas pela Direção-Geral da Saúde.

O primeiro lote de vacinas comirnaty contra a Covid-19 da empresa Pfizer BioNTech será administrado, até ao dia 31 de dezembro, no CHS.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Setúbal – http://www.chs.min-saude.pt/


Vacinação Entre o Douro e Vouga

30/12/2020

Centro Hospitalar com 595 vacinas para os profissionais de saúde

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), que integra os Hospitais de São João da Madeira, São Miguel em Oliveira de Azeméis e São Sebastião em Santa Maria da Feira, iniciou ontem, 29 de dezembro, a vacinação dos profissionais de saúde contra a Covid-19, tendo disponível nesta primeira fase 595 vacinas.

As primeiras vacinas administradas ao enfermeiro Osvaldo Silva, do Serviço de Urgência da Unidade de São João da Madeira, a Miguel Dimas Pais, assistente operacional da Unidade de Oliveira de Azeméis e a Sandra Silva, enfermeira do Serviço de Medicina Interna da Unidade de Santa Maria da Feira.

O Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, enalteceu o trabalho de todos os que permitiram que este processo de vacinação se tivesse operacionalizado tão rapidamente. “Este é um momento muito importante, porque vamos oferecer aos nossos profissionais uma maior segurança para o exercício da sua atividade, numa altura em que a evolução da pressão derivada dos casos de Covid-19 na comunidade ainda é elevado”.

“Dando-lhes esta proteção conseguiremos que reforcem ainda mais o elevado espírito de entrega e de missão com que têm lidado com esta pandemia, dando-nos a todos a esperança de que possamos começar a caminhar para uma maior normalidade no ano de 2021 que está prestes a começar”, salientou Miguel Paiva.

No âmbito do plano de vacinação contra a pandemia, a prioridade é dada aos grupos de riscos na linha da frente do combate à Covid-19. Entre os 595 profissionais do CHEDV a receber vacina nesta fase inicial incluem-se os que exercem funções na Unidade de Cuidados Intensivos, no Serviço de Urgência e nas alas de Internamento Covid-19.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga – http://www.chedv.min-saude.pt/


Figueira da Foz começou vacinação

30/12/2020

Hospital vai vacinar 215 profissionais na primeira fase

A campanha de vacinação contra a Covid-19 arrancou ontem, dia 29 de dezembro, no Hospital Distrital da Figueira da Foz. A primeira remessa vai contemplar 215 profissionais de saúde, definidos como prioritários, que vão ser vacinados até ao dia 31 de dezembro, respeitando as características da vacina.

António Parente, enfermeiro do Serviço de Urgência que, desde março, recebe doentes infetados com o novo coronavírus na Urgência Respiratória Aguda – Área Covid, foi o primeiro a receber a vacina pelas mãos da enfermeira da Saúde Ocupacional Graça Couto.

António Parente, que há 25 anos exerce a profissão, referiu que “acredita na ciência e que, sendo uma pessoa sensata relativamente aos medicamentos, esta vacinação traz uma sensação de esperança”. O enfermeiro espera que “possamos voltar rapidamente à nossa normalidade e a sorrir.”

Isabel Pereira, médica Pneumologista e Diretora da Consulta Externa, afeta ao Serviço de Internamento Covid também recebeu a primeira dose da vacina, visivelmente comovida, vê “todo este processo de um simbolismo extremo em todos os aspetos. É a vitória da ciência.”

A vacinação está a decorrer no Ginásio do Serviço de Medicina Física e Reabilitação, onde existem dois postos de vacinação, área de recobro e, para maior segurança, está a acompanhar a vacinação uma equipa de médico e enfermeiro com experiência em Suporte Avançado de Vida.

Para saber mais, consulte:

Hospital Distrital da Figueira da Foz – http://www.hdfigueira.min-saude.pt/


Vacinação na ULS da Guarda

30/12/2020

200 profissionais vão ser vacinados diariamente até quinta-feira

A vacinação contra a Covid-19 já arrancou Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda. Até quinta-feira vão ser vacinados diariamente 200 profissionais de saúde .

A primeira vacina foi administrada esta terça-feira, dia 29 de dezembro, pela enfermeira Joana Lucas à Diretora do Serviço de Urgência do Hospital Sousa Martins, Adelaide Campos.

As 605 vacinas recebidas serão distribuídas durante os próximos três dias pelos profissionais de saúde.

Durante a próxima semana a ULS da Guarda irá receber a segunda remessa de doses de vacina contra a Covid-19 que será distribuída pelas ERPI (Estrutura Residencial Para Idosos).

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias


Póvoa de Varzim iniciou vacinação

30/12/2020

Centro Hospitalar vacina 205 profissionais na primeira fase

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, no distrito do Porto, iniciou ontem, 29 de dezembro, o processo de vacinação a 205 profissionais de saúde que trabalham na unidade, numa tarefa divida em dois dias.

Segundo Gaspar Pais, Presidente do Conselho de Administração do centro hospitalar, as primeiras vacinas recebidas foram destinadas “aos profissionais da linha da frente, como médicos, enfermeiros e auxiliares técnicos, que estão mais expostos”.

“Pode ser a diferença de voltarmos à vida normal ou continuarmos a ter as limitações atuais. Estamos muito esperançados, mas sabemos que o efeito não é imediato até porque estamos a vacinar uma quantidade ainda muito reduzida da população”, disse o responsável.

Dentro de três semanas, as 205 pessoas inoculadas vão receber a segunda dose da vacina, havendo a expectativa que, em breve, cheguem doses para outros 200 profissionais da unidade que também se inscreveram para serem vacinados.

A primeira profissional a receber a vacina no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde foi Isabel Valério, especialista de Medicina Interna, que se mostrou “confiante e nada receosa”.

“Acredito que a luta continua, mas as pessoas têm de ter confiança e fazer a vacinação para que se consiga combater a pandemia. Este é o início do processo, mas não podemos baixar a guarda”, disse a clínica.

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde presta cuidados de saúde a cerca de 150 mil habitantes dos dois concelhos, que nos últimos meses têm sido afetados por alguns surtos de Covid-19.

Portugal está em plena campanha de vacinação contra a Covid-19, que arrancou no domingo, 27 de dezembro, nos centros hospitalares universitários do Porto, de Coimbra, de Lisboa Norte e de Lisboa Central.

O plano prevê que sejam vacinados, até abril, cerca de 950 mil pessoas dos grupos prioritários definidos pelo grupo de trabalho: pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, utentes e trabalhadores de lares e profissionais de saúde e de serviços essenciais.

A primeira fase de vacinação prolonga-se até final de março de 2021, tem prevista a chegada de 1,2 milhões de doses de uma vacina que é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde – http://www.chpvvc.min-saude.pt/


Campanha de vacinação

30/12/2020

ULS do Nordeste inicia campanha de vacinação para profissionais

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste recebeu 495 doses para administrar no arranque da campanha de vacinação que teve início na terça-feira, dia 29 de dezembro.

Nesta etapa inicial irão ser abrangidos todos os profissionais que estão na linha da frente no tratamento a doentes Covid-19, garantindo-lhe uma maior proteção no desempenho da sua importante missão no combate à pandemia.

A primeira vacina foi administrada na Unidade Hospitalar de Bragança, onde decorreu, durante todo o dia de ontem a campanha de vacinação, e que terá continuidade, durante o dia de hoje, nas Unidades Hospitalares de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela.

A vacinação está a decorrer dentro de elevados padrões de segurança em todo o processo, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação, envolvendo equipas multidisciplinares que asseguram o cumprimento de todos os procedimentos e garantem o acompanhamento dos profissionais no período após a administração da vacina.


Vacinação no Hospital de Matosinhos

30/12/2020

Hospital Pedro Hispano inicia administração de 440 vacinas

O Hospital Pedro Hispano/Unidade de Saúde Local de Matosinhos (USLM), no distrito do Porto, iniciou esta terça-feira a administração das primeiras 440 vacinas destinada aos profissionais de saúde que estão na linha da frente na resposta à Covid-19.

Ontem foram vacinados 149 profissionais e hoje, dia 30 de dezembro, ao longo do dia, estão a ser vacinados profissionais até ao limite das doses disponíveis.   

A primeira profissional a receber a vacina foi a enfermeira chefe do Serviço de Medicina Intensiva da ULSM, Amélia Ferreira.

As 440 vacinas serão administradas aos grupos de maior risco, o que significa profissionais que estão na linha da frente na resposta à pandemia: Serviço de Urgência, Cuidados Intensivos, serviços de internamento covid-19, mas também profissionais do laboratório e da farmácia, entre outros.

De acordo com a ULSM também foram vacinados profissionais dos cuidados de saúde primários, nomeadamente os que estão em funções nas Áreas Dedicadas às Doenças Respiratórias (ADR) na Comunidade e na Unidade de Saúde Pública.

Serão vacinados cinco profissionais por hora e por posto, ficando todos os vacinados no auditório durante 20 minutos após a vacinação.

Neste auditório, os profissionais já vacinados terão a oportunidade de visualizar um vídeo sobre o SIRAI – Sistema de Informação de Reações Adversas e Incidentes, que a ULSM desenvolveu em parceria com a Unidade de Farmacovigilância do Porto e que permite comunicar diretamente as notificações da unidade hospitalar ao Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Para saber mais, consulte:

ULS Matosinhos > Notícias