Notícias 5 e 06/01/2020: DR – Renovação do Estado de Emergência, DGS, Infarmed, Portal SNS

Atenção ao aparecimento de sintomas, alerta a Diretora-Geral da Saúde

Decreto do Presidente da República n.º 6-A/2021 – Diário da República n.º 3/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-01-06

Presidência da República

Renova a declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública

Resolução da Assembleia da República n.º 1-A/2021 – Diário da República n.º 3/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-01-06

Assembleia da República

Autorização da renovação do estado de emergência


Direção-Geral da Saúde

Atenção ao aparecimento de sintomas, alerta a Diretora-Geral da Saúde

Atenção ao aparecimento de sintomas, alerta a Diretora-Geral da Saúde

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, alertou esta terça-feira para a necessidade de as pessoas estarem atentas a sinais e sintomas que possam indiciar alguma forma de contágio, especialmente se estiveram em contacto com várias pessoas durante a quadra festiva.

A especialista em saúde pública dirigia-se sobretudo às pessoas que conviveram com mais família ou amigos nas últimas semanas. “Que estejam muito atentos ao aparecimento de sinais e de sintomas”, sublinhou.

“As pessoas que estiveram em contacto com outras que não as do seu núcleo habitual, devem vigiar a sua febre, o seu cansaço, as suas dores musculares, a tosse, a falta de ar, os sintomas que já conhecem”, afirmou, na conferência de imprensa de atualização dos dados da COVID-19.

Quem tiver estes sintomas, prosseguiu, deve ligar para a linha SNS 24 para poder fazer teste. “Contactem as pessoas com quem estiveram e deem um alerta, pelo menos para essas pessoas também ficarem atentas e se poderem isolar dos outros. O grande conselho agora que terminamos as festas é para as pessoas ficarem atentas a sinais e sintomas que possam indiciar formas de contágio e que as pessoas estão doentes”, acrescentou.


Mais de 170 mil pessoas em isolamento no país

Mais de 170 mil pessoas em isolamento no país

Portugal regista esta terça-feira mais de 170 mil pessoas em isolamento profilático e em isolamento por doença (COVID-19), ambos os grupos a ser acompanhados pelo Serviço Nacional da Saúde (SNS).

Os números foram avançados esta terça-feira pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, na conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19.

“Para termos uma ideia da dimensão desta epidemia neste momento, digo-vos que estão em isolamento profilático ou em isolamento por doença mais de 170 mil pessoas”, adiantou a especialista em saúde pública, na sua declaração inicial.

De acordo com o relatório de situação publicado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 4.956 casos de COVID-19, dos quais 1.945 no Norte, 1.552 em Lisboa e Vale do Tejo, 845 no Centro, 310 no Alentejo e 193 no Algarve.

No mesmo período, foram notificados mais 90 óbitos no país, que soma agora 7.286 mortes relacionadas com a pandemia.

Por outro lado, Portugal tem agora 349.110 pessoas recuperadas da COVID-19, ou seja, mais 4.691 do que ontem.

Em declarações aos jornalistas, Graça Freitas reforçou que se verifica um aumento da incidência cumulativa a 14 dias, por 100.000 habitantes. “Esta incidência é de 542 casos por 100.000 habitantes no país e é agora mais homogénea entre concelhos e regiões, sendo mais elevada no Alentejo com 666 casos por 100.000 habitantes”, explicou.


DGS lança manual sobre alimentação saudável nos cuidados de saúde primários

DGS lança manual sobre alimentação saudável nos cuidados de saúde primários

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde publica hoje o modelo de “Aconselhamento breve para a alimentação saudável”. Com a sua implementação nos cuidados de saúde primários pretende-se tornar universal a promoção da alimentação saudável, melhorar a qualidade da intervenção dos diferentes profissionais e uniformizar procedimentos.

O modelo de aconselhamento é um guia de referência que contempla diversas ferramentas que podem ser utilizadas pelos diferentes profissionais de saúde no contexto da sua prática clínica. As ferramentas possibilitam uma abordagem inicial, breve, que em média não deve exceder os 10 minutos, e assentam nos modelos de intervenção motivacional, reconhecendo assim as dificuldades inerentes à mudança do comportamento alimentar.

Pretende-se que a implementação do modelo de aconselhamento breve e das ferramentas nele contempladas possa conferir uma maior qualidade às abordagens nas áreas da promoção da alimentação saudável, da prevenção e do controlo das doenças crónicas.

As orientações técnicas baseadas na evidência e a harmonização de práticas e procedimentos permitem níveis elevados de eficácia e ganhos em saúde. Por outro lado, a padronização de protocolos confere uma maior eficiência ao funcionamento dos serviços, garantindo uma base de intervenção comum facilitadora da monitorização e avaliação.

A implementação generalizada do aconselhamento breve para a alimentação saudável nos cuidados de saúde primários e a identificação precoce de indivíduos que necessitem da intervenção diferenciada aumenta ainda as oportunidades de referenciação para os Cuidados Personalizados de Nutrição e uma melhor articulação entre os nutricionistas e demais profissionais de saúde.

A carga da doença associada às doenças crónicas (diabetes mellitus, obesidade, doenças cardiovasculares, dislipidemia…) é elevada na população portuguesa e os hábitos alimentares inadequados estão entre os cinco fatores de risco que mais contribuem para a perda de anos de vida saudável e para a mortalidade.

A elevada prevalência de doenças crónicas associadas à alimentação inadequada na população portuguesa exige que o aconselhamento para uma alimentação saudável seja uma constante na prestação de cuidados de saúde. Este deve ocorrer quer no contexto da prevenção quer no contexto da terapêutica e controlo destas doenças, já que a intervenção assente na mudança de estilos de vida, nos quais a alimentação se inclui, faz parte das guidelines para a terapêutica das doenças crónicas mais prevalentes.

A intervenção precoce ao nível dos cuidados de saúde primários e´ uma abordagem que pode contribuir para a diminuição da progressão para doença (ex: pré-diabetes e pré-obesidade), para o melhor controlo após a sua instalação, para o menor risco de complicações associadas e, consequentemente, para a menor utilização de serviços de saúde especializados no futuro (ex: cuidados hospitalares).


Agência Europeia de Medicamentos promove nova sessão pública de esclarecimento sobre vacinas COVID-19 – 08/12, às 12h, hora de Lisboa (em inglês)

InfarmedImg

06 jan 2021

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) organiza na próxima sexta-feira, dia 8, uma nova sessão pública virtual sobre vacinas COVID-19 na qual pretende dar a conhecer os processos de aprovação, a forma como é assegurada a segurança das vacinas COVID-19 na União Europeia, bem como o papel da Comissão Europeia e das autoridades de saúde nacionais no seu decurso.

Na segunda parte desta sessão um painel de especialistas irá responder a questões e comentários de representantes do público (previamente inscritos).

Esta sessão decorrerá entre as 12h e as 14.15h (hora de Lisboa) e será transmitida online e disponível publicamente, sem necessidade de qualquer registo. Durante a sessão, que se desenrolará em inglês, o público poderá enviar comentários para uma inbox, cujos temas a EMA endereçará posteriormente.

2ª sessão pública EMA - Vacinas COVID-19

Comunicado de Imprensa – EMA dá parecer positivo a segunda vacina COVID-19 na UE

InfarmedImg

06 jan 2021

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) recomendou a concessão de uma autorização de introdução no mercado condicional para a vacina do laboratório Moderna, para prevenir a doença COVID-19 em pessoas a partir dos 18 anos de idade. Esta é a segunda vacina COVID-19 que a EMA recomenda para autorização.


Área dedicada às vacinas COVID-19 no site do Infarmed

InfarmedImg

05 jan 2021

O site do Infarmed disponibiliza uma área inteiramente dedicada às vacinas para a COVID-19. Para aceder, basta carregar no botão “COVID-19 – Vacinas”, na página principal do site, e escolher o link Vacinas.
Aí encontra a informação mais atual neste âmbito estruturada da seguinte forma:

•    Área de Destaques, destacando a informação mais recente sobre as vacinas COVID-19;
•    Página dedicada à Aprovação com informação geral sobre o processo de aprovação de vacinas COVID-19;
•    Página dedicada à Monitorização de segurança com informação geral sobre o processo de monitorização de segurança de vacinas COVID-19;
•    Quadro resumo das vacinas aprovadas que concentra a informação relacionada com cada vacina aprovada;
•    Página de Perguntas frequentes onde pode encontrar perguntas frequentes gerais e perguntas frequentes específicas sobre a vacina Comirnaty;
•    Página de links úteis com acesso a links nacionais e internacionais com informação de referência sobre vacinas COVID-19;
•    Página de Destaques anteriores para aceder ao histórico de informação mais antiga publicada inicialmente na área de Destaques.

A área Vacinas está em constante atualização.

Vacinas COVID-19


SNS – Serviço Nacional de Saúde

Atestados Médicos de Incapacidade Multiusos

06/01/2021

Alguns atestados podem passar a ser automáticos

Alguns atestados médicos de incapacidade multiusos (AMIM) podem passar a ser automáticos em casos de doenças como o cancro e outros exigir apenas documentos sem a presença do utente, afirmou hoje o Presidente da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro.

Durante a audição na Comissão Parlamentar de Saúde, Luís Goes Pinheiro defendeu que, nas circunstâncias em que não se pode prescindir do contacto com o utente, esse contacto possa ser feito à distância, “não só facilitando a vida do utente, mas também agilizando e criando condições, até no contexto desta pandemia, para que o contacto presencial com estas unidades se faça apenas e só se for necessário”.

Para Luís Goes Pinheiro, estas propostas têm “bastante mérito” por identificarem “um problema que já foi identificado por outras entidades, designadamente pela Provedora de Justiça”, e visarem a criação de “alguns mecanismos de automatização, de simplificação que podem dar um contributo relevante para a agilização do processo de geração destes atestados médicos de incapacidade multiusos”.

Segundo o responsável, as propostas visam ainda de “uma forma muito positiva procurar libertar as equipas de saúde pública de tarefas em que na verdade a sua intervenção pode não acrescentar valor e em que acaba por ser prejudicado o utente por ter de aguardar a sua intervenção”, sublinhou.

Para o Presidente da SPMS, o foco não deve ser um “modelo transitório”, porque até já foram adotadas algumas medidas transitórias, mas em alterações de fundo, “para lá do horizonte do contexto” que se vive de pressão sobre os serviços de saúde pública.

Luís Goes Pinheiro referiu ainda que está a ser feito um trabalho internamente no Ministério da Saúde e que estará “para muito breve” a aprovação em Conselho de Ministros de um diploma sobre esta matéria.

Recorde-se que devido à pandemia de Covid-19, as juntas médicas de avaliação de incapacidades começaram por ser suspensas, com o governo a decretar a prorrogação automática dos atestados médicos de incapacidade multiuso até ao final deste ano, uma decisão que foi renovada em novembro com a prorrogação da validade desses atestados até 31 de dezembro de 2021.


Covid-19 | Prevenção da transmissão

06/01/2021

INEM colabora em formação para prevenir transmissão em lares

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encontra-se a colaborar com o ABC – Algarve Biomedical Center num projeto de formação para reforçar a capacidade das equipas de reação rápida das Estruturas Residenciais Para Idosos (EPRI), no âmbito da resposta à pandemia de Covid-19.

Além do ABC- Algarve Biomedical Center, são parceiros neste produto pedagógico o Ministério do Trabalho, o Instituto da Segurança Social e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Durante o ano de 2020, e em plena pandemia, o INEM criou vídeos pedagógicos e organizou um webinar sobre prevenção e controlo de infeção nas ERPI, um projeto que foi recentemente reconhecido pela Federação Internacional dos Hospitais. Na sequência do trabalho realizado, o INEM foi convidado a colaborar com o ABC Biomedical Center num novo projeto de formação para reforçar as equipas de reação rápida nos lares e ERPI com doentes SARS-CoV-2 positivos.

A colaboração do INEM na construção deste produto pedagógico tem também o objetivo de formar formadores para replicar, futuramente, estes conteúdos por todo o país.

O INEM recorda que os lares de idosos são estruturas especialmente sensíveis no contexto pandémico pelo que esta formação é de vital importância para ajudar a conter o avanço da Covid-19.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Covid-19 | Momento crítico na pandemia

06/01/2021

Ministra alerta para nova pressão no SNS e dias “muito duros”

A Ministra da Saúde, Marta Temido, alertou para a gravidade da situação em que Portugal se encontra perante uma “tendência de crescimento de casos” de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e acrescentou ainda que “os próximos dias vão ser naturalmente muito duros” no país.

De acordo com a governante, Portugal enfrenta uma nova “fase de imensa pressão” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que os próximos dias vão ser “muito duros”, devido ao crescimento de casos de Covid-19, lembrando que nesta altura “precisamos da ajuda de todos”.

Marta Temido salientou que os hospitais têm vivido, desde o início da pandemia, “momentos de grande pressão”, assinalando que todos os portugueses “têm de perceber que evitar a transmissão é uma forma de ajudar o SNS a responder, não só à Covid, mas a outro tipo de doenças”.

A Ministra da Saúde garantiu que a tutela “tem trabalhado em rede e diariamente” com todos os hospitais, administrações e serviços de saúde e todos têm procurado fazer “uma gestão de camas e de fluxos”.

“Do lado do Ministério da Saúde, o nosso esforço continua no sentido da articulação, transferência de doentes, abertura de vias de comunicação e contratação externa, nomeadamente convenções com o privado”, concluiu.


Covid-19 | Vacinação em Marvão

06/01/2021

Profissionais e doentes da UCCI Anta vacinados esta manhã

Os 37 profissionais e os 25 doentes da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) Anta, em Beirã, no concelho de Marvão, foram vacinados esta quarta-feira.

A equipa de vacinação – composta pela diretora técnica, Sónia Mimoso, enfermeiro coordenador, Palheta Mendes, enfermeira da UCCI Anta, Inês Matos, enfermeira da Equipa Coordenadora Local de Marvão, Rosa Campos, e a enfermeira coordenadora da equipa regional de cuidados continuados, Graça Eliseu – acompanhou todo o processo de vacinação.


Vacina contra a Covid-19

06/01/2021

Agência Europeia do Medicamento aprova vacina da Moderna

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu hoje «luz verde» à utilização da vacina da farmacêutica Moderna contra a Covid-19 na União Europeia, a segunda aprovada pelo regulador europeu.

Em comunicado, o regulador europeu indica que «recomendou a concessão de uma autorização condicional de comercialização da vacina Covid-19 Moderna para prevenir a doença do coronavírus 2019 em pessoas a partir dos 18 anos de idade».

Esta aprovação surge depois de o comité de medicamentos para uso humano da EMA ter «avaliado exaustivamente os dados sobre a qualidade, segurança e eficácia da vacina e ter recomendado por consenso a concessão de uma autorização formal condicional de comercialização pela Comissão Europeia», adianta o regulador comunitário na nota de imprensa.

A vacina da Moderna, com uma eficácia comprovada superior 90%, é a segunda a ter aval da EMA, após a aprovação, a 21 de dezembro de 2020, do fármaco desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que está a ser utilizado no espaço europeu desde 27 de dezembro.

Para saber mais, consulte:

EMA – https://www.ema.europa.eu/en (em inglês)


Internato Médico 2021

06/01/2021

Médicos iniciaram formação geral e especializada dia 4 de janeiro

Teve início esta semana na passada segunda-feira, dia 4 de janeiro, o acolhimento dos médicos internos de Formação Geral e de Formação Especializada, que vão desenvolver funções em várias unidades de saúde do país.

Para a área de Formação Geral foram admitidos um total de 2032 médicos internos, com a seguinte distribuição:

  • Norte: 698
  • Centro: 369
  • Lisboa e Vale do Tejo: 672
  • Alentejo: 68
  • Algarve: 131
  • Madeira: 39
  • Açores: 55

Para Formação Especializada, iniciaram funções 1301 médicos:

  • Norte: 471
  • Centro: 213
  • Lisboa e Vale do Tejo: 496
  • Alentejo: 33
  • Algarve: 43
  • Madeira: 22
  • Açores: 23
Unidade Local de Saúde do Nordeste
Hospital Distrital da Figueira da Foz
Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
Centro Hospitalar Barreiro Montijo

Foram ainda ocupadas, na formação especializada, 8 vagas em Medicina Legal, 500 em Medicina Geral e Familiar e 28 em Saúde Pública.

O Internato Médico é composto pela Formação Geral, primeiro ano do Internato caracterizado por um período de formação geral onde o médico tem oportunidade de contactar com vários serviços, seguindo-se a Formação Especializada, um período de especialização que poderá durar entre quatro e seis anos.

Os internos de Formação Geral vão, ao longo do ano, passar por várias especialidades com o objetivo de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação pré-graduada na prática clínica diária das diversas áreas.

Para saber mais, consulte:

Administração Central do Sistema de Saúde – http://www.acss.min-saude.pt/


Covid-19| Vacinação

06/01/2021

ULS do Nordeste inicia vacinação nas Estruturas Residenciais para Idosos

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste deu início à vacinação contra a Covid-19 nas Estruturas Residenciais para Idosos do distrito de Bragança.

Nesta etapa inicial, que teve início na terça-feira, dia 5 de janeiro, irão ser abrangidos três concelhos, de acordo com o risco epidemiológico previamente definido (risco extremamente elevado de contágio para a Covid-19), nomeadamente Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Vimioso, num total de cerca de 730 utentes e profissionais de 18 instituições.

A par das Estruturas Residenciais para Idosos, a ULS do Nordeste também está a dar continuidade ao processo de vacinação dos profissionais que estão na linha da frente no atendimento a doentes Covid-19, garantindo-lhe uma maior proteção no desempenho da sua importante missão no combate à pandemia.

Para saber mais, consulte:

ULSNE > Notícias


Obras no IPO de Coimbra

06/01/2021

Construção de acesso entre edifícios com investimento de 109 mil euros

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO de Coimbra) deu início à construção do acesso horizontal que assegurará a ligação entre o edifício de oncologia médica e o edifício do hotel de doentes.

Esta ligação permitirá no futuro garantir o circuito entre o bloco operatório periférico e o internamento cirúrgico que ficará localizado no espaço atualmente ocupado pelo hotel de doentes.

O investimento foi adjudicado pelo valor de 109.591€, com IVA incluído, sendo o prazo de execução previsto de 98 dias seguidos.

Para saber mais, consulte:

IPO de Coimbra – http://www.ipocoimbra.min-saude.pt/


Vacinação nos Cuidados Continuados

06/01/2021

Administração da segunda dose dentro do calendário previsto

A Ministra da Saúde garantiu esta manhã no Alentejo, onde assistiu à vacinação dos utentes da Rede Nacional de Cuidados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Mora, que a administração da segunda dose da vacina contra a Covid-19 começará dentro do calendário previsto, ou seja, a partir do próximo dia 17 de janeiro.

Marta Temido revelou ainda que foram já distribuídas, 60 mil e 700 doses de vacina até ao momento. Assim, e face à remessa inicial da vacina da Pfizer recebida em Portugal, há vacinas para se iniciar a segunda toma conforme o planeado.

Acompanhada pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a Ministra da Saúde participou esta manhã na vacinação contra a Covid-19 aos utentes da Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Mora.


Hospital de Santarém | Teleconsultas

05/01/2021
teleconsulta_650

Hospital disponibiliza teleconsultas em diversas especialidades

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) disponibiliza aos seus utentes teleconsultas de Medicina Física e de Reabilitação, de Ginecologia e Obstetrícia, de Pneumologia e de Medicina, um serviço que está previsto ser alargado brevemente a outras especialidades.

De acordo com uma nota do HDS, este serviço destina-se àqueles que «manipulam e têm ao seu dispor as novas tecnologias de informação e comunicação», nomeadamente computador com câmara e som, sendo que a plataforma telesaúde utilizada é disponibilizada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, exigindo autorização do médico e do doente, que deve estar registado na Área do Cidadão do Portal SNS e dispor de autenticação com Chave Móvel Digital ou com Cartão de Cidadão.

A nota refere que este sistema permite ao médico aceder ao processo clínico do doente, analisar resultados e, se necessário, emitir prescrições e solicitar exames laboratoriais e radiológicos.

Para saber mais, consulte:

Hospital Distrital de Santarém – https://www.hds.min-saude.pt/


Cuidados a ter com o frio

05/01/2021

Conheça as recomendações do INEM para o tempo frio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a continuação de temperaturas baixas nos próximos dias, o que poderá provocar um maior desconforto térmico.

Relativamente a estas previsões, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recorda que crianças e idosos são grupos particularmente vulneráveis, mas qualquer um pode ser afetado.

O INEM lembra que a exposições a baixas temperaturas, no interior e no exterior, podem causar riscos sérios ou letais para a saúde. Permanecer em casa pode ser uma medida adequada a várias situações, mas também aqui poderá encontrar perigos vários que importa conhecer.

Muitas casas estarão frias devido à falta de energia ou pelo sistema de aquecimento não ser adequado à temperatura. Quando somos forçados a utilizar aquecedores e lareiras aumenta o risco de incêndio, bem como o de intoxicação por monóxido de carbono.

O tempo frio aumenta também o risco de dificuldade respiratória, hipotermia ou queimaduras provocadas pelo frio.

O INEM apela à colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o Número Europeu de Emergência – 112 apenas em caso de emergência médica. Todas as situações referentes a aconselhamento têm a sua disposição o número do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM cheguem apenas chamadas referentes a verdadeiras emergências médicas.

Mantenha-se informado, hidratado e quente! Se ficar doente, não corra para as urgências: ligue SNS 24 (808 24 24 24).

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Covid-19 | Vacinação

05/01/2021

INEM inicia vacinação dos profissionais prioritários

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) iniciou em 4 de janeiro, a vacinação contra a Covid-19, tendo recebido para o efeito um total de 1.174 vacinas destinadas a profissionais prioritários.

O processo de vacinação decorre durante esta semana, nos quatro “Centros de Vacinação” criados nas delegações regionais e noutros locais de vacinação secundários identificados pelo INEM.

Na última semana de 2020, o INEM aplicou um questionário para aferir quais os trabalhadores que pretendiam ou não ser vacinados contra a Covid-19, tendo recolhido 1.123 respostas positivas. Os profissionais prioritários que manifestaram a sua intenção de receberem a vacina serão, durante os próximos dias, vacinados.


Atendimento a doentes respiratórios

05/01/2021

Novo espaço garante resposta adequada ao contexto de evolução da pandemia

A nova Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória nos Serviços de Urgência (ADR-SU), no Hospital de Santo André, já está a funcionar desde dia 3 de janeiro. A nova estrutura do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) permite garantir a resposta adequada ao expectável agravamento da afluência devido ao crescimento epidémico da Covid-19 e ao aumento previsível da incidência de outras infeções respiratórias agudas. No primeiro turno de 24 horas da nova ADR-SU foram admitidos 85 utentes.

«A unidade que agora disponibilizamos é uma urgência para doentes respiratórios, que substitui a área que existia na Urgência Geral para o efeito.  Desta forma é possível segregar circuitos, com mais condições para fazer um atendimento com maior segurança, quer para os utentes, quer para os nossos profissionais», destaca Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL. «A criação da nova ADR-SU mostra a nossa capacidade para responder à procura e às necessidades da população que abrangemos, e que permite agir de forma adequada perante o atual contexto de evolução epidemiológica regional e local.»

A nova ADR-SU ocupa parte da área afeta ao Serviço de Medicina Física e Reabilitação, e conta com: três gabinetes de consulta; uma sala de tratamento; um gabinete de triagem; uma sala de emergência, com capacidade para assistir dois doentes em simultâneo; uma sala de observação com capacidade para dez macas (que pode aumentar, se necessário) e sete cadeirões; uma área de observação com 20 camas e três quartos de isolamento; uma sala de raio-x; e ainda um conjunto de áreas de apoio como armazéns, zonas de espera, secretariado, vestiários, adufas, instalações sanitárias e antecâmara. Esta ADR-SU tem um acesso externo próprio, o que permite a separação dos circuitos dos doentes com suspeita de infeção respiratória aguda face aos restantes.

O investimento estimado da nova ADR-SU e do novo internamento Covid é de 570 mil euros, que corresponde a 470 mil euros referentes à empreitada de execução, e cerca de 100 mil euros a equipamentos.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Leiria > Notícias