Notícias de 07/01/2020: Covid-19 / DGS / INSA

Relatório de Situação nº 311 | 07/01/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 311 | 07/01/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Decreto n.º 2-A/2021 – Diário da República n.º 4/2021, 2º Suplemento, Série I de 2021-01-07

Presidência do Conselho de Ministros

Regulamenta a prorrogação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República


Decreto Regulamentar Regional n.º 1-A/2021/A – Diário da República n.º 4/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-01-07

Região Autónoma dos Açores – Presidência do Governo

Regulamenta, na Região Autónoma dos Açores, a aplicação do Decreto do Presidente da República n.º 6-A/2021, de 6 de janeiro, que renova o estado de emergência


Novas medidas para combater a pandemia

07/01/2021

Proibição de circulação entre concelhos no próximo fim-de-semana

A maioria dos concelhos do continente português, com exceção de 25, vai ter no próximo fim de semana proibição de circulação entre municípios e recolher obrigatório entre as 13:00 e as 05:00, foi hoje anunciado pelo Primeiro-ministro, António Costa.

Tendo por base a reavaliação da situação epidemiológica no país, o Conselho de Ministros atualizou hoje a lista dos concelhos de risco e procedeu ao agravamento das medidas para o próximo fim-de-semana.

Foi, então, decidido:

  • Estender aos concelhos em risco elevado a proibição de circulação na via pública a partir das 13h00 no fim-de-semana de 9 e 10 de janeiro;
  • Aplicar a todo o território nacional continental a proibição de circulação entre concelhos entre as 23h00 do dia 8 de janeiro e as 05h00 do dia 11 de janeiro de 2021, salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos.

Em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, o António Costa explicou que as medidas que se aplicam nos concelhos com mais de 240 novos casos de covid-19 por 100 mil habitantes. “Só não se aplicam em 25 concelhos, em que o número de novos casos é inferior a 240”, afirmou o governante.

Para saber mais, consulte:
Portal do Governo > Comunicado do Conselho de Ministros de 7 de janeiro de 2021


Covid-19 | Hospital de Évora

07/01/2021

Hospital abre nova unidade de cuidados intensivos e alarga urgência

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) vai abrir uma nova Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) para doentes com Covid-19 e aumentar os postos de atendimento no serviço de urgência para infetados ou com suspeitas de infeção do coronavírus.

A nova UCI, com cinco camas, entra em funcionamento na sexta-feira, dia 8 de janeiro, e a urgência vai ficar com «o dobro dos postos de atendimento», a partir do fim de semana, revelou a Presidente do Conselho de Administração do HESE, Maria Filomena Mendes.

A responsável indicou que o HESE «tem estado a tentar criar soluções dentro das próprias instalações para o alargamento da UCI, enfermarias e urgência» para doentes Covid-19, e sublinhou que o hospital continua a aumentar a capacidade de internamento, referindo, a título de exemplo, que no início de dezembro o HESE tinha «30 camas para doentes Covid-19» e hoje já existem 69.


Vacinação contra a Covid-19

07/01/2021
idoso651

Baixo Alentejo deu início à vacinação nos lares de idosos

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) deu início, no dia 6 de janeiro, à vacinação contra a Covid-19 nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI).

Nesta etapa inicial, foram vacinados 95 utentes e profissionais do Lar Entardecer Solidário da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Frades, uma ERPI que foi selecionada por não apresentar surtos ativo de infeção e por se localizar num concelho de risco extremo de incidência da doença.

As vacinas foram administradas pelas equipas de saúde do Centro de Saúde de Vidigueira.

Estiveram presentes a Presidente do Conselho de Administração da ULSBA, Conceição Margalha, o Enfermeiro Diretor da ULSBA, Joaquim Brissos, o Presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Rui Raposo, o Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Sérgio Fernandes e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Frades, António Gordo Pereira.

Para saber mais, consulte:

ULSBA > Notícias


DGS e APIRAC assinam protocolo de cooperação

DGS e APIRAC assinam protocolo de cooperação

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Associação Portuguesa das Empresas dos Setores Térmico, Energético, Eletrónico e do Ambiente (APIRAC) assinaram esta quarta-feira um protocolo de cooperação.

Entre os compromissos assumidos, a DGS deverá atualizar os conteúdos e disponibilizar formas de divulgação relacionadas com a promoção da Qualidade do Ar Interior, bem como a promover a Qualidade do Ar Interior das habitações, creches, escolas, lares de terceira idade, escritórios, unidades de prestação de cuidados de saúde e outros estabelecimentos públicos e privados, em benefício do bem-estar e da saúde da população portuguesa.

Por outro lado, a APIRAC deve colaborar com a DGS na promoção da Qualidade do Ar Interior dos edifícios públicos ou privados nos diferentes setores de atividade e participar, sempre que lhe for solicitado, no apoio técnico/consultoria no âmbito da elaboração de documentos de divulgação, Orientações Técnicas e Infografias sobre Sistemas AVAC.

As partes devem reunir-se obrigatoriamente duas vezes por ano para avaliar a cooperação desenvolvida, podendo ainda organizar encontros de trabalho sobre temas específicos.

Atualmente, grande parte da população passa cerca de 80% a 90% do seu tempo em ambientes interiores, sendo que a qualidade do ar que se respira no interior dos edifícios é um fator importante e fundamental para a saúde e bem-estar da população.


PNPAS lança vídeo sobre as iniciativas de 2020 – DGS

PNPAS lança vídeo sobre as iniciativas de 2020

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou um vídeo com as principais iniciativas lançadas no ano de 2020.

O PNPAS desenvolveu e publicou um conjunto alargado de orientações no contexto da intervenção alimentar e nutricional na COVID-19, desde orientações para uma alimentação saudável no contexto das medidas de prevenção da propagação do vírus, passando por orientações para a otimização do estado nutricional dos grupos de risco para a COVID-19, até orientações para a terapia nutricional de doentes.

Ao longo do ano passado, o PNPAS publicou três relatórios técnicos, oito manuais técnicos/documentos orientadores no contexto da pandemia da COVID-19 e uma orientação técnica.

Adicionalmente, o Programa produziu e partilhou seis estudos de avaliação da situação epidemiológica e do impacto das medidas aplicadas, 11 infografias e pósteres no contexto da COVID-19, dez vídeos e quatro artigos científicos.

Em 2020, o PNPAS conseguiu dar cumprimento a uma das suas grandes prioridades: monitorizar e avaliar o grau de implementação e os resultados das diferentes medidas implementadas para melhorar a alimentação dos portugueses.

Desta forma, foi possível avaliar os resultados produzidos pelo imposto especial de consumo sobre as bebidas açucaradas e adicionadas de edulcorantes, monitorizar a publicidade alimentar dirigida a crianças, avaliar o impacto da campanha para a promoção da alimentação saudável “Comer melhor, uma receita para a vida” e ainda avaliar o grau de implementação da identificação sistemática do risco nutricional nas unidades hospitalares do SNS.

Saiba mais em https://nutrimento.pt/noticias/iniciativas-pnpas-2020-top-12-2/.


Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial: continuam abertas as inscrições para 2021 – INSA

imagem do post do Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial: continuam abertas as inscrições para 2021

06-01-2021

Continuam abertas as inscrições para os 262 programas de avaliação disponibilizados pelo Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade Laboratorial (PNAEQ) para o ano de 2021 nas áreas clínica, POCT (point of care test), genética, anatomia patológica, ecotoxicologia, microbiologias do ar, águas, alimentos e areias. Entre os novos programas, destacam-se, por exemplo, três programas de avaliação do desempenho laboratorial para o diagnóstico do SARS-CoV-2.

A participação no PNAEQ permite aos laboratórios, públicos e privados, monitorizar e implementar a melhoria da qualidade analítica. Com cerca de 300 participantes nos programas disponibilizados, o PNAEQ mantém consórcios e protocolos com entidades congéneres internacionais, além de contar com a colaboração de peritos nacionais e internacionais para a avaliação de resultados e a emissão de pareceres técnicos, bem como para a organização de estudos piloto e seleção de amostras controlo, incluindo casos de estudo com história clínica de interesse.

Criado em 1978, o PNAEQ promove, organiza e coordena, de forma independente, programas de avaliação externa da qualidade laboratorial. A participação dos laboratórios é voluntária e confidencial e, de um modo retrospetivo, permite a avaliação do desempenho e comparação entre pares, bem como a deteção de erros sistemáticos através da determinação em condições de rotina, de amostras de conteúdo desconhecido do laboratório, sendo assegurada, desta forma, a comparabilidade e uniformidade dos resultados dos laboratórios aderentes.

Através da avaliação retrospetiva, o PNAEQ contribui para a garantia a qualidade dos serviços prestados à população portuguesa pelos laboratórios de análises clínicas, patologia clínica, anatomia patológica, farmácias comunitárias, centros de rastreio, laboratórios ambientais, entre outras entidades em funcionamento no País. As inscrições para o próximo ano são realizadas exclusivamente online, através do preenchimento do seguinte formulário.


App MyCHUCB

07/01/2021

Aplicação móvel selecionada para programa de inovação do INA

A aplicação para dispositivos móveis criada pelo Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) – MyCHUCB – foi uma das seis candidaturas selecionadas, entre as 33 apresentadas, no âmbito da «Aceleradora de Ideias em Serviços Públicos», uma iniciativa da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA).

O projeto do CHUCB vai agora ingressar num programa especial, que visa o desenvolvimento rápido e a disseminação de novas ideias, que têm por objetivo inovar os serviços públicos.

Disponível online desde o passado mês de junho, com o objetivo de melhorar a acessibilidade dos utentes à sua informação de saúde e facilitar a comunicação entre estes e o hospital, a MyCHUCB é uma aplicação inteiramente gratuita e está disponível nas versões Android, IOS e Windows, podendo ser descarregada na App Store, Google Play e em app.gov.pt.

O programa «Aceleradora de Ideias em Serviços Públicos» foi desenvolvido no âmbito do Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública e destina-se a trabalhadores e dirigentes da Administração Pública que pretendam transformar ideias em valor, no setor público.

Além do INA, estão também envolvidos no projeto a Agência para a Modernização Administrativa, a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, o Instituto Politécnico de Setúbal e o Centro de Competências Jurídicas do Estado.

Para saber mais, consulte:

CHUCB – http://www.chcbeira.min-saude.pt/


Recorde de partos em 2020

07/01/2021

Hospital da Póvoa de Varzim/Vila do Conde registou 1.324 partos

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, EPE (CHPVVC) tem vindo, nos últimos anos, a superar os seus recordes em número de partos, e pelo quinto ano consecutivo, voltou a aumentar o número de partos efetuados, fechando o ano de 2020 com 1.324 bebés nascidos na unidade.

Em comparação com 2019, foram realizados mais 59 partos, confirmando uma tendência crescente que se verifica desde 2015, quando se verificaram 737 nascimentos, o número mais baixo dos registos.

O Presidente do Conselho de Administração do CHPVVC, José Gaspar Pais, enaltece a superação do serviço, sobretudo num ano de 2020 tão condicionado pela pandemia de Covid-19, garantindo que a integridade do serviço de obstetrícia foi resistindo às alterações estruturais que foram necessárias aplicar em outros serviços.

Para o responsável, “um parto é sempre um ato urgente, e, por isso, não podíamos deixar que a pandemia tivesse um impacto direto nessa atividade. Tivemos que impor alguns constrangimentos, nomeadamente nos acompanhantes, mas nunca deixámos que globalmente se afetasse o bem-estar das parturientes e dos bebés”.

O Presidente do Conselho de Administração do CHPVVC, que serve uma população de mais de 140 mil habitantes dos dois concelhos, garantiu que, “apesar das limitações das infraestruturas”, o hospital está a preparar-se para em 2021 voltar a aumentar o número de partos, lembrando que no caso da obstetrícia a valência é procurada por muitas grávidas de outras regiões, nomeadamente das ilhas.

Fotografia: Gabriel é o primeiro bebé do ano do CHPVVC.

Visite:

Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde – http://www.chpvvc.pt/