Notícias em 08/01/2021: Covid-19, DGS, DR, Portal SNS

Relatório de Situação nº 312 | 08/01/2021

Relatório de Situação nº 312 | 08/01/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 312 | 08/01/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Esclarecimento sobre ventilação e arejamento dos espaços nas escolas

Esclarecimento sobre ventilação e arejamento dos espaços nas escolas

A Direção-Geral da Saúde (DGS), a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEStE) enviaram um esclarecimento às escolas sobre a ventilação e o arejamento dos espaços.

De acordo com as orientações para o ano letivo 2020/21 publicadas em julho pela DGS, pela DGE e pela DGEStE, “sempre que possível, e que tal não comprometa a segurança das crianças e dos alunos, devem manter-se as janelas e/ou portas abertas, de modo a permitir uma melhor circulação do ar”.

Face à presente situação meteorológica, lê-se na nota enviada às escolas, “quando não existam nas salas de aula ou outros espaços utilizados para lecionação equipamentos de ventilação mecânica, o arejamento pode ser realizado de forma natural durante os intervalos, garantindo a ventilação e renovação do ar interior”.

Tal como consta nas orientações da DGS, é permitida a utilização de ventilação mecânica de ar (sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), por forma a garantir o conforto térmico, apesar de o arejamento (renovação do ar) dos espaços dever ser feito preferencialmente com ventilação natural.

Estes sistemas devem ser utilizados em segurança, garantindo a limpeza e manutenção adequada, de acordo com as recomendações do fabricante, e a renovação do ar dos espaços fechados, por arejamento frequente e/ou pelos próprios sistemas de ventilação mecânica (quando esta funcionalidade esteja disponível).

Mais informações em https://www.dgs.pt/em-destaque/atualizacao-de-orientacoes-sobre-climatizacao-dos-espacos-e-metodos-de-pagamento.aspx.


Vacinas Covid-19

08/01/2021

Portugal já administrou 70 mil vacinas

Até ao momento, já foram administradas 70 mil vacinas em Portugal continental. Este número pode ser consultado, a partir de hoje, nas plataformas online do Ministério da Saúde e do Governo, garantindo transparência em todo o processo de vacinação.

Desta forma será possível a qualquer pessoa monitorizar a execução do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A atualização será semanal e poderá ser consultada em:

8 de janeiro de 2021


Nota à comunicação social

08/01/2021

Esclarecimento relativamente ao plano de vacinação contra a Covid-19

Conforme Nota do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde de 30 de dezembro, a possibilidade de extrair 6 doses foi confirmada, permitindo a administração de 6 doses por frasco, desde que fosse sempre verificado e assegurado o volume de 0,3 ml previamente a cada administração. As doses devem ser retiradas em condições assépticas e utilizando agulhas e seringas apropriadas. Esta Nota foi divulgada e disseminada estando a ser praticada na administração desta vacina.

Esta orientação foi dada no contexto da discussão em curso, no âmbito da rede, integrada pelo Infarmed de autoridades reguladoras do medicamento da União Europeia e da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), tendo a empresa titular de Autorização de Introdução no Mercado submetido formalmente o pedido de alteração da extração do número de doses por frasco, cuja avaliação será hoje concluída e que será objeto de comunicação posterior.

Esta atualização irá, subsequentemente, ser refletida na Norma da Direção-Geral da Saúde, elaborada de acordo com o Resumo das Características do Medicamento (RCM).

Neste enquadramento a prática generalizada dos postos de vacinação tem sido a utilização da 6.ª dose, cumpridas que sejam as condições exigidas.

É, portanto, falso que Portugal tenha desperdiçado a 6.ª dose, conforme o Expresso noticia. Ainda assim, importa afirmar que a utilização da 6.ª dose cumpriu com todas as regras de segurança e qualidade aplicáveis à reconstituição e administração de fórmulas medicamentosas.

8 de janeiro de 2021


Covid-19 | Atividade do INEM

08/01/2021

Mais de 3.700 transportes realizados na última semana de 2020

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) efetuaram, entre os dias 27 de dezembro e 3 de janeiro, 3.731 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2.

Essa semana trouxe um ligeiro aumento de trabalho para meios do INEM e do SIEM, que realizaram mais 414 transportes do que a semana anterior.

No mesmo período foram efetuadas 176 colheitas de amostras pelas Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária, mais 31 do que na semana transata.

A definição de caso suspeito de Covid-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor, qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes.

O INEM reforça a importância de cumprir as medidas divulgadas pela Direção-Geral da Saúde – nomeadamente o distanciamento físico, a utilização de máscara, a correta e frequente lavagem e desinfeção das mãos, a adoção da etiqueta respiratória e o uso da aplicação Stayaway Covid – que são fundamentais para prevenir novos contágios e manter a pandemia sob controlo.

O INEM recorda que em caso de dificuldade respiratória, febre, tosse, alterações ou ausência no paladar e/ou olfato, os utentes devem contactar o SNS24 – 808 24 24 24. Apenas em situações de emergência deve ligar-se para o 112.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Despacho n.º 259/2021 – Diário da República n.º 5/2021, Série II de 2021-01-08

Defesa Nacional, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde – Gabinetes do Ministro da Defesa Nacional e das Ministras do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde

Determina que, nas estruturas residenciais para idosos (ERPI), unidades de cuidados continuados integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCI) e outras respostas dedicadas a pessoas idosas e pessoas com deficiência são realizados testes de diagnóstico de SARS-CoV-2, a residentes/utentes e profissionais, no âmbito de rastreios regulares de identificação precoce de casos suspeitos


Despacho n.º 272/2021 – Diário da República n.º 5/2021, Série II de 2021-01-08
Saúde – Gabinete da Ministra
Subdelega na diretora-geral da Saúde a competência para a prática de todos os atos necessários à aquisição de vacinas contra a COVID-19, no âmbito do procedimento europeu centralizado, bem como a despesa necessária ao seu armazenamento e administração


Inquérito de Literacia em Saúde Europeu 2019 (HLS-19) – DGS

Inquérito de Literacia em Saúde Europeu 2019 (HLS-19)

A Avaliação dos níveis de literacia em saúde da população é essencial para a definição de estratégias de promoção da literacia e da saúde de uma forma transversal.

O HLS-19 (Health Literacy Survey) tem como objetivo estabelecer uma ferramenta de avaliação da literacia em saúde, na população europeia que permita o benchmarking e adaptação das políticas de promoção da literacia em saúde.

As conclusões do questionário permitirão o conhecimento mais profundo dos níveis de literacia em saúde em Portugal, a comparação com diferentes Estados Membros participantes neste consórcio constituindo-se como um eixo fundamental do Plano de Ação para a Literacia em Saúde 2019-2021.

Para mais informações: https://m-pohl.net/HLS19_Project.


Obras no São João

08/01/2021

Ala Pediátrica do hospital deve estar concluída até ao final do ano

A nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, deverá estar a funcionar em pleno no último trimestre deste ano, afirmou esta manhã o Presidente do Conselho de Administração, Fernando Araújo.

«Já estamos a lançar concurso para os equipamentos, este lançamento é precoce, mas o objetivo é não atrasar nada. Queremos muito que crianças, pais e profissionais estejam aqui, com todas as condições, no próximo Natal», disse o responsável, durante uma visita às obras, onde esteve acompanhado pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar.

Fernando Araújo destacou que «apesar da epidemia por Covid-19 e dos constrangimentos que a mesma causou, a obra está a decorrer a bom ritmo e os prazos estão a ser cumpridos.»

A nova Ala Pediátrica do CHUSJ está orçada em 26,7 milhões de euros e terá capacidade para 98 camas.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Proteja-se do frio

08/01/2021

Siga as recomendações ULS da Guarda para o tempo frio

Perante a persistência de temperaturas mínimas muito baixas e face às previsões para o próximo fim-de-semana, a Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda lançou uma campanha de divulgação das recomendações para o tempo frio.

Principais recomendações:

  • Mantenha o conforto térmico das habitações, assegurando o seu aquecimento e sem prejuízo de garantir o arejamento e ventilação necessários (abertura intermitente de janelas e portas em horas do dia mais favoráveis).
  • Tenha atenção às braseiras e fogareiros de carvão: além do risco de incêndio, podem provocar intoxicações, potencialmente mortais, pelo monóxido de carbono.
  • Utilize várias camadas de roupa, de preferência de tecidos naturais (algodão e lã) e cubra as extremidades (cabeça e mãos), em especial se tiver de deslocar no exterior. Mantenha os pés quentes e confortáveis, utilizando meias e calçado apropriado.
  • Tome banho com água não muito quente e garanta que a temperatura do quarto de banho é confortável. Vá reduzindo, progressivamente, a temperatura da água do banho.
  • Depois do banho, enxugue-se rápida e vigorosamente com uma toalha seca e vista-se de seguida.
  • Reforce a sua alimentação e ingira bebidas e alimentos quentes, como sopas, chás ou leite. Evite as bebidas alcoólicas.
  • Mantenha a atividade física (por exemplo, movimentos de braços, para se manter mais quente) mas evite o exercício físico intenso ou extenuante.
  • Cumpra a medicação crónica que lhe foi prescrita. Garanta uma reserva de medicamentos para vários dias: assim evitará sair à rua nos dias mais frios. Em caso de dúvida, contacte o seu médico assistente ou o seu farmacêutico.
  • Contacte, com regularidade, os seus familiares ou amigos que vivem isolados, em especial se idosos ou acamados. Faça-o, de preferência, telefonicamente. Assegure que se encontram bem e que dispõem de alimentos, medicamentos ou outros bens essenciais.
  • Atenção às quedas: utilize calçado antiderrapante e evite saídas em períodos de chuva ou geada.
  • Caso desenvolva sinais ou sintomas de infeção (febre/arrepios de frio, dores musculares, tosse, falta de ar de início súbito ou agravada…) mantenha-se isolado em casa e contacte a linha SNS 24 (808 24 24 24) para triagem e orientação.

Mantenha-se informado, hidratado e quente! Se ficar doente, não corra para as urgências: ligue SNS 24 (808 24 24 24).

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Infografia – Combater o Frio