Notícias em 12/01/2021: Covid-19, DGS, Infarmed, INSA, sns.gov.pt

Relatório de Situação nº 316 | 12/01/2021

Relatório de Situação nº 316 | 12/01/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 316 | 12/01/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 12-01-2021 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 12-01-2021

12-01-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza um novo relatório de situação sobre a diversidade genética do coronavírus SARS-CoV-2, desenvolvido no âmbito do “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”. Até à data, foram analisadas 2342 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em 69 laboratórios, hospitais e instituições, representando 199 concelhos de Portugal.

Nesta nova atualização, foram inseridas mais 55 sequências com o objetivo de pesquisar a presença da nova variante recentemente identificada no Reino Unido em amostras suspeitas, incluindo amostras associadas a casos positivos de COVID-19 com historial de viagem e amostras com falha de deteção do gene S nos testes de diagnóstico de RT-PCR. Entre as novas sequências, destacam-se 38 novas sequências da nova variante, as quais são referentes a amostras colhidas nos aeroportos de Lisboa (8) e Porto (11) e a amostras provenientes de todas as regiões de Saúde do país, à exceção da Região Autónoma da Madeira.

Até ao momento, foram detetadas em Portugal um total de 72 casos de infeção associados a esta nova variante, distribuídos pelas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e por 10 distritos de Portugal continental, num total de 28 concelhos. A diversidade genética e dispersão geográfica desta variante é concordante com a ocorrência de múltiplas introduções independentes e aponta para a existência de transmissão comunitária, tendo estes resultados sido reportados às entidades de Saúde Pública para que sejam monitorizados potenciais contactos e cadeias de transmissão.

O INSA, em colaboração com o Instituto de Gulbenkian de Ciência (IGC), prosseguirá com as atividades de vigilância laboratorial do SARS-CoV-2 em articulação com as autoridades de Saúde, mantendo especial foco na deteção de novas introduções e monitorização da circulação da variante do Reino Unido, bem como de outras variantes a suscitar particular interesse pela comunidade científica e autoridades de Saúde. Neste âmbito, destaca-se a recente publicação do Despacho n.º 331/2021, o qual determina o reforço da vigilância laboratorial genética e antigénica do vírus SARS-CoV-2 sob coordenação do INSA.

Desde o passado mês de abril, o INSA tem vindo a desenvolver, em colaboração com o IGC, o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”. Os resultados deste trabalho, que são revistos continuamente e atualizados à medida que são obtidos mais dados, podem ser consultados aqui.


CHL | Plano de Resposta Covid-19 sns.gov.pt

12/01/2021

Ativadas camas em Medicina Intensiva e colaboração com o setor social

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) informa que passam «a estar ativadas com possibilidade de serem ocupadas 15 camas de tipologia III e que vai contratar com a Santa Misericórdia (SCM) da Marinha Grande a utilização de camas.

Com a reativação do nível III, de uma escala de cinco, passam «a estar ativadas com possibilidade de serem ocupadas 15 camas de tipologia III (10 no Serviço de Medicina Intensiva e cinco na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente – UCAP), e 15 camas de nível II na UCAP».

«A decisão inclui ainda ativar o nível do Plano de Resposta Covid-19 – camas nível I, passando a haver uma distribuição de 120 camas, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André, em Leiria», adianta o centro hospitalar, em comunicado.

As camas de tipologia III permitem receber e tratar os doentes críticos Covid-19, nomeadamente os que necessitam de ventilação mecânica invasiva, enquanto as camas de tipologia II adequam-se aos cuidados de saúde intermédios e as camas de tipologia I são as utilizadas nas enfermarias, esclarece o CHL.

As medidas são justificadas «pelo aumento de incidência de casos positivos de covid-19».

O Presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho, esclarece que «os procedimentos e instruções de trabalho estão continuamente a ser revistos e adaptados a cada fase da pandemia», seguindo o Plano de Contingência do centro hospitalar.

«O CHL tem vindo a ajustar as suas estruturas e estratégias para continuar a disponibilizar todos os níveis de cuidados à comunidade que serve», afirma o responsável.

Colaboração com a SCM da Marinha Grande

Para fazer «face ao contexto de crescimento da afluência de utentes», foi ainda deliberado «contratar a Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande para a utilização de camas de nível I, para alocar doentes Covid-19 sem alta clínica oriundos do CHL, e que são geridas pela Unidade de Hospitalização Domiciliária».

O transporte, a medicação e a vigilância clínica destes doentes, bem como a gestão do processo de alta, são assegurados pelo CHL, enquanto a Misericórdia da Marinha Grande garante «os restantes cuidados aos doentes».

«Devido ao elevado número de doentes internados, ventilados e não ventilados, e considerando a afluência crescente à ADR-SU [Área Dedicada a Doentes com suspeita de infeção Respiratória nos Serviços de Urgência], com o possível aumento de doentes positivos para a Covid-19 que necessitem de internamento, decidimos encontrar alternativa no setor social para libertar camas para os doentes mais críticos», justifica o Presidente do Conselho de Administração do CHL, referindo que aquela misericórdia «disponibilizou mais de uma dezena de camas para cuidar de doentes Covid-19».

O CHL integra o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira – Alcobaça, o Hospital de Santo André – Leiria e o Hospital Distrital Pombal, servindo uma população de cerca de 400 mil habitantes.

CHL > Notícias


INEM | Vacinação contra a Covid-19 – sns.gov.pt

12/01/2021

Primeira fase concluída com 1.268 trabalhadores vacinados

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) concluiu, no dia 8 de janeiro, a primeira fase da vacinação contra o SARS-CoV-2.

De acordo com o INEM, foram cinco dias de «intenso trabalho» nos Centros de Vacinação instalados nos seus quatro Centros de Formação. No total, foram vacinados 1.268 trabalhadores, num processo iniciado no dia 4 de janeiro.

Em termos geográficos, foram vacinados na Delegação Regional do Norte 469 trabalhadores, na Delegação Regional do Sul 451 trabalhadores, na Delegação Regional do Centro 252 e, na Delegação Regional do Sul – Algarve, 96.

Apesar de iniciado o processo de vacinação contra a Covid-19, é fundamental que todos mantenham os cuidados básicos relativos à prevenção de contágio do SARS-CoV-2.

O distanciamento físico, o uso de máscara, a lavagem e desinfeção frequente e correta das mãos bem como a adoção da etiqueta respiratória são gestos a manter.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Covid-19 | Situação epidemiológica – sns.gov.pt

12/01/2021

Peritos e políticos reúnem-se para analisar a evolução da pandemia

A Ministra da Saúde, Marta Temido, participa esta terça-feira, dia 12 de janeiro, na sessão de apresentação sobre a «Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal», que decorre em Lisboa, no Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde.

Este encontro, que junta políticos, especialistas e parceiros sociais, tem o seguinte programa:

  • Situação epidemiológica no país
  • Situação epidemiológica na Administração Regional de Saúde do Norte
  • Situação epidemiológica na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
  • Evolução da incidência e transmissibilidade
  • Vigilância de variantes genéticas do novo coronavírus em Portugal
  • Projeções de curto prazo para a epidemia
  • Covid-19 | Risco, prognóstico a longo prazo e expetativas
  • Perceções sociais sobre a Covid-19
  • Ponto de situação do plano de vacinação contra a Covid-19

Para saber mais, consulte:

Programa


CHMT | Nova fase de contingência – sns.gov.pt

12/01/2021
 

Centro hospitalar reforça capacidade de internamento devido à pandemia

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) ativou uma nova fase do Plano de Contingência da pandemia Covid-19, com transferência de serviços e instalação de mais 26 camas em enfermaria e cinco em cuidados intensivos.

CHMT, que agrega as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém, informa que, «na sequência da evolução da pandemia, afetou mais uma enfermaria de 26 camas à respetiva capacidade de internamento para doentes Covid-19, totalizando 130 camas, neste momento», e aumentou, ainda, «mais cinco camas de cuidados intensivos, totalizando agora 16 camas em Medicina Intensiva» para doentes Covid-19.

«Esta extensão de atividade encontra-se contemplada no Plano de Contingência do CHMT para fazer face à pandemia e na sequência da decisão da tutela, quando atribuiu uma afetação de 197 camas a este Centro Hospitalar para tratamento de doentes Covid-19 em enfermaria», deu ontem, dia 11 de janeiro, conta a administração hospitalar, que tem o hospital de Abrantes como referência para tratamento a doentes Covid-19.

Nesse sentido, acrescenta, «tornou-se inevitável a transferência do Serviço de Ortopedia para a Unidade Hospitalar de Tomar, a exemplo do que aconteceu na primeira fase da pandemia», transferência que ocorreu no fim-de-semana, a par da transferência de alguns profissionais de saúde e cancelamento da atividade cirúrgica não urgente.

130 camas de Enfermaria e 16 em Medicina Intensiva

«Em consequência do aumento de 11 para 16 da capacidade de camas para a Medicina Intensiva, foi necessário transferir profissionais dos blocos operatórios para o Serviço de Medicina Intensiva, o que levou à suspensão da atividade cirúrgica, com exceção das cirurgias inadiáveis, urgentes e emergentes», refere o CHMT.

Segundo a administração do centro hospitalar, presidida por Carlos Andrade Costa, «nos próximos dias, estabilizadas estas alterações, o CHMT procurará avaliar as condições para manter alguma atividade cirúrgica corrente», tendo referido ter na Unidade Hospitalar de Tomar e na Unidade Hospitalar de Torres Novas «infraestruturas cirúrgicas que se procurará rentabilizar apesar do atual quadro pandémico».

O CHMT salienta ainda o facto ter «já 130 camas de Enfermaria e 16 em Medicina Intensiva», situação que, no entender de Carlos Costa, «expressa bem o ponto crítico que atualmente se vive na presente pandemia», tendo o centro hospitalar apelado à «responsabilidade cívica de todos os cidadãos para que se evite a transmissão do contágio por SARS-Cov-2».

Para saber mais, consulte:

CHMT > Notícias


InfarmedImg

Horizon Scanning – Nova plataforma de submissão de informação – Infarmed

12 jan 2021

Dando continuidade ao projeto de Horizon Scanning iniciado em 2018, é com satisfação que o Infarmed comunica o lançamento de uma plataforma para recolha desta informação. Este projeto permitiu agregar informação relativa à introdução de novas tecnologias no Serviço Nacional de Saúde, viabilizando um melhor planeamento das atividades do Infarmed nesta área e contribuindo para a eficiência do processo de financiamento de novos medicamentos.

Esta nova plataforma Horizon Scanning encontra-se integrada no portal SIATS (Sistema de Informação para a Avaliação das Tecnologias de Saúde), já utilizado pelos titulares de Autorização de Introdução no Mercado para submissão dos pedidos de financiamento. Pretende-se reunir informação sobre os pedidos de financiamento de medicamentos a serem submetidos até final de 2023 para novas substâncias ativas, novas indicações e primeiros genéricos/biossimilares.

Todas as empresas farmacêuticas com acesso ao SIATS poderão fazer a submissão de informação até ao final do trimestre (31/03/2021). Empresas que ainda não se encontrem registadas no SIATS poderão solicitar acesso através da plataforma.
 
Uma vez mais, a colaboração de todas as empresas do setor farmacêutico é fundamental pois só assim será possível planear adequadamente as avaliações e respetivo processo de negociação e financiamento, tornando o processo mais célere e previsível.

.

InfarmedImg

Pirazinamida – Autorização de utilização de lotes rotulados em língua estrangeira – Infarmed

12 jan 2021

Circular informativa n.º 002/CD/100.20.200 de 11/01/2021

Para mitigar a rutura do medicamento Pramide, cápsula, 500 mg, único medicamento disponível no mercado contendo pirazinamida, o Infarmed autoriza a utilização excecional do seguinte medicamento:

Medicamento Pirilene
DCI pirazinamida
Forma farmacêutica comprimido
Dosagem 500 mg
Apresentação 60 unidades
Titular do medicamento Sanofi-Aventis France
Origem França
Língua da rotulagem Francesa
Número de registo 5799952
PVP 13.21 €


O medicamento Pirilene está indicado para o tratamento da tuberculose, em combinação com outros agentes antituberculose.

Estas embalagens serão acompanhadas de folheto informativo em português.

Para facilitar a acessibilidade ao medicamento, o número de registo e o preço desta apresentação serão os mesmos do medicamento Pramide, comprimido, 500 mg, com o número de registo 5799952, pelo que a prescrição e dispensa poderão ocorrer conforme habitual.

O Presidente do Conselho Diretivo

Alertas_Notícias - Comprimidos 5

Satisfação dos utentes

12/01/2021

Hospital de Braga mantém nível de classificação «muito bom»

Os resultados do relatório final do Sistema de Avaliação da Qualidade Apercebida e da Satisfação dos Utentes do Hospital de Braga, referente ao ano de 2020, revelam um índice médio da satisfação dos utentes com o Hospital de Braga de 81,5 pontos – numa escala de 0 a 100 – o que corresponde a uma classificação de «muito bom».

O estudo levado a cabo pela empresa Qmetrics teve uma amostra de 817 utentes que através de entrevistas telefónicas, entre outubro e novembro, avaliaram a sua experiência nas cinco principais linhas de atividade do hospital: Cirurgia de Ambulatório, Consulta Externa, Hospital de Dia, Internamento e Urgência.

Analisando o índice médio de Satisfação observa-se por ordem decrescente: Cirurgia de Ambulatório (88,7 pontos), Hospital de Dia (85,5 pontos), Internamento (85,4 pontos), Consulta Externa (82,4,5 pontos) e Urgência (76,8 pontos).

No top 5 dos indicadores avaliados encontra-se a competência e profissionalismo dos médicos e enfermeiros, limpeza e higiene do gabinete de consulta/instalações/local de cirurgia, qualidade global do desempenho do pessoal de enfermagem e a probabilidade de voltar a escolher o Hospital em caso de necessidade.

Para o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio de Oliveira, «estes bons resultados num ano particularmente atípico é o reflexo da dedicação e empenho de todos os profissionais, apenas com eles esta realidade é possível».

O dirigente reforça ainda «que o objetivo é manter-se os níveis de qualidade dos serviços prestados que fazem desta Instituição uma referência nacional na prestação de cuidados».

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias