Notícias em 18/01/2021

Relatório de Situação nº 322 | 18/01/2021

Relatório de Situação nº 322 | 18/01/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 322 | 18/01/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Alerta de supervisão n.º 1/2021 – ERS

Acesso de utentes beneficiários do SNS à realização de endoscopia, no âmbito da situação atual de pandemia SARS-CoV-2 e de infeção epidemiológica por COVID-19

Considerando que a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) tomou conhecimento de várias reclamações de utentes beneficiários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), evidenciando constrangimentos no acesso à realização de exames endoscópicos, porquanto existem estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde do setor privado detentores de convenção para atendimento de utentes beneficiários do SNS, que condicionam o acesso à realização de exames endoscópicos, impondo que os mesmos sejam realizados com recurso a anestesia ou exigindo a realização de teste prévio à SARS-CoV-2, no exercício dos seus poderes de supervisão, a ERS emite o seguinte alerta a todos os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde.


Reforço das medidas de controlo

18/01/2021

Clarificação e alargamento do quadro de restrições em curso

Após reunião extraordinária e por videoconferência, o Conselho de Ministros reforçou hoje as medidas de controlo da pandemia anunciadas no final da semana passada.

Em conferência de imprensa, o Primeiro-Ministro, António Costa considerou ser necessário “clarificar normas que têm sido objeto de abuso e alargar o quadro de restrições”, devido ao nível de circulação da população verificado nos últimos dias.

“O que está verdadeiramente em causa é a saúde e a vida de cada um de nós e das pessoas que nos rodeiam”, declarou António Costa, dramatizando a sua mensagem sobre os perigos da Covid-19.

Principais medidas:

  • Proibida a venda ou entrega ao postigo de qualquer bem não alimentar;
  • Proibida a venda ou entrega de bebidas ao postigo, incluindo café;
  • Proibido o consumo de bens alimentares à porta dos estabelecimentos comerciais;
  • Proibida a permanência em jardins;
  • Limitação de grandes concentrações de pessoas em parques infantis, equipamentos desportivos e frentes marítimas;
  • A proibição de circulação entre concelhos vai voltar a ser aplicada aos fins de semana no território continental;
  • Encerramento das universidades para séniores, os centros de dia e de convívio.

No final da conferência de imprensa, o Primeiro-Ministro adiantou ainda que o Governo quer concluir a primeira toma da vacina contra a covid-19 nos lares de idosos até ao final da próxima semana.


Covid-19 | Variante do Reino Unido

18/01/2021
INSA_Sede651

INSA e Unilabs criam ferramenta para identificar nova variante

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e a Unilabs desenvolveram uma ferramenta para monitorizar a prevalência e a distribuição geográfica da variante detetada em Inglaterra do SARS-CoV-2 em Portugal, permitindo uma melhor atuação das autoridades de saúde pública.

Para tal, foi criada uma ferramenta em tempo real que permite sinalizar casos potenciais associados a esta variante, avançam as duas entidades em conjunto.

Desenvolvida pelo INSA, através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infecciosas, e pela Unilabs Portugal, esta metodologia “disponibiliza, rapidamente, às autoridades de saúde pública no terreno uma resposta quanto à evolução da prevalência em Portugal da variante genética do SARS-CoV-2 conhecida como “variante do Reino Unido” (VUI-202012/01)”, refere um comunicado divulgado.

Desde o início da pandemia, o INSA tem vindo monitorizar, com o apoio dos laboratórios públicos, privados e da academia, a dinâmica de mutações do SARS-CoV-2, através da sequenciação genética regular, metodologicamente preparada, de forma a perceber, a cada momento, a distribuição e evolução do vírus em território nacional e, deste modo, apoiar as decisões em saúde pública.


Covid-19 | Fique em casa

18/01/2021

Centro Hospitalar do Oeste partilha apelo dos profissionais de saúde

O Centro Hospitalar do Oeste partilha o apelo deixado por Grace Staring, médica da linha da frente no combate à covid-19 na Unidade de Torres Vedras do CHOeste:

«Nós ficamos no Hospital por vocês. Por Favor, Fiquem em casa por Nós!”»

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Oeste > Notícias


Covid-19 | CHVNG/E

18/01/2021

Hospital de Gaia reforça enfermaria com mais 18 camas

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) está a preparar uma nova enfermaria com 18 camas para doentes Covid-19, tendo em conta a evolução da epidemia a nível nacional.

De acordo com o CHVNG/E está a revelar-se necessário alargar a resposta para acolher doentes Covid-19, razão pela qual está a ser preparada uma reserva de mais 18 camas em enfermaria.

Atualmente o CHVNG/E tem internados 115 doentes com infeção pelo novo coronavírus e 12 em cuidados intensivos.

Visite:

CHVNG/E – https://www.chvng.min-saude.pt/


Covid-19 | Hospital de campanha

18/01/2021

Hospital de Campanha em Viseu recebe hoje os primeiros doentes

O Hospital de Campanha do Fontelo, em Viseu, recebe hoje os primeiros doentes de covid-19, que são transferidos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV).

“O pavilhão do Fontelo está pronto e recebe hoje os primeiros doentes. Serão dois, no máximo três, a serem transferidos para lá do CHTV”, de acordo com declarações de responsável desta unidade à Agência Lusa.

O Hospital de Campanha do Fontelo foi instalado num pavilhão desportivo pelo município, sob a responsabilidade da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, e terá todas as condições para receber doentes infetados com SARS-CoV-2 que necessitem de internamento hospitalar. Neste caso, a gestão clínica e o tratamento dos doentes ficam sob a responsabilidade das equipas médicas, de enfermagem, técnicas e auxiliares do CHTV.


Vacinação em Castelo Branco

18/01/2021

ULS de Castelo Branco continua a vacinar as ERPI da região

As primeiras vacinas contra o SARS-CoV-2 chegaram à Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco no passado dia 28 de dezembro, tendo-se iniciado a vacinação aos profissionais de saúde no dia 29 de dezembro.

Nos concelhos de Idanha e Penamacor, por terem sido considerados de risco maior, a vacinação arrancou a 5 de janeiro nos lares de idosos e Unidade de Cuidados Continuados.

A ULS de Castelo Branco comunica que a campanha de Vacinação contra o SARS-CoV-2 vai continuar ao longo desta semana em todas as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) abrangidos pela área de influência da ULSCB, iniciando-se pelos concelhos de Castelo Branco e Sertã.

Posteriormente serão vacinadas todas as ERPI’s e Unidades de Cuidados Continuados (UCC) da área de abrangência da ULSCB, com término no dia 24 de janeiro.

Em Castelo Branco, a vacinação iniciou hoje, dia 18 de janeiro, na Santa Casa da Misericórdia, por ser considerada uma instituição de grandes dimensões e na Sertã a vacinação vai iniciar-se amanhã.

A vacinação nas ERPI e UCC tem o apoio incondicional dos profissionais das próprias instituições, em esforço conjunto com os profissionais da ULS, aplicando-se todas as normativas da DGS e normativos internos da ULSCB.
Em simultâneo com esta atividade continua a segunda dose da vacinação dos profissionais da ULSCB, quer a nível hospitalar, quer a nível dos Cuidados de Saúde Primários.

A Diretora Clínica, Dra. Maria Eugénia André afirma que “todos os hospitais do país estão sujeitos a uma grande pressão devido à pandemia e a ULS de Castelo Branco não é exceção. No entanto estamos a trabalhar diariamente para criar condições para aliviar essa pressão, o que não está a ser fácil, pois o país estar a chegar ao seu limite máximo”.

Para saber mais, consulte:

ULS de Castelo Branco – http://www.ulscb.min-saude.pt/


Reforço no combate à Covid-19

18/01/2021

ARSLVT contrata médicos e enfermeiros aposentados

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) está a contratar médicos e enfermeiros aposentados para reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à Covid-19.

Assim, de acordo com a ARSLV, encontram-se abertas candidaturas para:

a) Médicos e enfermeiros aposentados para a realização de inquéritos epidemiológicos, em regime de teletrabalho;

b) Médicos aposentados para exercer em estruturas de retaguarda para doentes Covid (vulgo “hospitais de campanha”).

Em ambos os casos a contratação será através de um contrato a termo resolutivo incerto, enquanto se mantiver a situação de pandemia. A remuneração, pelo tempo completo, será correspondente a 75% do vencimento auferido à data da aposentação ou proporcional ao tempo disponibilizado, mantendo-se o regime de trabalho que detinha à data da aposentação.

Se está disponível para dar um contributo “extra” no combate à Covid-19 envie a sua candidatura (com CV, cópia de cédula profissional e cópia do último recibo de vencimento) para nuno.venade@arslvt.min-saude.pt.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias


Estudo SM-COVID19

18/01/2021

INSA divulga resultados do estudo “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”

Os resultados do estudo “Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM-COVID19)” indicam que cerca de 25% dos participantes apresenta sintomas moderados a graves de ansiedade, depressão e stress pós-traumático.

Coordenado pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, o estudo SM-COVID19 visou avaliar o impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental e no bem-estar da população em geral e dos profissionais de saúde, tendo em conta dimensões como ansiedade, depressão, stress pós-traumático, burnout e resiliência, entre outras.

De acordo com resultados deste trabalho, na população em geral, são sobretudo os jovens adultos e as mulheres que apresentam sintomas de ansiedade e de depressão moderada a grave. Já de entre os profissionais de saúde e também como esperado, são sobretudo aqueles que estão a tratar doentes com Covid-19 que apresentam ansiedade moderada a grave (42%), sendo que é ainda neste grupo de indivíduos que os níveis de burnout (exaustão física e emocional) são mais elevados (43%).

No que diz respeito à expectativa face ao futuro após a pandemia, a maior parte dos indivíduos revela preocupação em não saber quando haverá um tratamento ou uma vacina eficaz (89%) e com a possibilidade de o país entrar numa crise económica muito grave (96%). Os participantes referiram ainda preocupação com o facto de não conseguirem recuperar o rendimento que tinham antes da pandemia (75%) e com o facto da sua forma de viver não voltar a ser a mesma que era antes (79%).

Apesar disso, mais de 40% do total de respondentes ao estudo SM-COVID19 sente-se otimista em relação ao futuro.

Para saber mais, consulte:

INSA > Notícias


Covid-19 | ADR Matosinhos

18/01/2021

Área Dedicada ao Doente Respiratório a funcionar num novo espaço

A Área Dedicada ao Doente Respiratório (ADR) Comunidade de Matosinhos passou a funcionar, desde sexta-feira num novo espaço, localizado na Avenida Dom Afonso Henriques.

O edifício sofreu obras de reabilitação para receber de modo adequado a ADR Comunidade e o Serviço de Atendimento a Situações Urgentes (SASU).

A ADR, a funcionar desde o primeiro pico pandémico no Centro de Saúde da Senhora da Hora, muda agora para o novo espaço, mas com a mesma equipa dedicada ao atendimento do doente respiratório. O horário de atendimento mantém-se das 8 às 20 horas, nos dias úteis.

O SASU Matosinhos, que funcionava há vários anos nas instalações do Centro de Saúde de Matosinhos, ganha novas condições para resposta a situações urgentes, evitando o recurso ao Serviço de Urgência do Hospital Pedro Hispano. Funciona ao fim de semana e feriados das 9 às 19 horas.

O novo espaço – cedido pelas empresas Petrogal SA, Repsol Portuguesa e BP Portugal e formalizado através de um protoloco de colaboração na resposta à pandemia pela Covid-19 — foi reabilitado pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos, contando com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, parceira neste projeto.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde de Matosinhos > Notícias


Covid-19 | ULS Guarda

18/01/2021

ULS aumenta capacidade de internamento no Hospital Sousa Martins

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda aumentou a capacidade de internamento para doentes com covid-19 no Hospital Sousa Martins e vai “abrir” mais 24 camas nas instalações do Serviço de Pneumologia.

De acordo com informação prestada à agência Lusa, a ULS da Guarda tem vindo ao longo da semana passada a aumentar a capacidade de internamentos Covid. Foram abertas no início da semana seis camas [e], depois, mais 10 camas (em internamento Covid 2)”.

A ULS também refere que a instituição pretende abrir, o mais breve possível, mais 18 camas, [que] ficarão alocadas nas instalações do Serviço de Pneumologia”.

“O Internamento de Pneumologia foi, entretanto, transferido para o espaço da Unidade de Cirurgia de Ambulatório, estando as pequenas cirurgias a ser transferidas, sempre que possível para o Hospital Nossa Senhora da Assunção de Seia”, acrescenta a ULS da Guarda.

A ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões) gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a “Mimar Mêda”, na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

Visite:

ULS Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/


Estratégia alimentar e nutricional no contexto da COVID-19 publicada em revista científica internacional – DGS

Estratégia alimentar e nutricional no contexto da COVID-19 publicada em revista científica internaci

O artigo “The national food and nutrition strategy for the Portuguese COVID-19 response”, onde se descreve de forma breve a estratégia alimentar e nutricional portuguesa desenvolvida pelo Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável da Direcção-Geral da Saúde (DGS), foi publicado esta quinta-feira no European Journal of Clinical Nutrition.

Desde o início da pandemia da COVID-19 que o PNPAS tem vindo a produzir um conjunto de orientações pertinentes e pragmáticas, juntamente com materiais informativos disponibilizados ao longo da resposta concertada de Portugal à pandemia.

A alimentação é cada vez mais reconhecida como um aspeto central no contexto da COVID-19, sendo que a obesidade é hoje um dos principais fatores de risco para a gravidade na infeção por SARS-CoV-2. E a par da obesidade, a COVID-19 também afeta com maior gravidade pessoas com outras doenças crónicas, como a diabetes e a hipertensão arterial. Em todas estas patologias, a alimentação saudável será determinante para um melhor controlo metabólico destes doentes. Por outro lado, sabemos também que a otimização do estado nutricional nos doentes com COVID-19 pode ser de extrema importância para a sua recuperação e para a diminuição do risco de complicações associadas. Assim, os cuidados de nutrição, devem ser uma prioridade, tantos nos cuidados de saúde primários como nos cuidados hospitalares, em particular nas unidades que tratam de doentes com COVID-19, desde os doentes internados em enfermaria às unidades de cuidados intensivos.

O confinamento que hoje se inicia em Portugal volta a colocar grandes desafios para a adoção de uma alimentação saudável na população portuguesa, em particular das famílias mais vulneráveis do ponto de vista socioeconómico.

São estes desafios e as suas respetivas respostas que se encontram descritas no artigo que foi publicado.

Pode consultar o artigo: The national food and nutrition strategy for the Portuguese COVID-19 response


Novo Centro de Saúde de Nisa

18/01/2021
Centro de Saúde Nisa

ULSNA prossegue investimentos no distrito de Portalegre

O novo edifício do Centro de Saúde Nisa abre portas à população amanhã, dia 19 de janeiro. Estas novas instalações irão permitir melhores condições de trabalho para os profissionais, mais qualidade no atendimento e uma melhor acessibilidade dos utentes, estando igualmente preparadas para uma resposta mais adequada neste contexto de pandemia.

A obra e equipamento teve um custo total de um milhão e meio de euros, com a comparticipação de 85% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o restante suportado pelo Município de Nisa em 7,5% e pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) em 7,5%.

Com este novo e moderno equipamento de Saúde, a ULSNA- EPE prossegue a sua carteira de investimentos no distrito de Portalegre.


21.º Aniversário do CHUCB

18/01/2021

Cova da Beira planta 168 oliveiras para assinalar aniversário

No âmbito da comemoração do 21.º aniversário do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) e em referência a uma das iniciativas mais emblemáticas desta instituição («Semana do Bebé do CHUCB»), o Conselho de Administração promoveu a plantação de 168 oliveiras, no Hospital Pêro da Covilhã, onde foi descerrada no passado domingo, 17 de janeiro, dia do aniversário institucional, uma placa comemorativa.

As árvores representam todos os bebés nascidos na maternidade desta unidade de saúde, por cada um dos meses das 14 edições já realizadas deste evento.

A Semana do Bebé do CHUCB é uma iniciativa anual, que, desde 2007, procura alertar para os baixos índices da natalidade em Portugal, com particular ênfase nas regiões do interior, e promover a natalidade e os cuidados de saúde materno-infantis, bem como sedimentar os laços entre a comunidade e o hospital.

Pretende-se, também, consciencializar pais, cuidadores e educadores para a importância de uma parentalidade afetiva e responsável, essencial à promoção da saúde na primeira infância.

Para saber mais, consulte:

CHUCB – http://www.chcbeira.min-saude.pt/