Notícias em 20/01/2021

Relatório de Situação nº 324 | 20/01/2021

Relatório de Situação nº 324 | 20/01/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 324 | 20/01/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Orientação nº 001/2021 de 20/01/2021 – DGS

Orientação nº 001/2021 de 20/01/2021

COVID-19: Vigilância e investigação epidemiológica


Despacho n.º 858-A/2021 – Diário da República n.º 13/2021, 1º Suplemento, Série II de 2021-01-20
Administração Interna, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde – Gabinetes do Ministro da Administração Interna e das Ministras do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde
Alargamento do âmbito e reforço da operacionalização das estruturas de apoio de retaguarda (EAR) criadas pelo Despacho n.º 10942-A/2020


Combate à pandemia e vacinação dominam o primeiro Conselho de Assuntos Gerais da Presidência Portuguesa – DGS

Combate à pandemia e vacinação dominam o primeiro Conselho de Assuntos Gerais da Presidência Portugu

A primeira reunião informal de Ministros dos Assuntos Europeus da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (EU) teve lugar dia 19, por videoconferência, e foi presidida pela Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, a partir de Bruxelas. A Secretária de Estado apresentou as prioridades da Presidência Portuguesa: promover a recuperação económica da União Europeia através da transição climática e digital, implementar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais de modo a não deixar ninguém para trás, e fortalecer a estratégia de autonomia de uma União Europeia aberta ao mundo.

Na mesma reunião a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, destacou o processo de vacinação COVID-19 e o facto de a União Europeia ter de cooperar no processo de vacinação de outros países, porque a UE “não ficará segura” enquanto os vizinhos “estiverem doentes”. “A cooperação internacional é necessária, e a UE tem uma grande responsabilidade relativamente aos países mais vulneráveis na nossa vizinhança do Leste e do Sul”, realçou Ana Paula Zacarias~. “Nenhum país irá conseguir derrotar esta pandemia sozinho. Precisamos de solidariedade, precisamos de falar com outros países sobre a iniciativa COVAX, sobre o reforço da OMS, sobre cooperação técnica, e temos de trabalhar com o espírito de equipa europeu. Juntos, podemos tornar a UE e o mundo num lugar mais seguro para lutar contra o vírus”, sublinhou Zacarias.


Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove webinar sobre novos horizontes para a Bioética na era pós-pandémica

imagem do post do Comissão de Ética do Instituto Ricardo Jorge promove webinar sobre novos horizontes para a Bioética na era pós-pandémica

19-01-2021

A Comissão de Ética do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) promove, dia 2 de fevereiro (10:300), um webinar subordinado ao tema “Novos horizontes para a Bioética na era pós-pandémica: focos nacional e internacional”. A iniciativa, que será gravada com vista à sua reprodução, é de assistência livre através da plataforma online Teams, sendo que o acesso à reunião pressupõe consentimento para efeitos do Regulamento Geral da Proteção de Dados.

Pensar como vai ser o mundo após a pandemia é um exercício que tem sido realizado por especialistas das mais diversas áreas, considerando as suas repercussões na vida laboral, social, cultural, política, cientifica, e até religiosa. O webinar “Novos horizontes para a Bioética na era pós-pandémica: focos nacional e internacional” tem como objetivo refletir as consequências dessas alterações no plano da Bioética, que procura conciliar de modo equilibrado a justiça, a dignidade e a vulnerabilidade.

“Os dilemas éticos apresentados pela pandemia, que conduziram à emissão de recomendações por parte de muitas Comissões e Conselhos de Bioética, a nível internacional e nacional, vieram evidenciar a existência de uma diversidade extraordinária de ideias e conceções representativas do nosso melhor e do nosso pior como seres humanos, pelo que a Bioética e os seus princípios vão ter que adaptar-se às dinâmicas do novo normal da sociedade e apoiar da melhor forma a sua evolução em harmonia”, explica Nina Sousa Santos, Presidente da Comissão de Ética do INSA, acrescentando que o evento visa “contribuir para esta reflexão”.

programa do webinar prevê a apresentação de duas comunicações intituladas “Novos horizontes para a Bioética na era pós pandémica: foco nacional” e “Novos horizontes para a Bioética na era pós pandémica: foco internacional” da autoria, respetivamente, de Jorge Soares, Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, e de Paula Martinho da Silva, Membro do Comité Internacional de Bioética da Unesco. A participação na reunião não carece de inscrição, bastando para tal aceder à seguinte ligação.


SM-COVID19: Saúde mental em tempos de pandemia – policy brief

imagem do post do SM-COVID19: Saúde mental em tempos de pandemia – policy brief

19-01-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulga o policy brief e recomendações produzidas no âmbito do projeto “Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM-COVID19)”, coordenado pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do INSA. Estas recomendações visam contribuir para a orientação da resposta dos serviços aos problemas de SM identificados nos grupos mais vulneráveis.

Desenvolvido em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, o estudo SM-COVID19 teve como objetivo avaliar o impacto da COVID-19 na saúde mental (SM) e bem-estar (BE) dos profissionais de saúde e de outros profissionais que estão na primeira linha de combate à pandemia, assim como da população em geral. Os dados foram recolhidos através de um questionário estruturado autoadministrado via online com duas abordagens amostrais.

Foram consideradas, para efeitos deste trabalho, 6079 respostas de um total de 6859 questionários preenchidos, incluindo 3982 respondentes da população geral (continente e ilhas) e 2097 profissionais de saúde com atividade em território português. As dimensões de saúde mental consideradas (bem-estar psicológico, ansiedade, depressão, perturbação de stress pós-traumático, burnout e resiliência) foram avaliadas através de instrumentos específicos e escalas validadas.

A necessidade de promover a implementação de medidas efetivas de promoção e proteção da SM e BE, bem como de mitigação do sofrimento psicológico na população geral, nos profissionais na linha da frente, nomeadamente nos profissionais dos serviços de saúde, nos cidadãos em isolamento ou quarentena, nas pessoas infetadas com SARS-CoV-2 e nos doentes com COVID-19 é uma das recomendações referidas na publicação.

É ainda destacada a importância de reforçar os serviços dos cuidados de saúde primários, bem como reforçar os serviços de psiquiatria e saúde mental nos hospitais, e os cuidados na comunidade, no âmbito dos setores público, social e privado, e ainda os serviços de saúde pública.

Consulte o policy brief em acesso aberto aqui.


Vacinação Covid-19

20/01/2021

Hospital de Braga administra 2.ª dose da vacina a 790 profissionais

Em dezembro, iniciou-se a primeira fase da vacinação contra o vírus SARS-CoV-2, novo coronavírus causador da doença Covid-19, tendo sido vacinados no total 1.589 profissionais considerados prioritários no combate à Covid-19, informa o Hospital de Braga.

Esta quarta-feira, dia 20 de janeiro conclui-se a primeira fase da administração da segunda dose da vacina a cerca de 790 profissionais que assim finalizam o seu plano de vacinação. A administração da segunda dose da vacina teve início no dia 19.

Para o Presidente do Conselho de Administração, João Porfírio Oliveira, «num momento tão difícil da pandemia, a vacinação dos profissionais é fundamental para protegermos todos aqueles que diariamente lutam contra este inimigo comum.»

O responsável reforça, ainda «ser muito importante a continuidade da vacinação de forma célere para que assim se consiga vacinar o maior número de profissionais no menor tempo possível. Todos os profissionais são fundamentais para continuarmos a prestar cuidados de saúde atempados.»

João Porfírio Oliveira finaliza, reiterando «que a vacinação é a esperança de todos, mas que urge continuar a cumprir-se todas as recomendações das autoridades da Saúde e do Governo para conseguirmos diminuir a propagação deste vírus que tanto tem assolado o nosso país».

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga – https://www.hospitaldebraga.pt/


Presidência Portuguesa do Conselho da UE

20/01/2021

Combate à pandemia e vacinação dominam a primeira reunião informal

A primeira reunião informal de Ministros dos Assuntos Europeus da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (EU) teve lugar dia 19, por videoconferência, e foi presidida pela Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, a partir de Bruxelas.

A Secretária de Estado apresentou as prioridades da Presidência Portuguesa: promover a recuperação económica da União Europeia através da transição climática e digital, implementar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais de modo a não deixar ninguém para trás, e fortalecer a estratégia de autonomia de uma União Europeia aberta ao mundo.

Na mesma reunião a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, destacou o processo de vacinação Covid-19 e o facto de a União Europeia ter de cooperar no processo de vacinação de outros países, porque a UE “não ficará segura” enquanto os vizinhos “estiverem doentes”. “A cooperação internacional é necessária, e a UE tem uma grande responsabilidade relativamente aos países mais vulneráveis na nossa vizinhança do Leste e do Sul”, realçou Ana Paula Zacarias.

“Nenhum país irá conseguir derrotar esta pandemia sozinho. Precisamos de solidariedade, precisamos de falar com outros países sobre a iniciativa COVAX, sobre o reforço da OMS, sobre cooperação técnica, e temos de trabalhar com o espírito de equipa europeu. Juntos, podemos tornar a UE e o mundo num lugar mais seguro para lutar contra o vírus”, sublinhou Secretária de Estado dos Assuntos Europeus.

Para saber mais, consulte:

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia – https://www.2021portugal.eu/pt/


Covid-19 | Rastreio nas escolas

20/01/2021

Testes rápidos de antigénio nas escolas arrancaram hoje em Tomar

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e a Secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, estiveram presentes esta manhã na Escola Secundária Santa Maria do Olival, em Tomar, para acompanhar o início do processo de rastreio à Covid-19, através de testes rápidos de antigénio, nas escolas.

“Neste momento a decisão é ter escolas abertas. E temos a obrigação de manter a segurança da comunidade escolar. Esta campanha de testagem, através de testes antigénio, é a melhor forma de identificar surtos e quebrar possíveis cadeias de transmissão, mantendo a normalidade possível nas turmas não afetadas”, sublinhou António Lacerda Sales.

A campanha de testagem rápida, com recurso a testes de antigénio (Trag), arrancou esta quarta-feira, dia 20 de janeiro, e pretende aumentar a rapidez da deteção e rastreamento de eventuais casos de SARS-CoV-2, em alunos, pessoal docente e não docente.

Para operacionalizar esta estratégia, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), em colaboração com as respetivas estruturas regionais e com as Administrações Regionais de Saúde, elaboraram um modelo de consentimento informado a obter junto dos encarregados de educação, bem como informação sobre a importância do processo de testagem para fornecer à comunidade educativa.


Covid-19 | Humanização de serviços

20/01/2021

Hospital de Guimarães informa familiares de doentes por SMS

O Serviço de Urgência do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (Hospital de Guimarães) passou a enviar mensagens para o telemóvel de referência de contacto dos doentes graças a um projeto informático que visa humanizar os serviços e evitar aglomerados desnecessários.

De acordo com o Hospital de Guimarães, após a admissão do doente no Serviço de Urgência, são enviadas pelo menos cinco mensagens (SMS) com indicações acerca dos procedimentos em curso.

A primeira mensagem de texto enviada para o telemóvel do acompanhante do doente informa automaticamente que o utente se encontra em observação clínica.

De seguida, todas as vezes que o doente realize exames, como RX ou TAC, é enviado uma nova SMS para o número do familiar de referência, para que este seja atualizado dos procedimentos realizados.

Se for o caso, quatro horas após a realização dos exames é enviada uma nova mensagem a informar que o doente continua em reavaliação clínica.

Por último, caso o doente tenha alta ou seja transferido para o internamento ou outro hospital, será enviada essa informação.

Em todos os casos, sendo necessária informação adicional, um profissional de saúde poderá entrar em contacto direto com a família.

Na unidade de internamento Covid-19, além da informação diária do médico, está disponível um “tablet” para realizar videochamadas com os doentes que apresentem condições para tal, depois de um agendamento entre os familiares e o enfermeiro responsável.

“Este sistema é importantíssimo para que os familiares tenham a noção de como decorre o processo do seu familiar e evita que se desloquem sem necessidade ao hospital, evitando aglomerados desnecessários”, reforça o hospital.

Para saber mais, consulte:

  • Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães > Notícias

Nota à comunicação social

20/01/2021

Esclarecimento relativamente ao acidente com carrinha de transporte de vacinas

Ocorreu hoje, pelas 11h20, um despiste de uma das carrinhas que transportava 152 frascos de vacinas da BioNtech-Pfizer que estavam em distribuição para pontos de vacinação, no Alentejo. Os frascos de vacinas foram imediatamente transportados pela equipa da GNR que estava a fazer a escolta do transporte, para o Centro Hospitalar mais próximo do local.

Neste momento, e em articulação com INFARMED, decorre a avaliação das vacinas por uma equipa farmacêutica de forma a verificar se as suas propriedades se mantêm.

Para suprir a vacinação nos restantes pontos da rota, que não estava ainda, concluída, já seguiram outros frascos de vacinas, garantindo, deste modo, a continuidade do plano de vacinação previsto.

Informa-se, ainda, que o motorista da viatura se encontra bem de saúde.


Estruturas de Apoio de Retaguarda

20/01/2021

Valências atribuídas às EAR alargadas a pessoas com situação clínica não relacionada com a Covid-19

O Governo alarga as valências atribuídas às Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR), criadas no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, a pessoas internadas em unidades hospitalares com situação clínica não relacionada com a SARS-CoV-2 (novo coronavírus causador da doença Covid-19).

O objetivo é, de acordo com o despacho hoje publicado em Diário da República, reforçar a capacidade de resposta das unidades de saúde, nomeadamente dos hospitais

As EAR passam a poder ser utilizadas também, excecionalmente, por pessoas internadas em unidades hospitalares devido a condições clínicas não relacionadas com o SARS-CoV-2, com alta clínica, mas sem necessidade de internamento em unidade hospitalar ou em outra unidade de saúde.

Até agora, as EAR estavam destinadas, exclusivamente, ao acolhimento de pessoas infetadas com SARS-CoV-2 e utentes de estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), infetados com SARS-CoV-2, que careçam de apoio específico, sem necessidade de internamento hospitalar.

No despacho, o alargamento é justificado com a «experiência recolhida no decurso da aplicação do Despacho n.º 10942-A/2020 [que determinou a criação de uma rede nacional de EAR] e o agravamento da situação epidemiológica (…), que demonstram a necessidade de rever algumas regras de funcionamento das EAR, a fim de reforçar a sua operacionalidade».

O despacho, assinado pelos Ministros da Administração Interna, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde, informa que a aceitação em EAR «apenas pode ser efetuada mediante parecer positivo da autoridade de saúde e do responsável da segurança social territorialmente competentes, nomeadamente no que se refere à capacidade de segregação entre doentes positivos e doentes negativos nos espaços físicos, assim como à capacidade de resposta das equipas técnicas alocadas a cada EAR».

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 858-A/2021 – Diário da República n.º 13/2021, 1º Suplemento, Série II de 2021-01-20
Alargamento do âmbito e reforço da operacionalização das estruturas de apoio de retaguarda (EAR) criadas pelo Despacho n.º 10942-A/2020

Despacho n.º 10942-A/2020 – Diário da República n.º 217/2020, 2º Suplemento, Série II de 2020-11-06
Cria estruturas de apoio de retaguarda (EAR), em todos os distritos do território continental, para acolher pessoas infetadas com SARS-CoV-2 e utentes de estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), infetados com SARS-CoV-2, que careçam de apoio específico, sem necessidade de internamento hospitalar


CHL | Aumenta capacidade

20/01/2021

Centro hospitalar com mais 52 camas para doentes Covid-19

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) passou a contar com mais 52 camas em enfermaria para tratamento de doentes Covid-19, divididas pela torre nascente do Hospital de Santo André – Leiria e o Serviço de Medicina Interna do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira – Alcobaça.

O centro hospitalar explica que «devido ao novo crescimento de incidência da Covid-19 e à elevada afluência e permanência de doentes na área dedicada a doentes com suspeita de infeção respiratória nos Serviços de Urgência (ADR-SU)», o Conselho de Administração deliberou «ativar o nível IV do Plano de Resposta covid-19 – camas nível I».

Aquele nível do Plano de Resposta «preconiza a disponibilização de 172 camas de nível I, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André, em Leiria, e no Serviço de Medicina Interna no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira», com efeitos desde segunda-feira, dia 18 de janeiro.

Medidas «serão monitorizadas»

As camas de tipologia III permitem receber e tratar os doentes críticos Covid-19, nomeadamente os que necessitam de ventilação mecânica invasiva, enquanto as camas de tipologia II adequam-se aos cuidados de saúde intermédios e as camas de tipologia I são as utilizadas nas enfermarias, segundo o CHL.

O Conselho de Administração adianta que estas medidas «serão monitorizadas e divulgada a sua atualização, sempre que considerar necessário».

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Sangue | Apelo à dádiva

20/01/2021

Mesmo em pandemia é possível continuar a ajudar a salvar vidas!

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alerta para o facto de os meses de janeiro e fevereiro serem «particularmente exigentes para a manutenção das reservas de sangue em níveis confortáveis», devido ao frio e às constipações, sublinhando que, este ano, a situação é agravada pela pandemia de Covid-19, as medidas de confinamento e as regras para garantir a segurança para dadores e profissionais.

Segundo os dados do IPST, à data de 19 de janeiro, do grupo sanguíneo «A positivo», o mais prevalente na população portuguesa, há reserva para quatro dias, e do «O negativo» (dador universal) e «B negativo» existe reserva para cinco dias.

No entanto, a reserva estratégica nacional, que considera também as reservas existentes nos hospitais, é de 12 a 35 dias, consoante os grupos sanguíneos. Apesar da suspensão da atividade programada não urgente em alguns hospitais, a necessidade diária de componentes sanguíneos mantém-se, frisa o IPST.

Deslocação para efeitos de dádiva são permitidas pelas autoridades.

O IPST pede que se dê sangue, relembrando que «mesmo em tempos de pandemia é possível continuar a ajudar a salvar vidas, já que nos locais de colheita foram reforçadas todas as medidas para que o ato se efetue com segurança» e as deslocação para efeitos de dádiva são permitidas pelas autoridades.

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos. A dádiva de sangue é benévola e não remunerada.

A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Para saber mais, consulte:


CH Oeste avança para remodelação da Urgência

20/01/2021

Estão também programadas obras de reabilitação nos serviços de cirurgia e medicina

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste prevê avançar, em breve, com o concurso público relativo às obras de remodelação do Serviço de urgência da Unidade de Torres Vedras.

Estão, ainda, programadas obras de reabilitação nos serviços de cirurgia e medicina, bem como a substituição de coberturas, que permitirá solucionar os crónicos problemas de infiltração nesta Unidade hospitalar. Esta intervenção representa um investimento total de 1.610.147 € (um milhão, seiscentos e dez mil, cento e quarenta e sete euros), financiado em 85% do valor considerado elegível por fundos comunitários.

A concretização destas obras, há muito aguardadas, irá permitir melhorar a qualidade de acolhimento, conforto e atendimento aos doentes que acorrem a esta Unidade Hospitalar, e prevenir as infeções hospitalares. Também os profissionais que diariamente exercem as suas funções neste Serviço irão ver melhoradas as suas condições de trabalho, com melhores instalações e equipamentos, que permitirão aumentar a capacidade de resposta à atividade do Serviço.

Em 2020, o Serviço de Urgência Geral da Unidade de Torres Vedras registou 40. 979 atendimentos.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.