Notícias em 27/01/2021

Relatório de Situação nº 331 | 27/01/2021

Relatório de Situação nº 331 | 27/01/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 331 | 27/01/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Despacho n.º 1125-D/2021 – Diário da República n.º 18/2021, 2º Suplemento, Série II de 2021-01-27
Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Suspensão de voos de e para o Brasil e de e para o Reino Unido


Covid-19 | INEM

27/01/2021

Hospital de campanha montado no Hospital São Bernardo, em Setúbal

A equipa responsável pelo Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT), em conjunto com profissionais do Gabinete de Logística e Operações (GLO) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), montou uma Unidade de Campanha para apoio ao Hospital São Bernardo, em Setúbal, para fazer face à pressão exercida pela pandemia de Covid-19 na região.

De acordo com o INEM, o objetivo desta Unidade passa pela realização de triagem e tratamentos em ambulatório, sendo operacionalizada por profissionais da própria Unidade Hospitalar.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Covid-19 | Esforço dos hospitais

27/01/2021

Governo atento às diferentes taxas de esforço dos hospitais da AML

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que o Governo está atento às diferentes taxas de esforço dos hospitais da Área Metropolitana de Lisboa (AML), por forma a haver um maior equilíbrio.

«Estamos atentos às taxas de esforço de forma a equilibrarmos essas taxas de esforço, para que não haja hospitais com 50%, 60% ou 70% e outros com 25% e 30%”, disse António Lacerda Sales, após uma visita a uma estrutura de retaguarda de combate à Covid-19, instalada no Hospital Militar de Coimbra.


Rastreio Neonatal: 85.456 recém-nascidos estudados em 2020 – INSA

imagem do post do Rastreio Neonatal: 85.456 recém-nascidos estudados em 2020

27-01-2021

Em 2020, foram estudados 85.456 recém-nascidos no âmbito do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através da sua Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana. Em relação a 2019, realizaram-se no ano passado menos 1.908 “testes do pezinho” (86.827).

Lisboa foi o distrito com o maior número de bebés estudados (25.014, menos 1.267 do que em 2019), seguido do Porto (15.734, mais 33), Braga (6.538, menos 96) e Setúbal (6.723, menos 264), enquanto que Bragança (596, menos 33), Portalegre (631, mais 10) e Guarda (740, mais 43) foram os distritos onde menos testes foram efetuados. Janeiro foi o mês com mais recém-nascidos rastreados (8.043), seguido de setembro (7.712) e julho (7.625).

PNRN realiza, desde 1979, testes de rastreio de algumas doenças graves, em todos os recém-nascidos, o chamado “teste do pezinho”. Este exame é efetuado através da recolha de umas gotículas de sangue no pé da criança e permite diagnosticar algumas doenças graves que clinicamente são muito difíceis de diagnosticar nas primeiras semanas de vida e que mais tarde podem provocar atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas ou até situações de coma.

O exame deve ser realizado entre o terceiro e o sexto dia de vida do recém-nascido, porque antes do terceiro dia os valores dos marcadores existentes do sangue do bebé podem não ter valor diagnóstico e após o sexto dia alguns marcadores perdem sensibilidade, havendo o risco de atrasar o início do tratamento. Todos os casos positivos são posteriormente encaminhados para a rede de Centros de Tratamento, sediados em instituições hospitalares de referência, contribuindo para a prevenção de doenças e ganhos em saúde.


Programa Nacional de Rastreio Neonatal ─ Relatório 2019 – INSA

imagem do post do Programa Nacional de Rastreio Neonatal ─ Relatório 2019

27-01-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Genética Humana, divulga o relatório de atividades do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN) referente ao ano de 2019. O documento refere todos os casos detetados, bem como os Centros de Tratamento em que estão a ser seguidos e as incidências das doenças rastreadas entre outra informação estatística.

Criado em 1979, este programa de saúde pública conhecido como “teste do pezinho” tem como objetivo primário o rastreio neonatal de doenças raras, de forma a evitar a evolução da patologia rastreada, através do diagnóstico pré-sintomático e da institucionalização precoce de terapia adequada.

A Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge, que funciona no seu Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira no Porto, é o braço laboratorial do Programa, sendo composta pelo Laboratório Nacional de Rastreios, Laboratório de Metabolismo e Laboratório de Genética Molecular.

Do relatório de desenvolvimento do PNRN em 2019, destaca-se o seguinte:

  • A alteração, por despacho, da designação do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce para Programa Nacional do Rastreio Neonatal, para melhor refletir o âmbito do programa, um rastreio no período neonatal, e a terminologia em uso no plano internacional;
  • As comemorações dos 40 anos do Programa com a participação de parceiros europeus e a distinção honorífica do Ministério da Saúde, a Medalha de Serviços Distintos − Grau Ouro;
  • Assinatura de um Protocolo de Cooperação com a Associação de Doentes APOFEN (Associação Portuguesa de Fenilcetonuria e outras Doenças Metabólicas);
  • O Hipotiroidismo Congénito, a Fibrose Quística e mais 24 Doenças Hereditárias do Metabolismo foram rastreadas de uma forma sistemática, com uma média de idade de início de tratamento de 10 dias de vida;
  • A taxa de cobertura nacional mantém-se próxima dos 100%, o que constitui um excelente indicador de aceitação da população a este programa nacional de saúde pública;
  • Desde o início do Programa, foram rastreados mais de 3.890.677 recém-nascidos e diagnosticados 2.217 doentes, com uma incidência global de 1:1.123 recém-nascidos para as 26 patologias rastreadas;
  • Através dos seus indicadores, número de patologias rastreadas, tempo médio de início de tratamento e taxa de cobertura a nível nacional, trata-se de um Programa de grande eficácia.

PNRN constitui-se como um programa multidisciplinar e tem como objetivo comum o bem-estar do recém-nascido, controlando a patologia detetada em fase pré-sintomática e unindo, em sintonia harmoniosa, as maternidades, os cuidados de saúde primários, os centros de tratamento e o laboratório do rastreio. Hoje observamos que os doentes que foram rastreados estão integrados na sociedade com um tipo de vida análoga aos seus pares.

Consulte o relatório em acesso aberto aqui.


Coordenadora do Sistema EVITA integra Steering Committee da Secção de Prevenção de Acidentes e Lesões da EUPHA – INSA

imagem do post do Coordenadora do Sistema EVITA integra Steering Committee da Secção de Prevenção de Acidentes e Lesões da EUPHA

27-01-2021

Tatiana Alves, responsável pelo sistema EVITA (Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes), foi convidada para integrar o Steering Committee da Secção de Prevenção de Acidentes e Lesões da Associação Europeia de Saúde Pública (European Public Health Association – EUPHA). Este convite decorre do trabalho que tem sido desenvolvido no contexto do sistema EVITA, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia.

A Secção da EUPHA – Injury Prevention and Safety Promotion tem estado focada em prevenir os acidentes e lesões e em melhorar a saúde e o bem-estar dos cidadãos, organizando nesse sentido diversas ações baseadas nos quatro pilares essenciais da EUPHA (Investigação, Educação, Prática e Suporte). Considerando esta missão, o atual Steering Committee pretende, durante os próximos três anos, conhecer novos perigos relacionados com a ocorrência de lesões, explorar a colaboração com outras secções, mobilizar sinergias, conhecimentos e divulgar estratégias e políticas efetivas de prevenção de acidentes.

Uma das áreas de interesse da Secção de Prevenção de Acidentes e Lesões, uma das maiores secções da EUPHA com cerca de mil membros, diz respeito aos Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL), pelo que o contributo do INSA na área da monitorização e vigilância deste fenómeno de saúde, através do sistema EVITA, afigura-se como relevante para a construção de conhecimento baseado em evidência sobre esta temática. Criado em 2000, o EVITA é um sistema de recolha e análise de dados sobre ADL que implicaram recurso às urgências de unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Licenciada em Enfermagem, especialista em Enfermagem Comunitária e mestre em Psicologia dos Recursos Humanos, Tatiana Alves ingressou no INSA em 2016, assumindo a coordenação do Sistema EVITA em janeiro de 2017. Dos seus interesses científicos fazem parte a Saúde Pública, as Infeções associadas aos cuidados de saúde, a prevenção de Acidentes e a promoção da segurança, o estudo de frequências e tendências dos ADL e das suas diversas formas, bem como as características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos nos acidentes.

Criada em 1992, a EUPHA é uma organização científica internacional, multidisciplinar, que agrega associações de saúde pública de toda a Europa, contando atualmente com cerca de 80 membros de 47 países, entre os quais a Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), desde a sua fundação, e a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, desde 2015. Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Reino Unido, Suécia e Suíça foram os países fundadores da EUPHA, além de Portugal.


Apoio Psicossocial

27/01/2021

Equipa da ULS da Guarda já apoiou 1.645 doentes e familiares

A Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, criada em novembro de 2018, já apoiou 1.645 doentes e familiares.

A equipa dá apoio psicossocial e espiritual a pessoas que enfrentam doenças avançadas, bem como aos seus familiares e cuidadores.

Esta equipa integra o Programa Humaniza, de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas da Fundação La Caixa, e é composta por uma diretora, duas psicólogas clínicas e uma assistente social.

Entre 2019 e 2020, verificou-se um acréscimo de 22% de pessoas apoiadas e de 96% de intervenções realizadas.

No atual contexto de pandemia, esta equipa têm tido um papel adicional no apoio ao luto de familiares de doentes falecidos com Covid-19 e em formações dirigidas aos profissionais que integram as equipas Covid-19.

Para saber mais, consulte:

ULS da Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/


Drogas, Toxicodependência e Álcool

27/01/2021

SICAD disponibiliza relatórios de 2019 referentes à situação do país

O Serviço de Intervenção nos Comportamento Aditivos e nas Dependências (SICAD) apresenta os relatórios referentes a 2019 da situação do País em matéria de Drogas e Toxicodependências, em matéria de Álcool e o Descritivo de Respostas e Intervenções.

Os documentos foram hoje analisados pelo Diretor-geral do SICAD, João Goulão, e pelo Subdiretor, Manuel Cardoso, numa audiência por videoconferência na Comissão de Saúde, da Assembleia da República, que, sem refletir ainda os efeitos da pandemia de Covid-19 – por se reportar exclusivamente a 2019 -, evidenciou uma evolução negativa em alguns indicadores da situação do país em matéria de drogas, toxicodependências e álcool.

Estes relatórios são fruto do trabalho do SICAD, no âmbito da execução do Plano Ação para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências, em estreita colaboração com os diversos serviços-fonte nacionais que providenciam informação sobre as suas áreas específicas, abordando não só o problema do ponto de vista da Procura como da Oferta.

Estes documentos permitem-nos conhecer a situação do país, mas igualmente avaliar e monitorizar a evolução das metas definidas no Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências, numa lógica de Saúde em todas as políticas.

Para saber mais, consulte:

Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências – http://www.sicad.pt/