Notícias em 28/01/2021

Relatório de Situação nº 332 | 28/01/2021

Relatório de Situação nº 332 | 28/01/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 332 | 28/01/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Despacho nº 002/2021 de 26/01/2021 – DGS

Despacho nº 002/2021 de 26/01/2021

Atualização das taxas devidas pelos serviços prestados pela Direção-Geral da Saúde no âmbito das suas atribuições.


Decreto do Presidente da República n.º 9-A/2021 – Diário da República n.º 19/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-01-28
Presidência da República
Renova a declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública

Resolução da Assembleia da República n.º 14-A/2021 – Diário da República n.º 19/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-01-28
Assembleia da República
Autorização da renovação do estado de emergência


Caros seguidores, colocaremos aqui os novos diplomas de renovação do estado de emergência após a sua publicação em Diário da República.


Covid-19 | Vacinação

28/01/2021

Atualização do Plano de Vacinação apresentado hoje

A Task Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19 apresentou hoje a atualização do plano de vacinação e o balanço da execução do plano até ao final do mês de janeiro.

O plano de vacinação passa agora a incluir, na sua primeira fase, todas as pessoas com mais de 80 anos de idade, independentemente de qualquer comorbilidade ou patologia, uma alteração que se justifica pelo aumento da incidência da doença.

Francisco Ramos, coordenador da task force, referiu, na sessão de apresentação, que «foi possível perceber neste tempo de pandemia que era importante incluir o grupo dos idosos com mais de 80 anos, em função dos níveis de evolução da pandemia e do nível de severidade atingido nesta altura».

De acordo com a revisão, está prevista a vacinação ainda no decurso da primeira fase – que se estende até abril – de 670 mil pessoas com 80 ou mais anos, estimando-se que, até ao final de março, existam já 170 mil pessoas dentro deste grupo com a vacinação completa e outras 170 mil apenas com a primeira toma da vacina.

O plano mantém, nesta fase, a vacinação para pessoas dos 50 aos 79 anos com patologias específicas.

A criação dos centros de vacinação está também referida no plano, sendo este um processo que já se encontra em marcha e que visa a massificação e aceleração do processo de vacinação contra a Covid-19.

Para saber mais, consulte:


Vacinação contra a Covid-19

28/01/2021

Todas as pessoas com mais de 80 anos vão ser incluídas na 1.ª fase do plano

Todas as pessoas com mais de 80 anos de idade vão ser incluídas na primeira fase do plano de vacinação contra a Covid-19, anunciou hoje o coordenador do plano, Francisco Ramos.

Francisco Ramos considerou que esta é «provavelmente a mais importante» alteração ao plano de vacinação do país, uma decisão justificada pelo aumento da incidência da doença.

«Aquilo que fica integrado no plano é manter o grupo dos 50 aos 79 anos com as comorbilidades, mas incluir também todas as pessoas com mais de 80 anos, independentemente de qualquer comorbilidade ou patologia que tenham», adiantou Francisco Ramos, durante a apresentação da atualização do plano de vacinação, que decorreu hoje nas instalações do Infarmed, em Lisboa.


ARS Centro | Resposta à Covid-19

28/01/2021

Hospitais da região Centro reforçados com 27 camas em enfermaria

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro anunciou hoje, através de comunicado, que os hospitais da região Centro receberam na quarta-feira um reforço de 27 camas em enfermaria para doentes Covid-19.

De acordo com a ARS do Centro, foram admitidos 178 doentes com Covid-19 nas unidades da região, até às 23:59 de quarta-feira, dia 27 de janeiro, havendo 1.399 pessoas internadas, das quais 1.266 em enfermaria e 133 em unidades de cuidados intensivos.

Visite:

ARS Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt


Covid-19 | Hospital de Évora

28/01/2021

Hospital abre nova enfermaria e prepara mais dois espaços

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) abriu hoje uma nova enfermaria para doentes com Covid-19, com 10 camas, depois de ter esgotado a capacidade de internamento, e está prevista, nas próximas semanas, a criação de mais dois espaços.

“Tivemos de encontrar soluções” porque “a capacidade de internamento estava completamente esgotada e continuávamos a receber cada vez mais doentes”, afirmou hoje a Presidente do Conselho de Administração do HESE, Maria Filomena Mendes.

Segundo a responsável, apesar de existirem dificuldades para se encontrarem “ainda mais espaços” no edifício hospitalar, foi possível abrir a “enfermaria Covid 5”, que tem 10 camas, cedidas pelo projeto Aconchegar, das quais quatro já estão ocupadas, no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação.

Para saber mais, consulte:

HESE – http://www.hevora.min-saude.pt/


ULS do Nordeste | Atividade assistencial

28/01/2021

Unidade manteve consultas e cirurgias agendadas nos cuidados hospitalares

Apesar dos condicionamentos à normal atividade assistencial programada decorrentes da pandemia de Covid-19, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste manteve, durante o segundo semestre de 2020, a realização de um elevado número de consultas externas e de cirurgias agendadas nos seus Cuidados Hospitalares, dando assim resposta às necessidades dos doentes. No segundo semestre do ano passado foram realizadas 46.874 consultas hospitalares – sendo que apenas 9,58 por cento se realizaram em regime não presencial – das quais 17.173 foram primeiras consultas e 29.081 foram consultas subsequentes.

Comparativamente ao segundo semestre de 2019 é possível verificar que a redução, na ordem dos 3 por cento relativamente ao total, afetou principalmente as consultas subsequentes, uma vez que o número de primeiras consultas realizadas foi até superior, no segundo semestre de 2020, em 9,3 por cento relativamente ao mesmo período do ano anterior. Já no que respeita às cirurgias efetuadas na ULS do Nordeste, no mesmo período de 2020, houve também um aumento, de 3,3 por cento face ao período homólogo, sendo o total de intervenções cirúrgicas de 3.564, incluindo em ambulatório e com internamento.

De acordo com a ULS do Nordeste, a cirurgia de ambulatório realizada representou, no segundo semestre de 2020, um acréscimo de 18,2 por cento, também face ao mesmo período de 2019. Embora neste momento, precisamente por força da pandemia, seja a atividade cirúrgica programada aquela que é alvo de maiores constrangimentos, os Cuidados Hospitalares da ULS do Nordeste continuam a prestar assistência especializada aos doentes, de acordo com a sua prioridade clínica, continuando a realizar-se quer consultas de especialidade, quer intervenções cirúrgicas previamente agendadas. De acordo com a atual situação epidemiológica, as cirurgias programadas realizam-se nos hospitais de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela, centrando-se a cirurgia de urgência no Hospital de Bragança.

Esta articulação possibilita a continuidade de cuidados, garantindo o melhor acesso aos serviços de saúde, mas também que seja feito com a necessária segurança dos utentes e dos profissionais, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde para a contenção da Covid-19.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde do Nordeste> Notícias


Sangue | Mais de 8.600 dádivas

28/01/2021

IPST agradece e apela para que as dádivas continuem

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) agradece a mobilização para doar sangue, o «empenho e competência dos profissionais de saúde» e a ajuda das associações de dadores na organização de sessões de colheita que ajudaram a contrariar um «decréscimo de cerca de 10% nas colheitas», o que em contexto de inverno, agravado pela pandemia, levou a uma instabilidade nas reservas.

«Apesar da situação difícil em que o país se encontra, a resposta por parte da sociedade foi excecional e sem precedentes: Entre 19 e 26 de janeiro inscreveram-se 8.638 dadores e foram colhidas 7.009 unidades de sangue nos Centros de Sangue e da Transplantação do IPST em Lisboa, Porto e Coimbra», informa o instituto.

No entanto, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação sublinha que as necessidades de sangue e componentes sanguíneos nos hospitais «são diárias» e que há condicionantes no armazenamento, uma vez que «os componentes sanguíneos têm um tempo limitado de armazenamento; os dadores de sangue, sendo homens só podem realizar a sua dádiva de três em três meses e sendo mulheres de quatro em quatro meses», ao que acresce a incerteza sobre a evolução da pandemia.

«Assim, esta mobilização foi essencial para estabilizar as reservas de componentes sanguíneos nesta fase, mas a afluência maciça gerou também situações de esperas longas e desconforto. Por isso, o IPST reitera o apelo a todos os dadores para que, dentro das suas possibilidades, procurem os serviços de colheita de sangue de forma regular e faseada, uma vez que só assim será possível continuar a garantir as condições de distanciamento social, um melhor atendimento ao dador e a distribuição constante e regular de unidades de sangue aos hospitais», pede o instituto.

Deslocação para efeitos de dádiva são permitidas pelas autoridades

O IPST relembra que «mesmo em tempos de pandemia é possível continuar a ajudar a salvar vidas, já que nos locais de colheita foram reforçadas todas as medidas para que o ato se efetue com segurança» e as deslocação para efeitos de dádiva são permitidas pelas autoridades.

Podem doar sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é 60 anos. A dádiva de sangue é benévola e não remunerada. 

A doação de sangue pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.

Para saber mais, consulte


Notícias da Cooperação – Cabo-Verde: Cidade da Praia – Hospital Agostinho Neto inaugura novo espaço de laboratório e imagiologia – DGS

Notícias da Cooperação - Cabo-Verde: Cidade da Praia - Hospital Agostinho Neto inaugura novo espaço

O Hospital Dr. Agostinho Neto inaugurou na passada sexta feira, 22 janeiro, um novo espaço de laboratório e imagiologia após obras de remodelação e aquisição de equipamentos no valor de 80 mil contos para atender melhor os pacientes. 

A informação é do presidente da comissão administrativa do hospital Dr. Agostinho Neto, Imadoeno Cabral, em entrevista à Inforpress, para falar das obras e dos investimentos que o sector da Saúde está realizando no estabelecimento hospitalar da Praia, tendo realçado que algumas obras foram co-financiadas pelo Ministério da Saúde.

“O aparelho da tomografia já é uma realidade, já se encontra no hospital e, neste momento, estamos na fase de montagem e formação. Vamos inaugurar o novo serviço de imagiologia, vamos ter aparelho TAC e outros equipamentos, numa sala com melhores condições de trabalho e de acolhimento dos utentes”, disse.

Para além do serviço de imagiologia, Imadoeno Cabral, realçou que o Hospital vai também, na sexta-feira, 22, inaugurar um novo espaço de laboratório para análises clínicas, feito que considera como grande inovação já que o espaço está dotado de equipamentos para responder às necessidades atuais do serviço.

O hospital Dr. Agostinho Neto, indica, quer ser um serviço de referência e por isso, deve contar com equipamentos de alta tecnologia no sector de diagnóstico.

Ainda Imadoeno Cabral, o hospital da Praia pretende ainda, neste ano, realizar reforços nas intervenções cirúrgicas nas áreas de ortopedia, de cardiologia e na cirurgia geral, assim como intervenções para melhorar e equipar a unidade de terapia intensiva e os quartos particulares.”