Notícias em 02/02/2021

Relatório de Situação nº 337 | 02/02/2021

Relatório de Situação nº 337 | 02/02/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 337 | 02/02/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Resolução da Assembleia da República n.º 31/2021 – Diário da República n.º 22/2021, Série I de 2021-02-02
Assembleia da República
Recomenda ao Governo que divulgue informação sobre a COVID-19 em contexto escolar e desenvolva um programa de rastreio

Resolução da Assembleia da República n.º 35/2021 – Diário da República n.º 22/2021, Série I de 2021-02-02
Assembleia da República
Recomenda ao Governo a adoção de medidas para travar o aumento das desigualdades estruturais de género desencadeadas pelos impactos socioeconómicos da COVID-19

Resolução da Assembleia da República n.º 37/2021 – Diário da República n.º 22/2021, Série I de 2021-02-02
Assembleia da República
Recomenda ao Governo a reposição e regulamentação da carreira de técnico auxiliar de saúde

Portaria n.º 26-A/2021 – Diário da República n.º 22/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-02-02
Infraestruturas e Habitação
Procede à primeira alteração da Portaria n.º 91/2020, de 14 de abril, que define, em execução do disposto no n.º 2 do artigo 3.º da Lei n.º 4-C/2020, de 6 de abril, um regime excecional para as situações de mora no pagamento das rendas atendendo à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e doença COVID-19, os termos em que é efetuada a demonstração da quebra de rendimentos para efeito de aplicação daquele regime excecional a situações de incapacidade de pagamento das rendas habitacionais devidas a partir de 1 de abril de 2020 e até ao mês subsequente ao termo da vigência do estado de emergência


Covid-19 | Testes rápidos

02/02/2021

Conselho Europeu adota recomendação para testes de antigénio

O Conselho Europeu adotou a recomendação que estabelece um quadro comum para a utilização de testes rápidos de antigénio e o reconhecimento mútuo dos resultados dos testes Covid-19 na União Europeia.

De acordo com a recomendação os testes são uma ferramenta decisiva para desacelerar a propagação do vírus e mitigar a pandemia.

Os Estados-Membros devem continuar a usar testes rápidos de antigénio para fortalecer a capacidade geral; reconhecer mutuamente os resultados de uma seleção de testes rápidos; garantir que testes rápidos de antigénio sejam realizados por profissionais de saúde treinados para o efeito; reconhecer mutuamente os resultados dos testes de RT-PCR realizados por organismos de saúde nacionais certificados e concordar com um conjunto comum de dados a serem incluídos nos certificados de resultados de teste.

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Presidência Portuguesa | Adoção de recomendação para testes rápidos


ULSBA | Combate à pandemia

02/02/2021

Estrutura de apoio em base aérea recebe doentes do Hospital de Beja

O Hospital José Joaquim Fernandes – Beja (Hospital de Beja), integrado na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), iniciou, no dia 1 de fevereiro, a transferência de doentes Covid-19 para a Estrutura de Apoio de Retaguarda na Base Aérea n.º 11.

De acordo com a ULSBA, cinco doentes foram transferidos do Hospital José Joaquim Fernandes – Beja para a unidade de apoio localizada «a cerca de 10 minutos», na base aérea de Beja, numa operação que teve o apoio dos Bombeiros Voluntários e que vai continuar a decorrer ao longo desta semana.

A Estrutura de Apoio e Retaguarda está a ser «dimensionada para 20 camas», um número que «poderá ser aumentado» no futuro, em caso de necessidade, revela a ULSBA.

Os doentes transferidos são pessoas que não têm critérios de internamento hospitalar, mas que, «por uma ou outra razão, não podem ficar em casa». Nesta Estrutura de Apoio de Retaguarda continuarão a ser acompanhados pelo pessoal médico e de enfermagem da ULSBA.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Covid-19 | Rede Nacional de EAR


Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório – PND | 15 de fevereiro – DGS

Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório – PND | 15 de fevereiro

O Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório – PND, é celebrado em toda a Europa com o objetivo de promover a visibilidade do trabalho desenvolvido pelos enfermeiros perioperatórios e contribuem para a literacia do cidadão na área da segurança cirúrgica.

A Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portuguesa (AESOP), como membro fundador da European Operating Room Nurses Association – EORNA, associa-se no próximo dia 15 de fevereiro e pelo décimo sexto ano consecutivo, a todos os colegas europeus nas comemorações deste dia, alusivos ao slogan: “Perioperative nurses: TOGETHER WE WILL SUCCEED”

Para assinalar esta data, a AESOP promove em Portugal, com o mote “Uma ideia, Uma mudança!”, a divulgação de atividades desenvolvidas pelos enfermeiros perioperatórios, a nível nacional, de forma a manter a capacidade de resposta ou a melhorar a qualidade dos cuidados prestados à pessoa em situação perioperatória neste particular e desafiante contexto de pandemia por Covid-19.

Recorrendo ao uso de uma metodologia centrada num problema real e na implementação de estratégias e intervenções eficazes para a sua resolução, a AESOP propôs, a realização de um póster em formato digital, com estrutura bem definida, que serão colocados numa plataforma de votação pública online no site da AESOP.


HESE | Angiografia Cerebral

02/02/2021

Procedimento permite diagnosticar patologias cerebrovasculares

O Centro de Responsabilidade Integrado Cérebro-Cardiovascular do Alentejo (CRIA) do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) realizou a primeira angiografia cerebral de diagnóstico, no âmbito do projeto de desenvolvimento da Angiografia na área da Neurorradiologia, liderado pela responsável, Luísa Biscoito.

«A angiografia cerebral permite o diagnóstico e melhor caracterização de patologias cerebrovasculares, como por exemplo os aneurismas cerebrais, malformações vasculares, patologia isquémica assim como o tratamento de algumas dessas patologias» explica a responsável pela Unidade de Neurorradiologia.

«Esta Unidade tem como objetivo melhorar e reforçar a capacidade de resposta à população de referência e à comunidade médica da região do Alentejo, na área da patologia cérebro-vascular. O desenvolvimento desta unidade permite uma aproximação de cuidados, promovendo a equidade no SNS. Desta forma, os doentes do Alentejo já não precisam de se deslocar aos grandes centros para realizar este tipo de exame» afirma a neurorradiologista.

Para o Diretor do CRIA, Lino Patrício, «este é mais um passo para o desenvolvimento do CRIA: a formação de uma equipa multidisciplinar que consiga dotar o Hospital de Évora de mais respostas na área da patologia cérebro-vascular para a região», sublinhando que «esta é a primeira fase de um plano cujo objetivo principal será tratar o acidente vascular cerebral em fase aguda».

Para saber mais, consulte:

HESE > Notícias


Medicamentos genéricos

02/02/2021

Genéricos geram poupança superior a 462 M€ em 2020

Os medicamentos genéricos dispensados nas farmácias portuguesas permitiram uma poupança superior a 462 milhões de euros (M€) ao Estado e às famílias no ano passado, 2020. De acordo com os dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (Apogen), trata-se do valor mais alto de sempre.

Os indicadores mostram uma poupança gerada com os medicamentos genéricos de 14 milhões de euros em 2020 face ao ano anterior, o que se explica pelo facto de vários produtos de referência terem perdido a patente, permitindo uma redução dos custos quer para o Serviço Nacional de Saúde, quer para os utentes.

Para saber mais, consulte:

APOGEN > https://www.apogen.pt/


Psiquiatria | Infância e Adolescência

02/02/2021

CHL cria serviço de psiquiatria para crianças e jovens até aos 18

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou o Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, que já se encontra a funcionar. O Serviço tem como objetivo a prestação de cuidados e intervenções diferenciadas na área da saúde mental à população de idade pediátrica, até aos 18 anos.

Inclui a consulta externa, o apoio ao internamento pediátrico, a colaboração com os tribunais e Núcleo Hospitalar de Crianças e Jovens em risco.

«Esta é mais uma área de especialidade médica que disponibilizamos aos nossos utentes, considerando as necessidades específicas e crescentes da população mais jovem da nossa área de influência. Continuamos a apostar no reforço das funções assistenciais diferenciadas, um eixo fulcral na nossa estratégia de crescimento», refere em comunicado o Presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho.

No novo Serviço colaboram três médicas pedopsiquiatras e uma psicóloga clínica e vai dar resposta aos doentes no Hospital de Santo André – Leiria, no Hospital Distrital de Pombal e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, sempre em regime de ambulatório.

De acordo com o centro hospitalar, toda a intervenção centra-se na esfera individual e/ou familiar, em articulação com outras especialidades médicas e não médicas nas áreas da saúde e educação.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícia