Concursos abertos e listas em 03/02/2021

Aviso (extrato) n.º 2174/2021 – Diário da República n.º 23/2021, Série II de 2021-02-03

Saúde – Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P.

Procedimento concursal comum deserto por inexistência de candidatos


INMLCF, IP - Homepage

03.02.2021 – Procedimento, por mobilidade, destinado ao recrutamento de 1 assistente técnico para o GMLF da Madeira

Oferta BEP OE202102/0056 – Ver documento
Ata 1 do procedimento – Ver documento
Anexo da ata 1 – Ver documento


Bolsa de Investigação Projeto “FED-AMR” – INSA

imagem do post do Bolsa de Investigação Projeto “FED-AMR”

03-02-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Doenças Infecciosas, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica, no âmbito do Projeto “FED-AMR – The role of free extracellular DNA in dissemination of antimicrobial resistance over ecosystem boundaries along the food/feed chain”. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até 17 de fevereiro.

O plano de trabalho previsto para a bolsa será realizado em contexto laboratorial e de bioinformática no Laboratório Nacional de Referência da Resistência aos Antibióticos e Infeções Associadas a Cuidados de Saúde (LNR-RA/IACS) do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, integrado num projeto que tem como base o conceito de Uma só Saúde (One Health).

Este plano abrange a determinação do resistoma e da biodiversidade microbiana em onze compartimentos ambientais distintos (como fezes de animais, estrume, ração, solo, cereais, água e outros) e na identificação do papel do DNA extracelular na transferência genética horizontal entre os compartimentos testados.

A bolsa terá à duração de 15 meses, com início previsto para março de 2021, sendo que o trabalho será desenvolvido no LNR-RA/IACS, em Lisboa. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.


Bolsa de Investigação Projeto “WORLDCOM” – INSA

imagem do post do Bolsa de Investigação Projeto “WORLDCOM”

03-02-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Departamento de Doenças Infecciosas, abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Científica, no âmbito do Projeto “WORLDCOM – Development of new tools for real-time detection of zoonotic bacteria and antimicrobial resistance in veterinary, human and environmental sources”. Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até 17 de fevereiro.

O plano de trabalho previsto para a bolsa será realizado no âmbito de um projeto a decorrer no Laboratório Nacional de Referência da Resistência aos Antibióticos e Infeções Associadas a Cuidados de Saúde (LNR-RA/IACS) do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, tendo como base o conceito de Uma só Saúde (One Health).

Este plano de trabalho abrange a obtenção e atualização de dados genómicos de patogénicos e genes de resistência aos antibióticos com interesse, análise de sequências disponíveis em bases de dados públicas de genes de resistência aos antibióticos, e sequenciação total do genoma (de novo e targeted) de isolados caracterizados fenotipicamente obtidos de vários reservatórios.

A bolsa terá à duração de 17 meses, com início previsto para março de 2021, sendo que o trabalho será desenvolvido no LNR-RA/IACS, em Lisboa. Para mais informações, consultar aviso de abertura do concurso.