Notícias em 08/02/2021

Relatório de Situação nº 343 | 08/02/2021

Relatório de Situação nº 343 | 08/02/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 343 | 08/02/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Norma nº 003/2021 de 08/02/2021 – DGS

Norma nº 003/2021 de 08/02/2021

Campanha de Vacinação contra a COVID-19: COVID-19 Vaccine AstraZeneca®


Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 05-02-2021 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 05-02-2021

08-02-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza um novo relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2, desenvolvido no âmbito do “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”. Até à data, foram analisadas 3261 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em 71 laboratórios, hospitais e instituições, representando 235 concelhos de Portugal.

Desde o último relatório (12-01-20219), foram analisadas mais 919 sequências, incluindo 532 sequências obtidas de amostras colhidas entre 10 e 19 de janeiro de 2021 por laboratórios distribuídos pelas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e por todos os distritos de Portugal continental (no total de 138 concelhos), no âmbito da vigilância de periodicidade mensal com amostragem nacional que o INSA está a coordenar, e 199 sequências obtidas em amostras suspeitas da presença das variantes associadas ao Reino Unido, Africa do Sul e Brasil ou de outros estudos específicos.

Entre as novas sequências analisadas, a variante associada ao Reino Unido foi detetada por sequenciação com uma frequência de 16% na amostragem nacional de 10 e 19 janeiro. Esta frequência relativa é concordante com a que foi estimada a partir dos dados de falha na deteção do gene S por RT-PCR para a mesma semana, no âmbito do estudo de monitorização contínua desta variante em colaboração com a Direção-Geral da Saúde e o laboratório Unilabs, sendo que os resultados obtidos pelas duas estratégias de vigilância indicam que esta variante está amplamente dispersa por todo o território nacional.

O mais recente relatório de situação refere também que foram detetados, até à data, dois casos da variante associada à África do Sul, sendo que não se detetou nenhum caso desta variante na amostragem nacional do período 10-19 de janeiro, o que sugere que a circulação desta variante é ainda limitada em Portugal. O relatório do INSA dá ainda conta de que não foi detetado nenhum caso associado à variante 501Y.V3 (P.1), primeiramente detetada no Brasil, em particular na região de Manaus (Amazónia), mas que foram detetados cinco casos da variante P.2, também detetada inicialmente no Brasil e associada a casos de reinfeção.

O relatório destaca ainda a emergência de uma variante com uma mutação de interesse na proteína Spike, tendo sido detetada com uma frequência relativa de 6.8% na amostragem nacional do período 10-19 de janeiro. Esta variante foi associada a três casos na amostragem nacional de novembro, tendo agora um total de 57 sequências detetadas em 32 concelhos, abrangendo 9 distritos de Portugal continental e a Região Autónoma dos Açores, indicando alguma dispersão a nível nacional.

Desde o passado mês de abril, o INSA tem vindo a desenvolver, em colaboração com o Instituto de Gulbenkian de Ciência (IGC), o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


Decreto-Lei n.º 11/2021 – Diário da República n.º 26/2021, Série I de 2021-02-08

Presidência do Conselho de Ministros

Procede ao alargamento da prestação social para a inclusão a pessoas cuja incapacidade resulte de acidente ocorrido no âmbito de funções relacionadas com missões de proteção e socorro, prevê a acumulação com o subsídio ao cuidador informal e o pagamento a pessoa coletiva em cuja instituição sejam prestados cuidados a pessoa com deficiência

Portaria n.º 28/2021 – Diário da República n.º 26/2021, Série I de 2021-02-08

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Determina as medidas de caráter extraordinário, temporário e transitório, destinadas ao setor social e solidário

Despacho n.º 1518/2021 – Diário da República n.º 26/2021, Série II de 2021-02-08

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social – Gabinete da Secretária de Estado da Ação Social

Abertura de candidaturas ao Programa Adaptar Social + destinado às entidades representativas do setor social e solidário e do setor lucrativo, nos termos do artigo 6.º da Portaria n.º 178/2020, de 28 de julho


Covid-19 | Orientação DGS

08/02/2021

DGS publica procedimentos sobre acolhimento de pessoas com necessidade de proteção

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma Orientação (002/21) com os procedimentos para estruturas de acolhimento e abrigo de pessoas com necessidade de proteção em contexto de pandemia da Covid-19.

Pelas suas características, estas estruturas podem ser locais de transmissão da infeção por SARS-CoV-2, pelo que devem ser tomadas medidas adicionais para assegurar a minimização da transmissão da doença nestes contextos.

As medidas de prevenção e controlo da infeção, como o distanciamento físico, a utilização correta de máscara e a etiqueta respiratória, devem ser divulgadas, ensinadas, treinadas e incentivadas. Já a frequência dos espaços comuns, deve ser organizada por turnos, se necessário, para que seja mantido o distanciamento físico de 1,5 a 2 metros entre pessoas.

Quando existam quartos partilhados, por exemplo, deve ser colocado o menor número possível de utentes em cada quarto, mantendo uma distância entre camas de 1,5 a 2 metros. Em alternativa, podem ser utilizadas barreiras físicas para garantir a separação (por exemplo, cortinas ou biombos).

Os utentes devem utilizar máscaras (se a sua condição clínica e a idade o permitir, de acordo com a legislação vigente) durante a permanência em espaços comuns.

Os profissionais devem ser organizados em equipas/grupos com rotatividade periódica, sem contacto entre elas, de forma a garantir a continuidade do funcionamento da instituição em situações de múltiplos casos numa equipa. Entre outros cuidados, devem fazer automonitorização diária de sinais e sintomas compatíveis com Covid-19, antes da entrada e saída de cada turno.

Relativamente às visitas, são permitidas as visitas aos utentes, quando aplicável, de acordo com a legislação em vigor e as recomendações da Autoridade de Saúde territorialmente competente e da DGS.

Por outro lado, são também permitidas saídas dos utentes da instituição, tendo em consideração que estas respostas sociais não são dirigidas especificamente a pessoas pertencentes a grupos de risco para doença grave por SARS-CoV-2.

Na admissão de novos utentes e nas reentradas após ausências superiores a 24h, deve ser questionada a existência de sinais ou sintomas sugestivos de Covid-19 e história de contacto com caso confirmado de Covid-19 nos 14 dias anteriores. Caso exista suspeita de Covid-19, o novo utente deve ser encaminhado, com máscara se a sua condição clínica e a idade o permitir, para a área de isolamento definida no Plano de Contingência.

O documento define ainda os procedimentos a adotar perante os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, bem como os cuidados a ter na gestão de resíduos.

A orientação destina-se a instituições de acolhimento de crianças e jovens em perigo, casas de abrigo e respostas de acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica, Centros de Acolhimento e Proteção para vítimas de tráfico de seres humanos, Centros de Acolhimento Temporário e Centros de Alojamento de Emergência Social.

Para saber mais, consulte:

DGS > Orientação nº 002/2021 de 03/02/2021 – COVID-19


Covid-19 | 43.200 vacinas da AstraZeneca

08/02/2021

Portugal recebeu o primeiro lote de vacinas da AstraZeneca

Portugal recebeu já um lote de 43.200 vacinas da AstraZeneca, o primeiro deste laboratório, de acordo com a Task Force do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

Esta é a terceira vacina contra o novo coronavírus a chegar ao país, depois da Pfizer e da Moderna.

O primeiro lote do consórcio AstraZeneca/Oxford foi recebido em Portugal no dia 7 de fevereiro, um dia após a chegada a Espanha das primeiras 196.800 doses.

Pevistas mais duas entregas de vacinas da Moderna e três da Pfizer e a segunda da vacina da AstraZeneca, este mês

Numa atualização do processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, até 1 de fevereiro, a Ministra da Saúde, Marta Temido, referiu que o país já recebeu mais de 400 mil vacinas, 387.270 da BioNTech/Pfizer e 19.200 da Moderna.

Da BioNTech/Pfizer chegaram 86.580 vacinas, das quais 11.700 foram enviadas para os Açores e 11.700 para a Madeira.

Para fevereiro estão previstas mais duas entregas de vacinas da Moderna e três da Pfizer e a segunda da vacina da AstraZeneca, a mais recente a ser aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, tendo Marta Temido afirmado que as entregas desta farmacêutica totalizam 200 mil.

Recorda-se que a campanha de vacinação contra a Covid-19 foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Vacinação Covid-19


AstraZeneca | Vacina contra a Covid-19

08/02/2021

Vacina deve ser dada a pessoas até aos 65 anos, recomenda a DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que, até novos dados estarem disponíveis, a vacina contra da Covid-19 da AstraZeneca deve ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade.

No entanto, na nota hoje divulgada, a DGS acrescenta que «em nenhuma se foi administrada a primeira dose a uma pessoa que tenha estado infetada por SARS-CoV2, não deve ser administrada a segunda dose, informa ainda a DGS, que recomenda situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade ser atrasada» se só estiver disponível esta vacina.

A vacina da AstraZeneca está aprovada para prevenção da Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, em pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, recorda a DGS e informa também que «em nenhuma situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou menos anos de idade ser atrasada se só estiver disponível uma vacina de mRNA».

Na mesma norma, a DGS observa que o esquema vacinal recomendado para esta vacina da Astrazeneca é de duas doses com intervalo de 12 semanas e lembra que, se após a primeira dose for confirmada infeção por SARS-CoV-2, não deve ser administrada a segunda dose.

Se houver atraso em relação à data marcada para a segunda dose, ou, por qualquer motivo esta não puder ser administrada, «a mesma será administrada logo que possível». O esquema vacinal deve ser completado com uma dose de vacina da mesma marca, acrescenta.

Pessoas com sintomas sugestivos de Covid-19 não devem dirigir-se à vacinação sem que seja excluída a infeção por Sars-CoV-2

A autoridade nacional de saúde recorda que «as pessoas com sintomas sugestivos de covid-19 não devem dirigir-se à vacinação sem que seja excluída a infeção por SARS CoV-2 e que as que estiverem em isolamento profilático «devem adiar a vacinação para quando este terminar.

Se, entretanto, desenvolverem sintomas e for confirmada a infeção por Sars-CoV-2, não serão priorizadas para a primeira dose da vacina e não será administrada a segunda dose se já tiverem recebido a primeira dose, esclarece.

A DGS refere ainda que não está estudada a interação da vacina da AstraZeneca com outras, mas, uma vez que se trata de uma nova vacina e «para permitir a valorização de eventuais efeitos adversos, a administração desta vacina deve, sempre que possível, respeitar um intervalo de duas semanas em relação à administração de outras vacinas».

Para saber mais, consulte:

DGS > Campanha de Vacinação contra a Covid-19: Covid-19 Vaccine AstraZeneca®


Covid-19 | Plano de Vacinação

08/02/2021

Portugal vai receber 1,9 milhões de doses de vacinas até abril

A Ministra da Saúde, Marta Temido, fez esta segunda-feira o ponto semanal de situação da evolução do plano de vacinação contra a Covid-19, após a reunião de informação com a task force do plano.

Portugal recebeu até ao final da semana passada 493.050 doses de vacinas. Desse total, 450.150 foram entregues no Continente e o restante nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, e ontem chegaram ao país as primeiras 43.200 doses de vacinas da farmacêutica AstraZeneca.

Ainda sobre a entrega de vacinas, Marta Temido afirmou que Portugal já recebeu mais 87.750 doses da Pfizer, estando ainda prevista uma entrega de mais 22.800 doses da Moderna. Na totalidade, Portugal prevê receber cerca de “1,9 milhões de doses de vacinas até ao final do primeiro trimestre”, anunciou.

Mais de 100 mil já receberam segunda dose

Até às 13h00 de hoje foram registadas 397 404 inoculações, cerca de 292 mil primeiras doses, e quase 105 mil segundas doses. Estas administrações de vacina abrangeram residentes e profissionais de lares de idosos, de unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados e de estruturas equiparadas, designadamente de cidadãos portadores de deficiência, bem como um número significativo de profissionais de saúde.

A Ministra da Saúde anunciou também que ainda esta semana está previsto vacinar mais 120 mil pessoas entre idosos, profissionais de saúde e pessoas com mais de 80 anos ou entre os 50 e os 79 anos com comorbilidades associadas.

Processo de convocação

Depois de ter iniciado a vacinação do segundo grupo em algumas cidades, a Ministra da Saúde garantiu que “todo o país está já a agendar e convocar pessoas para vacinação”.

Segundo a governante, “serão 957 mil as pessoas dentro do segundo grupo de prioritários a vacinar e os centros de vacinação estarão por todo o país”. “Amanhã abrem mais 59 unidades” onde a vacinação deverá ocorrer, afirmou.

Até agora, foram realizados 2.380 agendamentos. “Processo vai ser expandido ao longo das próximas semanas consoante a capacidade de vacinas”, apontou.

Foram enviados 1.677 SMS e 902 pessoas responderam “sim”. Em relação aos portugueses sem médico de família Marta Temido acrescentou que foram já emitidas “4.140 declarações médicas”.

Para todos os portugueses acima de 50 anos com outras doenças ou mais de 80 anos haverá “um simulador onde poderá confirmar se está na lista”. Caso não esteja poderá contactar os serviços de saúde para ser incluído, explicou Marta Temido.


Vacinação | Anticorpos Covid-19

08/02/2021

CHUC revela que 97% dos seus vacinados apresentam anticorpos protetores contra a doença

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) destaca, em comunicado, «que estudo revela que 97% dos nossos vacinados apresentam anticorpos protetores contra a doença» Covid-19.

De acordo com o comunicado de 8 de fevereiro, o CHUC encontra-se em processo de vacinação de todos os seus funcionários, tendo já sido vacinados 4.458 (55%), «o que representa mais de metade da população ativa desta instituição.

A vacinação para a Covid-19, realizada com duas doses de vacina (Pfizer), com intervalo de três semanas, desenvolve dois tipos de imunidade: a imunidade celular e a imunidade humoral, sendo esta última mais fácil de avaliar através de doseamento de anticorpos tipo Imunoglobulina G, anti-SARS-COV-2, (anti-espícula), observa o CHUC.

Os Serviços de Saúde Ocupacional e Patologia Clínica do CHUC, em articulação, estão a levar a cabo um estudo serológico alargado, proposto a todos os funcionários, com o objetivo de monitorizar a eficácia da vacinação.

Segundo o CHUC, este estudo, com uma adesão praticamente total, é constituído por uma determinação pré-vacinal que permite a avaliação do estado basal da população, seguida da avaliação pós-vacinal, com o objetivo de determinar a intensidade da resposta serológica à vacina, e das quais apresentamos aqui já alguns dados preliminares.

«Estas fases serão complementadas com a avaliação ao longo de um ano, permitindo assim monitorizar a duração da resposta humoral, através de determinações seriadas do título de anticorpos específicos para SARS-CoV-2, aos três, aos seis e aos 12 meses», sustenta ainda o CHUC.

Visite:

CHUC – https://www.chuc.min-saude.pt/


Algarve | Vacinação contra a Covid-19

08/02/2021

Cerca de 900 pessoas vão ser vacinadas esta semana. Ação teve início hoje

Cerca de 900 pessoas deverão ser vacinadas esta semana contra a Covid-19 no Algarve ao abrigo da nova etapa de vacinação que arrancou hoje em Portimão e Olhão.

Numa visita ao Centro de Saúde de Olhão, para acompanhar o arranque da vacinação na região a pessoas a partir dos 80 anos ou entre os 50 e os 79 com comorbilidades, Paulo Morgado presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve adiantou que, ainda hoje, deverão chegar à região mais vacinas da Pfizer destinadas aos lares de idosos, já para administração das segundas doses.

Identificadas 25 mil pessoas, 18 mil das quais entre os 50 e os 79 anos com comorbilidades

A região integra um projeto-piloto ao abrigo do qual está a ser testado o sistema de agendamento e marcação da vacinação por serviço de mensagens curtas (SMS), embora as pessoas hoje vacinadas tenham sido ainda todas contactadas por chamada telefónica.

«Ligámos para os familiares durante o fim-de-semana, mas correu bem, já fazíamos isto para a gripe», referiu o responsável, sublinhando que estão a ser atualizados os contactos dos utentes e que a marcação por SMS que vai ser testada ao longo da semana será dirigida, sobretudo, aos utentes entre os 50 e os 79 anos.

Segundo o responsável, ainda esta semana poderá iniciar-se a vacinação dos bombeiros do Algarve, com um novo lote de vacinas de outra farmacêutica que, a chegar à região na quarta-feira, permitirá iniciar a vacinação destes profissionais na quinta-feira.

Paulo Morgado acrescentou que nesta nova etapa da fase 1 do plano nacional de vacinação – que vai depois estender-se a toda a região – estão identificadas 25 mil pessoas, 18 mil das quais entre os 50 e os 79 anos com comorbilidades.

Visite:

ARS do Algarve – http://www.arsalgarve.min-saude.pt/


Centro | Vacinação contra a Covid-19

08/02/2021

Centro inicia vacinação a idosos e maiores de 50 anos e quadro de comorbilidades associadas, dia 12

O Plano de Vacinação contra a Covid-19 na região Centro, para pessoas com mais de 80 anos ou de 50 anos com doenças associadas, tem início na sexta-feira, dia 12, em oito locais de vacinação.

Na apresentação à comunicação social, em Coimbra, esta segunda-feira, 8 de fevereiro, a Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, Rosa Reis Marques, mostrou-se convicta de que até ao final do mês de março será possível ter os «mais idosos ou mais frágeis» vacinados em simultâneo com as duas doses.

Segundo a responsável, os centros de vacinação vão estar instalados em Coimbra, Oliveira do Hospital (Coimbra), Leiria, Viseu, Sever do Vouga (Aveiro), Fundão e Proença-a-Nova (Castelo Branco), além de Sabugal (Guarda).

«As pessoas serão vacinadas partindo dos de maior idade para os de menor idade, sempre tendo em conta também as respetivas comorbilidades, no sentido de darmos estabilidade, conforto, sossego e conforto aos nossos idosos e às pessoas mais frágeis, que é um desígnio para todos nós», sublinhou a dirigente.

150 mil cidadãos com mais de 80 anos e 90 mil com mais de 50 anos e doenças associadas

Na sexta-feira, será o início simbólico do processo para estes dois grupos com a vacinação de 1.500 pessoas, de um universo regional de 150 mil cidadãos com mais de 80 anos e 90 mil com mais de 50 anos e doenças associadas.

De acordo com o Diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego José Luís Biscaia, já chegaram as vacinas da AstraZeneca e o processo entrará depois em «velocidade de cruzeiro».

Os cidadãos vão ser contactados com antecedência para a vacinação por mensagem de telemóvel, através do número 2424, com o seu nome e o local de vacinação, caso as pessoas não tenham telemóvel serão contactados por telefone pelas unidades de saúde, explicou José Luís Biscaia.

«Ninguém ficará de fora», garante o responsável, salientando a existência de «parcerias virtuosas» com as autarquias para a criação de espaços de vacinação, uma vez que os Centros de Saúde não têm capacidade física para responder às necessidades do plano.

Até sexta-feira, a ARS Centro deverá terminar em toda a região Centro a segunda dose de vacinação nos lares e Estruturas Residenciais para Idosos.

Visite:

ARS Centro – https://www.arscentro.min-saude.pt/


Covid-19 | Norte com 7 centros de vacinação

08/02/2021

Centros de vacinação vão administrar 1.500 doses esta semana

Os sete centros de vacinação contra a Covid-19 abertos a Norte vão administrar 1.500 doses esta semana, revela a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

«Previsivelmente, manter-se-ão a funcionar mesmos centros e não abrirão outros esta semana», segundo afirmou à Lusa fonte da ARS Norte.

Para a segunda semana desta fase de vacinação, dedicada a pessoas com 80 e mais anos, bem com mais de 50 anos, mas com comorbilidades associadas e doenças crónicas, está previsto um stock de 1.500 doses.

Os sete locais abriram no Norte entre quinta e sexta-feira (dias 4 e 5 de fevereiro), designadamente Braga, Marão e Douro Norte (Vila Real), Porto Oriental, Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Vimioso (Unidade Local de Saúde Nordeste).

«Nos sete centros do Norte foram administradas 900 doses de vacina na quinta e sexta-feira», o que equivale a uma média de 128 doses inoculações por cada centro, aponta a ARS Norte.

Recorda-se que a segunda fase do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19 arrancou na manhã de quarta-feira, dia 3 de fevereiro, nas Unidades de Saúde Familiares de Alvalade e do Parque, em Lisboa e Vale do Tejo.

Visite:

ARS Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/


Covid-19 | Afluência às urgências

08/02/2021
enfermeiras entrada urgencias

Hospitais do Oeste com menos 30% de afluência nas urgências

A afluência de cidadãos infetados pela Covid-19 ou com sintomas suspeito, às urgências de Torres Vedras e Caldas da Rainha, baixou 30%, de acordo com a Presidente do Conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Elsa Baião.

Nas enfermarias dedicadas à Covid-19 em Torres Vedras e Caldas da Rainha, estão hoje ocupadas 134 das 142 camas existentes, motivo pelo qual o CHO deixou de transferir doentes para outros hospitais, explicou à agência Lusa a mesma responsável. O CHO não possui unidade de cuidados intensivos, o que obriga também a transferir doentes mais críticos para outras unidades.

Nos últimos meses, a capacidade de internamento para doentes Covid-19 aumentou, tendo atingido as 142 camas (80 em Torres Vedras e 62 nas Caldas da Rainha), o que representa 59% de todo o internamento nas duas unidades.

O CHO apelou para que os cidadãos se dirijam de preferência aos centros de saúde da região de modo a que os hospitais respondam apenas a casos de doença aguda.

O Centro Hospitalar do Oeste integra o Hospital Distrital Caldas da Rainha, o Hospital Distrital Torres Vedras e o Hospital São Pedro Gonçalves Telmo – Peniche.

Visite:

CHO – http://www.choeste.min-saude.pt/


Covid-19 | Casos de infeção ARS Norte

08/02/2021

Administração Regional de Saúde do Norte com decréscimo superior a 30%

Os sete distritos tutelados pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte registaram, entre 21 de janeiro e 3 de fevereiro de 2021, um decréscimo superior a 30% de novos casos de infeção pelo Sars-Cov-2, de acordo com relatório.

Nos últimos 14 dias, o decréscimo do número de novos casos de infeção foi mais expressivo no distrito de Braga, que registou menos 47% de novas infeções, passando de 7.209 para 3.788 novos casos.

Sucedem-se os distritos Porto e de Viana do Castelo, que registaram menos 41% de novos casos de infeção pelo Sars-Cov-2.

No distrito de Aveiro [onde a ARS Norte abrange sete municípios] o decréscimo foi de 37% e em Vila Real de 35%.

Os distritos de Bragança e de Viseu [onde a ARS Norte abrange 10 municípios] contabilizaram menos 30% de novas infeções.

Viseu é o que apresenta a maior taxa de incidência da ARS Norte: 2.104 novos casos por 100 mil habitantes, mais do dobro de 960 casos por 100 mil habitantes estipulado pelas autoridades sanitárias para colocar um concelho em risco «extremamente elevado» de contágio.

Dos 85 concelhos tutelados pela Administração Regional de Saúde do Norte, Penedono, São João da Pesqueira e Sernancelhe, no distrito de Viseu, são os que apresentam a maior taxa de incidência: 5.673, 4.533 e 3.595 novos casos, respetivamente.

A par destes três concelhos, outros três do distrito de Viseu apresentam taxas de incidência superiores a 2 mil novos casos por 100 mil habitantes: Moimenta da Beira, Resende e Tarouca.

Os concelhos de Alfandega da Fé e de Vila Flor, no concelho de Bragança, também acompanham esta tendência da incidência com 3.033 e 2.769 novos casos por 100 mil habitantes, respetivamente.

Dos 10 concelhos de Viana do Castelo, seis registaram taxas de incidência superiores a 2 mil novos casos por 100 mil habitantes: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca e Ponte de Lima.

Boticas, no distrito de Vila Real, acompanhou esta tendência, registando 2.901 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Segundo o relatório da ARS Norte, a taxa da incidência na região Norte fixa-se agora nos 1.198 novos casos por 100 mil habitantes.

Entre 21 de janeiro e quarta-feira, 3 de fevereiro, a região contabilizou menos 41% novos casos de infeção, tendo passado de 26.298 para 15.854 novos casos.

Visite:

ARS Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/


Direção-Geral da Saúde lança campanha para o uso seguro dos antibióticos

 Direção-Geral da Saúde lança campanha para o uso seguro dos antibióticos

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos (PPCIRA), lançam hoje a Campanha para a Utilização Segura de Antibióticos PORCAUSA (PORtuguese CAmpaign for the safe USe of Antibiotics).

O PORCAUSA é uma Campanha no âmbito da Literacia em Saúde, que pretende sensibilizar para a problemática da resistência aos antibióticos e para a utilização segura e adequada dos antibióticos. A utilização desnecessária ou excessiva de antibióticos não tem qualquer benefício para o doente e promove a seleção de bactérias mais resistentes e, portanto, mais difíceis de tratar. A crescente resistência das bactérias aos antibióticos cria um cenário preocupante de progressiva perda da efetividade do antibiótico.

Dados do Eurobarómetro continuam a colocar Portugal abaixo da média Europeia no que diz respeito ao conhecimento da população sobre os antibióticos, pelo que é fundamental a promoção de campanhas de consciencialização do cidadão, enquanto parte ativa na tarefa de preservação da efetividade do antibiótico através do seu uso responsável e sensato.

A campanha estará nos meios de comunicação Social de todo os País (rádios, televisões e jornais) durante as próximas duas semanas, nos meios de transporte e nas redes sociais.

O lema da campanha é “Antibióticos é tudo ou nada, NÃO TOME POR TUDO E POR NADA”. Tem três ideias chave sobre antibióticos:

  • Salvam vidas quando usados para tratar infeções graves, mas não têm qualquer utilidade para tratamento de infeções causadas por vírus, como gripes e constipações;
  • São para tomar como o médico indicar, e nunca sem o médico receitar;
  • As medidas individuais para prevenir infeções (como por exemplo a lavagem das mãos e a etiqueta respiratória) são muito importantes.

O que significa a resistência aos antibióticos?

O uso de antibióticos é tão comum atualmente, que algumas bactérias já se adaptaram aos antibióticos, de tal modo que desenvolveram mecanismos de defesa que as tornam resistentes a estes medicamentos. Quando estas se tornam resistentes à maioria dos antibióticos, são chamadas de bactérias multirresistentes. Quanto mais usarmos os antibióticos, mais oportunidades têm as bactérias de se tornar resistentes.

Quais as repercussões?

As infeções causadas por bactérias multirresistentes são mais difíceis de tratar, levando a internamentos hospitalares mais longos e a aumento dos custos económicos e sociais relacionados com o tratamento. Em casos mais graves, pode ocorrer a morte devido à infeção, se os antibióticos não forem eficazes

Uma grande preocupação é, no futuro, deixarmos de ter antibióticos suficientemente eficazes para combater as bactérias mais frequentemente causadoras de infeção.

O que podem os Cidadãos fazer para PRESERVAR OS ANTIBIÓTICOS?

  • Usar os antibióticos apenas quando prescritos pelo seu médico – tem de haver uma razão e justificação fortes para o fazer.
  • Cumprir o esquema de toma do antibiótico tal como o médico prescreveu, mesmo que os sintomas tenham diminuído. Caso contrário, o antibiótico pode matar apenas as bactérias mais vulneráveis, promovendo a resistência de outras.
  • Não partilhar antibióticos com outras pessoas, nem usar as sobras de antibióticos que lhe foram prescritos anteriormente. Esses medicamentos podem não ser adequados para diferentes tipos de infeção.
  • Não pressionar os médicos para a prescrição de antibióticos. Muitas vezes o tempo é o melhor remédio e o antibiótico não traz qualquer benefício.
  • Cumprir as boas práticas de higiene para evitar a propagação de bactérias, através da higiene das mãos e da etiqueta respiratória, evitando assim infeções.
  • Vacinar-se, cumprindo o calendário das vacinas recomendadas, medida fundamental para reduzir o risco de aquisição de infeções.

Antibióticos | Não tome por tudo e por nada

08/02/2021

Campanha apela para uso seguro de antibióticos para travar bactérias multirresistentes

A Direção-Geral da Saúde lança hoje uma campanha sobre a utilização segura de antibióticos para travar as infeções por bactérias multirresistentes, que na União Europeia atingem 670 mil pessoas/ano, mais do que o VIH, tuberculose e gripe.

 Apesar de o consumo de antibióticos ter vindo a baixar nos últimos anos, em particular no último por causa das medidas de proteção por causa da pandemia de Covid-19, a DGS sublinha que «a emergência de bactérias resistentes a antibióticos continua a ser uma ameaça à escala global».

Evitar as infeções usando medidas de proteção como a lavagem das mãos e a etiqueta respiratória (espirrar para o antebraço), cumprir o programa de vacinação, usar os antibióticos só se prescritos pelo médico e respeitar a duração do tratamento e a regularidade das tomas, entregando na farmácia as sobras, caso existam, são as chaves para travar o avanço das bactérias multirresistentes.

A campanha, intitulada PORCAUSA (PORtuguese CAmpaign for the safe USe of Antibiotics) – pretende sensibilizar a população para o problema da resistência aos antibióticos e para a sua utilização segura e adequada, recorrendo a spots de rádio, de televisão e imprensa (nacional e regional), além do uso das redes sociais e da colocação de materiais informativos em transportes e unidades de saúde.

Subordinada ao lema «Antibióticos é tudo ou nada, Não Tome Por Tudo e Por Nada», a campanha lembra que os antibióticos servem para tratar infeções graves, «mas não têm qualquer utilidade nas infeções causadas por vírus, como gripes e constipações».

Recorda ainda que as medidas individuais como a lavagem das mãos e a etiqueta respiratória são essenciais para prevenir infeções e que as infeções causadas por bactérias multirresistentes «são mais difíceis de tratar, levando a internamentos hospitalares mais longos e ao aumento dos custos económicos e sociais relacionados com o tratamento».

Uma estimativa da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, divulgada há dois anos indicava que em Portugal podiam morrer até 2050 mais de 40 mil pessoas na sequência de infeções por bactérias resistentes a antibióticos, apontando para um valor próximo dos 1.100/ano.

Para saber mais, consulte:

DGS > Notícia