Notícias em 11/02/2021

Relatório de Situação nº 346 | 11/02/2021

Relatório de Situação nº 346 | 11/02/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 346 | 11/02/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Decreto do Presidente da República n.º 11-A/2021 – Diário da República n.º 29/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-02-11
Presidência da República
Renova a declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública

Resolução da Assembleia da República n.º 63-A/2021 – Diário da República n.º 29/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-02-11
Assembleia da República
Autorização da renovação do estado de emergência


Viseu | Vacinação contra a Covid-19

11/02/2021

Cerca de 200 pessoas vão ser vacinadas no âmbito de experiência-piloto

Cerca de 200 pessoas com mais de 80 anos começam a ser vacinadas amanhã contra a Covid-19 no Pavilhão Multiusos de Viseu, no âmbito de uma experiência-piloto que permitirá detetar possíveis falhas no agendamento.

«Vamos iniciar aqui uma experiência-piloto, que é a nível de toda a região Centro. É para tentarmos ver inconformidades e deficiências para que possamos, quando entrarmos em velocidade cruzeiro, termos praticamente as coisas todas buriladas», disse hoje aos jornalistas o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, António Cabrita Grade, no final de uma visita ao espaço.

Segundo o responsável, serão administradas no centro de vacinação do Pavilhão Multiusos de Viseu «200 vacinas para os utentes selecionados».

Vão ser vacinados 330 bombeiros esta semana e mais 320 na próxima

Hoje à tarde, serão vacinados em Viseu 30 bombeiros voluntários e sapadores e outros tantos na próxima semana. No total dos 14 concelhos do ACES Dão Lafões, serão vacinados 330 bombeiros esta semana e mais 320 na próxima, acrescentou o responsável.

«Será uma tarefa desenvolvida ao longo de duas semanas, em que iremos vacinar as listagens completas dos bombeiros das diversas corporações», referiu António Cabrita Grade.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Vacinação Covid-19


Covid-19 | Vacinação Bombeiros

11/02/2021

Ministra acompanha o início da vacinação que vai chegar a 15 mil bombeiros

A Ministra da Saúde acompanhou esta manhã no arranque da vacinação contra a Covid-19 dos bombeiros, no Centro de Saúde da Damaia, no concelho da Amadora.

“Só foi possível chegar até aqui porque temos trabalhado com outros sectores”, reforçou Marta Temido, que reiterou a meta do Governo de ter «70% da população vacinada até ao fim do verão».

No Centro de Saúde da Damaia, a governante teve ainda uma palavra de agradecimento para os profissionais de saúde e para o trabalho que tem sido feito pelas autoridades de saúde, nomeadamente no desenvolvimento dos rastreios e inquéritos epidemiológicos.

A Ministra da Saúde relembrou que após a vacinação a população não poderá deixar de cumprir as regras de higienização e de distanciamento físico.

“A vacina ajuda à proteção, mas não é um escudo completo, e, portanto, o resto das medidas têm de ser mantidas e temos de continuar a ter cuidados”, alertou.

Marta Temido acrescentou que é necessário ter em atenção as novas variantes, de modo a preservar a saúde para que “o mais depressa possível” se regresse à normalidade.

Cerca de 15 mil bombeiros voluntários, sapadores e municipais começam a ser vacinados contra a Covid-19, num processo que se vai prolongar durante as próximas duas semanas e que marca o início da segunda fase do plano de vacinação contra a Covid-19.

O início do programa de vacinação dos bombeiros contou também com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, da Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e do secretário de Estado Coordenador para o combate à pandemia na Região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro.


Covid-19 | Internamentos região Centro

11/02/2021
enfermeiras entrada urgencias

Número de internamentos volta a descer nos hospitais do Centro

Os hospitais da região Centro registam hoje uma descida do número de internados em enfermarias Covid-19 e unidades de cuidados intensivos, de acordo com dados divulgados pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

As taxas de ocupação nas enfermarias e nas unidades de cuidados intensivos baixou de 83% para 79% e de 84% para 78%, respetivamente.

Os hospitais da região Centro emitiram na quarta-feira 89 altas para doentes em enfermaria e duas nos cuidados intensivos, tendo ainda registado 26 óbitos em meio hospitalar, menos cinco que no dia anterior.

No setor social, privado, militar e Estruturas de Apoio de Retaguarda encontram-se internados 75 doentes com covid-19 (menos cinco do que no dia anterior), em 123 camas ativas.

Visite:

ARS do Centro – https://www.arscentro.min-saude.pt/


INSA, DGS e INEM participam em projeto europeu para preparar resposta a futuras pandemias

imagem do post do INSA, DGS e INEM participam em projeto europeu para preparar resposta a futuras pandemias

11-02-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vão trabalhar num projeto europeu (PANDEM-2), que tem início este mês, com o objetivo de desenvolver processos e sistemas de informação para melhorar a preparação e resposta da União Europeia (UE) a futuras pandemias. As novas soluções vão permitir simular múltiplos cenários e respostas possíveis, bem como formar gestores pandémicos a uma escala nacional e europeia.

Por outro lado, as ferramentas desenvolvidas no âmbito do PANDEM-2 vão também permitir melhorar o planeamento e a gestão de recursos essenciais, como camas de internamento, equipamentos de proteção individual (EPI) e vacinas. Estas soluções permitirão uma resposta coerente e eficaz a uma próxima pandemia. Apesar da resposta robusta da UE à pandemia da COVID-19, há oportunidades de melhoria na análise de dados em tempo real, na partilha de informação entre os países e na adoção de políticas comuns e coerentes.

O aumento populacional, as viagens internacionais e os fatores ambientais aumentam a possibilidade de transmissão de doenças de animais para humanos. Perante estas ameaças, a UE, que é responsável por proteger a saúde e segurança dos cidadãos, pretende desenvolver soluções de partilha de informação e promover a adoção de políticas e abordagens conjuntas entre os Estados-membros e as Agências.

O papel do INSA e da DGS no projeto será principalmente na área dos sistemas de vigilância, do desenho da resposta pandémica e da formação e disseminação das soluções desenvolvidas. Caberá ao INEM participar nas diversas fases deste projeto, nomeadamente no planeamento, implementação, simulação e treino de algumas das ferramentas desenvolvidas, contribuindo desta forma para a otimização da preparação e resposta a eventos pandémicos futuros.

Liderado pela Universidade Nacional da Irlanda (Galway), o consórcio PANDEM reúne líderes europeus das áreas da saúde, segurança, defesa, microbiologia, comunicação, tecnologias da informação e gestão de emergência, assegurando que a ciência mais moderna serve os interesses da prestação de cuidados, do governo e da sociedade. Entre os membros do Advisory Board contam-se a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doença (ECDC).

O projeto PANDEM-2 evolui a partir das questões chave e lições aprendidas de outros projetos financiados pela UE, incluindo o PANDEM original. Com um financiamento total de 9.75 milhões de euros, através do programa Horizonte 2020 da União Europeia para a investigação e inovação, o PANDEM-2 terá a duração de 24 meses.


Melhorar a resposta a pandemia

11/02/2021

INSA, DGS e INEM participam no projeto europeu PANDEM-2

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vão participar num projeto europeu para melhorar a preparação e a resposta da União Europeia a futuras pandemias.

Em comunicado, as três instituições explicam que o objetivo do projeto PANDEM-2, que arranca já este mês, é “desenvolver processos e sistemas de informação para melhorar a preparação e resposta da União Europeia (UE) a futuras pandemias”.

O papel do INSA e a DGS será principalmente nas áreas dos sistemas de vigilância, desenho da resposta pandémica e formação e disseminação das soluções desenvolvidas.

Caberá ao INEM participar no planeamento, implementação, simulação e treino de algumas das ferramentas.

Segundo as instituições, os processos e sistemas de informação desenvolvidos vão permitir simular diferentes cenários e as respetivas respostas possíveis, de forma a melhorar, por exemplo, a gestão de recursos essenciais como camas de internamento, equipamentos de proteção individual e vacinas.

As soluções que resultarem da iniciativa, continua o comunicado, “permitirão uma resposta coerente e eficaz a uma próxima pandemia”, através de uma melhor análise de dados em tempo real, partilha de informação entre os países e adoção de políticas comuns, em comparação com aquilo que tem sido a resposta à pandemia da covid-19.

Algumas das áreas em que o projeto pretende contribuir para a partilha de informação e adoção de políticas comuns são, por exemplo, o aumento populacional, as viagens internacionais e os fatores ambientais, que aumentam a possibilidade de transmissão de doenças de animais para humanos.

O PANDEM-2 é liderado pela Universidade Nacional da Irlanda e reúne líderes europeus das áreas da saúde, segurança, defesa, microbiologia, comunicação, tecnologias da informação e gestão de emergência.

O conselho consultivo integra a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doença (ECDC).

No total, o projeto é financiado em 9,75 milhões de euros através do programa Horizonte 2020 da União Europeia para a investigação e inovação e terá a duração de dois anos.

Com um financiamento total de 9.75 milhões de euros, através do programa Horizonte 2020 da União Europeia para a investigação e inovação, o PANDEM-2 terá a duração de 24 meses.

Para saber mais, consulte:

PANDEM-2 > Site do projeto


CHUA | Hospital de Campanha

11/02/2021
Fotografia: Patrícia de Melo Moreira (site CHUA)

Estrutura, no Portimão Arena, acolheu 170 doentes no primeiro mês

O Hospital de Campanha de apoio ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) instalado em Portimão, para doentes com Covid-19, recebeu no primeiro mês de funcionamento um total de 170 doentes.

Instalada no pavilhão multiusos Portimão Arena, a estrutura entrou em funcionamento em 10 de janeiro, tendo recebido até agora 170 doentes, 105 dos quais vindos de hospitais de outras regiões.

De acordo com comunicado divulgado, durante este período, 126 doentes tiveram alta e 22 foram transferidos para os hospitais do Algarve.

O balanço da atividade é «extremamente positivo», tendo em conta o apoio que a estrutura de retaguarda prestou à população algarvia e aos grandes hospitais que transferiram doentes para o Algarve, prossegue a nota.

Gerida em parceria pelo CHUA, a Proteção Civil e a Câmara de Portimão, a enfermaria de apoio instalada naquele pavilhão municipal foi equipada para tratar doentes com covid-19, com uma capacidade inicial de 100 camas de internamento.

Fotografia: Patrícia de Melo Moreira (site CHUA)

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícias


Santarém | Vacinação Covid-19

11/02/2021

Vacinação a maiores de 80 referenciados, pelos CSP, começa dia 15

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria vai iniciar na segunda-feira, dia 15 de fevereiro, em Santarém, a vacinação contra a Covid-19 dos primeiros 102 utentes referenciados pelos cuidados de saúde primários (CSP).

O Diretor Executivo do ACES Lezíria, Carlos Ferreira, afirmou esta quinta-feira que o primeiro lote de 102 vacinas recebido vai ser administrado na próxima segunda-feira, dia 15, na Casa do Campino, a utentes das cinco unidades de saúde familiar do concelho de Santarém que têm mais de 80 anos.

Para a vacinação destes utentes, a convocatória foi feita por telefone, por não estar ainda disponível a aplicação que permitirá o envio de SMS, a qual o responsável do ACES Lezíria espera estar operacional no início da próxima semana, passando a incluir os utentes com mais de 50 anos e com comorbilidades associadas.

Vão ser vacinados um total de 842 bombeiros

Por outro lado, na sexta-feira, dia 12, também na Casa do Campino, começam a ser vacinados 160 elementos das corporações de bombeiros que ainda não receberam a vacina (ficando excluídos, nesta fase, os que estão infetados com o novo coronavírus), estando agendada para terça-feira, dia 16, a primeira inoculação a mais 145 bombeiros.

Os elementos das corporações de bombeiros vão receber a vacina da Astrazeneca, que implica uma segunda dose passados 28 dias (ao invés dos 21 dias da Pfizer, que está a ser aplicada nos lares e à população).

No distrito de Santarém vão ser vacinados um total de 842 bombeiros. Carlos Ferreira afirmou que está já a decorrer a segunda inoculação nas estruturas residenciais para idosos (ERPI) dos nove concelhos do distrito de Santarém abrangidos pelo ACES Lezíria, a qual deverá estar concluída na segunda-feira, tendo-se iniciado a primeira vacinação nos lares que tiveram surtos da covid-19 e que já não apresentam casos positivos.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Vacinação Covid-19


Dia Mundial do Doente | 11 de fevereiro

11/02/2021

O doente no centro do sistema de saúde

Celebra-se hoje, dia 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente.

Instituída em 1992, pelo Papa João Paulo II, a data visa sensibilizar a sociedade civil para a necessidade de apoiar e ajudar todas os doentes.

Qualificar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde, colocando o doente no centro do sistema de saúde, tem sido uma recomendação da Organização Mundial da Saúde, seguida pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Para assinalar a efeméride, o Hospital Garcia de Orta promove, através da sua Comissão de Humanização, o webinar Conversas sobre o Dia Mundial do Doente,  «que celebra a honra e a dignidade de toda a pessoa no seu adoecer e sofrimento, celebrando a sua coragem de lutar pela Vida, como principal valor da existência humana».

Por sua vez, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinala o Dia Mundial do Doente com o lançamento da coletânea de comunicações «Literacia em Saúde, um desafio emergente – contributos para a mudança de comportamento», disponível no site do CHUC e rede social facebook.

A iniciativa visa aumentar a literacia e a participação dos doentes, dos seus familiares e/ou cuidadores na melhoria, na qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde.

Para saber mais, consulte:


Dia Europeu do 112

11/02/2021

INEM apela aos cidadãos que, em caso de emergência, colaborem com as autoridades

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) comemora, no dia 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112, apelando aos cidadãos que, em caso de emergência, liguem 112 e colaborem com as autoridades.

O 112 é um número que há já 24 anos faz parte da vida dos portugueses. Sendo o Número Europeu de Emergência, está disponível também em Portugal para todos aqueles que precisem de ajuda das autoridades, seja em situações de assaltos ou roubos, incêndios, acidentes ou doenças súbitas.

Em 2020 foram atendidas pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM 1.308.757 chamadas de emergência transferidas pelo Número Europeu de Emergência -112. O atendimento destas chamadas deu origem ao acionamento de 1.171.878 meios de emergência, desde ambulâncias (de socorro, de emergência médica, suporte imediato de vida ou transporte inter-hospitalar pediátrico), unidades móveis de intervenção psicológica de emergência, motociclos de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros.

As chamadas efetuadas para o 112 são sempre atendidas numa central de emergência por agentes da Policia de Segurança Pública (PSP) e militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), que canalizam para os CODU do INEM as chamadas que à saúde digam respeito.

O que fazer?

Informe, de forma simples e clara:

  • A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
  • O número de telefone do qual está a ligar;
  • O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
  • O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
  • As queixas principais e as alterações que observa.

“A Emergência Médica começa em si! Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!” é mais do que o slogan institucional do Instituto. É um alerta, e um pedido de colaboração a todos os cidadãos que usem o número europeu de emergência.

O sucesso da missão do INEM é apenas possível se o cidadão participar ativamente no sistema de emergência, ligando 112 em caso de emergência médica e colaborando com os profissionais dos CODU. Quanto maior for o conhecimento do cidadão sobre a forma correta de ativação dos serviços de emergência médica mais eficiente será a atuação do INEM, daí a importância do Dia Europeu do 112 para fazer chegar esta mensagem aos cidadãos.

Dia Europeu do 112: o número que salva vidas!

Para saber mais, consulte:

INEM – http://www.inem.pt/


ULS Guarda | Obra de requalificação

11/02/2021

Centro de Saúde de Fornos inicia obras de melhoramento do edifício

Estão já em curso as obras de requalificação e beneficiação do Centro de Saúde de Fornos de Algodres. Uma obra orçamentada em cerca de 63 mil euros que prevê impermeabilização do telhado, melhoramento das fachadas e melhoramento da eficiência energética do edifício.

O edifício apresentava um estado de degradação e havia infiltrações através das paredes para o interior. Esta obra de beneficiação visa o melhoramento das fachadas, que apresentam algumas fissuras, mas também o melhoramento da eficiência energética do edifício, recorrendo aos materiais como o capoto, que garantem essa melhoria. A intervenção contempla ainda a substituição dos envidraçados que se encontram degradados, a substituição do pavimento danificado e a pintura total das paredes e tetos.

Será também efetuado um tratamento ao telhado, com vista à impermeabilização e aumento de durabilidade do mesmo.

Com esta requalificação, a ULS Guarda pretendem melhorar o conforto para a prestação de cuidados de saúde aos utentes e melhorar as condições de trabalho para os nossos funcionários.

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias


CHUC reforça radioterapia

11/02/2021

Radioterapia do CHUC com novos aceleradores lineares

No dia em que se comemora o “Dia Mundial do Doente”, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) relembra a importância desta efeméride assinalando-a com a instalação do primeiro de dois aceleradores lineares no Serviço de Radioterapia do CHUC, o que em muito vai contribuir para a qualificação do acesso dos utentes aos cuidados de saúde.

A aquisição de dois equipamentos TrueBeam, em conjunto com o acelerador TrueBeam já existente no Serviço desde 2016, irá permitir a todos os doentes do CHUC o acesso a tratamentos através das técnicas atualmente recomendadas, nomeadamente imagem guiada (IGRT), intensidade modulada (IMRT), arcoterapia com intensidade modulada (VMAT) e técnicas de sincronização com base no ciclo respiratório do doente, vindo assim potenciar a capacidade de tratamento instalada de acordo com os mais elevados padrões de qualidade técnica e científica. Um dos aceleradores integrará ainda a valência de Radiocirurgia, até ao momento inexistente neste Centro Hospitalar.
A excelência da prestação de cuidados ao doente oncológico é e será sempre o enfoque central da atuação de todos os profissionais do serviço de Radioterapia

O Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra presta assistência aos doentes oncológicos da região centro desde há cerca de 20 anos. A radioterapia é uma metodologia de tratamento essencial, sendo utilizada em mais de metade dos casos de doentes com cancro, em algum momento da evolução da sua doença. Exige equipamentos dedicados, altamente sofisticados, com necessidade de modernização periódica, fruto da evolução tecnológica e do natural desgaste que ocorre com a sua utilização.

O Serviço de Radioterapia do CHUC trata diariamente cerca de uma centena de doentes, provenientes de toda a região centro, sendo assim responsável pelo tratamento de quase metade dos doentes oncológicos sujeitos a radioterapia na região centro. Para além da atividade assistencial, o serviço de Radioterapia do CHUC é também referência na formação e treino médico na especialidade de Radioncologia e formação pré-graduada de médicos, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e enfermeiros.

Os novos equipamentos proporcionarão igualmente maior diferenciação na formação destes profissionais, com a aquisição de competências superiores e impacto no tratamento do doente oncológico, imediato e futuro.

Para saber mais, consulte:

CHUC > Notícias


CHVG/E renova Pediatria e Neonatologia

11/02/2021
estetoscopio em forma de coracao

Unidade Materno-Infantil de Gaia com melhores condições para descanso dos pais

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) renovou o espaço de Pediatria e Neonatologia da Unidade Materno-Infantil, dotando-a de condições para o descanso dos pais e de um espaço dedicado à amamentação, revelou esta quarta-feira o médico responsável pela unidade, António Vinhas.

«[O objetivo] é o bem-estar dos pais dos nossos recém-nascidos, permitindo-lhes usufruir de um espaço mais acolhedor com as condições necessárias para os seus momentos de descanso», descreve o médico responsável pela unidade.

Este projeto é financiado pela Câmara de Vila Nova de Gaia, do distrito do Porto, e apoiado pela Liga dos Amigos do CHVNG/E.

António Vinhas destaca a colaboração, «que já vem de há muitos anos», com estas entidades, falando em «enorme conquista» para os progenitores.

Em causa está a renovação de salas da ala de pediatria e neonatologia da Unidade II do CHVNG/E, localizada no centro do concelho de Gaia que presta cuidados de saúde hospitalar em todas as valências médicas e cirúrgicas, incluindo a prestação de cuidados em situações urgentes e/ou emergentes, de forma permanente, a todas as crianças e jovens provenientes de toda aquela zona de intervenção, em articulação com todos os prestadores de cuidados de saúde intra e extra hospitalares.

A renovação do espaço foi possível graças a um protocolo celebrado em novembro do ano passado, revela ainda o responsável.

Visite:

CHVNG/E – https://www.chvng.min-saude.pt/