Notícias em 22/02/2021

Relatório de Situação nº 357 | 22/02/2021

Relatório de Situação nº 357 | 22/02/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 357 | 22/02/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Orientação da DGS reforça necessidade de terapêutica nutricional em doente internados com COVID-19

Orientação da DGS reforça necessidade de terapêutica nutricional em doente internados com COVID-19

A Direção-Geral da Saúde atualizou a Orientação 021/2020, relativa à terapêutica nutricional no doente com COVID-19, que reforça que os doentes internados com COVID-19, nomeadamente os doentes mais graves e especificamente os doentes críticos, devem contar com terapêutica nutricional.

Através desta atualização, é reforçada a importância de manter a identificação sistemática do risco nutricional a todos os doentes hospitalizados e de se dar continuidade ao acompanhamento nutricional dos doentes no período pós-alta hospitalar.

O maior conhecimento desta doença e das estratégias necessárias para evitar a sua transmissão, bem como a ausência de escassez de equipamentos de proteção individual, tornam possível manter os procedimentos já instituídos numa fase pré-pandemia, como por exemplo a identificação sistemática do risco nutricional, procurando assim manter a qualidade dos cuidados de saúde prestados a todos os doentes (COVID e não COVID).

A OT reforça ainda a importância dos suplementos nutricionais orais no contexto da abordagem terapêutica a estes doentes. A experiência clínica tem mostrado a sua relevância no contexto dos doentes com COVID-19 hospitalizados em enfermarias.

Um outro aspeto a salientar com a alteração desta orientação é a necessidade de reforçar os Serviços de Nutrição, quer pela importância da intervenção nutricional no contexto da abordagem terapêutica do doente com COVID-19, quer também no contexto do aconselhamento alimentar e nutricional necessário para a otimização do estado nutricional e do bom controlo metabólico dos doentes com patologia crónica que são considerados fatores de risco para um pior prognóstico da COVID-19.

Saiba mais aqui https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0212020-de-06042020-pdf.aspx.


Circular Informativa n.º 3/2021 – ACSS
Celebração de contratos de trabalho a termo resolutivo – Contratos sucessivos


Decreto-Lei n.º 14-B/2021 – Diário da República n.º 36/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-02-22

Presidência do Conselho de Ministros

Alarga o apoio excecional à família no âmbito da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais


Instituto Ricardo Jorge identifica primeiros casos de COVID-19 associados à variante genética do Brasil

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge identifica primeiros casos de COVID-19 associados à variante genética do Brasil

21-02-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, identificou hoje sete casos de COVID-19 associados à variante do Brasil, no âmbito da vigilância de base genética que o INSA desenvolve para monitorizar a circulação de variantes genéticas do SARS-CoV-2 de importância epidemiológica e clínica.

A variante 501Y.V3 (P.1), primeiramente detetada no Brasil, em particular na região de Manaus (Amazónia), tem sido assinalada pelas autoridades de saúde mundiais como merecedora de especial vigilância dado o seu elevado potencial de transmissão, mas também devido ao facto de poder ser menos reconhecida por alguns dos anticorpos gerados no decurso de uma infeção, suscitando naturalmente uma atenção acrescida.

Estes primeiros casos identificados em Portugal, através da sequenciação genómica, tinham sido sinalizados como suspeitos pelos laboratórios UniLabs e Synlab, no âmbito da colaboração que estes mantêm com o INSA. Os casos foram já reportados pelo INSA às Autoridades de Saúde, que já efetuaram as devidas diligências para o rápido rastreio de contactos e adoção de todas as medidas de saúde pública consideradas necessárias para a interrupção de potenciais cadeias de transmissão.

No âmbito do “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, o INSA prosseguirá com as atividades de vigilância laboratorial do SARS-CoV-2 em articulação com as Autoridades de Saúde, mantendo especial foco na deteção de novas introduções e monitorização da circulação de variantes a suscitar particular interesse pela comunidade científica e Autoridades de Saúde.

Este trabalho de âmbito nacional que o INSA tem vindo a desenvolver desde abril de 2020, em articulação com o Instituto Gulbenkian de Ciência e com a colaboração de mais de 60 laboratórios, hospitais e instituições de todo o País, tem como objetivo principal determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal.


Situação epidemiológica da Covid-19

22/02/2021

Ministra reúne com peritos para analisar evolução da pandemia

A Ministra da Saúde, Marta Temido, reúne-se esta tarde no Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento com epidemiologistas para nova sessão de apresentação sobre a evolução da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal.

A sessão, que decorre por videoconferência a partir das 14h30, conta também com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Primeiro-Ministro, António Costa, Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, líderes partidários, dirigentes das centrais sindicais e confederações patronais e membros do Conselho de Estado.

A evolução da incidência e transmissibilidade, a atualização da vigilância de variantes genéticas do novo coronavírus e a resposta em medicina intensiva serão alguns dos temas em análise.

O Coordenador da Task Force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal, Henrique Gouveia e Melo, fará um ponto de situação do plano de vacinação, seguindo-se um momento de debate.

Esta sessão conta com transmissão através das redes sociais do Governo.

Para saber mais, consulte:


Covid-19 | Menos doentes internados

22/02/2021

Hospitais da região Centro mantêm descida do número de internados

Os hospitais da região Centro mantêm a descida do número de doentes internados devido à Covid-19, registando-se no domingo 761, menos 64 do que na quinta-feira, quando totalizavam 825.

Segundo um relatório da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, com o ponto de situação da ocupação das camas nos hospitais da sua área de influência, contabilizado às 23h59 de domingo, das 761 pessoas internadas, 642 estavam em enfermaria (menos 51 do que no relatório relativo a quinta-feira) e 119 (menos treze) em unidades de cuidados intensivos (UCI). Destes, 82 encontravam-se ventilados.

Ainda de acordo com o relatório hoje divulgado, 11 doentes que foram infetados pelo novo coronavírus tiveram alta de enfermaria, havendo ainda uma alta em unidade de cuidados intensivos.

As taxas de ocupação nas enfermarias Covid-19 e UCI Covid-19 nos hospitais da região Centro são agora de 61% e 67%, respetivamente, refere o documento. Na quinta-feira, essa taxa era igual em enfermaria, mas em UCI era de 74%.

Já nas unidades do setor social, privado, militar e estruturas de apoio de retaguarda estavam no domingo 39 doentes, num total de 100 camas ativas. Na quinta-feira, estavam 44 doentes internados.

Este balanço reporta-se aos centros hospitalares de Coimbra, Baixo Vouga, Leiria, Cova da Beira e Tondela Viseu, e aos hospitais da Figueira da Foz, Guarda e Castelo Branco.

Para saber mais, consulte:

ARS Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt


Covid-19 | Risco de infeção

22/02/2021

Apenas 15 municípios permanecem em risco extremo

Portugal tem hoje 15 concelhos em risco extremo de infeção face à semana anterior, após a saída de 104 municípios desta lista, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Há uma semana, Portugal tinha 119 dos 308 concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19, o que representava 38,6% do total. Hoje esse valor situa-se nos 4,8%.

O boletim divulgado esta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, reporta a um período de incidência cumulativa a 14 dias entre 03 e 16 de fevereiro.

Há duas semanas estavam em risco extremo 219 dos 308 concelhos.

Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa «corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada».

Os 15 municípios que permanecem em risco extremo são Aljustrel, Gavião, Manteigas, Resende, Arronches, Boticas, Rio Maior, Castanheira de Pera, Castelo de Vide, Monchique, Moura, Sernancelhe, Setúbal, Ferreira do Alentejo e Penela.

Dez concelhos tiveram zero casos de infeção: Lajes das Flores, Lajes do Pico, Povoação, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores, Mourão, Nordeste, Corvo, S. Roque do Pico e Calheta (Açores).

Para saber mais, consulte:

DGS > Microsite Covid-19 > Covid-19 | Relatório de situação: 22/02/2021


Covid-19 | Incidência de novos contágios desce

22/02/2021

Portugal tem o índice de contágio mais baixo da Europa

André Peralta Santos, da Direcção-Geral da Saúde (DGS), avançou na tarde desta segunda-feira que a incidência de novos contágios teve uma “consolidação de tendência” com uma “descida muito significativa”. Incidência está a descer em todas as faixas etárias — é mais elevada na faixa etária acima dos 80 anos. Portugal com o índice de transmissibilidade mais baixo desde o início da pandemia e o mais baixo da Europa, referiu na sua intervenção na reunião sobre a situação epidemiológica em Portugal a decorrer no Infarmed.

Portugal tem neste momento o valor de Rt abaixo de 1 em todas as regiões do país e é o mais baixo da Europa.A incidência está a descer em todas as faixas etárias. Ainda assim, o total de infecções continua a ser mais elevado na região de Lisboa e no Centro e inferior no Norte.

Segundo Baltazar Nunes, a estimativa para o índice de transmissibilidade R(t) da covid-19 em Portugal é de 0,67, entre 13 e 17 de Fevereiro — “O valor mais baixo que estimamos desde o início da epidemia”, disse. “O valor do Rt encontra-se abaixo de 1 em todas as regiões do continente e regiões autónomas e nos últimos cinco dias tem-se observado uma estabilização do valor do Rt em torno de 0,66 e 0,68”, acrescentou. De acordo com o especialista, Portugal tem agora o valor do R(t) mais baixo da Europa. “Se continuarmos, é possível continuar a descer a uma velocidade acentuada.


Covid-19 | Recobro e cuidados da puérpera

22/02/2021

Centro Hospitalar de Leiria melhora resposta no pós-parto

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou uma nova área dedicada ao recobro e cuidados de puérperas portadoras da Covid-19, e seus recém-nascidos, localizada na Urgência Ginecológica/Obstétrica do Hospital de Santo André, em Leiria.

A nova área entrou em funcionamento na sexta-feira, dia 19 de fevereiro, e tem uma lotação para duas puérperas e respetivos recém-nascidos, permitindo o alojamento conjunto (mãe e filho).

«A nova área permite que a puérpera mantenha o seu filho junto de si e o possa amamentar, se for essa a sua vontade», refere o Diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHL, António Santiago, em comunicado.

«A criação deste novo espaço permite-nos dar uma resposta mais adequada na fase do pós-parto, nos casos de puérperas positivas para a Covid-19, possibilitando a proximidade com o seu bebé logo após o nascimento, conferindo mais humanização num período tão especial em contexto de pandemia», explica ainda o especialista.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Covid-19 | Redução do número de camas

22/02/2021

Hospital Distrital de Santarém reconverte enfermarias para outros doentes

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) já reconverteu algumas das enfermarias dedicadas a doentes com Covid-19 em espaços para pacientes com outras patologias, na sequência da descida do número de casos de infeção.

De acordo com a agência Lusa, o hospital reduziu o número de camas em enfermaria para doentes com Covid-19, passando de 164 para 103, “de modo a dar resposta à procura crescente de doentes não Covid”.

O HDS adianta também que vai retomar, em 01 de março, o serviço de hospitalização domiciliária, suspenso desde janeiro.

“Apesar da necessidade de dar resposta à afluência de doentes Covid nos últimos meses, o HDS nunca parou na totalidade a sua atividade programada, nomeadamente em relação ao tratamento de doentes oncológicos, cardíacos, de dermatologia e oftalmologia”, salienta.

Ainda assim, o hospital admite que “muitos dos recursos humanos foram canalizados para o tratamento de doentes covid, o que não permitiu a otimização na realização de todas as cirurgias e consultas no tempo mais adequado”.

Por isso, foi delineada, “à semelhança do que já se tinha realizado entre setembro e novembro do ano passado, com bons resultados, uma estratégia de recuperação das listas de espera cirúrgicas e de consultas”, esperando-se “o cumprimento dos tempos de espera definidos para cirurgia (12 meses) e consulta (nove meses)”.


ULS Nordeste | Em Linha Consigo

22/02/2021

Para atenuar os efeitos negativos da distância com visitas online

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste implementou um projeto de visitas online nos hospitais que a integram – Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela – com o objetivo de favorecer a comunicação entre os doentes internados e as suas famílias ou pessoas de referência. Desta forma, a instituição pretende «atenuar os efeitos negativos da distância física e humanizando assim, simultaneamente, a prestação de cuidados».

Denominado «Em Linha Consigo»,  o projeto possibilita a realização de videochamadas -através da aplicação WhatsApp, instalada em tablets com ligação à Internet disponibilizados aos serviços, assim como o envio de uma mensagem gravada, por parte dos familiares, que depois será lida e/ou mostrada ao doente.

«Este contacto é sempre estabelecido em função do estado clínico do doente, da disponibilidade dos profissionais dos serviços de internamento que apoiam a ligação e mediante pré-agendamento por parte dos familiares», revela a ULS do Nordeste em comunicado.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste > Notícias


Nova edição do Boletim de Farmacovigilância, Volume 24, n.º 12, dezembro de 2020 – Infarmed

Boletim de Farmacovigilância, Volume 24, nº12, dezembro de 2020

22 fev 2021

Volume 24, n.º 12, dezembro de 2020

Já está disponível a nova edição do Boletim de Farmacovigilância, Volume 24, nº12, dezembro de 2020.

Pode consultar esta e outras edições na área “Publicações”.


22 candidaturas nacionais às Redes Europeias de Referência recebem parecer favorável da Comissão Europeia

22 candidaturas nacionais às Redes Europeias de Referência recebem parecer favorável da Comissão Eur

Vinte e duas das 29 candidaturas apresentadas por unidades prestadoras de cuidados de saúde portuguesas para integração nas Redes Europeias de Referência (RER) receberam parecer favorável da Comissão Europeia, que informou a Direção-Geral da Saúde, enquanto Autoridade Nacional e membro do Conselho dos Estados-Membros das RER.

O procedimento deverá estar concluído ainda em 2021, já que só após a avaliação técnica de um Órgão de Avaliação Independente estas unidades poderão ser integradas nas respetivas RER, informou ainda a Comissão Europeia, no mês em que se celebra o Dia Mundial das Doenças Raras.

Este processo de candidatura para integração nas RER foi aberto pela DGS através do Aviso 001/2019/RER, de 04/11/2019, sendo extraordinário e urgente para as unidades de saúde que exercem atividade assistencial especializada numa área clínica para a qual ainda não tinha sido aberto um processo semelhante em Portugal.

O Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) da DGS assume a área de Adequação e Integração da Prestação de Cuidados, designadamente no âmbito da prestação de cuidados para situações clínicas complexas que necessitem de cuidados de elevada especialização (Despacho n.º 1250/2020, de 28 de janeiro).

Exemplo é a intervenção na área das Doenças Raras e no âmbito da Estratégia Integrada para as Doenças Raras 2015-2020. A reposta nas doenças raras constitui um desafio extraordinário, por serem doenças de baixa prevalência ou complexas que afetam o quotidiano de cerca de 30 milhões de cidadãos europeus.

Neste contexto, foram definidos em 2014 os critérios para a criação e avaliação de RER e dos seus membros, bem como para facilitar o intercâmbio de informações e experiências sobre a criação e avaliação das referidas redes.

Estas redes virtuais reúnem prestadores de cuidados de saúde de toda a Europa, com vista a facilitar o debate sobre doenças raras ou complexas, que requerem cuidados altamente especializados, e a concentrar os conhecimentos e os recursos disponíveis. As primeiras redes europeias de referência foram lançadas em março de 2017, com a participação de mais de 900 unidades de saúde altamente especializadas, pertencentes a mais de 300 hospitais de 26 países (25 da União Europeia e a Noruega).

Saiba mais em: https://ec.europa.eu/health/ern_pt e https://www.dgs.pt/qualidade-e-seguranca/reconhecimento-da-qualidade/centros-de-referencia.aspx.