Notícias em 23/02/2021

Relatório de Situação nº 358 | 23/02/2021

Relatório de Situação nº 358 | 23/02/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 358 | 23/02/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Ministros de Saúde da União Europeia reúnem-se para debater temas relacionados com a COVID-19 – DGS

Ministros de Saúde da União Europeia reúnem-se para debater temas relacionados com a COVID-19

Os Ministros da Saúde da União Europeia vão reunir-se através de uma videoconferência, no próximo dia 1 de março, segunda-feira, para debater temas relacionados com a pandemia da COVID-19, a convite do Ministério da Saúde de Portugal, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

O objetivo da reunião é uma troca informal de informações e opiniões sobre o impacto das novas variantes do SARS-CoV-2 nos Estados-membro, a melhoria das estratégias de testagem, bem como questões relacionadas com a partilha de informações dos planos de implantação de vacinação.

A iniciativa contará também com a participação da Organização Mundial da Saúde, da Agência Europeia do Medicamento e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.


Covid-19 | Adequação da resposta

23/02/2021

Hospitais de Coimbra reduzem níveis do plano de contingência

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) já está a devolver enfermarias e camas da Unidade de Cuidados Intensivos às suas utilizações originais face à redução de doentes internados com Covid-19.

«Se a tendência de redução de casos se continuar a verificar, o CHUC irá progressivamente e de forma segura, devolver unidades de internamento à sua finalidade original e desativar os diversos níveis do plano de contingência para doente crítico, até ficar apenas com um dispositivo de resposta adequado à situação da pandemia», revelou hoje o CHUC.

CHUC «nunca interrompeu» as cirurgias prioritárias

À data de hoje, 23 de fevereiro de 2021, aquele centro hospitalar contabilizava 214 internados em enfermaria Covid-19 e 50 em unidade de cuidados intensivos, que representa 74% e 67% da taxa de ocupação, respetivamente.

O CHUC salienta que «nunca interrompeu» as cirurgias prioritárias e muito prioritárias e que vai retomar «toda a cirurgia eletiva que foi adiada, bem como aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica que, não sendo urgentes, foram também adiados».

Visite:

CHUC – http://www.chuc.min-saude.pt/


Covid-19 | Atividade assistencial

23/02/2021

Hospital do Litoral Alentejano prevê retomar atividade em março

O Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, vai começar a reduzir o número de camas na enfermaria Covid e prevê retomar as consultas, cirurgias programadas e de ambulatório em março.

De acordo com a Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Catarina Filipe, o HLA tem «31 doentes no serviço de internamento Covid e seis na Unidade de Cuidados Intensivos» e está a ser preparada «a reversão dos serviços para, a breve trecho, transformar a medicina B em serviço de medicina normal».

A responsável revelou que a capacidade de internamento para doentes infetados com Covid-19 vai passar de 125 para 41 camas no HLA, que serve uma população de cerca de 100 mil habitantes.

Este alívio no número de camas Covid significa que «já não estamos a ter tanta pressão no internamento» daquele tipo de doentes no HLA, «o que nos dá algum alento», afirmou, frisando que, nesta fase, a ULSLA vai «apostar em manter pelo menos 41 camas de internamento Covid».

«Com a libertação das camas para a medicina interna e de alguns recursos humanos, acreditamos, em breve, retomar a atividade assistencial, nomeadamente a cirurgia de ambulatório e a cirurgia programada que tinha sido muito afetada devido à mobilização de recursos humanos para os serviços Covid», adiantou.

Com a redução de camas no internamento destinado aos doentes com Covid-19, Catarina Filipe estima que, já durante o próximo mês, seja retomada «inicialmente a cirurgia de ambulatório», mas «depois também a cirurgia programada» no HLA.

Quanto às consultas, entretanto canceladas devido à pressão causada pelo internamento de doentes Covid, a responsável disse «acreditar que, a partir de março, seja possível retomar a atividade» de medicina interna «que foi a mais afetada».


Covid-19 | Ajuda alemã

23/02/2021

Secretário de Estado da Saúde recebe nova equipa de profissionais

O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, e a Secretária de Estado dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, receberam esta terça-feira a nova equipa alemã de profissionais de saúde militares.

Na receção a esta nova equipa, o secretário de Estado da Saúde sublinhou a importância de cada cama de cuidados intensivos, numa altura em que a pressão sobre o sistema de saúde no país ainda continua elevada. Enfatizou, também, a relevância da cooperação europeia no combate à pandemia, não tendo querido “especular” sobre a conclusão desta ajuda internacional.

A equipa, que chegou esta amanhã ao Aeródromo de trânsito n. º1 Figo Maduro, em Lisboa, renderá a que se encontra em Portugal desde 3 de fevereiro.

Recorde-se que a equipa inicial era composta por 26 profissionais de saúde, entre os quais oito médicos e 18 enfermeiros, como parte de uma missão de ajuda de combate à pandemia de Covid-19.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Nota à comunicação social | Equipa de profissionais alemães reforça resposta a doentes críticos


Covid-19 | Vacinação região Norte

23/02/2021

Cerca de 130 mil vacinados. Previstas 80 mil doses esta semana

Cerca de 130 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 nos 50 centros de vacinação da região Norte, entre os quais se encontra o da Maia, no distrito do Porto, visitado esta terça-feira pelo Secretário de Estado da Mobilidade e Autoridade de Coordenação da Situação de Calamidade na Região Norte, Eduardo Pinheiro.

Os dados foram avançados pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, cujo Presidente, Carlos Nunes, acompanhou o governante. De acordo com a ARS, esta semana «deverão chegar à região mais cerca de 80 mil doses de vacinas».

«Estamos com o processo de vacinação dentro do que estava previsto, e para a Maia estamos a falar de vacinar 250 pessoas em média por dia, inicialmente maiores de 80 anos, mas ao longo da semana estendido aos mais de 50 anos e quadro de comorbilidades», afirmou o Secretário de Estado responsável pela Coordenação da Situação de Calamidade na Região Norte.

Eduardo Pinheiro sublinhou que «evidentemente que há sempre alguma ansiedade de todos para que o processo de vacinação decorra o mais rapidamente possível», para que se possa «voltar a alguma normalidade», como é desejo de todos, mas até lá «é preciso manter os cuidados» tidos até agora.

O Centro de Vacinação Covid-19 da Maia, com seis postos de vacinação, dois gabinetes médicos, duas salas de recobro e duas salas de espera, funciona no edifício da Junta de Freguesia de Castêlo da Maia, em Gemunde, e tem capacidade para vacinar cerca de 250 pessoas em média por dia, podendo no limite chegar às 360.


Redes Europeias de Referência

23/02/2021

22 candidaturas receberam parecer favorável da Comissão Europeia

Vinte e duas das 29 candidaturas apresentadas por unidades prestadoras de cuidados de saúde portuguesas para integração nas Redes Europeias de Referência (RER) receberam parecer favorável da Comissão Europeia.

Esta informação foi transmitida à Direção-Geral da Saúde (DGS), enquanto Autoridade Nacional e membro do Conselho dos Estados-Membros das RER.

O procedimento deverá estar concluído ainda em 2021, já que só após a avaliação técnica de um órgão de avaliação independente estas unidades poderão ser integradas nas respetivas RER, informou ainda a Comissão Europeia, no mês em que se celebra o Dia Mundial das Doenças Raras.

Este processo de candidatura para integração nas RER foi aberto pela DGS, sendo extraordinário e urgente para as unidades de saúde que exercem atividade assistencial especializada numa área clínica para a qual ainda não tinha sido aberto um processo semelhante em Portugal.

O Departamento da Qualidade na Saúde da DGS assume a área de Adequação e Integração da Prestação de Cuidados, designadamente no âmbito da prestação de cuidados para situações clínicas complexas que necessitem de cuidados de elevada especialização.

Exemplo é a intervenção na área das Doenças Raras e no âmbito da Estratégia Integrada para as Doenças Raras 2015-2020. A reposta nas doenças raras constitui um desafio extraordinário, por serem doenças de baixa prevalência ou complexas que afetam o quotidiano de cerca de 30 milhões de cidadãos europeus.

Neste contexto, foram definidos em 2014 os critérios para a criação e avaliação de RER e dos seus membros, bem como para facilitar o intercâmbio de informações e experiências sobre a criação e avaliação das referidas redes.

Estas redes virtuais reúnem prestadores de cuidados de saúde de toda a Europa, com vista a facilitar o debate sobre doenças raras ou complexas, que requerem cuidados altamente especializados, e a concentrar os conhecimentos e os recursos disponíveis.

As primeiras redes europeias de referência foram lançadas em março de 2017, com a participação de mais de 900 unidades de saúde altamente especializadas, pertencentes a mais de 300 hospitais de 26 países (25 da União Europeia e a Noruega).

Para saber mais, consulte:


App My São João

23/02/2021

Aplicação móvel com novas funcionalidades facilita interações de saúde

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) disponibiliza, aos seus utentes, novas funcionalidades na aplicação móvel, que permitem a melhoria das interações de saúde.

Através da App My São João, o utente pode:

  • Confirmar a chegada para a consulta, sem necessidade de se dirigir ao secretariado ou ao quiosque;
  • Solicitar remarcação de consulta, caso não possa comparecer;
  • Realizar vídeoconsulta, de acordo com a indicação do seu médico assistente;
  • Registar a admissão na Urgência de Adultos, sem necessidade de se dirigir ao secretariado.

A aplicação «existe também como um novo canal de comunicação do CHUSJ com os seus públicos para lhes conferir uma forma acrescida para o exercício de um papel ativo na gestão da sua relação com o São João», destaca o centro hospitalar.

A App My São João permite ainda a divulgação de conteúdos das diversas áreas clínicas, «contribuindo para a promoção da literacia em saúde na comunidade» em que o CHUSJ se insere.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > App My São João

Visite:

CHUSJ – https://portal-chsj.min-saude.pt/


Rastreio do cancro da mama

23/02/2021

Unidade móvel faz rastreios no Montijo até dia 30 de março

A partir desta terça-feira e até ao dia 30 de março, a cidade do Montijo conta com uma unidade móvel de rastreio ao cancro da mama, que se encontra localizada na Praça da República.

Se tem entre 50 e 69 anos e recebeu a convocatória, não hesite: faça o rasteio ao cancro da mama em total segurança. Os rastreios são gratuitos e realizam-se de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Esta iniciativa está integrada no programa de rastreios da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e resulta de um protocolo celebrado entre esta entidade e o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Para saber mais, consulte:

ARSLVT > Notícias


Instituto Ricardo Jorge assinala Dia Mundial das Doenças Raras com evento online

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge assinala Dia Mundial das Doenças Raras com evento online

23-02-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge vai assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras, que se comemora a 28 de fevereiro, com um evento online (14:00), subordinado ao tema “Somos muitos; Somos Raros; Somos fortes e estamos orgulhosos”. A iniciativa, que será transmitida através da plataforma Zoom e inclui interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa, visa sensibilizar o público para a temática das doenças raras, mas também dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nesta área.

Organizado em colaboração com a Comissão Interministerial de Coordenação da Estratégia Integrada para as Doenças Raras, o Mirror Group Português do Programa Europeu Conjunto para as Doenças Raras (EJP RD), associações de Apoio às Doenças Raras e com outros profissionais dedicados a esta temática, o evento pretende também promover o debate sobre as doenças raras em Portugal, divulgar visões diferentes sobre a temática e discutir o seu enquadramento no presente e no futuro. Para assistir ao evento, clique aqui.

Criado pela EURORDIS-Rare Diseases Europe em 2008, o Dia Mundial das Doenças Raras é comemorado anualmente no último dia de fevereiro, em mais de 80 países, com o objetivo de sensibilizar o público e os decisores políticos para as doenças raras e o seu impacto na vida dos doentes e famílias. A EURORDIS é uma aliança não-governamental, sem fins lucrativos, que reúne mais de 700 associações de doenças raras, de mais de 60 países, que trabalham juntas para melhorar a vida dos 30 milhões de pessoas com doenças raras na Europa.

A doença rara é uma doença crónica maioritariamente debilitante e muitas vezes fatal precocemente, que requer esforços combinados especiais de várias áreas de intervenção, onde têm grande papel a investigação genética e farmacológica, os produtos de apoio e as respostas sociais ou a satisfação de necessidades educativas especiais, a fim de permitir que os doentes sejam tratados, reabilitados e integrados na sociedade de forma mais eficaz. Estima-se que, em Portugal, existam cerca de 600 a 800 mil pessoas portadoras destas doenças.

Programa “Somos muitos; Somos Raros; Somos fortes e estamos orgulhosos”.


Evento comemorativo do Dia Internacional das Doenças Raras

Evento comemorativo do Dia Internacional das Doenças Raras

A Direção-Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge organizam, no próximo dia 28 de fevereiro, um evento comemorativo do Dia Internacional das Doenças Raras, em formato virtual e incluindo interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

O evento, subordinado ao tema “Somos muitos; Somos Raros; Somos Fortes e estamos orgulhosos” é organizado em colaboração com a Comissão Interministerial de Coordenação da Estratégia Integrada para as Doenças Raras, com o Mirror Group Português do Programa Europeu Conjunto para as Doenças Raras e em conjunto com as associações de apoio às doenças raras e outros profissionais dedicados a esta área.

Pretende-se promover o debate sobre as doenças raras em Portugal, abordando-se, entre outros temas, os resultados de cinco anos da Estratégia Integrada para as Doenças Raras, as redes europeias de referência, as respostas e os apoios educativos e sociais, bem como um balanço da utilização dos medicamentos órfãos.

O Dia Internacional das Doenças Raras, integrado na iniciativa mundial da rarediseaseday.org® (https://www.rarediseaseday.org/), assinala-se em todo o mundo no último dia de fevereiro e tem como objetivo principal sensibilizar o público e os decisores políticos para as doenças raras e o seu impacto na vida dos doentes e famílias.

A participação é gratuita, contudo, carece de inscrição prévia até dia 26 de fevereiro, às 17 horas, através do Formulário.

Consulte o programa abaixo.


Arrancou a segunda temporada das conversas digitais M-Talks 4All

Arrancou a segunda temporada das conversas digitais M-Talks 4All

As M-Talks 4ALL são conversas digitais diárias que acontecem de 2.ª a 6.ª Feira, de 22 de fevereiro a 14 de Maio, no site do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS, no Youtube da DGS, no Youtube do Mental e na IGTV da conta oficial de Instagram do Festival Mental.

As M-Talks 4ALL representam um espaço de diálogo e de partilha de experiências de convidados de diversas áreas profissionais, nomeadamente, da área da saúde e saúde mental e da área da cultura.
Estas conversas procuram colocar à disposição dos espectadores informação e perspetivas que contribuam para a promoção da resiliência e recuperação no contexto pandémico atual: o que os preocupa, que dificuldades têm sentido, o que têm feito para as ultrapassar, que estratégias têm adotado, que sentimentos têm vivido, que ajustes têm feito e que ensinamentos têm retirado.
Este projeto teve início em março de 2020, coincidindo com o início da pandemia, e regressa agora para a 2ª temporada, num período em que vivemos o segundo confinamento a nível nacional.
Esta 2.ª série de conversas digitais, dedicada aos temas da Resiliência e Recuperação, integra convidados provenientes das cinco regiões de saúde de Portugal – Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Norte – com contextos institucionais díspares, que falam do modo como têm lidado com as atuais restrições devido ao confinamento.
As M-Talks 4ALL, são uma iniciativa do Programa Nacional Para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde em parceria com a Safe Space Portugal, co-produtora do Festival Mental.
Trailer da 2.ª temporada das M-Talks 4ALL, Resiliência e Recuperação.
Sobre o MENTAL:
Mental – Festival da Saúde Mental é um festival português de cinema, artes e informação que visa trazer para a discussão pública e diminuir o estigma de um tema cada vez mais premente: a saúde mental. Inclui uma série de eventos integrados de várias áreas culturais como cinema, música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e conversas temáticas (M-Talks).
Teve a primeira edição em 2017 e a cada ano dedica-se a um conjunto de temas relacionados com a saúde mental, tendo sempre como pano de fundo o Cinema e as Artes.
Já em 2018, o Mental teve dois momentos de visibilidade e reconhecimento internacionais: faz parte do Board da Rede Europeia de Festivais congéneres NEFELE e foi Menção Honrosa da 8ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal, confirmando o alto potencial do projeto.
Em 2021 o Festival Mental regressa a Lisboa para a sua 5.ª edição de 20 a 23 de maio no Cinema São Jorge em Lisboa, entre outras salas que integram a programação alargada do evento. Uma co-produção da Safe Space Portugal e do Programa Nacional para a Saúde Mental da DGS.