Notícias em 25/02/2021

Relatório de Situação nº 360 | 25/02/2021

Relatório de Situação nº 360 | 25/02/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 360 | 25/02/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Decreto do Presidente da República n.º 21-A/2021 – Diário da República n.º 39/2021, 2º Suplemento, Série I de 2021-02-25

Presidência da República

Renova a declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública

Resolução da Assembleia da República n.º 69-A/2021 – Diário da República n.º 39/2021, 2º Suplemento, Série I de 2021-02-25

Assembleia da República

Autorização da renovação do estado de emergência


direção-geral da administração e do emprego público

25-02-2021 COVID-19 – Apoio excecional à família – Atualização de perguntas frequentes

A DGAEP atualizou o conjunto de perguntas frequentes, disponíveis no mini site dedicado à COVID-19.

Consultar as perguntas frequentes


Covid-19 | Atividade do INEM

25/02/2021

2.785 transportes de suspeitos de infeção, de 15 a 21 de fevereiro

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica realizaram, de 15 a 21 de fevereiro, 2.785 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2.

No mesmo período, foram realizadas 972 colheitas de amostras biológicas para análise à Covid-19 pelas quatro Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária do INEM.

No âmbito da pandemia de Covid-19, desde o dia 1 de março de 2020 foram efetuados 124.164 transportes de utentes às diversas unidades hospitalares do país. A definição de caso suspeito de Covid-19 é, entre outros e de acordo com as normas em vigor, qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes.

O INEM lembra que, apesar da diminuição dos números da Covid-19, importa manter presentes as medidas preconizadas pela Direção-Geral da Saúde para travar e prevenir um novo aumento de casos.

Assim, o distanciamento físico, o uso de máscara de proteção, a lavagem frequente e correta das mãos e a adoção de etiqueta respiratória são fundamentais para travar a pandemia.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Nota à comunicação social

25/02/2021

Governo alerta para a circulação de plano de desconfinamento falso

Em comunicado, o Gabinete do Primeiro Ministro revela que se encontra a circular um documento falso que apresenta um suposto plano de desconfinamento, imputado ao Governo, o qual consiste numa adulteração abusiva da tabela de desconfinamento divulgada em abril do ano passado.

Este documento não tem qualquer veracidade, não é da autoria do Governo, nem se baseia em qualquer trabalho preparatório, pelo que às informações constantes do mesmo não deve ser atribuída qualquer credibilidade. Pela desinformação e falsas expectativas que tal documento pode gerar, com o inerente risco para a saúde pública, esta falsificação será objeto de comunicação ao Ministério Público.

Tal como fez no ano passado, o Governo encontra-se a preparar os futuros passos de desconfinamento, que serão dados em devido tempo, em articulação com a estratégia de testagem e o plano de vacinação. No entanto, o Governo considera que é inoportuno proceder nesta fase a qualquer apresentação ou discussão pública sobre o tema. Este não é ainda o momento do desconfinamento. Pelo contrário, tal como referido no projeto de decreto de Sua Excelência o Presidente da República, não é recomendado pelos peritos reduzir ou suspender, neste contexto, as medidas de restrição dos contactos.

Lisboa, 25 de fevereiro de 2021


Ovar | Hospital retoma atividade cirúrgica

25/02/2021

Retoma nas várias especialidades na próxima semana

A atividade cirúrgica no Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar ( Hospital de Ovar), suspensa devido à pandemia de Covid-19, vai ser retomada nas várias especialidades na próxima segunda-feira, dia 1 de março.

«A estratégia de retoma e o seu enquadramento temporal tiveram em consideração o contexto da instituição, incluindo a avaliação da capacidade instalada, a disponibilidade de recursos humanos e técnicos, as especificidades de cada especialidade cirúrgica e a atual situação epidemiológica, um trabalho realizado em articulação com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e com as instituições de saúde da região», afirma o Presidente do Conselho Diretivo, Luís Miguel Ferreira.

A unidade reconfigurou a sua atividade durante este período crítico, reforçando para mais do dobro a sua capacidade de internamento.

De 16 camas de Medicina Interna, passou a contar com 36 camas dedicadas a doentes não-Covid-19, possibilitando aliviar alguma pressão vivida nos hospitais de referência – sobretudo o Centro Hospital de Entre Douro e Vouga e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga – para que pudessem acolher mais doentes Covid-19 em enfermaria ou em cuidados intensivos.

«Para que isto fosse possível e conseguirmos responder ao apelo da ARS e dos hospitais de referência, foi necessário suspender as cirurgias e alocarmos as camas à Medicina Interna, bem como reativarmos novamente a enfermaria criada no ginásio da Medicina Física e de Reabilitação, cuja atividade foi transferida para os Bombeiros de Ovar», explica Luís Miguel Ferreira.

Recuperar parte da lista de inscritos para cirurgias

Também o programa de produção adicional interna – com a realização de atividade cirúrgica ao fim de semana – arranca no próximo dia 5 de março, permitindo recuperar parte da lista de inscritos para cirurgias em diferentes especialidades, como urologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia ou cirurgia geral, depois da atividade assistencial não urgente ter sido suspensa por força das circunstâncias pandémicas.

«As limitações à atividade cirúrgica impostas pelas medidas de saúde pública nesta fase crítica da pandemia implicaram alterações significativas no nosso funcionamento, designadamente com o consequente aumento do tempo de espera dos utentes com indicação cirúrgica», acrescenta o Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar.

Para saber mais, consulte:

Hospital de Ovar > Notícias


PRR | Seminário de debate

25/02/2021

«Um SNS mais resiliente e mais próximo» em debate

A Ministra da Saúde, Marta Temido, e a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, participam, por videoconferência, no Seminário de debate dedicado ao tema «Um SNS mais resiliente e mais próximo».

A decorrer pelas 17 horas, a sessão que visa promover o debate em torno das reformas e investimentos previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), contará com a participação de um conjunto alargado de intervenientes representativos do setor.

Recorda-se que o PRR de Portugal, que prevê um investimento total de 1.383 milhões de euros em diversas vertentes para reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), está em consulta pública até ao dia 1 de março.

«Neste conjunto integrado de investimentos pretende-se reforçar a capacidade do SNS para responder às mudanças demográficas e epidemiológicas do país, à inovação terapêutica e tecnológica, à tendência de custos crescentes em saúde e às expectativas de uma sociedade mais informada e exigente», refere o documento.

Acompanhe, nas redes sociais do Governo, em:

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Plano de Recuperação e Resiliência


Rastreio do Cancro da Mama

25/02/2021

ARS Algarve promove rastreio em Lagos, durante o mês de março

O concelho de Lagos recebe, no próximo mês de março, o Rastreio do Cancro da Mama, uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Rastreios da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, em colaboração com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Inserido no âmbito do Programa de Rastreio de Base populacional do Cancro da Mama no Algarve, este rastreio é dirigido a todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas em unidades de saúde do concelho de Lagos e realiza-se numa unidade móvel instalada junto do Centro de Saúde de Lagos, das 09h30 às 13h00 e das 13h30 às 16h00, nos dias úteis.

Inicialmente as utentes receberão uma carta, com indicação dos contactos para proceder à marcação do rastreio. A marcação está disponível também via online, facilitando o acesso e garantindo o necessário distanciamento social.

Em virtude da atual pandemia de Covid-19, vão ser alterados alguns procedimentos do rastreio, de forma a garantir a segurança e proteção dos utentes e profissionais de saúde.

Assim, os utentes deverão usar máscara cirúrgica de proteção e a temperatura será avaliada antes do exame. A ARS Algarve solicita, ainda, que a hora da marcação seja respeitada para manter o distanciamento social e permitir a higienização das áreas utilizadas.

Desde julho de 2017 que o rastreio é efetuado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com Tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD), sendo o Algarve a primeira região do país a realizar em todos os concelhos o rastreio com esta tecnologia de última geração, o que permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame.

Para agendar o seu rastreio ou em caso de dúvida, contacte o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através das linhas de atendimento (289 88 99 12, 969 088 933, 969 089 520, 963606714 e 969 030 144) ou através do email rastreio.oncologico@arsalgarve.min-saude.pt.

Para saber mais, consulte:

ARS Algarve > Notícias


INEM | Motociclo Emergência Médica

25/02/2021

Parque totalmente renovado com veículos que garantem a segurança

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu a doação de um Motociclo de Emergência Médica que veio complementar o seu parque de Motociclos de Emergência Médica que, neste momento, se encontra totalmente renovado. A nova viatura já se encontra ao serviço do concelho de Cascais.

No total, o INEM dispõe de oito Motociclos de Emergência Médica em funcionamento: três na região do Norte (Porto, Matosinhos e Braga), um na região do Centro (Coimbra) e quatro na região do Sul, dos quais três na região de Lisboa (Lisboa, Cascais e Setúbal) e um na região do Algarve (Faro).

Os motociclos são tripulados por um técnico de emergência pré-hospitalar são um meio ágil, vocacionado para o trânsito citadino, que tem como missão a deslocação rápida ao local da ocorrência, com vista à avaliação e estabilização clínica inicial das vítimas de acidente ou de doença súbita e das grávidas e eventual preparação para o transporte caso se verifique essa necessidade.

Em determinados casos, a intervenção da mota poderá ser a única necessária, dispensando-se dessa forma a presença de uma ambulância no local. Estes meios auxiliam ainda outras equipas e procedem à triagem primária em situações excecionais.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


App PROXIMO©

25/02/2021

Hospital de Guimarães disponibiliza aplicação móvel para utentes

Com o objetivo de otimizar os serviços prestados ao público, o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) disponibiliza a aplicação móvel PROXIMO©, que permite aos utentes, após a instalação desta aplicação no telemóvel e registo num dos quiosques interativos do hospital, fazer o check in das suas marcações.

Através desta aplicação, o HSOG pretende diminuir o fluxo de pessoas que se encontram presencialmente no hospital, promovendo o seu conforto e permitindo aos utentes confirmar a presença e acompanhar o estado das chamadas à distância e com maior segurança.

O HSOG espera que esta nova mais-valia contribua para a sua missão de ficar sempre mais próximo dos seus utentes.

Visite:

HSOG – http://www.hospitaldeguimaraes.min-saude.pt/