Notícias em 07/04/2021

Relatório de Situação nº 401 | 07/04/2021

Relatório de Situação nº 401 | 07/04/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 401 | 07/04/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Lei n.º 15/2021 – Diário da República n.º 67/2021, Série I de 2021-04-07
Assembleia da República
Alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 6-E/2021, de 15 de janeiro, que estabelece mecanismos de apoio no âmbito do estado de emergência

Lei n.º 17/2021 – Diário da República n.º 67/2021, Série I de 2021-04-07
Assembleia da República
Alteração, por apreciação parlamentar, do Decreto-Lei n.º 10-A/2021, de 2 de fevereiro, que estabelece mecanismos excecionais de gestão de profissionais de saúde para realização de atividade assistencial, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

Lei n.º 16/2021 – Diário da República n.º 67/2021, Série I de 2021-04-07
Assembleia da República
Alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 8-B/2021, de 22 de janeiro, que estabelece um conjunto de medidas de apoio no âmbito da suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais


Relatório de Vacinação nº 8 | 27/12/2020 a 04/04/2021 – DGS

Relatório de Vacinação nº 8 | 27/12/2020 a 04/04/2021

COVID-19: Plano de Vacinação | Relatório de Vacinação | Portugal Continental | Semana 13 | 27/12/2020 a 04/04/2021


Mais de 579 mil pessoas completamente vacinadas contra a COVID-19 – DGS

Mais de 579 mil pessoas completamente vacinadas contra a COVID-19

Mais de 579 mil pessoas (6% da população) residentes em Portugal já têm a vacinação completa contra a COVID-19, o que representa mais cerca de 84 mil do que na semana passada.

De acordo com o relatório de vacinação publicado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, cerca de 13% da população (1.334.338) tem pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19, o que significa mais 135.736 do que na semana passada.

Até ao dia 4 de abril, Portugal recebeu 2.334.530 doses da vacina contra a COVID-19, tendo distribuído 1.996.561 doses no continente.

À data, 85% da população com idade igual ou superior a 80 anos já tinha recebido pelo menos uma dose da vacina, enquanto 44% das pessoas desta faixa etária já tinham a vacinação completa.

Mais informações em https://www.dgs.pt/em-destaque/relatorio-de-vacinacao-n-8–27122020-a-04042021-pdf.aspx 


Mais de 400 relatórios de situação publicados – DGS

Mais de 400 relatórios de situação publicados

A Direção-Geral da Saúde (DGS) ultrapassou esta terça-feira, dia 6 de abril, a barreira dos 400 relatórios diários sobre a COVID-19. 

Desde o dia 3 de março que a DGS dá a conhecer aos cidadãos a situação epidemiológica nacional, nomeadamente o acumulado de casos de COVID-19, o número de óbitos e o número de recuperados. 

Ao longo dos últimos meses, o boletim sofreu diversas melhorias, passando, por exemplo, a incluir a variação dos diferentes indicadores (casos ativos, recuperados, óbitos e confirmados) em relação ao dia anterior. 

Às segundas-feiras, a DGS publica também as taxas de incidência nos mais de 300 concelhos do país. 

Desde a semana passada que a DGS e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) passaram a disponibilizar também um relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19, que passará a ser publicado semanalmente, às sextas-feiras. 


Acordo alcançado para a partilha solidária de vacinas entre os Estados-Membros

Acordo alcançado para a partilha solidária de vacinas entre os Estados-Membros

No seguimento da videoconferência informal de 25 de março de 2021, os membros do Conselho Europeu adotaram uma declaração que confirma a chave de distribuição proporcional à população para a atribuição das vacinas, além de terem incumbido o Comité dos Representantes Permanentes (COREPER) de se “debruçar sobre a questão do ritmo das entregas de vacinas no momento da atribuição dos dez milhões de doses aceleradas da BioNTech-Pfizer no segundo trimestre de 2021, num espírito de solidariedade”. 

Hoje, foi alcançado um acordo para uma solução imediata. Tornou-se assim possível expressar uma solidariedade consequente, através da alocação de cerca de três milhões de vacinas nos Estados-Membros mais necessitados. 

Dezanove Estados-Membros (Bélgica, Chipre, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha e Suécia) irão receber uma quota-parte de 6,66 milhões de vacinas. 

A Áustria, a República Checa e a Eslovénia irão receber uma quota-parte de dez milhões de vacinas. 

Cinco Estados-Membros (Bulgária, Croácia, Estónia, Letónia e Eslováquia), além de uma quota-parte de dez milhões de vacinas, irão receber, no âmbito das vacinas solidárias, uma quota-parte de 2 854 654 doses. 

Fonte: https://www.2021portugal.eu/pt/noticias/acordo-alcancado-hoje-para-a-partilha-solidaria-de-vacinas-entre-os-estados-membros/ 


Nota à comunicação social

07/04/2021
Comunicado

Marta Temido convoca reunião informal de Ministros da Saúde da UE

A Ministra da Saúde, Marta Temido, convocou para esta tarde, às 17h00 (hora de Lisboa), uma reunião informal de Ministros da Saúde da União Europeia (UE).

Esta reunião, que será realizada por videoconferência, seguir-se-á ao anúncio público das conclusões do relatório do PRAC (Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância) da Agência Europeia de Medicamentos sobre a segurança da vacina AstraZeneca.

O objetivo da sessão é a harmonização de posições entre os vários Estados-Membros da UE, não só de forma a travar a propagação da desinformação, como também no sentido de se chegar a um entendimento comum quanto aos esforços de vacinação na União Europeia.

A Agência Europeia de Medicamentos também estará presente, a fim de clarificar quaisquer pontos pendentes em relação à sua análise e relatório sobre a vacina AstraZeneca.

7 de abril de 2021


Doentes pós-Covid | Acompanhamento

07/04/2021

CHBM cria consulta de especialidade no Dia Mundial da Saúde

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assinala o Dia Mundial da Saúde, celebrado esta quarta-feira, 7 de abril, de forma simbólica com o início de uma nova consulta que se destina ao acompanhamento de doentes que contraíram Covid-19.

Dependendo da tipologia de doença, estes doentes serão seguidos nas especialidades de pneumologia e medicina interna, possibilitando uma orientação, acompanhamento e uma monitorização das repercussões e sequelas que possam surgir.

De acordo com o centro hospitalar, na especialidade de pneumologia esta consulta pretende acompanhar os doentes que apresentaram critérios de gravidade, bem como identificar os doentes com riscos de sequelas pulmonares e funcionais consequentes da pneumonia por Covid-19. É dirigida aos que estiveram internados no CHBM, com diagnóstico à data de alta de pneumonia Covid-19, e para doentes referenciados dos cuidados de saúde primários que, não tendo necessitado de internamento, apresentam comorbilidades respiratórias e/ou suspeita de sequelas pulmonares.

Na área da medicina interna a consulta, também dirigida a doentes do CHBM e dos cuidados de saúde primários, tem como objetivo o acompanhamento de doentes pós Covid-19 que cumpram critérios compatíveis com a presença de sequelas tardias dos vários órgãos e sistemas (como por exemplo: cardiovasculares, osteomusculares, neurológicos, gastrointestinais), bem como a identificação precoce de sequelas com evolução para a cronicidade.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Notícia


Inovar no Cuidar

07/04/2021
estetoscopio em forma de coracao

CHULC lança dois projetos inovadores no Dia Mundial da Saúde

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) lançou dois projetos de inovação no Dia Mundial da Saúde: Orçamento Participativo e Gabinete de Mediação de Conflitos.

De acordo com o CHULC, a primeira iniciativa pretende, através de uma nova plataforma digital e no âmbito do Orçamento Participativo, convidar os profissionais do centro hospitalar a apresentar a concurso projetos que representem soluções inovadoras e para melhorar os cuidados que são prestados aos utentes ou aprofundar a relação com outros parceiros do sistema de saúde.

Com a segunda iniciativa é criado um gabinete de mediação de conflitos para apoio psicológico e promoção do bem-estar entre os profissionais. Este novo serviço fica integrado na Saúde Ocupacional.

A plataforma Inovar+ servirá o Orçamento Participativo do CHULC, recebendo propostas de projetos que, após avaliação e votação pelos profissionais, possam ser aplicados de imediato, com o necessário apoio técnico e financeiro, como investimento que gera mais-valias significativas para as equipas de saúde e para os utentes.

«Pretende-se estimular a participação e cooperação entre profissionais, o empreendedorismo e a criatividade, com o objetivo de criar condições para a experimentação e implementação de projetos que permitam aumentar os níveis de serviço prestado, a diferenciação e a eficiência, concretizando o propósito do CHULC de #Inovar no Cuidar», conclui o centro hospitalar.

Para saber mais, consulte:


#Cuidar dos nossos

07/04/2021

Hospital Arcebispo João Crisóstomo comemora o Dia Mundial da Saúde

2021 foi declarado pela Organização Mundial da Saúde «Ano internacional dos profissionais de saúde e dos cuidadores». O Dia Mundial da Saúde, em particular, é comemorado, em 7 de abril, sob o mote «Construir um mundo mais justo e saudável».

O Hospital Hospital Arcebispo João Crisóstomo, Cantanhede, abraçou esta ideia e desenvolve um dia inteiro dedicado aos seus profissionais e aos seus utentes. Para o efeito, por forma garantir a segurança, respeitando as normas da Direção-Geral da Saúde, foi montada uma tenda gigante no exterior do hospital onde decorrerão várias atividades.

O evento é limitado aos profissionais e utentes «de forma a garantir que todas as normas de segurança sejam escrupulosamente respeitadas», avança o hospital.

Visite:

Hospital de Cantanhede – http://www.hdcantanhede.min-saude.pt/


Dia Mundial da Saúde

07/04/2021

Ministério da Saúde assinala data com sessão comemorativa online

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde, que decorre hoje, dia 7 de abril, o Ministério da Saúde organiza uma sessão comemorativa virtual, com início às 15 horas.

A edição de 2021 do Dia Mundial da Saúde tem como mote «Construir um mundo mais justo e saudável» e conta com a participação da Ministra da Saúde, Marta Temido.

Do programa do evento destaca-se, ainda, a intervenção do Cardeal Tolentino de Mendonça e uma mesa redonda subordinada ao tema da comemoração deste ano, moderada pela jornalista Patrícia Carvalho e que conta com a presença de Helena Roseta, Henrique Barros, Isabel Vaz, Miguel Xavier, Piedade Líbano Monteiro e Ricardo Paes Mamede

Na sessão serão destacados o Prémio Nacional de Saúde e o Prémio Lobo Antunes.

O evento é virtual e será transmitido no Portal do SNS e na página de Facebook do SNS.

Para saber mais consulte:

Programa


CHBV evoca Dia Mundial da Saúde

07/04/2021

Centro hospitalar planta macieira para assinalar a data

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga assinalou o Dia Mundial da Saúde com a plantação de uma macieira.

A iniciativa, que decorreu esta quarta-feira contou com a participação de um «dos seus doentes», já recuperado, da Covid -19.

Na placa afixada junto à árvore, pode ler-se: «Há uma ano atrás, este hospital recebia os primeiros doentes Covid-19 e iniciava o combate à pandemia. Tem sido, desde então, um dos anos mais desafiantes para os serviços de saúde de todo o mundo, e, naturalmente, para o Serviço Nacional de Saúde.

Acreditamos que #Vamos Todos Focar Bem e plantar uma árvore, no Dia Mundial da Saúde, é a exprsão que encontrámos para partilhar essa convicção»

A placa que foi colocada junto à árvore e que explica a intenção

Para saber mais, consulte:

CHBV > Facebook


Humanização no Hospital de Braga

07/04/2021

Hospital assinala Dia Mundial da Saúde com workshop de relaxamento

O Hospital de Braga assinala o Dia Mundial da Saúde, esta quarta-feira, 7 de abril, com o workshop de relaxamento «Desconfinar o seu palhaço interior» dirigido a todos os seus profissionais.

A iniciativa, organizada em parceria com a Operação Nariz Vermelho, insere-se nas práticas de humanização no hospital, «acreditando-se assim que a saúde mental dos nossos profissionais não pode ser descurada, sendo fundamental criar-se contextos que ajudem a equilibrar as emoções», destaca o Hospital de Braga.

As sessões têm uma duração de 30 minutos, realizadas digitalmente, via ZOOM e «pretendem levar os participantes a descobrir um lugar seguro e aberto para respirar e recarregar baterias, através de uma pausa para, com profunda seriedade», segundo o hospital.

A próxima sessão decorre no dia 12 de abril. O workshop é realizado em auditório, cumprindo todas as normas de segurança e distanciamento que a pandemia exige. Cada sessão terá um mínimo de 15 participantes e um máximo de 30.

O Conselho de Administração do Hospital de Braga já participou, também, neste workshop no passado dia 1 de abril. 

Para saber mais, consulte:

Hospital de Braga > Notícias


CHUSJ | Projeto M2Child

07/04/2021

Projeto avalia relação entre desregulação intestinal e défice de atenção

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) está a colaborar num projeto de investigação que visa desvendar a relação entre a desregulação intestinal, ou seja, da alteração dos microrganismos que habitam o intestino, e a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).

Neste projeto estão envolvidos investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.

O projeto intitulado M2Child «pretende contribuir para esclarecer o envolvimento do microbioma intestinal na PHDA», explica a médica do CHUSJ, Micaela Guardiano.

Os investigadores vão explorar a associação entre esta perturbação e a desregulação intestinal, que pode ser influenciada por diferentes fatores, nomeadamente pela alimentação, infeções prévias e fatores hereditários.

O recrutamento decorrerá nas consultas de pediatria do CHUSJ e dos cuidados de saúde primários, mas também estará aberto à comunidade. Está prevista a realização de uma avaliação neuropsicológica, nutricional e clínica às crianças selecionadas.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


CHUSJ | Ressonância Magnética

07/04/2021

Novo equipamento permite aumentar número de exames no hospital

O novo equipamento de Ressonância Magnética (RM) de alto campo (3T) do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) já se encontra em funcionamento e vai permitir aumentar de forma relevante o número de exames efetuados no hospital.

Para o Diretor do Serviço de Radiologia do CHUSJ, António Madureira, o equipamento em funcionamento permitirá «aumentar a capacidade de resposta às necessidades do hospital e reduzir o envio de exames de RM para o exterior».

Este equipamento permitirá ainda a «realização de novos exames de Radiologia que não era possível realizar anteriormente como a RM de corpo inteiro, exames cardíacos com estudo de perfusão miocárdica, entre outros».

Segundo Maria Luís Ribeiro da Silva, médica do Serviço de Neurorradiologia «este aparelho permite uma grande melhoria da qualidade dos exames devido à melhor qualidade do equipamento e otimização dos estudos funcionais e de outras técnicas avançadas de diagnóstico. Com a instalação de aparelho de anestesia neste equipamento, será possível realizar exames de RM de alto campo (3T) com anestesia, alargando a capacidade de resposta do hospital.»

O CHUSJ dispõe também de uma nova sala de Angiografia Digital, que entrou em funcionamento há cerca de um mês, após ter sido requalificada e equipada com um moderno angiógrafo biplanar, que vem duplicar a capacidade de resposta do CHUSJ para estes procedimentos.

De acordo com o diretor do Serviços de Radiologia, Neurorradiologia e Angiologia e Cirurgia Vascular, José Fernando Teixeira, «este aparelho vai permitir dar uma resposta atempada aos casos urgentes e eletivos de diagnóstico e tratamento da patologia vascular periférica e exclusão endovascular de pessoas com aneurisma torácico ou abdominal.»

Para Maria Luís Ribeiro da Silva, «a aquisição deste aparelho permite reduzir de forma significativa a dose de radiação a que os pacientes estão expostos, assim como realizar técnicas de intervenção com maior segurança.»

A Unidade de Radiologia de Intervenção também beneficia com esta aquisição, que vai permitir uma resposta mais atempada e de maior qualidade ao crescente número de pedidos, quer programados, quer de urgência.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Instituto Ricardo Jorge promove inquérito sobre informação e necessidades de apoio de crianças com anomalias congénitas

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove inquérito sobre informação e necessidades de apoio de crianças com anomalias congénitas

06-04-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) está a promover um inquérito online sobre informação e necessidades de apoio de crianças com anomalias congénitas. A iniciativa faz parte do projeto europeu EUROlinkCAT (Establishing a linked European Cohort of Children with Congenital Anomalies), no qual o INSA participa através do Registo Nacional de Anomalias Congénitas (RENAC), promovido e coordenado pelo seu Departamento de Epidemiologia.

O principal objetivo deste estudo é conhecer os pensamentos de pais e cuidadores de crianças com anomalias congénitas sobre a informação que receberam acerca da condição de saúde dos seus filhos e as suas experiências de suporte. Os responsáveis por este estudo esperam também que os seus resultados ajudem a compreender as necessidades de pais e cuidadores e desenvolver ações que possam melhor apoiar as famílias de crianças com anomalias congénitas na Europa.

Podem participar neste inquérito pais ou cuidadores (incluindo adotivos ou famílias de acolhimento) de uma criança até aos 10 anos de idade, nascida com uma ou mais das seguintes condições de saúde: Fenda labial (com ou sem fenda do palato); Espinha bífida; Doença congénita cardíaca que implicou intervenção cirúrgica; Trissomia 21. O inquérito inclui ainda uma secção sobre o modo como a pandemia de COVID-19 pode ter afetado as crianças, os seus cuidados médicos, suporte e vida familiar.

Financiado pelo Programa Horizonte 2020 e coordenado pelo St George Hospital em Londres, o projeto EUROlinkCAT tem como objetivo geral investigar as necessidades e conquistas de saúde e educacionais, de crianças com anomalias congénitas na Europa durante os seus primeiros 10 anos de vida. O projeto visa ainda aumentar e potenciar o conhecimento sobre a sobrevivência, saúde, determinantes de doença e percurso clínico das crianças de acordo com as suas anomalias específicas.

O RENAC é um registo nosológico de base populacional que recebe notificações de casos com anomalias congénitas nascidos em Portugal e tem como objetivos a monitorização e a vigilância epidemiológica das anomalias congénitas, assim como a monitorização de agregados no espaço e no tempo e a investigação dos determinantes, consequências e medidas preventivas destas condições. O Registo recebe notificações de anomalias congénitas diagnosticadas em recém-nascidos, em fetos mortos e nos fetos submetidos a interrupção médica da gravidez.

Inquérito sobre a informação e necessidades de apoio: um estudo do projeto EUROlinkCAT