Notícias em 14/04/2021

Relatório de Situação nº 408 | 14/04/2021

Relatório de Situação nº 408 | 14/04/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 408 | 14/04/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Decreto do Presidente da República n.º 41-A/2021 – Diário da República n.º 72/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-04-14
Presidência da República
Renova a declaração do estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública

Resolução da Assembleia da República n.º 114-A/2021 – Diário da República n.º 72/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-04-14
Assembleia da República
Autorização da renovação do estado de emergência

Despacho n.º 3803-A/2021 – Diário da República n.º 72/2021, 1º Suplemento, Série II de 2021-04-14
Economia e Transição Digital e Saúde – Gabinetes do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital e da Ministra da Saúde
Limita as margens de lucro do equipamento de proteção individual, álcool e testes COVID-19

Despacho n.º 3803-B/2021 – Diário da República n.º 72/2021, 2º Suplemento, Série II de 2021-04-14
Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Prorroga a proibição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais


Circular Informativa Conjunta n.º 7/2021/ACSS/DGS
Acesso a Tratamentos PMA – Condições Extraordinárias 2020/2021


Covid-19 | Plano de vacinação

13/04/2021

70% das pessoas com mais de 30 anos vacinadas com primeira dose até agosto

A população com mais de 60 anos de idade vai estar vacinada contra a Covid-19 até ao início de junho, anunciou hoje o coordenador da Task Force do Plano de Vacinação, o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo.

«Quando vacinarmos toda a população acima dos 60 anos, na realidade, estaremos – segundo os dados dos óbitos – a proteger 96,4% das pessoas que faleceram em resultado desta pandemia. Vamos atingir este valor entre a última semana de maio e a primeira de junho», disse o responsável no decurso da reunião que decorreu esta manhã no Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e que reúne especialistas, membros do Governo e o Presidente da República para avaliação da situação epidemiológica.

Henrique Gouveia e Melo reafirmou também a meta de proteção de 70% da população para meados do verão. «Atingiremos 70% da população, que equivale a termos todas as pessoas acima dos 30 anos vacinadas, entre julho e agosto, com a primeira dose», explicou.

Com 1,9 milhões de vacinas disponíveis para administrar em abril, o responsável assumiu, ainda, que o programa se encontra «numa semana de transição» e que vai entrar em curso «uma nova estratégia», uma vez que há disponibilidade de vacinas» e que o aspeto fundamental será a «fluidez» do ritmo de vacinação.

Sequenciação etária
Assim, explicou Gouveia e Melo, vai passar a ser feita «uma sequenciação etária pura», usando 90% das vacinas e os restantes 10% para doenças que não estão relacionadas com a idade. O objetivo é passar para uma média de 97 mil vacinas por dia.

O coordenador da Task Force explica que «neste trimestre teremos uma média de administração de vacinas na ordem das 97 mil por dia. Nesta contabilidade, é tida em consideração a chegada a Portugal de cerca de 2,6 milhões de vacinas. Foram administradas até domingo passado cerca de 2,1 milhões de doses: 1,5 milhões de primeira dose, ou seja, mais de 15% da população, e 600 mil de segunda dose», reforçou.

O coordenador salientou que «ninguém fica para trás» no processo de vacinação contra a Covid-19, destacando que, além do agendamento centralizado e do autoagendamento, uma pessoa poderá recorrer também à «junta de freguesia, esquadra da polícia ou aos bombeiros» como «passo intermédio» para o agendamento através da Internet.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Vacinação Covid-19


Viatura | Emergência e Reanimação

14/04/2021

Viatura do CHBM assinala 5 anos em atividade e mais de 10 mil ativações

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assinalou cinco anos de atividade. É a 44.ª viatura deste tipo em funcionamento no país e, atualmente, a equipa é constituída por 23 médicos e 21 enfermeiros com formação diferenciada.

De acordo com o centro hospitalar, ao longo destes cinco anos, a viatura, teve cerca de 10.900 ativações, «o que corresponde a uma média de 6 ativações por dia, percorreu cerca de 331.878 quilómetros, o que equivale a uma média de 182 quilómetros por dia ou de 30 quilómetros por ativação».

O CHBM destaca uma grande variedade na tipologia das ocorrências, nomeadamente emergências médicas, emergências de trauma, e emergências pediátricas e obstétricas.

A sua área de atuação engloba preferencialmente os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, sendo que por diversas situações, quando solicitado pelo Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), abrange também outros concelhos limítrofes.

As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinadas ao transporte rápido de uma equipa, composta por um médico e um enfermeiro, ao local onde se encontram os doentes, vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência. O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento dos doentes, durante o transporte, até ao hospital.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Notícias


Digitalizar a investigação clínica

14/04/2021

Centros clínicos académicos do Norte investem mais de 2,3 M€ em projeto

Três centros clínicos académicos de Braga e do Porto vão investir mais de 2,3 milhões de euros (M€) num projeto de digitalização da sua investigação clínica.

O objetivo é «pôr a região no mapa europeu e mundial» da investigação clínica adiantou o Diretor do Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), e promotor do projeto, Nuno Sousa, em declarações à agência Lusa.

«O projeto vai-nos permitir que haja maior colaboração das infraestruturas que fazem investigação clínica no norte de Portugal. A investigação clínica não acompanhou o crescimento da investigação biomédica fundamental, que cresceu muito nas duas últimas décadas e meia, enquanto a clínica teve um crescimento muito menos acentuado», referiu.

Segundo Nuno Sousa, o projeto vai levar à constituição de uma plataforma digital, que «ajudará a criar a massa crítica necessária para pôr a região no mapa europeu e internacional».

Denominado «CR-digital: Digitalizar a investigação clínica no Norte de Portugal», o projeto junta ainda a Universidade do Porto (envolvendo a Faculdade de Medicina e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) e o Centro Hospitalar do Porto.

O investimento total ascende a mais de 2,3 milhões de euros, sendo comparticipado pelo FEDER em dois milhões. O projeto vai ser desenvolvido até finais de 2022.

Nuno Sousa explicou que vai ser criada uma plataforma digital para gerir os estudos clínicos e fazer o arquivo digital dos dados.

Será também criada uma unidade que permita fazer as análises avançadas dos dados geridos pelos estudos clínicos.

O projeto inclui ainda outras instituições prestadoras de cuidados de saúde no domínio da investigação clínica, como é o caso do Instituto Português de Oncologia do Porto.

O 2CA-Braga é uma parceria entre o Hospital de Braga e a Universidade do Minho, através da Escola de Medicina e do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde.

Visite:

Hospital de Braga – https://www.hospitaldebraga.pt/