Notícias em 19/04/2021

Relatório de Situação nº 413 | 19/04/2021

Relatório de Situação nº 413 | 19/04/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 413 | 19/04/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


DGS atualiza Norma sobre abordagem a doente com COVID-19

DGS atualiza Norma sobre abordagem a doente com COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica esta segunda-feira, dia 19 de abril, uma atualização da Norma (004/2020) sobre a abordagem do doente com suspeita ou confirmação de COVID-19.

De acordo com esta atualização, a abordagem clínica de grávidas, recém-nascidos, doentes renais crónicos em programa de diálise, doentes oncológicos, e pessoas residentes em ERPI ou estruturas similares, com suspeita ou infeção confirmada por SARS-CoV-2, cumpre o disposto na referida Norma, com as devidas adaptações constantes nas orientações específicas para estes grupos.

A Norma aborda ainda os sintomas que devem ser considerados na idade pediátrica assim como uma atualização referente à terapêutica com Remdesivir.

Além de febre, tosse, dificuldade respiratória e alterações do olfato e do paladar, sintomas como cefaleia, vómitos e diarreia, isoladamente, não definem a doença, mas devem ser considerados particularmente em doentes pediátricos.

Foram atualizados também os critérios de fim das medidas de isolamento, que acontece no momento em que se comprova o cumprimento cumulativo de critérios de melhoria clínica e do tempo mínimo preconizado para isolamento, sem necessidade de realização de teste laboratorial no final do isolamento.

Consulte aqui a Norma nº 004/2020 atualizada a 19/04/2021.


Orientação nº 036/2020 de 25/08/2020 atualizada a 17/04/2021 – DGS

Orientação nº 036/2020 de 25/08/2020 atualizada a 17/04/2021

COVID-19: Desporto e Competições Desportivas


Orientação nº 009/2020 de 11/03/2020 atualizada a 17/04/2021 – DGS

Orientação nº 009/2020 de 11/03/2020 atualizada a 17/04/2021

COVID-19: Procedimentos para Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e para Unidades de Cuidados Continuados Integrados (várias tipologias).

Procedimentos para Estabelecimentos de Apoio Social de carácter residencial/estruturas residenciais, de utilização temporária ou permanente dedicadas a pessoas institucionalizadas, dependentes de terceiros nas atividades da vida diária.


Decreto n.º 7/2021 – Diário da República n.º 74-A/2021, Série I de 2021-04-17
Presidência do Conselho de Ministros
Regulamenta o estado de emergência decretado pelo Presidente da República

Despacho n.º 3894-A/2021 – Diário da República n.º 74-A/2021, 1º Suplemento, Série II de 2021-04-17
Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Aprova a lista dos países e das competições desportivas internacionais a que se aplicam as regras em matéria de tráfego aéreo, aeroportos e fronteiras terrestres


Covid-19 | Plano de desconfinamento

19/04/2021

Portugal avança hoje para terceira fase de desconfinamento

A terceira fase do Plano de desconfinamento avança esta segunda-feira, dia 19 de abril, com o regresso às aulas presenciais dos alunos do ensino secundário e do superior.

No entanto, há 10 concelhos que não seguem nesta terceira etapa do desconfinamento.

A decisão da generalidade do país avançar para a próxima fase do processo de desconfinamento foi anunciada pelo Primeiro-Ministro, António Costa, após o último Conselho de Ministros, que analisou a evolução da pandemia da Covid-19 nas últimas duas semanas.

Principais medidas em vigor a partir de 19 de abril:

  • Ensino secundário
  • Ensino superior
  • Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos
  • Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação
  • Todas as lojas e centros comerciais
  • Restaurantes, cafés e pastelarias (max 4 pessoas ou 6, por mesa, em esplanadas) até às 22h ou 13h ao fim-de-semana e feriados
  • Modalidades desportivas de médio risco
  • Atividade física ao ar livre até 6 pessoas e ginásios sem aulas de grupo
  • Eventos exteriores com diminuição de lotação
  • Casamentos e batizados com 25% de lotação

O plano de desconfinamento do Governo prevê quatro fases, três já implementadas, estando a próxima prevista 3 de maio, cuja aplicação prática está, todavia, dependente da evolução dos contágios e do número de novos casos de Covid-19.

Para saber mais, consulte:

Estamos on > Plano de Desconfinamento: Datas e Regras Gerais


Covid-19 | Recorde de Vacinação

19/04/2021

Portugal ultrapassa meta das 2,5 milhões de doses de administradas

Portugal alcançou o recorde de vacinação contra a Covid-19 neste fim de semana. Foram administradas, este sábado e domingo, dias 17 e 18 de abril, 183 mil doses, elevando o total de vacinas administradas contra a Covid-19, em Portugal Continental, para mais de 2,5 milhões. Destas, cerca de 1,8 milhões foram primeiras doses e 700 mil segundas.

O Primeiro-Ministro, António Costa, considerou que se tratou de “um grande sucesso” e que Portugal caminha para cumprir os objetivos do plano de vacinação.

António Costa agradeceu aos profissionais de saúde, aos autarcas e ao coordenador da Task Force para a vacinação, Vice-Almirante Henrique de Gouveia e Melo e sua equipa, que estiveram este fim de semana em visita à Região Norte. “Portugal está pronto para cumprir o objetivo”, garantiu o Primeiro-Ministro.

Entre as pessoas vacinadas este fim de semana estiveram quase 170 mil professores e funcionários das escolas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.


Vacinação contra a Covid-19

19/04/2021

Maia abre segundo centro de vacinação esta segunda-feira

O segundo centro de vacinação da Maia, no distrito do Porto, abre esta segunda-feira no Pavilhão Municipal de Gueifães, tendo capacidade para administrar diariamente 2.400 doses de vacina contra a Covid-19.

Localizado junto à piscina municipal de Gueifães, este segundo centro de vacinação resulta de uma parceria entre o Agrupamento de Centros de Saúde Maia/Valongo e a Câmara da Municipal da Maia.

De acordo com comunicado da autarquia, o novo centro terá 12 postos para inoculação e permitirá elevar a capacidade de vacinação contra a Covid-19 no concelho para 3.200 vacinas por dia.

Na Maia existe já um outro espaço de vacinação, o de Gemunde, que funciona nas instalações da Junta de Freguesia de Castêlo da Maia, desde 21 de fevereiro.


ULS Nordeste | Vacinação

19/04/2021

Utentes acamados vacinados contra a Covid-19 no domicílio

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através das equipas do Departamento de Cuidados de Saúde Primários, está a administrar a vacina contra a Covid-19 a utentes que se encontram acamados, deslocando-se ao domicílio.

Em comunicado, a ULS do Nordeste refere que, deste modo, possibilita-se que pessoas dependentes e com dificuldades acrescidas de mobilidade possam receber a vacina no conforto do seu lar, atendendo às suas necessidades e constrangimentos específicos.

O processo de vacinação domiciliária começa com o agendamento prévio, sendo as marcações efetuadas de modo a evitar o desperdício de doses. No dia e hora marcados, a equipa de vacinação, constituída por um profissional de medicina e um profissional de enfermagem, desloca-se a casa do utente para a administração da vacina. Após a inoculação, a equipa aguarda 30 minutos, em vigilância, de modo a garantir uma resposta pronta, no caso de surgir alguma reação à vacina.

Na área de abrangência da ULS Nordeste foram referenciadas 273 pessoas acamadas para vacinação contra a Covid-19, das quais já se encontram vacinadas, até à data, 163.

As equipas de vacinação continuam, também, a inocular os utentes nos diversos centros de vacinação em funcionamento no distrito de Bragança, com a colaboração das respetivas câmaras municipais.

No distrito de Bragança foram administradas, até ao dia 16 de abril, 48.659 vacinas contra a Covid-19, das quais 34.229 primeiras doses e 14.430 segundas doses.

A ULS do Nordeste recomenda aos utentes que aguardem com tranquilidade o contacto dos serviços de saúde para a toma da vacina e também que, depois da administração, continuem a ser adotadas as medidas de prevenção da Covid-19, nomeadamente o uso de máscara, o distanciamento físico, a higienização das mãos e as regras de etiqueta respiratória.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste – http://www.ulsne.min-saude.pt/


ULS Guarda | Retoma da atividade

19/04/2021
enfermeiras entrada urgencias

Instituição retoma em pleno a sua atividade assistencial e consultas externas

O Hospital Sousa Martins, conhecido por Hospital da Guarda, retomou já a sua atividade assistencial e quer recuperar em pleno as consultas externas, com a diminuição do número de doentes de Covid-19.

As consultas funcionam “com as devidas contingências de cumprir as regras da Direção-Geral da Saúde” e “com possibilidade de fazer consultas aos sábados e em várias áreas” para recuperar as listas que estão em atraso devido à pandemia, explicou em declarações à agência Lusa, Fátima Cabral, diretora clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, instituição que integra o Hospital Sousa Martins.

Ao nível da atividade cirúrgica, a mesma responsável adiantou que “sempre que seja possível, os serviços estão preparados para fazerem essa retoma e recuperarem os doentes que estão ainda em atraso”.

A ULS da Guarda abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar, abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/


HDS | Teleconsultas

19/04/2021

Acesso a teleconsultas facilitado no Hospital Distrital de Santarém

O Hospital Distrital de Santarém informa que o acesso às teleconsultas pelos utentes é agora mais fácil, tendo deixado de ser indispensável a autenticação com chave móvel digital ou cartão do cidadão (CC), passando a ser possível efetuar-se com o número de Utente de Saúde (SNS).

Para que o utente possa autenticar-se através desta nova forma, necessita de ter o contacto de telemóvel associado ao seu número de Utente de Saúde no RNU (Registo Nacional de Utentes), sendo que, neste caso, o contacto de telemóvel no RNU poderá ser o de um familiar, que pode ser atualizado num hospital ou numa unidade de cuidados de saúde primários. O acesso é feito em https://servicos.min-saude.pt/utente/ ou através da app MySNS Carteira.

Recorde-se que as teleconsultas no HDS iniciaram-se no final de 2020, em particular nas áreas de Medicina Física e de Reabilitação, de Ginecologia e Obstetrícia, de Pneumologia e de Medicina, podendo este serviço ser utilizado noutras especialidades.

Para saber mais, consulte:

HDS – http://www.hds.min-saude.pt/


CHUSJ | Apoio psicológico

19/04/2021

Serviço de Urgência é o primeiro do país a contar com apoio permanente

O Diretor do Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), Eduardo Carqueja, faz um balanço muito positivo do apoio psicológico em permanência no Serviço de Urgência do hospital.

Esta valência, que se encontra em funções há um mês, está disponível nos dias úteis e já prestou assistência a utentes, familiares, mas acima de tudo a profissionais de saúde que precisam de apoio por desgaste.

Os profissionais de saúde que trabalham nas urgências são um dos principais alvos do acompanhamento psicológico, uma vez que «estavam a ser muito sobrecarregados» com as múltiplas tarefas que enfrentavam.

Eduardo Carqueja percebeu que a presença de um psicólogo era, por isso, muito importante, «não só no serviço que eles teriam de prestar aos doentes e aos seus familiares, mas também no autocuidado que eles deviam ter».

Nos primeiros 20 dias de atividade foram registadas 15 ocorrências, que passam «pela transmissão de más notícias, maus diagnósticos ou mortes», explica Margarida Capela, uma das psicólogas afetas a este serviço.

Para integrar as urgências do CHUSJ, a psicóloga teve de receber formação específica nas áreas «do apoio às famílias, na intervenção com os profissionais de saúde, na intervenção das más notícias».

Apesar de não ser inédito no mundo, o Serviço de Urgência do CHUSJ é o primeiro do país a contar com o contributo de um psicólogo em permanência.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias


Hospitalização domiciliária

19/04/2021

ULS Guarda inaugura hoje Unidade de Hospitalização Domiciliária

A Unidade de Hospitalização Domiciliária da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda inicia hoje atividade.

De acordo com a ULS, o novo espaço, instalado no Pavilhão da Consulta Externa do Hospital Sousa Martins, «será o suporte da equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária, composta por uma equipa de profissionais experientes e diferenciados, constituída por médicos de Medicina Interna e Enfermeiros com vasta experiência e competências».

A Unidade de Hospitalização Domiciliária tem como objetivo o internamento no conforto de casa do doente, com prestação de cuidados, rigor e segurança clínica idênticos ao internamento convencional.

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias