Notícias em 22/04/2021

Relatório de Situação nº 416 | 22/04/2021

Relatório de Situação nº 416 | 22/04/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 416 | 22/04/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Vacinação contra a Covid-19

22/04/2021

Norma da DGS abre vacinação a maiores de 16 anos com doenças de risco

A Direção-Geral de Saúde (DGS) atualizou as normas de vacinação contra a Covid-19 devido a uma maior disponibilidade de doses e vai começar a vacinação de pessoas entre 16 e 79 anos com doenças de risco acrescido.

De acordo com comunicado da DGS, na segunda fase do plano de vacinação são definidas duas estratégias distintas: «a vacinação por faixas etárias decrescentes, até aos 16 anos, e de pessoas com 16 ou mais anos e que tenham doenças com risco acrescido de Covid-19 grave ou morte».

Entre as doenças que darão prioridade na toma da vacina, independentemente da idade, conta-se a diabetes, obesidade grave, doença oncológica ativa, transplantação e imunossupressão, doenças neurológicas graves e doenças mentais.

Também os que recuperaram de infeção por Covid-19 há pelo menos seis meses estão incluídos na segunda fase de vacinação, «de acordo com o grupo prioritário ou a faixa etária a que pertencem».

A DGS explica que as pessoas recuperadas de infeção por Covid-19 há mais de seis meses podem ser vacinadas apenas com uma dose, independentemente da vacina e que a vacinação destas pessoas terá inicio a partir do momento em que as pessoas com mais de 60 anos estiveram todas vacinadas.

Na primeira fase, e porque havia um cenário de escassez de vacinas, o plano definiu como grupos prioritários os trabalhadores da área de saúde, pessoas com mais de 80 anos, idosos institucionalizados em lares ou na rede de cuidados continuados e os maiores de 50 anos que tinham doenças de risco.

Na segunda fase, serão vacinadas as pessoas com idades entre os 16 e 79 anos, por faixas etárias decrescentes e dando prioridade a quem tenha doenças de risco, continuando também a ser administradas vacinas aos trabalhadores de áreas essenciais do Estado.

A DGS também atualizou as patologias que determinam que seja dada prioridade na toma de vacinas, independentemente da idade, passando a estar incluídas as pessoas com neoplasia maligna ativa (cancro), os transplantados e candidatos a transplante, e os que sofrem de imunossupressão.

Também as doenças neurológicas, mentais, cardiovasculares, hepáticas crónicas, pulmonares crónicas ou quem sofra de diabetes ou de obesidade terá prioridade, de acordo com a norma.

Para saber mais, consulte:

DGS > Norma 002/2021


Covid-19 | Testes de diagnóstico

22/04/2021

Portugal já realizou dez milhões de testes à Covid-19

Portugal atingiu, no dia 20 de abril, um recorde de mais de 94 mil testes num dia, alcançando hoje cerca de dez milhões de diagnósticos feitos ao SARS-CoV-2, revelou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, durante uma deslocação ao Centro Hospitalar de Leiria.

«Há dois dias tivemos um recorde de testes à Covid-19: mais de 94 mil testes. Relembro que, no início de março de 2020, tínhamos pouco mais de dois mil testes. Atingimos dez milhões de testes hoje, em números redondos, e fazemos mais de 970 mil testes por milhão de habitantes» disse o Secretário de Estado, após a inauguração das ampliações das unidades de ambulatório de Gastrenterologia e da Pneumologia do Hospital de Santo André.

António Lacerda Sales explicou que a massificação da testagem não está relacionada com o aumento de incidência da Covid-19 em Portugal, mas estando «mais capacitados para enfrentar o problema de frente» é preciso «testar para encontrar» os casos positivos.

O governante sublinhou ainda que durante o fim de semana foram vacinadas «mais de 180 mil pessoas», o que se revela como «um verdadeiro teste à nossa capacidade de planeamento e de organização.»

Nesta ocasião, o Secretário de Estado falou sobre a recente revisão do plano de vacinação, que passa pela imunização de faixas etárias decrescentes, entre os 16 e os 79 anos, com patologias graves, como «doenças oncológicas em fase ativa, transplantação, imunodepressão» e «doenças mentais e neurológicas graves».

O governante afirmou que espera que, ainda na próxima semana, os portugueses já se possam inscrever para vacinação num site criado para o efeito.


Vacinas contra a Covid-19

22/04/2021

Mais de 2,7 milhões de doses de vacinas administradas em Portugal

Até ao momento, já foram administradas 2.711.174 vacinas em Portugal continental, das quais 2.014.270 são referentes à primeira dose e 696.904 à segunda dose.

Poderá acompanhar a execução do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, bem como outras notícias de relevo e informações prestadas pela Task Force, através dos seguintes links:


Covid-19 | Atividade do INEM

22/04/2021

2.225 transportes de suspeitos de infeção entre 12 a 18 de abril

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros dos Sistema Integrado de Emergência Médica realizaram, de 12 a 18 de abril, 2.225 transportes de utentes com suspeita de Covid-19.

Os meios afetos à Delegação Regional do Norte (DRN) efetuaram 836 transportes, os meios da Delegação Regional do Sul (DRS) 851 e os meios afetos à Delegação Regional do Centro (DRC) 430. Na Delegação Regional do Sul – Algarve foram registados 108 transportes de utentes com suspeita de infeção com o novo coronavírus.

No mesmo período, as Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária do INEM recolheram 526 amostras biológicas para análise à Covid-19.

Em termos geográficos, coube à equipa afeta à DRS a maioria das recolhas realizadas, com um total de 396 amostras para análise. Seguiram-se as equipas da DRN, com 72 amostras, a da DRC com 33 e a da DRS-Algarve que contabilizou 14 amostras na mesma semana.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


CHBM | Ampliação da UCI

22/04/2021

Investimento de 2 ME prevê a beneficiação do espaço existente

As instalações da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vão ser ampliadas, tendo as obras tido inicio na passada semana. O investimento, na ordem dos 2 milhões de euros (ME), prevê a beneficiação do espaço existente, expansão do serviço e capacitação tecnológica da UCI, permitindo o isolamento de até 6 doentes em simultâneo, 2 dos quais em quartos com pressão negativa.

Atualmente a Unidade dispõe de 5 camas de cuidados intensivos, em área de open space, servindo diretamente na sua área de influência a população dos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, num total de mais de 216 mil habitantes.

Esta intervenção permitirá aumentar a lotação da Unidade para 11 camas (Nível II e Nível III), apetrechando o Centro Hospitalar de uma infraestrutura mais adequada à intensidade dos cuidados prestados aos doentes em situação crítica e permitindo, adicionalmente, que a UCI passe a dispor de idoneidade formativa em medicina intensiva, para médicos em formação noutras especialidades.

Segundo o CHBM, com a implementação do presente projeto, criam-se condições físicas para que a Unidade de Cuidados Intensivos venha a aumentar gradualmente a sua atividade, quer no número de internamentos, quer na complexidade dos doentes internados. É ainda expetável que seja possível reduzir os tempos médios para cirurgias mais complexas e em doentes com níveis de severidade superiores, atendendo ao aumento potencial da disponibilidade de cama em UCI para o pós-operatório imediato.

Para o responsável da UCI, Paulo André, esta intervenção significa “o início de um processo de melhoria que deverá conduzir a uma maior diferenciação da UCI, essencial para aumentar a qualidade da assistência aos doentes em estado crítico que acorrem ao CHBM”.

Para saber mais, consulte:

CHBM > Notícias


CHL reduz lista de cirurgias em quase 60%

22/04/2021

Em visita, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde sublinhou o desempenho do hospital

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reduziu em quase 60% a lista de espera de utentes há mais de um ano à espera para a realização de cirurgias, revelou hoje o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Em visita à unidade hospitalar, onde foi ortopedista António Lacerda Sales salientou que o CHL, mesmo em tempo de pandemia, “procurou manter, sempre que possível a atividade programada possível, nomeadamente em contexto de ambulatório, o que permitiu a redução de uma lista de espera para consulta”.

Para assinalar os 26 anos do hospital foi dado a conhecer um memorial junto à entrada principal do hospital, que está materializado numa oliveira envolvida por um projeto da autoria, Humberto Dias, que representa uma “colmeia”, onde estão gravados os nomes de vários profissionais de saúde, que estiveram na linha da frente do combate à pandemia.

Neste dia de comemoração, foram também inauguradas as obras de ampliação das unidades de ambulatório de Gastrenterologia e de Pneumologia do Hospital de Santo André.


CODU | Atendimento

22/04/2021

INEM implementa sistema automático de devolução de chamadas

O sistema de call back (devolução de chamadas) dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) passou a ser feito de forma automática.

Implementado no dia 8 de abril, a automatização deste sistema permite concentrar os profissionais do INEM no atendimento e acionamento de meios e recuperar de forma mais rápida as chamadas perdidas e/ou desligadas na origem e que, por isso, não são triadas pelos profissionais.

Este sistema tem como objetivo impedir que qualquer chamada realizada fique sem atendimento e permite recuperar chamadas desligadas na origem ou que «caíram» antes de serem atendidas.

Até ao dia 8 de abril existiam Técnicos de Emergência Pré-hospitalar escalados no CODU para fazer a devolução das chamadas, sendo que, com a automatização do sistema, esta função é feita de forma mais célere, dando indicações aos contactantes de como proceder no caso de ainda necessitarem de apoio por parte do INEM.

Dados de abril de 2021 revelam que nos CODU são atendidas, em média, 3.235 chamadas por dia. Diariamente, cerca de 24 chamadas são perdidas ou desligadas na origem sendo que o novo sistema automático de call back recuperou 100% das destas chamadas.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias


Tratamento do cancro da tiroide

22/04/2021

Investigadora do CHULN distinguida com o Young Investigator Award

A investigadora da Unidade de Biologia Molecular do Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Márcia Faria, foi distinguida com o Young Investigator Award 2021 pelos avanços no tratamento do cancro da tiroide.

Estes prémios são atribuídos pela Sociedade Europeia de Endocrinologia a 12 jovens investigadores ainda sem doutoramento ou com doutoramento há menos de 10 anos.

Márcia Faria, de 28 anos e a concluir a tese de doutoramento na área de Biologia de Sistemas, foi distinguida pela investigação sobre o simportador de sódio e iodo na terapêutica com iodo radioativo e o avanço no tratamento de metástases do carcinoma da tiroide.

O tratamento do carcinoma da tiroide tem, geralmente, um prognóstico de evolução favorável, em que a cirurgia e ciclos de iodo radioativo são eficazes. Mas quando há doença refratária ao iodo – ou seja, quando as células metastizadas deixam de ter capacidade para captar o iodo – não há outras terapias eficazes. Uma situação que acontece em cerca de 30% dos casos em que há metástases.

O objetivo do trabalho premiado, que será apresentado em maio na conferência da Sociedade Europeia de Endocrinologia, é perceber quais os mecanismos subjacentes a esta perda de capacidade de captar iodo e o que se pode fazer para que as células o voltem a incorporar, o que vem abrir novamente a porta ao tratamento destas metástases.

Para saber mais, consulte:

CHULN – http://www.chln.min-saude.pt


Dia Mundial da Terra

22/04/2021

Data visa sensibilizar as pessoas para os problemas ambientais do planeta

Todos os anos, a 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra, com o objetivo de consciencializar as pessoas para os problemas ambientais do planeta.

As celebrações de 2021, têm como tema a “Recuperação da Terra”.

Segundo o Secretário Geral da ONU, António Guterres, “a recuperação da pandemia de Covid-19 oferece uma oportunidade para o mundo escolher um caminho mais limpo, ecológico e sustentável.”

Do ponto de vista político, o dia de hoje é assinalado através da realização de uma cimeira climática a nível global para discutir o aquecimento global, convocada pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden.

Em 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 22 de abril como o Dia Internacional da Mãe Terra. O dia reconhece a Terra e seus ecossistemas como o lar comum da humanidade e a necessidade de o proteger.

Para saber mais, consulte:

  • Organização das Nações Unidas – Dia Mundial da Terra 2021 – em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo

direção-geral da administração e do emprego público

22-04-2021 Webinar Proteção da Parentalidade e Conciliação Trabalho-Família do Projeto “Parents@Work”

No próximo dia 29 de abril, pelas 15h00, realizar-se-á o Webinar Proteção da Parentalidade e Conciliação Trabalho-Família do Projeto “Parents@Work” financiado pelo Programa Direitos, Igualdade e Cidadania 2014-2020, da Comissão Europeia, e promovido pela CITE-Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, conforme programa em anexo.

Neste evento serão apresentados os produtos do Projeto, bem como algumas boas práticas de empresas – algumas delas são membros do iGen. Será também abordada a importância da proteção na parentalidade e da promoção da conciliação trabalho-família enquanto condições essenciais para uma efetiva igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho.

Muito gostaríamos de contar com a vossa participação no referido evento e com o vosso apoio na divulgação do mesmo.

Programa do Weninar

Para assistir ao Webinar, clique aqui.