Notícias em 28/04/2021

Relatório de Situação nº 422 | 28/04/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 422 | 28/04/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Resolução da Assembleia da República n.º 127/2021 – Diário da República n.º 82/2021, Série I de 2021-04-28
Assembleia da República
Recomenda ao Governo a integração das pessoas em situação de sem-abrigo e com doença mental severa nos grupos prioritários do Plano de Vacinação contra a COVID-19


Vacinação Covid-19 | Maiores de 65

28/04/2021

Maiores de 65 podem pedir vacina nos Espaços Cidadão a partir de hoje

As pessoas com mais de 65 anos vão poder inscrever-se para vacinação contra a Covid-19 nos Espaços Cidadão, a partir desta quarta-feira, 28 de abril.

«Os Espaços Cidadão vão poder receber a inscrição para as vacinas dos maiores de 65 anos, nesta fase», revelou ontem a Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

Os Espaços Cidadão são pontos de atendimento que reúnem serviços de diferentes entidades num único balcão, instalados em Lojas de Cidadão e em pontos de atendimento da administração local, estando atualmente em funcionamento mais de 700 espaços.

Desde o dia 23 de abril que as pessoas com mais de 65 anos podem escolher online a data e o local para serem vacinados, através do Portal do Autoagendamento para Vacinação contra a Covid-19.

Consulte:

Portal SNS > Vacinação Covid-19 | Autoagendamento


Covid-19 | Centro vacinação Loures

28/04/2021

Novo centro em Sacavém com capacidade para administrar 1.400 doses diárias

O concelho de Loures vai dispor a partir de quinta-feira, 29 de abril, de um segundo centro de vacinação contra a Covid-19, em Sacavém, com capacidade máxima diária para administrar 1.400 doses de vacina contra a Covid-19.

O Presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, referiu hoje, em declarações à Lusa, que a abertura deste equipamento vai permitir «duplicar a capacidade de vacinação» contra a Covid-19 neste município do distrito de Lisboa.

O novo centro de vacinação vai ficar instalado no pavilhão da escola básica Bartolomeu Dias, na Rua Heróis do Ultramar.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Vacinação Covid-19


SNS | Reforço de recursos humanos

28/04/2021

Em 2021, SNS já foi reforçado com 3.619 profissionais

A Ministra da Saúde, Marta Temido, revelou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já foi reforçado com 3.619 profissionais em 2021, dando seguimento a uma tendência verificada nos últimos anos, com 9.133 profissionais em 2020 e 15.425 profissionais ao longo da anterior legislatura.

A informação foi avançada durante a apresentação e discussão do relatório sobre a aplicação da declaração do estado de emergência no período de 17 a 31 de março de 2021, na Assembleia da República.

«São números impressionantes, que dependem dos portugueses, das escolhas que fizeram, das escolhas em serviços públicos, e das escolhas em serviços públicos de saúde que não servem por si só: servem para servir as portuguesas e os portugueses», observou a governante.

A Ministra da Saúde sublinhou ainda que, ao longo deste período, Portugal conseguiu «encontrar no Serviço Nacional de Saúde um serviço mais robusto que respondeu melhor às necessidades assistenciais dos portugueses».

«O Estado teve a capacidade de ser responsável por todos os indivíduos, porque é essa a sua função: proteger os mais frágeis e os que mais dele necessitam», acrescentou Marta Temido.

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Notícia


SNS | Valorização das pessoas

28/04/2021

IGAS vai auditar sete unidades do SNS para verificar desempenho

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) vai iniciar esta semana uma auditoria a sete unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para verificar se desenvolvem estratégias, incentivos e políticas direcionadas à valorização das pessoas.

Em comunicado, a IGAS revela que a auditoria ao «desempenho dos sistemas de valorização das pessoas nos estabelecimentos e serviços do SNS» visará centros hospitalares, hospitais e unidades locais de saúde do setor empresarial do Estado e hospitais do setor público administrativo das regiões Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

Esta auditoria vai abranger até ao final do ano 20% das entidades do setor público empresarial e 40% do setor público administrativo da saúde.

A atuação da IGAS nesta auditoria consiste «na identificação e descrição dos aspetos onde podem ser realizadas melhorias e na elaboração de recomendações específicas, com vista a apoiar a gestão das respetivas entidades».

Nesse sentido, vai verificar se «os órgãos de gestão das entidades auditadas desenvolvem estratégias, incentivos e políticas direcionadas à valorização das pessoas, com vista à criação de uma força de trabalho produtiva, qualificada, motivada e reconhecida».

«As práticas exemplares e soluções inovadoras identificadas serão, posteriormente, objeto de difusão por parte da IGAS, para que possam ser replicadas por outros estabelecimentos e serviços do setor da saúde», adianta no comunicado.

A auditoria abrange oito áreas temáticas: Recrutamento e seleção, Integração e orientação, Gestão e avaliação do desempenho, Reconhecimento e recompensa, Formação e capacitação, Bem-estar no trabalho, Tecnologias digitais e Comunicação, envolvimento e participação.

Na fase de planeamento da auditoria foram consultadas diversas entidades da administração pública e associações que forneceram as sugestões para a melhoria da matriz lógica de auditoria que condensa todos os aspetos avaliados, bem como as metodologias de recolha de evidências e critérios de avaliação utilizados.

Visite:

IGAS – http://www.igas.min-saude.pt/


Centro de Hemodiálise em Valongo

28/04/2021

Diogo Serras Lopes preside à inauguração de novo centro

O Secretário de Estado da Saúde presidiu esta manhã à inauguração do Centro de Hemodiálise do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), em Valongo, direcionado para doentes crónicos. «É desejável que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tenha mais capacidade para doentes de hemodiálise», afirmou Diogo Serras Lopes, acrescentando que este é um «centro de ponta, em tecnologia e capacidade».

Acompanhado na cerimónia pelo Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Ribeiro, o Secretário de Estado da Saúde salientou também a prioridade que os doentes hemodialisados tiveram no processo de vacinação contra a Covid-19.

O governante afirmou que o número de unidades prestadoras de cuidados de diálise, no final de 2020, era de 128, das quais a grande maioria pertence ao setor privado ou social (cerca de 79%).

«Por isso mesmo, louvamos a inauguração desta Unidade de Hemodiálise dedicada a utentes de ambulatório» referiu Diogo Serras Lopes, lembrando a importância do reforço da resposta do SNS «até para gerar mais concorrência no setor, intensificando a qualidade e inovação».

«É necessário pensar o futuro, em particular o do SNS, abraçando o desafio de uma reengenharia de cuidados e da própria sociedade que dê resposta efetiva e integrada às pessoas que vivem com doença crónica, apoiando-as e aos seus familiares, potenciando a sua participação no processo de cuidados mas, também, na definição das políticas e respostas do sistema, permitindo-lhes, deste modo, viver mais anos, com maior qualidade de vida, mais autonomia e maior capacidade de gerir a sua saúde», afirmou o Secretário de Estado, no final da sua intervenção.

Este centro de hemodiálise, localizado nas antigas instalações do Hospital de Valongo, destina-se a utentes de ambulatório e envolveu um investimento de aproximadamente 900 mil euros.

A unidade vai servir os doentes renais crónicos residentes nos concelhos de Valongo, Maia, Gondomar e Porto, e irá dispor de 24 postos de tratamento, distribuídos por duas salas independentes, onde poderão ser tratados cerca de 140 doentes.

Vocacionado para o tratamento de doentes ambulatórios, este centro representa uma mais-valia importante na assistência nefrológica de proximidade.

Este equipamento vai funcionar como uma extensão do Serviço de Nefrologia do CHUSJ, que é um Centro de Elevada Diferenciação em Nefrologia reconhecido pela Direção-Geral da Saúde desde 2008, vocacionado para a Gestão Integrada da Doença Renal Crónica.

Visite:

CHUSJ – https://portal-chsj.min-saude.pt/


Segurança e Saúde no Trabalho

28/04/2021

Dia Mundial apela a sistemas resilientes para futuras emergências

Assinala-se esta quarta-feira, dia 28 de abril, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, uma data que tem como objetivo promover um local de trabalho mais seguro, mais saudável e produtivo.

Num ano marcado pela pandemia de Covid-19, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) sublinha a importância de implementar sistemas de segurança e saúde no trabalho sólidos e resilientes, que minimizem os riscos no mundo do trabalho para todas as pessoas em caso de emergências futuras de saúde.

Divulgado a propósito desta efeméride, o relatório «Antecipar, preparar e responder a crise – Investir agora em sistemas de segurança e saúde no trabalho resilientes», da OIT, analisa a prevenção e a gestão dos riscos relacionados com a pandemia, bem como outros riscos para a saúde e segurança, relacionados com a implementação de alterações das modalidades de trabalho decorrentes de medidas de controlo do vírus.

INEM assinala data com webinar

A propósito do Dia Internacional da Segurança no Trabalho, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) promove, no dia 28 de abril, um webinar dedicado aos «Desafios da Segurança no Trabalho na Emergência Médica”.

Destinado a todos os profissionais e colaboradores do INEM, bem como a todos os parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica, o webinar pretende versar matérias diversas sobre a Segurança no Trabalho, entre as quais o percurso que o INEM tem vindo a fazer nesta área, nomeadamente com a recente implementação e certificação de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde na organização.

HDS sensibiliza para o impacto da pandemia no mundo do trabalho

No âmbito do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que se assinala hoje, a técnica superior de Segurança do Trabalho, Sónia Henriques, afirma que «a realidade Covid-19 gerou impactos profundos no normal funcionamento do mundo do trabalho, como aconteceu no Hospital Distrital de Santarém (HDS), desde logo com o risco acrescido de transmissão nos locais de trabalho até a novos riscos de segurança e saúde que surgiram como resultado de medidas para mitigar a disseminação do vírus.»

Alexandra Matias e Sónia Henriques

A especialista de Segurança do Trabalho do HDS destaca as mudanças para novas formas/oportunidades de trabalho, como por exemplo o caso do teletrabalho, mas sobretudo o aumento de riscos para a Segurança e Saúde, principalmente através do risco psicossocial (ritmos de trabalho e carga horária elevados sem tempo suficiente de repouso, o medo, a dúvida, a incerteza) e risco biológico de nível IV (de elevado risco de propagação individual e de comunidade, sem meios eficazes de profilaxia e tratamento), em particular na área da saúde.

Alexandra Matias e Sandra Tibério, enfermeiras do trabalho no Serviço de Segurança e Saúde do Trabalho do HDS, são perentórias ao afirmar que o ano 2020 irá sempre ficar na memória de ambas como aquele que veio colocar à prova a sua capacidade de adaptação e resiliência e que consequentemente provocou alterações nas suas vida profissionais e pessoais.

Para saber mais, consulte: