Notícias em 30/04/2021

Relatório de Situação nº 424 | 30/04/2021

Relatório de Situação nº 424 | 30/04/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 424 | 30/04/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


DGS publica Norma da vacina Janssen – Campanha de Vacinação contra a COVID-19

DGS publica Norma da vacina Janssen – Campanha de Vacinação contra a COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica esta sexta-feira, dia 30 de abril, a Norma da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 da COVID-19 Vaccine Janssen®, com um esquema vacinal de uma dose.

A recomendação da administração desta vacina em pessoas com 50 ou mais anos de idade relaciona-se com a observação de alguns eventos muito raros, de coágulos em localizações atípicas, principalmente em mulheres nesta faixa etária.

Os dados continuam a ser analisados pela Agência Europeia de Medicamentos, pelo que esta recomendação pode ser revista a qualquer momento.

A Norma contempla ainda questões relacionadas com as indicações terapêuticas da vacina, as suas características, o modo de preparação, contraindicações, precauções, interações com outras vacinas, a vacinação em circunstâncias especiais, segurança, farmacovigilância, entre outras.

Consulte a Norma nº 004/2021 de 30/04/2021.


Atualizada a Norma sobre a vacina VAXZEVRIA – Campanha de Vacinação contra a COVID-19

Atualizada a Norma sobre a vacina VAXZEVRIA – Campanha de Vacinação contra a COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica esta sexta-feira, dia 30 de abril, a atualização Norma da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 da VAXZEVRIA® (anteriormente designada COVID-19 Vaccine AstraZeneca®).

Além da atualização da designação da marca da vacina, a VAXZEVRIA® passa a ser recomendada para pessoas com 60 ou mais anos.

A recomendação da administração desta vacina em pessoas com 60 ou mais anos de idade relaciona-se com a observação de alguns eventos muito raros, de coágulos em localizações atípicas, principalmente em mulheres nesta faixa etária.

Os dados continuam a ser analisados pela Agência Europeia de Medicamentos, pelo que esta recomendação pode ser revista a qualquer momento.

Esta atualização contempla ainda as questões relacionadas com a administração da segunda dose nas pessoas com menos de 60 anos de idade.

Consulte a Norma nº 003/2021 de 08/02/2021 atualizada a 30/04/2021.


Resolução do Conselho de Ministros n.º 45-C/2021 – Diário da República n.º 84/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-04-30
Presidência do Conselho de Ministros
Declara a situação de calamidade, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

Despacho n.º 4391-B/2021 – Diário da República n.º 83/2021, 3º Suplemento, Série II de 2021-04-29
Presidência do Conselho de Ministros e Administração Interna – Gabinetes do Primeiro-Ministro e do Ministro da Administração Interna
Reconhecimento antecipado da necessidade de declarar a situação de calamidade no município de Odemira

Despacho n.º 4473-A/2021 – Diário da República n.º 84/2021, 2º Suplemento, Série II de 2021-04-30
Presidência do Conselho de Ministros, Administração Interna, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Saúde – Gabinetes da Ministra de Estado e da Presidência, do Ministro da Administração Interna e das Ministras do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Saúde
Determina o alargamento do âmbito dos Despachos n.os 3863-B/2020, de 27 de março, e 10944/2020, de 8 de novembro, que determinam que a gestão dos atendimentos e agendamentos seja feita de forma a garantir inequivocamente os direitos de todos os cidadãos estrangeiros com processos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no âmbito da COVID-19

Despacho n.º 4473-D/2021 – Diário da República n.º 84/2021, 3º Suplemento, Série II de 2021-04-30
Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Aprova a lista dos países e das competições desportivas internacionais a que se aplicam as regras em matéria de tráfego aéreo, aeroportos, fronteiras terrestres e fluviais

Despacho n.º 4473-B/2021 – Diário da República n.º 84/2021, 2º Suplemento, Série II de 2021-04-30
Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Prorroga a proibição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais

Decreto-Lei n.º 29-A/2021 – Diário da República n.º 83/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-04-29
Presidência do Conselho de Ministros
Cria um regime excecional e temporário de registo diário de trabalhadores de explorações agrícolas e do setor da construção


Mais um dia sem mortes por COVID-19

Mais um dia sem mortes por COVID-19

O boletim publicado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde indica que não foi registada qualquer morte por COVID-19 nesta quinta-feira, dia 29 de abril. Este é terceiro dia sem óbitos desde que foi registada a primeira morte por COVID-19 em Portugal.

De acordo com o relatório de situação, foram notificados mais 460 casos de COVID-19, o que eleva para 836.439 o total de infetados desde o início da pandemia.

Do total de novos casos, 212 registaram-se no Norte, 41 no Centro, 133 em Lisboa e Vale do Tejo, 10 no Alentejo e 37 no Algarve.

Existem agora 23.681 casos ativos de doença, ou seja, menos 52 do que ontem.

Relativamente aos internamentos, não se regista qualquer alteração: 324 pessoas internadas, 89 das quais em unidades de Cuidados Intensivos.


Autoagendamento da vacina

30/04/2021

Mais de 156 mil pessoas realizaram o agendamento online da vacina

O Ministério da Saúde revelou hoje que mais de 156 mil cidadãos já agendaram a data da sua vacina contra a Covid-19, através do portal do autoagendamento para vacinação.

De acordo com dados do Ministério, até quinta-feira o portal validou mais de 156 mil pedidos de vacinação, incluindo os de utentes em fila de espera, dos quais mais de 67 mil foram agendados.

O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, à margem de uma visita à unidade hospitalar de Caldas da Rainha, afirmou que «tem havido muitas pessoas a recorrer ao autoagendamento, o que significa que há confiança no processo e as pessoas até demonstram ansiedade em se vacinarem».

O governante admitiu a existência de alguns problemas neste processo, mas acrescentou que «está a ser feito um esforço para melhorar» para que «não ocorram acontecimentos pontuais desse tipo».

A funcionalidade de autoagendamento está acessível a partir do Portal da Covid-19 e permite que os utentes com mais de 65 anos, faixa etária que começará agora a ser vacinada independentemente de qualquer doença, possam escolher o ponto de vacinação em que pretendem ser vacinados.

No caso de não haver vagas disponíveis, os utentes podem optar por ficar em lista de espera naquele ponto de vacinação ou escolher uma data, noutro ponto de vacinação, explicam a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, entidade que desenvolveu a plataforma.

Posteriormente, o utente que realizou esta inscrição receberá um SMS com a hora precisa em que será vacinado no dia e no ponto de vacinação escolhido. O envio da mensagem está dependente de o utente não ter sido ainda convocado para vacinação ou não ter contraído Covid-19.

O coordenador da task force da vacinação, Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo Gouveia e Melo, também já esclareceu que as pessoas podem solicitar ajuda em algumas autoridades e instituições de apoio à população e, caso não se inscrevam através do portal de autoagendamento, podem também «esperar que sejam agendadas pelo processo central, que vai continuar a fazê-lo».


Covid-19 | Campanha de Vacinação

30/04/2021

DGS divulga norma para vacina da Janssen em pessoas acima dos 50 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta sexta-feira, dia 30 de abril, a norma que indica que a administração da vacina da Janssen contra a Covid-19 é recomendada em pessoas com pelo menos 50 anos de idade.

Em Portugal, recomenda-se, à data, que a “COVID-19 Vaccine Janssen® seja utilizada em pessoas com 50 ou mais anos de idade. Os estudos em curso e os dados que continuam a ser analisados pela Agência Europeia de Medicamentos podem justificar a revisão desta recomendação a qualquer momento”, lê-se no documento.

No entanto, e de acordo com a norma, “as pessoas com menos de 50 anos de idade, que assim o desejem podem ser vacinadas com a COVID-19 Vaccine Janssen®, desde que sejam devidamente informadas sobre os benefícios e os riscos, e concedam expressamente o seu consentimento informado.

A norma da DGS refere que foram observados nos EUA, eventos muito raros, de trombose em territórios atípicos (incluindo trombose venosa central, trombose venosa esplâncnica e trombose arterial), concomitantemente com trombocitopenia, incluindo alguns casos com desfecho fatal, sobretudo nas três primeiras semanas após a vacina (de toma única) e em mulheres abaixo dos 60 anos. Como tal, sublinha a importância dos profissionais de saúde alertarem os utentes para potenciais sintomas associados a estes casos.

Entre as reações adversas a esta vacina, consideradas ligeiras ou moderadas e que ficam resolvidas em poucos dias após a administração da vacina, a DGS cita “dor no local da injeção, cefaleias, fadiga, mialgias, náuseas”.

O documento refere ainda que todas as suspeitas de reações adversas, bem como erros de administração, a administração inadvertida a uma pessoa para a qual a vacina está contraindicada, a administração a mulheres grávidas ou a administração das doses com um intervalo inferior ao mínimo definido, devem ser comunicadas ao Infarmed pelos profissionais de saúde.

Para saber mais, consulte:

DGS > Norma nº 004/2021 de 30/04/2021


Covid-19 | Cooperação

30/04/2021

Portugal envia para o Brasil lote de medicamentos de uso hospitalar

O Brasil vai receber hoje um lote de medicamentos (Atropina Lebesfal) para uso hospitalar no apoio ao tratamento da Covid-19, que será entregue pelo Governo Português à República Federativa do Brasil.

Em comunicado, o Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação revelou que «esta entrega é feita por Portugal ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, em articulação com a Embaixada do Brasil em Lisboa, correspondendo a um pedido formulado pelo Ministério da Saúde do Brasil, no quadro do combate ao SARS-CoV-2.»

«Portugal mobiliza-se, deste modo, uma vez mais, contribuindo para o esforço que se vem desenvolvendo no desafiante combate a esta pandemia, numa manifestação de solidariedade com todos os cidadãos brasileiros» sublinha o comunicado hoje divulgado.

Para saber mais, consulte:

Portal Diplomático > Comunicados de imprensa


Covid-19 | Registo nacional pediátrico

30/04/2021

Registo permitirá contribuir para o melhor conhecimento da epidemiologia

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Epidemiologia, está a colaborar com a Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) no desenvolvimento do Registo nacional de casos pediátricos de Covid-19 com internamento hospitalar (EPICENTRE.PT).

De acordo com o INSA, o registo EPICENTRE.PT permitirá contribuir para o melhor conhecimento da epidemiologia, apresentação, necessidades de cuidados e evolução da doença Covid-19 pediátrica em geral e da neonatal de transmissão vertical e horizontal, assim como identificar particularidades diferenciadoras da infeção ao longo do espectro da idade pediátrica e das vias de transmissão.

«As entidades responsáveis pelo projeto esperam também identificar fatores preditivos da gravidade da doença, complicações e sequelas, mas também descrever a sua gravidade e evolução», observa ainda o INSA.

Para saber mais, consulte:

INSA > Notícia


Otorrino | Cirurgia de ambulatório

30/04/2021

ULS Nordeste inova e garante maior qualidade dos cuidados prestados

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a inovar na realização da Cirurgia de Ambulatório de Otorrinolaringologia, através de um novo e moderno equipamento: um multidebrider.

De acordo coma a ULS do Nordeste, com a utilização deste aparelho «é disponibilizada ao doente uma maior qualidade dos cuidados prestados, graças à redução do tempo de duração da cirurgia e ao conforto acrescido, bem como à eficiência e segurança dos procedimentos».

O novo equipamento da Unidade de Cirurgia de Ambulatório, localizado no Hospital de Mirandela, representa um investimento de cerca de dez mil euros, destaca ainda a Unidade Local de Saúde do Nordeste.

(Fotografia: site da ULS do Nordeste)

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste > Notícias


SNS | Gestão hospitalar

30/04/2021

Hospital de Vila Franca de Xira passa a entidade pública empresarial

Foi aprovado, em reunião de Conselho de Ministros, o decreto-lei que cria o Hospital de Vila Franca de Xira enquanto entidade pública empresarial.

De acordo com o comunicado divulgado, «Perante a iminência da reversão da gestão clínica para a esfera pública, o hospital fica responsável por desenvolver todas as tarefas necessárias à transição da gestão da esfera privada para a esfera pública e assegurar, a partir do dia 1 de junho de 2021, a gestão pública do estabelecimento hospitalar.»

O comunicado revela, ainda, que fica assim garantida «que a assistência à população que o Hospital de Vila Franca de Xira serve não é afetada».

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo > Comunicado do Conselho de Ministros de 29 de abril de 2021


PNV | As vacinas aproximam-nos!

30/04/2021

Programa manteve cobertura de 99% no primeiro ano de vida

Em 2020, o Programa Nacional de Vacinação (PNV) atingiu ou ultrapassou coberturas de 95% até aos 7 anos em todas as vacinas, este é um dos dados que a Direção-Geral da Saúde (DGS) divulga no âmbito da Semana Europeia da Vacinação 2021, que se assinala de 26 de abril a 2 de maio.

A iniciativa, promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde Europa, visa celebrar a diferença que as vacinas fazem na nossa sociedade, de uma forma geral e, em particular, no âmbito da pandemia por Covid-19.

De acordo com a DGS, em 2020, apesar das evidentes mudanças nos serviços de saúde em contexto de pandemia por Covid-19, o PNV manteve-se forte, destacando-se os seguintes resultados:

  • 99% das crianças nascidas em 2019 foram vacinadas com as vacinas recomendadas no PNV.
  • A vacina contra o sarampo, a rubéola e a parotidite epidémica (VASPR) continua a cumprir todas as metas nacionais e internacionais do Programa de Eliminação do Sarampo e da Rubéola: mantém-se nos 99% aos 2 anos e nos 95% ou mais, a partir dos 6 anos, já com o esquema vacinal completo.
  • A vacinação de adolescentes do sexo feminino, com o esquema completo da vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), mantém-se muito elevada: igual ou superior a 95% a partir dos 14 anos de idade.
  • A cobertura vacinal da grávida, para proteger os seus bebés de tosse convulsa, continua muito elevada, estimando-se que este ano tenha chegado aos 90%.
  • A vacinação do adolescente e do adulto com a vacina contra o tétano e difteria (Td) mantém-se elevada – chegando aos 96% aos 14 anos e aos 80% aos 65 anos.
  • Aos 12 meses de idade, 84% das crianças foram vacinadas atempadamente. É importante cumprir com as idades recomendadas para obter proteção o mais precocemente possível.

Ao longo dos 55 anos da sua existência, o Programa Nacional de Vacinação robusteceu os «seus resultados de excelência» a nível nacional e internacional, assegura a DGS, reforçando que o sucesso destes resultados «deve-se ao empenho e dedicação dos profissionais de saúde e à confiança que os cidadãos continuam a depositar no PNV».

As vacinas aproximam-nos! Vacine-se e vacine os seus!

Para saber mais, consulte:


Programa Nacional de Vacinação manteve cobertura de 99% no primeiro ano de vida – DGS

Programa Nacional de Vacinação manteve cobertura de 99% no primeiro ano de vida

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) da Direção-Geral da Saúde (DGS) reforçou os seus resultados de excelência a nível nacional e internacional, ao longo dos 55 anos da sua existência. Em 2020, o PNV atingiu ou ultrapassou coberturas de 95% até aos 7 anos em todas as vacinas.

Estes resultados são divulgados pela DGS durante a Semana Europeia da Vacinação (SEV) 2021, que se assinala de 26 de abril a 2 de maio. Esta iniciativa promovida anualmente pela OMS Europa visa celebrar a diferença que as vacinas fazem na nossa sociedade, de uma forma geral e, em particular, no âmbito da pandemia por COVID-19.

Em 2020, apesar das evidentes mudanças nos serviços de saúde em contexto de pandemia por COVID-19, o PNV manteve-se forte, destacando-se os seguintes resultados:

  • 99% das crianças nascidas em 2019 foram vacinadas com as vacinas recomendadas no PNV.
  • A vacina contra o sarampo, a rubéola e a parotidite epidémica (VASPR) continua a cumprir todas as metas nacionais e internacionais do Programa de Eliminação do Sarampo e da Rubéola: mantém-se nos 99% aos 2 anos e nos 95% ou mais, a partir dos 6 anos, já com o esquema vacinal completo.
  • A vacinação de adolescentes do sexo feminino, com o esquema completo da vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), mantém-se muito elevada: igual ou superior a 95% a partir dos 14 anos de idade.
  • A cobertura vacinal da grávida, para proteger os seus bébés de tosse convulsa, continua muito elevada, estimando-se que este ano tenha chegado aos 90%.
  • A vacinação do adolescente e do adulto com a vacina contra o tétano e difteria (Td) mantém-se elevada – chegando aos 96% aos 14 anos e aos 80% aos 65 anos.
  • Aos 12 meses de idade, 84% das crianças foram vacinadas atempadamente. É importante cumprir com as idades recomendadas para obter proteção o mais precocemente possível.

O sucesso destes resultados deve-se ao empenho e dedicação dos profissionais de saúde e à confiança que os cidadãos continuam a depositar no PNV.

As vacinas aproximam-nos! Vacine-se e vacine os seus!

Consulte o Boletim nº 4 do Programa Nacional de Vacinação.


DGS assinala último dia do Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

DGS assinala último dia do Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida e o Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, assinala o último dia do Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância (30 de abril).

Com esta iniciativa, pretende-se envolver a sociedade para a necessidade de responsabilização de todas as pessoas na prevenção e combate contra os maus-tratos na infância.

Se és criança ou adolescente e és vítima ou conheces quem seja – Pede ajuda!


Comissão Nacional de Erradicação da Poliomielite – DGS

Comissão Nacional de Erradicação da Poliomielite

O despacho de nomeação dos novos membros da Comissão Nacional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite (CNCEP), constituída por peritos independentes do Programa Nacional de Erradicação da Poliomielite, foi publicado esta quinta-feira, dia 29 de abril.

A CNCEP integra peritos, de reconhecido valor nas áreas científica, clínica, académica e outras, cujas competências estão definidas no Despacho n.º 8332/2014 de 18 de junho.

A CNCEP, no âmbito da avaliação externa que realiza ao Programa e de acordo com as recomendações anuais da European Regional Certification Comission for Poliomyelitis Eradication – OMS, revê, aprova e finaliza o relatório anual do Programa e emite anualmente o seu parecer, que faz parte integrante daquele relatório.

A avaliação interna do Programa é da responsabilidade da DGS e do INSA, sendo realizada de acordo com os requisitos do Programa Europeu de Erradicação da Poliomielite e com as recomendações dos avaliadores externos.

O relatório anual do Programa (Annual polio report for the European Regional Certification Commission) é enviado pela Autoridade de Saúde Nacional à OMS-Europa.

Este relatório anual contém dados relativos às principais componentes do Programa: Vacinação; Vigilância (PFA e outras); Contenção laboratorial; Ações de resposta à eventual importação do vírus.

Consulte o despacho aqui.


Instituto Ricardo Jorge promove Workshop REVIVE – Webinar

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove Workshop REVIVE – Webinar

30-04-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas (CEVDI) Doutor Francisco Cambournac, promoveu, dia 30 de abril, o habitual Workshop da Rede de Vigilância de Vetores – REVIVE, este ano em formato virtual devido à atual situação epidemiológica provocada pela COVID-19. A iniciativa, que contou com a participação de mais de 150 profissionais de saúde, teve como principal objetivo divulgar os resultados nacionais e regionais desta Rede relativos a 2020.

O webinar permitiu também analisar a proposta de protocolo para 2021/2025, que estabelece uma parceria entre INSA, Direção-Geral da Saúde, Administrações Regionais de Saúde e Direções Regionais da Saúde da Madeira e dos Açores, dando assim continuidade ao REVIVE, bem como apresentar propostas e debater temas relacionados com a vigilância contínua de vetores. Foram ainda apresentadas várias comunicações tendo em vista a troca experiências entre os participantes, tanto a nível nacional como regional.

Coordenado pelo INSA, através do seu Departamento de Doenças Infeciosas, o programa REVIVE tem como objetivos monitorizar a atividade de artrópodes hematófagos e caracterizar as espécies e sua ocorrência sazonal. A Rede visa também identificar agentes patogénicos importantes em saúde pública, dependendo da densidade dos vetores, o nível de infeção ou a introdução de espécies exóticas para alertar para as medidas de controlo.

A criação do REVIVE, em 2008, deveu-se principalmente à necessidade de instalar capacidades nas diversas regiões, visando aumentar o conhecimento sobre as espécies de vetores presentes, sua distribuição e abundância, impacte das alterações climáticas, explicar o seu papel como vetores e para detetar espécies invasoras em tempo útil, com importância na saúde pública. O INSA, como autoridade competente na vigilância epidemiológica, formação e divulgação de conhecimento, participa no REVIVE através do CEVDI, coordenando a atividade deste grupo.

As doenças transmitidas por vetores resultam da infeção de humanos e outros animais por artrópodes hematófagos como mosquitos, carraças e flebótomos. Estas doenças são evitáveis, já que os métodos de controlo e prevenção são amplamente conhecidos, sendo necessário conhecer a área geográfica de distribuição para que possam ser estabelecidas medidas, de forma a mitigar os efeitos na população.


REVIVE: Rede de Vigilância de Vetores – Relatório 2020 – INSA

imagem do post do REVIVE: Rede de Vigilância de Vetores – Relatório 2020

30-04-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas integrado no seu Departamento de Doenças Infeciosas, divulga o relatório Culicídeos e Ixodídeos relativo a 2020, no âmbito das atividades desenvolvidas na Rede de Vigilância de Vetores (REVIVE). O programa REVIVE visa monitorizar a atividade de artrópodes hematófagos, caracterizar as espécies e sua ocorrência sazonal, e identificar agentes patogénicos importantes em saúde pública.

Das atividades desenvolvidas em 2020 presentes neste relatório, destaca-se o seguinte:

REVIVE – Culicídeos

  • Participaram as cinco Administrações Regionais de Saúde e o Instituto da Administração da Saúde e dos Assuntos Sociais da Madeira, entidades que realizaram colheitas de mosquitos em 157 concelhos de Portugal;
  • No total foram identificados 668 mosquitos. Nas amostras em que foi pesquisada a presença de flavivírus patogénicos para o Homem os resultados foram negativos;
  • O mosquito invasor Aedes aegypti está presente na RA da Madeira desde 2005. Outra espécie de mosquitos invasor, nomeadamente Aedes albopictus, foi identificado, pela primeira vez, na região norte de Portugal em 2017 e no Algarve em 2018. Estas espécies são vetoras de vírus como dengue, zika e chikungunya, e têm vindo a aumentar a sua distribuição geográfica naquelas regiões;
  • No âmbito do REVIVE – Culicídeos, foi feita a vigilância em cinco aeroportos internacionais, um aeródromo, doze portos e oito outros pontos de entrada de acordo com o Regulamento Sanitário Internacional.

REVIVE – Ixodídeos

  • Participaram as cinco Administrações Regionais de Saúde que realizaram colheitas de carraças em 117 concelhos;
  • Em 1048 ixodídeos não foram identificadas espécies exóticas. Em 558 carraças foi pesquisada a presença de Borrélias e Rickettsias, tendo sido observada a prevalência média de 2% e 9%, respetivamente, sobretudo em amostras recolhidas quando parasitavam seres humanos.

O programa REVIVE resulta da colaboração entre instituições do Ministério da Saúde (Direção-Geral da Saúde, Administrações Regionais de Saúde, Instituto dos Assuntos Sociais e da Saúde da Madeira, Direção Regional de Saúde dos Açores e INSA), tendo como objetivos i) monitorizar a atividade de artrópodes hematófagos; ii) caraterizar as espécies e sua ocorrência sazonal; iii) identificar agentes patogénicos importantes em saúde pública, dependendo da densidade dos vetores, o nível de infeção ou a introdução de espécies exóticas para alertar para as medidas de controlo.

O REVIVE tem contribuído para um conhecimento sistemático da fauna de culicídeos e de ixodídeos de Portugal, e do seu potencial papel de vetor, constituindo uma componente dos programas de vigilância epidemiológica indispensável à avaliação do risco de transmissão de doenças potencialmente graves.

Consulte o Relatório REVIVE 2020 aqui.