Notícias em 04/05/2021

Relatório de Situação nº 428 | 04/05/2021

Relatório de Situação nº 428 | 04/05/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 428 | 04/05/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 04/05/2021 – DGS

Norma nº 002/2021 de 30/01/2021 atualizada a 04/05/2021

Campanha de Vacinação Contra a COVID-19


Decreto-Lei n.º 29-B/2021 – Diário da República n.º 86/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-05-04
Presidência do Conselho de Ministros
Estabelece o modelo de governação dos fundos europeus atribuídos a Portugal através do Plano de Recuperação e Resiliência

Resolução do Conselho de Ministros n.º 46-B/2021 – Diário da República n.º 86/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-05-04
Presidência do Conselho de Ministros
Cria a Estrutura de Missão «Recuperar Portugal»


Hospital de Santarém retoma visitas

04/05/2021

As visitas passam a ser efetuadas quatro dias por semana mediante marcação prévia

O Hospital Distrital de Santarém vai retomar a partir de amanhã as visitas aos doentes internados, que estiveram suspensas nos últimos meses devido à covid-19.

As visitas aos utentes, consideradas pela administração do hospital como “um imperativo em termos de humanização e aproximação“, acontecem às terças-feiras, quartas-feiras, sábados e domingos, devendo as mesmas ser antecedidas de marcação prévia, realizada telefonicamente pelo serviço de internamento respetivo.

Toda a informação relativa à visita, cuidados durante a mesma, medidas de proteção, distanciamento social e surgimento de complicações nos 14 dias seguintes, estará referida em folheto a entregar no dia da visita, a todos os visitantes.


CHTV | Marcação centralizada de exames

04/05/2021

Iniciativa diminui tempos de espera e evita duplicação de consultas

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) tem disponível, desde segunda-feira, um posto de marcação centralizada de exames criado através do projeto de modernização e aproximação dos serviços aos utentes.

«A partir de agora é mais fácil e rápido marcar exames no CHTV» informou hoje o centro hospitalar, em comunicado de imprensa, dando conta que o posto, localizado na Consulta Externa da Unidade de Viseu, permite aos utentes marcarem todos os exames no mesmo local, evitando deslocações a vários serviços diferentes «assegurando que estes se realizam na sequência correta e sem tempos de espera desnecessários».

Segundo o Presidente do Conselho de Administração, Nuno Duarte, «um dos objetivos é diminuir os tempos de espera e tornar os serviços ainda mais eficazes» e, continua, com «a criação deste posto de marcação centralizada de exames vai permitir ganhos significativos ao nível de conforto para o utente»

«Assim, os utentes com consulta num determinado dia e um exame complementar de diagnóstico noutro, vão ver realizados o exame e a consulta em datas próximas, assegurando que os utentes são atendidos com o menor número de deslocações, evitando a duplicação de consultas», esclarece ainda o Presidente do Conselho de Administração do CHTV.

Visite:

CHTV – http://www.hstviseu.min-saude.pt


ARS Algarve | Saúde Escolar

04/05/2021

Projeto sensibiliza para a postura corporal e visa 8.900 crianças

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, através das Equipas de Saúde Escolar, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, está a realizar sessões de educação para a saúde dirigidas a crianças do 4.º e 5.º ano dos Agrupamentos de Escolas da região, no âmbito do Projeto «Costas a Mexer».

O projeto, que pretende chegar a cerca de 8.900 crianças das escolas algarvias, tem como objetivo melhorar os hábitos posturais e promover comportamentos e estilos de vida saudável junto dos mais novos e vai ser implementado pelas equipas dos três agrupamentos de centros de saúde da região.

De acordo com a ARS, ao longo dos próximos meses, os profissionais de saúde vão percorrer as várias escolas da região, para de uma forma pedagógica e com recurso a materiais informativos, incluindo jogos, folhetos, livros e um vídeo didático, sensibilizar as crianças, os professores e os encarregados de educação para a importância de adoção de posturas adequadas nos diferentes contextos diários, tais como a correta utilização das mochilas dando especial enfoque à arrumação e ao peso máximo recomendável, para prevenir o aparecimento de patologia da coluna vertebral.

No mesmo âmbito, recorrendo a exemplos teórico-práticos, vão também promover hábitos e estilos de vida saudáveis, como a prática regular de exercício físico, o brincar ao ar livre, a alimentação saudável, a hidratação adequada e o repouso aconselhável, e a importância de reduzir o tempo de sedentarismo e de exposição excessiva a ecrãs digitais, revela ainda a ARS do Algarve.

Para saber mais, consulte:

ARS do Algarve > Notícias


Dia Mundial da Asma

04/05/2021

Efeméride pretende sensibilizar a população para a doença

O Dia Mundial da Asma é celebrado anualmente na primeira terça-feira do mês de maio. Em 2021, assinala-se a 4 de maio. Organizada pelo Global Initiative for Asthma (GINA), o tema desta edição é “Descobrir os Equívocos sobre a Asma”.

O objetivo desta campanha é sensibilizar a população para a necessidade de conhecer a asma e as suas complicações, desmistificar mitos sobre a doença e procurar melhorar a adesão ao tratamento.

Para saber mais, consulte: