Notícias em 06/05/2021

Relatório de Situação nº 430 | 06/05/2021

Relatório de Situação nº 430 | 06/05/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 430 | 06/05/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Resolução do Conselho de Ministros n.º 46-C/2021 – Diário da República n.º 88/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-05-06
Presidência do Conselho de Ministros
Altera as medidas aplicáveis a determinados concelhos no âmbito da situação de calamidade


Covid-19 | Desconfinamento avança

06/05/2021

Os níveis de incidência reduziram-se para quase metade em dois meses

Os concelhos de Miranda do Douro, Aljezur, Portimão e Valongo vão avançar para o nível de desconfinamento geral do país. Por sua vez, o concelho de Cabeceiras de Basto vai recuar devido à incidência da covid-19, enquanto os municípios de Carregal do Sal, Odemira, Paredes e Resende continuam sem avançar para a fase seguinte do plano, anunciou hoje o Governo.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, destacou também que outros quatro concelhos que na semana passada estavam em momentos diferentes do processo de desconfinamento anteriores àquele em que Portugal Continental em geral se encontra, “atingem agora o nível de desconfinamento do país”. São estes os concelhos de Miranda do Douro, Aljezur, Portimão e Valongo.

No novo mapa de risco do país hoje relevado 23 concelhos permanecem em alerta, 17 dos quais já estavam em alerta na passada semana.

A generalidade do país continua a seguir as regras do desconfinamento iniciadas em 01 de maio.

Em dois meses, os níveis de incidência reduziram-se para quase metade em dois meses. “É um sinal que a pandemia está controlada”, observou Mariana Vieira da Silva.

Para mais informações, consulte:

Controlar a Pandemia – 6 de maio


Saúde mental | Desafios e novas respostas

06/05/2021

Não há boa saúde mental na população mexendo apenas nos serviços de saúde

«Não há qualquer hipótese» de ter uma boa saúde mental na população mexendo apenas nos serviços de saúde e que é preciso complementar com políticas noutras áreas, observou o Diretor do Plano Nacional para a Saúde Mental.

«Se nós não mexermos nas outras políticas, fundamentalmente na política de educação, na política laboral e na política de segurança social, não almejem ter uma boa saúde mental numa população, é absolutamente impossível», disse o psiquiatra Miguel Xavier no «Fórum de Saúde Mental em Contexto Laboral: Desafios Atuais e Novas Respostas», que está a decorrer em Lisboa e que é promovido pela Associação Nacional para a Saúde Mental – AlertaMente.

Segundo o Diretor do Plano Nacional para a Saúde Mental, da Direção-Geral da Saúde, este vai ser «o desafio mais importante» a médio e longo prazo para o país nesta área, mas afirmou que agora é a fase em que Portugal tem de «reformar algumas misérias» que existem.

«Temos ainda doentes a viverem situações miseráveis, temos de montar um sistema nos cuidados primários para dar resposta à doença mental, como temos de conseguir depois começar a escalar programas nacionais de promoção e prevenção a nível nacional, mas este é o grande desafio do futuro», reiterou.

Para Miguel Xavier, quando se conseguir convencer o poder político de que tem de colocar um componente de saúde mental nas políticas que faz nas outras áreas, o país estará no caminho certo.

População está mais sensibilizada para a questão da saúde mental

O especialista falou ainda sobre os estudos que têm sido realizados sobre o impacto da pandemia na saúde mental da população e particularmente nos profissionais de saúde.

Assista em:

Youtube > Saúde Mental em Contexto Laboral


ULS Guarda | Remodelação CS de Seia

06/05/2021

Investimento superior a 1 M€ para melhor prestação de cuidados de saúde

As obras de remodelação do Centro de Saúde (CS) de Seia, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, vão avançar, num investimento que se prevê superior a 1,5 milhões de de euros (M€).

De acordo com a ULS, a intervenção estrutural do edifício «tantas vezes prometida e há muito necessária e desejada pela população, vai ser efetuada muito em breve».

A remodelação vai assegurar a prestação de melhores cuidados de saúde e de conforto aos utentes, assegura ainda a ULS.

Veja o que está projetado:

Para saber mais, consulte:

ULS Guarda > Notícias


Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro – DGS

Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia – APP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, de âmbito nacional, dedica-se, desde o seu início em 1998, passando pela sua constituição como IPSS em 2000, às questões biopsicológicas e sociais inerentes ao envelhecimento e às pessoas idosas; visa a promoção da dignificação, respeito, saúde, autonomia, participação e segurança das pessoas idosas, num quadro de envelhecimento ativo e de solidariedade intergeracional, e de uma sociedade mais inclusiva para todas as idades, promove novas mentalidades e combate estereótipos negativos relativamente à idade e ao envelhecimento.

O Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, criado pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia, em 2012, com o apoio da Fundação Montepio e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, contou, na última edição realizada, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

As oito edições do Prémio, constituíram eventos de grande qualidade, dignidade e humanidade, distinguindo pessoas com 80 ou mais anos de idade, que mantêm atividade e participação de relevo na sociedade portuguesa.

Este Prémio, pioneiro e único em Portugal, personificado na pessoa da Senhora Dra. Maria Raquel Ribeiro, constitui um importante incentivo para a dignificação do envelhecimento ativo, da longevidade, e de tudo o que de positivo e de valor neles se encerra, contribuindo para contrariar os estereótipos negativos e todas as formas de discriminação associadas à idade.

Apresentação de candidaturas:

De acordo com o no 1, alínea f) e números 3 e 4 do artigo 3o, do Regulamento do Prémio, relativamente à categoria “Família e Comunidade”, é aberto um concurso, podendo candidatar-se pessoas com 80 ou mais anos, residentes em Portugal ou com nacionalidade portuguesa, cuja história de vida claramente enuncie o contributo dado à família ou à comunidade onde se inserem. A candidatura a esta categoria pode também ser feita por terceira pessoa, sendo requisito fundamental que o/a candidato/a esteja em atividade e que autorize a candidatura.

Candidatos:

Pessoas com 80 ou mais anos, residentes em Portugal ou com nacionalidade portuguesa, que desenvolvem e mantêm atividade e participação de relevo relacionada com a Família e/ou com a Comunidade onde se inserem.

Proposta:

Apresentação da candidatura, pelo/a próprio/a ou por outra pessoa autorizada pelo/a candidato/a, mediante o preenchimento e envio para o email da APP (appsicogerontologia1@gmail.com) do Formulário de Candidatura ao Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro disponível em www.app.com.pt.

Prazos:

As candidaturas à categoria “Família e Comunidade” na 10.a Edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, decorrem de 26 de abril a 28 de maio de 2021.

Regulamento:

O Regulamento da 10.a Edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro pode ser consultado em INFORMAÇÕES APP no site www.app.com.pt.


06-05-2021 Mês Europeu da diversidade – Maio 2021

“Há muito que a Comissão Europeia está empenhada na promoção da diversidade e da inclusão e na luta contra a discriminação, através de legislação. As iniciativas europeias têm ajudado a conseguir igualdade e têm permitido que milhões de pessoas realizem todo o seu potencial. No entanto, todos nós – instituições públicas, empresas privadas, organizações sem fins lucrativos, municípios, etc. – temos de trabalhar em conjunto para criar ambientes equitativos e inclusivos, especialmente neste momento, durante a pandemia de COVID-19, quando a diversidade e a inclusão estão em risco.”

Ferramentas de Publicitação

[In: https://ec.europa.eu/info/policies/justice-and-fundamental-rights/combatting-discrimination/tackling-discrimination/diversity-management/european-diversity-month-2021_pt, 6 de maio 2021, 10:00m]