Notícias em 07/05/2021

Relatório de Situação nº 431 | 07/05/2021

Relatório de Situação nº 431 | 07/05/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 431 | 07/05/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Despacho n.º 4697-A/2021 – Diário da República n.º 89/2021, 1º Suplemento, Série II de 2021-05-07
Administração Interna e Saúde – Gabinetes do Ministro da Administração Interna e da Ministra da Saúde
Estabelece condições para, a título excecional, ser permitida a circulação de trabalhadores de serviços essenciais, bem como de trabalhadores de um conjunto de explorações agrícolas que importa salvaguardar, sem descurar a defesa da saúde pública no território do município de Odemira


Vacinas para a COVID-19: Relatório sobre reações adversas em Portugal – Infarmed

Relatório Vacinas COVID-19 - RAM

07 mai 2021

O Infarmed disponibiliza, desde abril, para consulta no seu site (na área COVID-19/Vacinas), um relatório sobre as reações adversas notificadas às vacinas para a COVID-19.

Este relatório, atualizado semanalmente, apresenta os dados recebidos através do portal RAM.

Ainda que os sistemas de notificação espontânea de reações adversas não permitam a comparação dos perfis de segurança das vacinas entre si, são a principal fonte de dados para a identificação de novos efeitos indesejáveis potencialmente associados à vacinação para a COVID-19. Reitera-se, assim, a importância da notificação por parte dos profissionais de saúde, bem como dos cidadãos em geral.


Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 – 07/05/2021 – INSA

imagem do post do Relatório de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 – 07/05/2021

07-05-2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgam o relatório n.º 6 de monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19. O relatório inclui os diversos indicadores descritos no documento das Linhas Vermelhas, nomeadamente a incidência a 14 dias e o índice de transmissibilidade (Rt), nacionais e por região de saúde.

Do presente relatório, destacam-se os seguintes pontos:

  • O número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 por 100 000 habitantes, acumulado nos últimos 14 dias, foi de 57 novos casos, com tendência ligeiramente decrescente a nível nacional;
  • O valor do Rt apresenta valores inferiores a 1 a nível nacional (0,92) e nas várias regiões de saúde do continente;
  • O número diário de casos de COVID-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente revelou uma tendência ligeiramente decrescente, encontrando-se abaixo do valor crítico definido (245 camas ocupadas);
  • Ao nível nacional, a proporção de testes positivos para SARS-CoV-2 foi de 1,0%, valor que se mantém abaixo do objetivo definido de 4%. Observou-se um decréscimo do número de testes para deteção de SARS-CoV-2 realizados nos últimos sete dias;
  • A proporção de casos confirmados notificados com atraso mantém-se abaixo do limiar de 10%;
  • Nos últimos sete dias, 97% dos casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 foi isolado em menos de 24 horas após a notificação, e foi rastreado e isolado 81% dos seus contactos;
  • Com base na sequenciação genómica de amostras recolhidas em abril (análise em fase final), a prevalência de casos da variante B.1.1.7 (associada ao Reino Unido) foi de 91,2%;
  • Até 5 de maio, foram identificados, por confirmação laboratorial, 77 casos da variante B.1.351 (associada à África do Sul), mais nove casos desde o último relatório. A prevalência estimada desta variante diminuiu de 2,5% (março) para 1,3% (abril);
  • Até 5 de maio, foram identificados, por confirmação laboratorial, 101 casos da variante P.1 (associada a Manaus, Brasil), mais 16 casos desde o último relatório. A prevalência estimada desta variante aumentou de 0,4% (março) para 4,3% (abril);
  • Até 5 de maio, foram identificados sete casos da linhagem B.1.617 (associada à Índia), sendo que os dados genéticos sugerem a existência de várias introduções distintas no país;
  • A análise global dos diversos indicadores sugere uma situação epidemiológica com transmissão comunitária de moderada intensidade e reduzida pressão nos serviços de saúde.

Monitorização das linhas vermelhas para a COVID-19 | Relatório nº 6 – 07/05/2021


Portugal administrou 100 mil vacinas contra a Covid-19 no dia 6 de maio – DGS

Portugal administrou 100 mil vacinas contra a Covid-19 no dia 6 de maio

Portugal administrou cerca de 100 mil vacinas contra a Covid-19 na quinta-feira (dia 6 de maio), prevendo-se atingir um nível semelhante de doses hoje, antecipando-se numa semana a meta que estava definida no plano de vacinação.

De acordo com a task force da vacinação, este resultado “só foi possível com a implementação do processo de autoagendamento, que permitiu aumentar significativamente o ritmo de vacinação, apesar de alguns contratempos verificados no processo”.

Na quinta-feira Portugal continental alcançou a marca de um milhão de pessoas com a vacinação completa, o que corresponde a mais de 10% da população.

Recorde-se que o Portal do Autoagendamento para Vacinação contra a Covid-19 entrou em funcionamento a 23 de abril, com registo de cerca de 206 mil inscrições para a toma da vacina contra a Covid-19.

Com a entrada da segunda fase do plano de vacinação e uma maior disponibilidade de vacinas, o ritmo de vacinação encontra-se em aumento significativo, permitindo antecipar a média diária de 100 mil inoculações, correspondente a 1% da população, que estava prevista para as próximas semanas.


Vacinação | Meta antecipada uma semana

07/05/2021

Portugal administrou 100 mil vacinas contra a Covid-19 na quinta-feira

Portugal administrou cerca de 100 mil vacinas contra a Covid-19 na quinta-feira e hoje deverá ser administrado o mesmo número de doses, o que antecipa em uma semana esta meta definida no plano de vacinação, segundo informação divulgada pela task force.

De acordo com a task force, coordenada pelo Vice-Almirante Gouveia e Melo, este resultado de vacinar 100 mil pessoas por dia “só foi possível com a implementação do processo de autoagendamento, que permitiu aumentar significativamente o ritmo de vacinação, apesar de alguns contratempos verificados no processo”.

A task force revelou ainda que Portugal continental alcançou na quinta-feira a marca de um milhão de pessoas com a vacinação completa com a segunda dose ou com a inoculação com a vacina de toma única da Janssen, o que corresponde a mais de 10% da população portuguesa.

Recorde-se que em 23 de abril entrou em funcionamento o Portal do Autoagendamento para Vacinação contra a Covid-19 destinado ao agendamento para a vacinação, que tinha registado, até ao início desta semana, cerca de 206 mil inscrições para a toma da vacina contra a Covid-19.

Com a entrada da segunda fase do plano de vacinação e uma maior disponibilidade de vacinas por parte das empresas farmacêuticas fornecedoras, o ritmo de vacinação encontra-se em aumento significativo, com a task force a prever que fosse atingida uma média diária de 100 mil inoculações, o correspondente a 1% da população, nas próximas semanas, objetivo que foi já alcançado.

Para saber mais, consulte:

Covid-19 > Vacinação > Pedido de Agendamento


ULS Castelo Branco | Segurança e higiene

07/05/2021

ULS recebe robot de desinfeção com lâmpadas ultravioletas

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco dispõe de um novo aparelho, um robot denominado Zenzoe, que garante a desinfeção do ar e das superfícies e que vai ajudar a prevenir e a reduzir a transmissão de muitas doenças infeciosas, incluindo a Covid-19.

De acordo com a ULS, o robot, oferecido pela Câmara de Castelo Branco, dispõe de uma tecnologia que, através de uma luz ultravioleta (UV-C), limpa o ar e elimina a presença da Covid-19. Os germes e agentes patogénicos são eliminados praticamente na sua totalidade, com a capacidade de redução a chegar aos 99,99%.

Na ocasião, a Diretora clínica da ULS, Eugénia André, afirmou que o aparelho é uma mais-valia que o Conselho de Administração da ULS já tinha pensado em adquirir e como responsáveis da segurança e da qualidade do utente, «considerou-se solicitar à Câmara Municipal que nos desse uma ajuda nesta aquisição por se tratar de um aparelho para a desinfeção, não só para atuar na limpeza relacionada com o Covid-19, mas utilizá-lo para a desinfeção de outros locais em que possa haver outros microrganismos multiresistentes, nomeadamente, os blocos operatórios quando vazios porque o Zenzoe tem que atuar em espaços sem presença humana. Pode passar pelos corredores, pelas enfermarias, e é uma desinfeção e não uma limpeza, que são coisas diferentes»

A ideia é que durante a noite, com a sua autonomia, o robot desinfete os locais do hospital em que não haja pessoas, afirmou a Diretora Clínica.

Para saber mais, consulte:

Beira Baixa TV > Facebook


Instituto Ricardo Jorge promove programas de formação para empresas do setor alimentar e bebidas

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge promove programas de formação para empresas do setor alimentar e bebidas

07-05-2021

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, em parceria com a InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, promove, entre maio de 2021 e maio de 2022, um conjunto de seis Programas de Formação dirigidos a Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor alimentar e bebidas. A iniciativa visa contribuir para o aumento do conhecimento, capacidade de inovação e alinhamento dos seus produtos e serviços às necessidades e expectativas dos consumidores.

Inseridos no âmbito do projeto “Atlantic Area Healthy Food Eco-System” (AHFES) e estruturados num total de 35 módulos, os seis Programas de Formação foram desenvolvidos conjuntamente pelos vários parceiros internacionais do projeto AHFES e pretendem abordar e capacitar as PME em temas como “Conhecer o consumidor e compreender o mercado”, “Ciclo de vida do produto” e “Desenvolvimento do mercado em alimentos e bebidas saudáveis”, entre outros.

O arranque desta iniciativa terá lugar já no próximo dia 11 de maio, com a realização do Programa de Formação “Conhecer o consumidor e compreender o mercado”, que é composto por oito módulos e será realizado no formato online, através da plataforma ZOOM, nos dias 11, 13, 19 e 20 de maio, em horário pós-laboral (18:00-19:00). Os interessados poderão inscrever-se em módulos avulsos (não é obrigatória a frequência de todos) e a participação é gratuita.

Para mais informações sobre os seis Programas de Formação e respetivos Módulos, consultar a Plataforma de e-Learning do INSA ou utilizar o seguinte endereço eletrónico: susana.jesus@insa.min-saude.pt. Para questões relacionadas com a inscrição e certificados de participação, por favor, contactar formamais@insa.min-saude.pt.

AHFES é um projeto europeu financiado pelo programa Espaço Atlântico que tem como objetivo melhorar a competitividade geral e o crescimento das PME na cadeia de valor do setor alimentar e de estilos de vida saudáveis, contribuindo para um ecossistema transnacional inovador, com acesso ao conhecimento, novos parceiros e mercados. Por seu lado, a InovCluster pretende contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da Região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional.