Notícias em 10/05/2021

Relatório de Situação nº 434 | 10/05/2021

Relatório de Situação nº 434 | 10/05/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 434 | 10/05/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Índice de transmissibilidade

10/05/2021

Transmissibilidade mantém-se estável e incidência desce em Portugal

O índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 em Portugal mantém-se esta segunda-feira nos 0,92, enquanto a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias desceu para 53,8.

De acordo com o boletim epidemiológico conjunto da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulgado hoje, os números relativos apenas a Portugal continental revelam que o Rt desceu de 0,92 para 0,91, sendo ainda registada uma descida de 55,4 para 51,4 em relação ao valor médio de novos casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

Para saber mais, consulte:

Covid-19 – Relatório da Situação – 10/05/2021


Vacinação contra a Covid-19

10/05/2021

Pessoas a partir dos 60 anos já podem fazer agendamento

O autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19, que até agora estava reservado a maiores de 65 anos, já pode ser feito por pessoas a partir dos 60 anos.

De acordo com a task force, a decisão de antecipar a medida de alargar o autoagendamento para pessoas a partir dos 60 anos prendeu-se com o elevado ritmo de vacinação registado nos últimos dias.

Em declarações à agência Lusa, a task force revelou que houve pessoas acima dos 60 anos que já conseguiram uma marcação para quinta-feira, uma vez que serão vacinados em centros onde há menos procura.

Esta nova fase começou no fim-de-semana, dias 8 e 9 de maio, e espera-se que até ao final do mês as pessoas acima dos 60 anos tenham sido vacinadas com, pelo menos, uma dose.

O portal destinado ao auto agendamento para a vacinação começou a funcionar em 23 de abril, tendo registado, até ao início da semana passada, cerca de 206 mil inscrições para a toma da vacina contra a Covid-19.

Portugal atingiu já um milhão de pessoas com a vacinação completa com a segunda dose ou com a inoculação com a vacina de toma única da Janssen, o que corresponde a mais de 10% da população portuguesa.


DGS e Instituto de Saúde Ambiental reavaliam alimentação e exercício físico em tempo de pandemia

DGS e Instituto de Saúde Ambiental reavaliam alimentação e exercício físico em tempo de pandemia

A Direção-Geral da Saúde, em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, está a realizar uma segunda recolha de dados sobre os comportamentos alimentares e de atividade física dos portugueses em contexto da pandemia COVID-19.

Desta forma, será possível comparar os comportamentos atuais, aproximadamente um ano após o início da pandemia, com os resultados que obtivemos em abril/maio do ano passado.

A sua participação é muito importante para que se possam definir estratégias para mitigar os impactos menos positivos da pandemia na alimentação e na atividade física.

Para participar aceda ao questionário aqui: https://researchsurvey.limequery.com/445285?lang=pt.

Participe e partilhe!


Dia Mundial do Lúpus 2021

10/05/2021

Efeméride assinala-se a 10 de maio e visa sensibilizar para a doença

Celebra-se anualmente a 10 de maio, desde 2004, o Dia Mundial do Lúpus.

Esta efeméride visa sensibilizar para o impacto que esta doença tem em todo o mundo, bem como alertar para a necessidade de melhorar os serviços de saúde do paciente, aumentar a pesquisa sobre as suas causas e a cura, diagnosticar e tratar precocemente o lúpus e obter melhores dados epidemiológicos sobre a prevalência global desta doença.

O Lúpus é uma doença crónica autoimune que pode afetar qualquer parte do corpo. Estima-se que cinco milhões de pessoas em todo o mundo tenham a doença.

Para saber mais, consulte:

Dia Mundial do Lúpus – http://www.worldlupusday.org/ – em inglês


Saúde Mental

10/05/2021

CHOeste estabeleceu protocolo com a ARSLVT na área de psiquiatria

O Centro Hospitalar do Oeste (CHOeste) firmou um protocolo de cooperação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), que visa assegurar a prestação de cuidados de psiquiatria aos utentes das Equipas Técnicas Especializadas de Tratamento (ETET) da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD).

A partir do presente mês, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHOeste irá disponibilizar o apoio de seis médicos psiquiatras, que irão realizar consultas de acompanhamento aos utentes das Equipas Técnicas Especializadas de Tratamento de Caldas da Rainha e de Peniche.

Através destas consultas descentralizadas, realizadas nas próprias estruturas das equipas de tratamento, passará a ser possível melhorar a resposta às necessidades de saúde de utentes com patologia nas áreas das dependências e na prevenção dos comportamentos aditivos.

Para o Centro Hospitalar do Oeste, a implementação deste protocolo é mais uma oportunidade para promover a articulação entre as unidades prestadoras de cuidados de saúde, e aproveitar a capacidade instalada de forma a responder oportuna e adequadamente às necessidades em saúde dos utentes da região Oeste, nomeadamente na área da saúde mental.

O CHOeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Para saber mais, consulte:

CHOeste > Notícias


Saúde Mental

10/05/2021

Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa renova portal sobre saúde mental

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), renovou o portal “Saúde Mental”, acessível através do endereço www.saudemental.pt.

Este portal, que existe desde 2016, conta com as colaborações de técnicos de saúde mental do CHPL – psiquiatras, psicólogos e enfermeiros, em parceria com médicos de medicina geral e familiar, e reúne diferentes recursos sobre Saúde Mental, com informação clara e compreensível, em língua portuguesa e para a população em geral.

Com a pandemia, a Saúde Mental tornou-se um tema cada vez mais debatido e alvo de interesse pela população em geral. Torna-se por isso cada vez mais importante promover a divulgação de informação fidedigna, acessível e baseada em ciência.

Assim, no portal “Saúde Mental” é possível encontrar recursos sobre diferentes temas, que vão desde o sono, alimentação, meditação e sexualidade, a perturbações mentais como Depressão, Doença Bipolar, Psicoses, entre outras. Há também um separador com informações sobre como e onde pedir ajuda.

Para saber mais, consulte:

Saúde Mental –  www.saudemental.pt


Comissão Nacional Cuidados Paliativos

10/05/2021
Rui Silva

Rui Silva lidera a nova equipa nomeada pelo Ministério da Saúde

Rui Silva, Diretor do serviço de Medicina Interna e Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, vai liderar a Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (CNCP). A nova equipa nomeada pelo Ministério da Saúde é ainda constituída pelos especialistas em cuidados paliativos Mafalda Paiva, Fernanda Vital, Maria de Jesus Moura e Joana Lourenço.

A CNCP está integrada na Administração Central do Sistema de Saúde e tem como missão coordenar a Rede Nacional de Cuidados Paliativos (RNCP), estrutura criada em 2012 com o objetivo de prestar “cuidados paliativos a pessoas doentes que, independentemente da idade e da patologia, estejam numa situação de sofrimento decorrente de doença grave ou incurável, com prognóstico limitado e em fase avançada e progressiva”.

Para saber mais, consulte:


Projeto da DGS de combate às infeções recebe financiamento europeu

Projeto da DGS de combate às infeções recebe financiamento europeu

O Programa de Prevenção e Controlo de infeções e de Resistências a Antimicrobianos (PPCIRA) da Direção-Geral da Saúde desenvolveu um projeto de combate às infeções do trato urinário na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) que foi um dos três selecionados pela Foundation to Prevent Antibiotic Resistance (PAR Foundation), num total de 30 candidatos, para receber o financiamento de 100 000 euros.

A fundação sueca tem como objetivo apoiar projetos com potencial impacto na prevenção de infeções e na redução das resistências a antimicrobianos.

No âmbito do HALT3 – Point prevalence survey of Healthcare-associated infections and antimicrobial, desenvolvido em Portugal no 2º semestre de 2017, o PPCIRA constatou que 1 em cada 15 residentes estudados tinham tido diagnóstico de infeção associada a cuidados de saúde e que as infeções do trato urinário representaram 34,8% do total das infeções adquiridas nas unidades da rede, no período em estudo, sendo causa frequente de prescrição de antibióticos.

Com o apoio da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), o PPCIRA construiu uma candidatura que visa reduzir as infeções do trato urinário em residentes na RNCCI, em 30% em três anos, através de intervenções de educação e mudança de comportamento nos profissionais e de capacitação e literacia dirigida a residentes e aos seus familiares e cuidadores informais.

Assim, pretende-se aumentar a adesão às medidas PPCIRA/DGS de prevenção de infeção urinária associada a cateter urinário, reduzir a incidência e o sobrediagnóstico desta infeção e, consequentemente, reduzir o consumo de antimicrobianos e a emergência de bactérias multirresistentes e mais difíceis de tratar. Para esta candidatura, a DGS contou com total alinhamento estratégico com a coordenação da RNCCI.

Saiba mais sobre o projeto aqui.