Notícias em 24/05/2021

Relatório de Situação nº 448 | 24/05/2021

Relatório de Situação nº 448 | 24/05/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 448 | 24/05/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Vaxzevria: Recomendações adicionais relativamente à ocorrência muito rara de coágulos sanguíneos invulgares com diminuição do nível de plaquetas (síndroma de trombose e trombocitopenia, TTS) – Infarmed

Circular Informativa N.º 064/CD/550.20.001 Data: 24/05/2021

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: med

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

24 mai 2021

A Agência Europeia de Medicamentos (EMAna sigla em inglês) efetuou recomendações adicionais relativamente à ocorrência muito rara de formação de coágulos sanguíneos invulgares associados a um nível baixo de plaquetas (trombocitopenia) após vacinação com Vaxzevria (anteriormente denominada vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca).

Recomendações aos profissionais de saúde:

  • A Vaxzevria está contraindicada em pessoas que tenham sofrido de síndroma de trombose com trombocitopenia (TTS em inglês) após vacinação com esta vacina;
  • Uma vez que a TTS exige tratamento especializado, os profissionais de saúde devem consultar as orientações disponíveis e/ou especialistas nesta área (por ex., especialistas em hematologia) para diagnosticar e tratar esta patologia;
  • Os profissionais de saúde devem estar atentos aos sinais e sintomas de trombose em qualquer pessoa que apresente trombocitopenia num período de três semanas após vacinação com esta vacina. De igual modo, devem estar atentos aos sinais e sintomas de trombocitopenia em qualquer pessoa que apresente sinais e sintomas de trombose num período de três semanas após vacinação;
  • Os profissionais de saúde devem continuar a recomendar às pessoas vacinadas que consultem o seu médico se tiverem sinais ou sintomas sugestivos de trombose ou trombocitopenia.

A atualização das recomendações para os profissionais de saúde será incluída no Resumo das Características do Medicamento (RCM) desta vacina.

Os profissionais de saúde irão receber uma comunicação (DHPC) com a informação descrita acima. A DHPC estará também disponível no site do Infarmed, na Infomed.

Recomendações para o público em geral:

  • Têm ocorrido casos muito raros de coágulos sanguíneos invulgares combinados com uma diminuição do nível de plaquetas (clinicamente designado por síndroma de trombose e trombocitopenia – TTS) em pessoas vacinadas com Vaxzevria.
  • Se tiver tido um diagnóstico clínico de TTS após ter sido vacinado com Vaxzevria, não deverá receber a segunda dose desta vacina.
  • Procure assistência médica se sentir algum dos seguintes sintomas, no período de três semanas após a inoculação da vacina:
    • falta de ar
    • dor no peito
    • inchaço nas pernas
    • dor nas pernas
    • dor abdominal persistente
    • sintomas neurológicos, como dores de cabeça intensas e persistentes, visão turva, confusão ou convulsões (ataques).
    • pequenas manchas de sangue sob a pele, em locais distintos do local da injeção.

O seu médico irá acompanhar a sua situação e poderá solicitar exames adicionais que ajudam ao diagnóstico desta reação adversa após vacinação.
Para esclarecimentos adicionais sobre a vacina Vaxzevria, consultar a informação difundida pelo Infarmed e as atualizações do Resumo das Características do Medicamento e do Folheto Informativo.

Recorda-se a importância de notificar ao Sistema Nacional de Farmacovigilância suspeitas de reações adversas, em particular reações graves ou não identificadas previamente na informação do produto. Deverá fazê-lo diretamente através do Portal RAM.

O Infarmed continuará a acompanhar a situação e atualizará a informação quando necessário.

O Conselho Diretivo


Circular Informativa ACSS n.º 6/2021
Lei n.º 14/2021, de 6 de abril – Regime transitório para a emissão de atestado médico de incapacidade multiuso para os doentes oncológicos


Vacinação Covid-19 | 5 milhões

24/05/2021

Portugal ultrapassou os 5 milhões de vacinas administradas contra a Covid-19

Portugal ultrapassou, no sábado, os cinco milhões de vacinas administradas contra a Covid-19. Segundo o gabinete de comunicação da task force para vacinação, o número abrange Portugal continental e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

No caso específico de Portugal continental, espera-se que os cinco milhões de vacinas administradas sejam atingidos esta segunda-feira, ao final do dia, ou na terça-feira.

Em Portugal continental, tinham sido administradas, até às 16h30 de domingo, cerca de 4.939.000, das quais cerca de 3.358.000 primeiras doses e perto de 1.581.000 com a vacinação completa.

Recorda-se que, no sábado, o Coordenador da task force para a vacinação contra a Cvid-19, Gouveia e Melo, disse que, no dia 8 de agosto, 70% da população terá pelo menos uma dose da vacina.

«Se tudo correr bem, se as vacinas chegarem, tivermos as vacinas que pensamos ter disponibilizadas, no dia 8 de agosto teremos 70% da população com pelo menos uma dose», afirmou o vice-almirante Gouveia e Melo, em Leiria.

Para saber mais, consulte:

Portal SNS > Vacinação contra a Covid-19


74.ª Assembleia Mundial da Saúde

24/05/2021

Ministra da Saúde participa na Assembleia Mundial da Saúde

A Ministra da Saúde, Marta Temido, chamou hoje a atenção para a “importância da coesão global e da cooperação internacional”.

Na intervenção que proferiu em nome da União Europeia, no primeiro dia da 74ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde, órgão máximo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que se realiza em formato virtual, entre os dias 24 de maio e 1 de junho de 2021, devido à pandemia, Marta Temido agradeceu em nome da União Europeia (UE) a liderança da OMS e da sua equipa pelo trabalho desenvolvido na resposta global, “demonstrando compromisso em mitigar os impactos da pandemia”.

“Acreditamos que ninguém está seguro até que todos estejam protegidos. O acesso oportuno, justo e equitativo a vacinas, terapêuticas e diagnósticos de qualidade, seguros, acessíveis e eficazes contra Covid-19 como um bem público global é essencial. No entanto, isso só pode ser alcançado com maior solidariedade e transparência. Elogiamos o papel da OMS na coordenação do Acelerador de Ferramentas contra a Covid-19 (ACT) e na liderança de seu pilar de sistemas de saúde”, afirmou a Ministra da Saúde.

Marta Temido salientou ainda o papel da Europa desde o início da crise na resposta contra a Covid-19: “Para este fim, a União Europeia, que faz parte da resposta global à pandemia de Covid-19, alocou mais de 45 mil milhões de euros. Somos os principais apoiantes do ACT em todos os seus pilares. Somos, de longe, o maior contribuidor do COVAX Facility, e apoiamos a implementação da vacinação em países com necessidades humanitárias críticas e sistemas de saúde frágeis. Um em cada três euros vem da UE e dos seus Estados-Membros”, realçou.

Para a Ministra da Saúde, esta pandemia deve ser encarada como uma “oportunidade de mudança”. “Somos obrigados a redefinir a forma como globalmente estamos preparados e a projetar uma nova arquitetura global da saúde com um possível instrumento internacional, para evitar a recorrência de crises semelhantes no futuro. Fortalecer a OMS é o primeiro passo, mas precisamos de cooperar a nível internacional, multilateral e multissetorial, por meio de uma abordagem de todos os governos, todas as sociedades”, sublinhou.

“Se queremos tornar o mundo mais seguro, devemos começar agora. A UE e os seus Estados-Membros apelam a todos os Estados que aproveitem o ímpeto político e assumam a responsabilidade de construir um mundo saudável, seguro e mais justo”, acrescentou ainda a governante.

Para assistir em direto, aceda:

74.ª Assembleia Mundial da Saúde > https://www.who.int/about/governance/world-health-assembly/seventy-fourth-world-health-assembly– em inglês


Saúde Oral

24/05/2021

Programa Nacional vai ser alargado aos 4 anos e a alunos do privado

O Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral ( PNPSO) vai ser alargado, a partir de amanhã, a todas as crianças com idade de 4 anos e a todas as crianças e jovens com idades entre os 7 e os 18 anos, independentemente da escola ou instituição que frequentem.

Segundo o despacho publicado em Diário da República esta segunda-feira, “o PNPSO 2021-2025, encontra-se alinhado com o Programa do XXII Governo Constitucional, que prevê o alargamento da cobertura do cheque dentista a todas as crianças entre os 2 e os 6 anos de idade, sendo igualmente alargado às crianças e jovens dos 7 aos 18 anos que frequentam o ensino privado”.

No caso das crianças com quatro anos de idade, lê-se no documento, “é atribuída referenciação para consulta de higiene oral nas unidades de cuidados de saúde primários ou são atribuídos até dois cheques-dentista”.

Acresce que, nas unidades de saúde que dispõem de estomatologista ou médico dentista, “o acesso dos utentes será efetuado mediante a definição de prioridades relacionadas com o estado de saúde e com as condições socioeconómicas”.

Segundo o diploma, assinado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, as regras e condições de acesso e utilização de cheque/referenciação são definidas pela Direção-Geral da Saúde.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 5201/2021 – Diário da República n.º 100/2021, Série II de 2021-05-24
Saúde – Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde
Aprova o alargamento do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral a todas as crianças com idade de 4 anos e a todas as crianças e jovens com idades entre os 7 e os 18 anos, independentemente da escola ou instituição que frequentem


Hospital de Guimarães | Pediatria

24/05/2021

Hospital assinala 50 anos do Serviço de Pediatria, de 24 a 30 de maio

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (Hospital de Guimarães) comemora o aniversário de 50 anos do seu Serviço de Pediatria, na semana de 24 de maio a 30 de maio de 2021, com diversas iniciativas junto da comunidade.

Das diversas ações agendadas, destacamos o lançamento online do documentário «Uma História com 50 anos de Vida». A sessão solene das comemorações do cinquentenário está programada para o dia 29 de maio. As comemorações terminam no dia 30 de maio com uma «celebração eucarística» na Basílica de São Pedro, em Guimarães.

De acordo com o Hospital de Guimarães, algumas das atividades previstas serão alvo de transmissão em direto, parcial ou integral dependendo da tipologia do evento, no seu canal de Facebook.

Para saber mais, consulte:


Luta contra a obesidade

24/05/2021

Centro Hospitalar Lisboa Central quer alargar cirurgia bariátrica a jovens obesos

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) quer alargar a realização de cirurgias bariátricas a jovens adolescentes obesos, avançou o endocrinologista José Silva Nunes.

«Neste momento, vamos começar a avançar com a cirurgia de adolescentes», provavelmente, a partir dos 16 anos, adiantou o especialista da Unidade de Tratamento Cirúrgico da Obesidade do CHULC.

Atualmente, o CHULC, que integra os Hospitais São José, Curry Cabral, Dona Estefânia, Santa Marta, Capuchos e Maternidade Dr. Alfredo da Costa, só faz este tipo de cirurgia a partir dos 18 anos.

«Temos jovens de 18 anos, já oficialmente adultos, que já foram submetidos a cirurgia, mas no futuro vamos passar a ter ainda mais jovens», na sequência de uma colaboração do Hospital Curry Cabral com o Hospital Dona Estefânia, disse o endocrinologista.

José Silva Nunes explicou que os cirurgiões pediátricos e os pediatras do Hospital Dona Estefânia vão também acompanhar esses jovens candidatos depois da cirurgia bariátrica.

A cirurgia «não é pela questão estética»

Segundo José Silva Nunes, quem recorre maioritariamente à cirurgia bariátrica para perder o excesso de peso são as mulheres, entre 80 a 85% do total dos doentes.

Contudo, realçou o endocrinologista, a cirurgia «não é pela questão estética», mas pelas implicações que a obesidade tem para a saúde, como um risco aumentado de cancro, diabetes, hipertensão, doença coronária, apneia obstrutiva do sono.

«A pessoa pensa que um doente com cancro é um doente magrinho, obviamente também há doentes magrinhos, que infelizmente acabam por ter processos neoplásicos, mas a obesidade por si só confere um risco aumentado de múltiplos cancros», alertou o endocrinologista.

Portanto, rematou, «há uma panóplia brutal de patologias que são secundárias ao excesso de tecido adiposo, portanto, melhorando ou diminuindo a quantidade de gordura que a pessoa apresenta diminui inerentemente essas comorbilidades que as pessoas apresentam».

Visite:

CHLC – http://www.chlc.min-saude.pt/


Articulação | Farmácias e hospital

24/05/2021

Doentes com hipertensão descontrolada vão ser encaminhados pelas farmácias

A equipa da Consulta Aberta de Hipertensão do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) promoveu, no dia 21 de maio, uma videoconferência com os representantes das farmácias comunitárias da área de influência do CHUCB, da qual resultou uma nova parceria, com o objetivo de fomentar a articulação entre as farmácias e o hospital.

Além de “apelar ao encaminhamento de doentes, com sinais de alarme na área da hipertensão arterial, para a consulta de especialidade no CHUCB”, deste “encontro” saiu também a decisão “de firmar um protocolo entre as partes, que assegure um melhor acompanhamento e vigilância destes doentes, pós-avaliação médica”, assegura o CHUCB em comunicado.

De acordo com o CHUCB, “a proximidade, a relação de confiança e o relevante papel do farmacêutico no acompanhamento e aconselhamento dos cidadãos”, uma vez que, na maioria dos casos, “são estes os profissionais a quem recorrem em primeiro lugar”, este estreitar de laços e canais de comunicação entre os parceiros CHUCB/Farmácias, permitirá assim facilitar o trabalho de complementaridade que se pretende, em prol de ganhos práticos e efetivos para a saúde e bem-estar dos doentes.

Para saber mais, consulte:

CHUCB > Notícias