Notícias em 25/05/2021

Relatório de Situação nº 449 | 25/05/2021

Relatório de Situação nº 449 | 25/05/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 449 | 25/05/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Covid-19 | Vacinação na UE

25/05/2021

Quase metade dos adultos da UE já recebeu primeira dose da vacina

Quase metade dos adultos da União Europeia (UE) já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, num total de 300 milhões de doses entregues aos Estados-Membros, anunciou hoje a Comissão Europeia.

«Fizemos progressos constantes em matéria de vacinação na EU», divulgou a líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, numa publicação na rede social Twitter.

Em concreto, foram já entregues cerca de 300 milhões de doses de vacinas anticovid-19 aos Estados-membros, dados aplicáveis até 30 de maio.

Isto equivale a 245 milhões de doses já administradas na UE e a 46% da população adulta da UE (170 milhões de pessoas) que já recebeu pelo menos uma dose do fármaco.

«Esta semana vamos atingir um novo marco: metade dos adultos da UE terão recebido a sua primeira dose», afirma ainda Ursula von der Leyen.

A responsável dá ainda conta de que no primeiro trimestre do ano chegaram à UE 106 milhões de doses de vacinas, número que deverá subir para 413 milhões no segundo trimestre e para 529 milhões no terceiro.

No quarto trimestre do ano as entregas deverão abrandar, à medida que a inoculação também estabiliza após a vacinação de milhões de cidadãos europeus, prevendo-se a chegada à UE de 452 milhões de doses de vacinas.

O objetivo do executivo comunitário é ter 70% da população adulta vacinada até ao final do verão.

Imagem: Fonte – Conta oficial da Comissão Europeia no Twitter

Para saber mais, consulte:

Comissão Europeia > Twitter


HDS | Redução doentes na urgência

25/05/2021

Pandemia contribui para uma melhor utilização das urgências no Hospital Distrital de Santarém

O número de admissões à Urgência, no Hospital Distrital de Santarém (HDS), diminuiu substancialmente em 2020, realidade que, segundo a Direção do Departamento de Urgência, se deve, sobretudo à pandemia de Covid-19.

«A pandemia veio contribuir para que os utentes se deslocassem às urgências apenas em situações de doença urgente», relata Graça Amaro, diretora do Departamento de Urgência, desenvolvendo que diminuiu significativamente o número de doentes triados com prioridade verde, azul e branca. Em 2020, 33,6% dos episódios de urgência do HDS foram triados com estas prioridades, o que representa um decréscimo de 10% relativamente a 2019. A nível nacional, de acordo com dados do Portal da Transparência do SNS, no mesmo ano, 40% dos episódios de urgência foram triados com estas prioridades.

Estreita articulação entre os hospitais e os centros de saúde

Outra das situações que contribuiu para a redução do número de doentes na urgência em 2020 foi o facto de o HDS ter estabelecido um protocolo com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, que prevê o reencaminhamento dos utentes triados com as prioridades verde, azul e branca para os cuidados de saúde primários, tendo sido reencaminhados 1.249 utentes em 2020 (abril a dezembro), revela o hospital.

HDS: Pulseiras de triagem

Segundo Graça Amaro, a procura desajustada sobrecarrega os serviços de urgência, conduzindo a uma diminuição da qualidade dos cuidados com tempos de espera acima do normal e consequente aumento dos custos.

Graça Amaro salienta ainda que existem orientações do Ministério da Saúde no sentido de uma articulação estreita entre os hospitais e os centros de saúde para que os utentes menos urgentes sejam atendidos na sua unidade de cuidados de saúde primários.

Segundo o Hospital Distrital de Santarém, a melhoria nos resultados não tem ocorrido apenas na Urgência, com o índice de desempenho global a atingir níveis muito satisfatórios em abril de 2021, situando-se nos 98,14%. «A melhoria torna-se ainda mais evidente quando olhamos para os índices de desempenho global alcançados em 2018, situando-se nos 59,9%, e em 2019, que foram de 90,13%», destaca.

Fotografias: Hospital Distrital de Setúbal

Visite:

HDS – https://www.hds.min-saude.pt/


Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão 2021 – Referenciais – DGS

Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Verão 2021 - Referenciais

Já estão disponíveis os referenciais do Módulo Verão onde são apresentadas orientações estratégicas que permitem comunicar o risco e a gestão desse risco à população. 

O Plano de Contingência Saúde Sazonal – Modulo Verão 2021 está enquadrado por normativos legais, reforçando a necessidade de todos os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) implementarem Planos de Contingência específicos de nível local e regional. 

O plano apresenta, ainda, um referencial de medidas a implementar pelos parceiros do setor da saúde, para acautelar a prontidão dos serviços de saúde e garantir a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada. 

Estão disponíveis recomendações para a proteção individual dos cidadãos, aumentado a sua literacia sobre este tema. 


Plano de contingência | Verão 2021

25/05/2021

Plano para prevenir e minimizar efeitos negativos do calor já está em vigor

O «Plano de contingência saúde sazonal – Módulo verão 2021», que e apresenta orientações estratégicas e referenciais que permitem comunicar o risco e sua gestão à população e aos parceiros do setor da saúde já se encontra disponível.

O documento divulgado pela Direção-Geral da Saúde reforça a necessidade de todos os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) implementarem Planos de Contingência de nível local e regional.

Com base na informação disponível a nível nacional, regional e local, as administrações regionais de saúde e as instituições do SNS devem organizar-se, em cada momento, antecipando as necessidades de resposta face à procura (aumento da procura ou procura diferente da esperada) com o objetivo de minimizar os efeitos do calor intenso na saúde e nos serviços.

Segundo o plano, as instituições e serviços do SNS devem, entre outras medidas, promover o Centro de Contacto SNS 24 (808 24 24 24) como primeiro contacto com o sistema de saúde, garantir a articulação dentro e fora do setor da saúde, identificar previamente e gerir as necessidades em estruturas e equipamentos e recursos humanos, com especial atenção aos períodos de férias.

O Módulo Verão é ativado em Portugal Continental, entre 1 de maio e 30 de setembro e, eventualmente, noutros períodos em função das condições meteorológicas..

Para saber mais, consulte:

Direção-Geral da Saúde > Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão 2021 – Referenciais


Registo Clínico de Violência em Adultos – DGS

Registo Clínico de Violência em Adultos

O curso sobre o Registo Clínico de Violência em Adultos (RCVA) encontra-se disponível na Academia SPMS. 

Este curso surge após a disponibilização do formulário do RCVA no Registo de Saúde Eletrónico, desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV) com o apoio dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Constitui um recurso didático de apoio à utilização do formulário e de divulgação dos protocolos de atuação e materiais de referência no âmbito do PNPVCV. 

Com o objetivo de desmaterialização dos registos nesta área e melhoria de cuidados prestados, o novo RCVA permite o rastreio e deteção precoce de situações de violência, avaliação de indicadores de risco bem como o estabelecimento de planos de intervenção ajustados à situação de vitimação, promovendo a proteção e segurança dos/as utentes. Promove a continuidade de cuidados integrais às vítimas atendidas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), pela interoperabilidade da informação entre instituições e diferentes níveis de cuidados no SNS. 

O novo sistema de registo, enquanto instrumento de apoio à boa prática dos/as profissionais de saúde, representa ainda um importante recurso para a vigilância epidemiológica das situações de violência atendidas no SNS, enquanto fonte oficial de registo. 

Os materiais disponibilizados no curso são os seguintes:

Para aceder:

  1. Abra o seu browser (Google Chrome ou Firefox) e copie para a barra de pesquisa o seguinte endereço:
    https://estudo.min-saude.pt/eaprender/courses/REGISTOCLINICODEVIOLENCIAEMADULTOS/index.php;
  2. lique em “Entrar” na caixa de login:
  3. Será direcionado para a página do Office 365 onde deverá colocar as suas credenciais de acesso do Office 365. Ex: aaaaaa.aaaaaa@xxxx.min-saude.pt

HESE | Área da saúde mental

25/05/2021

Hospital de Évora recebe equipa para realização de projeto-piloto

O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) conta com nova Equipa Comunitária de Psiquiatria da Infância e Adolescência, no âmbito do projeto-piloto, definido pelo Ministério da Saúde para a área da saúde mental, que prevê o desenvolvimento de equipas de saúde mental comunitárias em todas as administrações regionais de saúde, com o objetivo de responder mais e melhor às necessidades dos cidadãos, melhorando o acesso e reforçando as respostas de proximidade.

Neste âmbito, a equipa definida para o Alentejo irá desenvolver o projeto no Hospital do Espírito Santo de Évora, integrada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, na Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA).

Para Salomé Ratinho, Coordenadora da UPIA, “ a equipa da UPIA acolhe este projeto com muito entusiasmo e sentido de missão” e realça que “ a Equipa comunitária vai potenciar toda a atividade da UPIA, não só em termos de atividade clínica direta, mas também ao nível da articulação com as Escolas, Cuidados de Saúde Primários, Entidades de Proteção a Crianças e Jovens em Risco, e demais estruturas da comunidade que intervêm na vida e reabilitação dos utentes e suas famílias.

Segundo o HESE, “a equipa é multidisciplinar e é composta por um um médico com a especialidade de psiquiatria da infância e adolescência, dois enfermeiros, sendo um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica, um psicólogo clínico, um técnico superior de serviço social, um terapeuta ocupacional e um assistente técnico”.

A Diretora do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, Madalena Serra, enaltece que “com a receção desta Equipa Piloto, o HESE e a região ganham especial relevância nos primórdios da Psiquiatria Comunitária da Infância e Adolescência em Portugal. Este é um marco muito importante na história da Pedopsiquiatria portuguesa e nós fomos contemplados com a possibilidade de fazer parte dessa história, desde o seu início. A população do Alentejo Central é a nossa principal preocupação, motivação e a grande vencedora em todo este processo”.

Para saber mais, consulte:

HESE > Notícia


Obras no heliporto do HLA

25/05/2021

Requalificação a decorrer, com um investimento de 100 mil euros

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) iniciou, na semana passada, a empreitada de requalificação do heliporto do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), com o objetivo de voltar ao seu pleno funcionamento. 

A obra, que tem por principal objetivo a certificação da Autoridade Nacional da Aviação Civil, tem um prazo de execução previsto de dois meses e um investimento global próximo dos 100 mil euros, financiado pelo programa Alentejo 2020.  

Entre o conjunto de requisitos obrigatórios, constam a modelação total do terreno envolvente ao heliporto, o rebaixamento de postes de iluminação, a revisão da sinalização, a regularização das zonas próximas, e o revestimento de toda a área com pedra de enrocamento, alterando significativamente a entrada no HLA.  

Terminada a obra e recuperada a certificação, o heliporto poderá, novamente, receber helicópteros em situação de emergência, minimizando o tempo de resposta no socorro dos doentes. 

Para saber mais, consulte:

ULSLA – http://www.ulsla.min-saude.pt/


CHLO | Nova unidade de saúde

25/05/2021

Ministra da Saúde inaugura instalações da Unidade de Saúde Mental de Oeiras

A Ministra da Saúde, Marta Temido, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e a Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO), Rita Perez, estiveram presentes esta manhã na inauguração das instalações provisórias da Unidade de Saúde Mental de Oeiras do Serviço de Psiquiatria do CHLO.

Sublinhando a saúde mental como uma prioridade do Governo, a Ministra da Saúde, Marta Temido, enfatizou a mudança de perceção sobre esta área nos últimos anos, num caminho trilhado pela “evolução psicofarmacológica”, mas também pela “vontade de construir uma organização dos modelos de atenção às necessidades de saúde mental”, segundo as carências das pessoas com problemas a este nível.

“Qualificar a forma como se acede aos cuidados de saúde mental e reforçar as respostas de proximidade são as prioridades da nossa ação. É um investimento largamente compensado pelos ganhos em saúde e pela diminuição dos custos diretos e indiretos associados. Sabemos que o Serviço Nacional de Saúde tem recursos finitos, mas tem a competência e a capacidade para liderar na articulação com as respostas já existentes”, afirmou a governante.

Após a cerimónia Unidade de Saúde Mental de Oeiras, seguiu-se a inauguração da Exposição de Fotografias de Arte Urbana no Concelho de Oeiras “Proximidade e Diferenciação” (fotografias de Fernando Peres – Psiquiatra e Fotógrafo).


Dia do Hospital de Alcobaça

25/05/2021

Cerimónia assinala o 131.º aniversário da unidade hospitalar

«A capacidade de responder aos desafios que se perfilam, mostrando grande capacidade de adaptação e de resposta em prol dos doentes e da comunidade em geral» é a marca do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) e dos seus profissionais, salientou o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Licínio de Carvalho, durante a cerimónia comemorativa do 131.º aniversário da unidade hospitalar.

Além de destacar a recente inauguração no HABLO da Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos e do início de funcionamento de uma viatura de Suporte Imediato de Vida, Licínio de Carvalho anunciou nesta sessão alguns projetos do CHL que em breve estarão concluídos.

«Dentro de pouco tempo inauguraremos a nova unidade de ambulatório do Serviço de Pediatria, investimento de quase meio milhão de euros que vai deslocalizar, alargar e tornar mais funcional, para os doentes e para os profissionais, a resposta ambulatória da Pediatria» referiu o dirigente.

O Presidente do Conselho de Administração espera que, ainda este ano, seja possível «avançar com a Unidade de Convalescença no Hospital Distrital de Pombal», um projeto que «vai servir toda a nossa região, permitindo uma gestão mais racional do internamento do CHL, superior a 500 camas, e acelerar o processo reabilitador dos doentes no internamento, preparando-os para um regresso mais facilitado para o domicílio».

A sessão comemorativa teve lugar nas imediações da entrada das urgências, onde durante uma semana está patente uma exposição para dar a conhecer a história do hospital centenário a profissionais e utentes.

Para saber mais, consulte:

CHL > Notícias


Dia Mundial da Tiroide

25/05/2021
Efeméride assinala-se a 25 de maio e visa sensibilizar para a doença. Assinala-se esta terça-feira, dia 25 de maio, o Dia Mundial da Tiroide, que tem por objetivo alertar para a importância do diagnóstico e tratamento da doença. Estima-se que mais de 350 milhões pessoas, em todo o mundo, sofram com distúrbios da tiroide, embora ainda exista um grande desconhecimento das doenças associadas a esta glândula, bem como da forma como estas se manifestam. Falta de concentração, falta de motivação, dificuldades para engravidar ou obstipação podem ser originados pela tiroide mas, facilmente, confundidos com outras doenças. As doenças da tiroide mais conhecidas são o hipertiroidismo e o hipotiroidismo, com maior prevalência junto das mulheres.

Para saber mais, consulte:


CHUSJ | Farmácia de proximidade

25/05/2021

Projeto que permite levantar medicação em farmácias vai ser alargado

O Farma2Care, projeto do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), que permite que doentes levantem medicação hospitalar em farmácias perto da sua residência, abrange mais de 80 pessoas e vai ser alargado.

«Estamos a trabalhar para enquadrar mais áreas terapêuticas e, logo, um maior número de doentes. Isso implica alguns desenvolvimentos até da parte logística e informática», disse ontem à agência Lusa o responsável da Unidade de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos antimicrobianos (UPCIRA) do CHUSJ, Carlos Lima Alves.

Implementado em finais de 2019, o Farma2Care abrange, neste momento, «mais de 800 doentes, 600 já com pelo menos uma cedência efetivada em farmácias comunitárias, num total de mais de 1.500 dispensas».

O projeto do CHUSJ, em parceria com Ordem dos Farmacêuticos, com a Associação Nacional das Farmácias e com a Associação de Distribuidores Farmacêuticos, consiste na dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias nos casos de administração de terapêutica oral.

Na prática, o objetivo é disponibilizar, nas chamadas farmácias de rua, medicação habitualmente cedida nas farmácias hospitalares, excluindo-se a obrigatoriedade de deslocação dos doentes ao CHUSJ exclusivamente para aquele fim.

Carlos Lima Alves descreveu à Lusa alguns casos em que esta prática se revelou «importante» como a de doentes com infeção por VIH/sida que fazem tratamento com base hospitalar ou pessoas com esclerose múltipla, casos em que às vezes acrescem limitações de mobilidade.

Em outubro de 2020, os medicamentos para o cancro da mama também foram incluídos no Farma2Care.

«É uma experiência que está ainda a crescer e que queremos melhorar. Tem a capacidade de expandir bastante. Começou com um número muito reduzido de doentes e mostrou ser possível de fazer e fazer com sucesso. Verificou-se que agora já com várias centenas de doentes incluídos teve um sucesso particularmente relevante para os nossos utentes», descreveu o responsável.

Redução de gastos e aumento da qualidade de vida, entre benefícios registados

O projeto abrange utentes do Norte de Portugal, «e fundamentalmente dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo», mas também do interior, como Vila Real e Bragança, e «alguns doentes da zona Centro, nomeadamente Aveiro e Viseu».

O responsável da UPCIRA do CHUSJ contou que o programa tem sido acompanhado por uma equipa de investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, bem como do Centro de Medicina Baseada na Evidência da Universidade de Lisboa que «comprovaram que os utentes tiveram benefícios concretos».

Redução do número de quilómetros percorridos para levantar medicação, redução dos gastos em dinheiro, aumento da qualidade de vida, até porque muitos doentes passaram a fazer esta tarefa a pé, ou conseguir evitar faltas ao trabalho devido à necessidade anterior de fazer deslocações longas, são alguns dos benefícios registados.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Farma2Care