Notícias em 28/05/2021

Relatório de Situação nº 452 | 28/05/2021

Relatório de Situação nº 452 | 28/05/2021 – DGS

Relatório de Situação nº 452 | 28/05/2021

Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação


Primeira vacina COVID-19 para jovens dos 12 aos 15 anos aprovada na UE – Infarmed

28 mai 2021

O Comité de Medicamentos de Uso Humano da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) recomendou, hoje, a concessão de uma extensão da indicação para a vacina COVID-19 Comirnaty de forma a incluir o uso em crianças de 12 a 15 anos.

A vacina já foi aprovada para uso em adultos e adolescentes com 16 anos ou mais.

Para mais informações, pode aceder ao comunicado original da EMA.


Resolução do Conselho de Ministros n.º 64-A/2021 – Diário da República n.º 104/2021, 1º Suplemento, Série I de 2021-05-28
Presidência do Conselho de Ministros
Prorroga a situação de calamidade e altera as medidas aplicáveis a determinados municípios no âmbito da situação de calamidade

Despacho n.º 5418-C/2021 – Diário da República n.º 104/2021, 4º Suplemento, Série II de 2021-05-28
Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Prorroga a permissão do embarque, desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro em portos localizados em território nacional continental, com exceção de passageiros cuja origem ou destino sejam países para os quais só se admite a realização de viagens essenciais

Despacho n.º 5418-A/2021 – Diário da República n.º 104/2021, 3º Suplemento, Série II de 2021-05-28
Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional, Administração Interna, Saúde e Infraestruturas e Habitação – Gabinetes do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, dos Ministros da Defesa Nacional e da Administração Interna, da Ministra da Saúde e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação
Aprova as listas dos países e das competições desportivas internacionais a que se aplicam as regras em matéria de tráfego aéreo, aeroportos, fronteiras terrestres, marítimas e fluviais

Lei n.º 33/2021 – Diário da República n.º 104/2021, Série I de 2021-05-28
Assembleia da República
Prorroga a isenção de imposto sobre o valor acrescentado para as transmissões e aquisições intracomunitárias de bens necessários para combater os efeitos da pandemia da doença COVID-19


Covid-19 | Reunião de peritos

28/05/2021

Marta Temido sublinha que a situação geral do país é positiva

A Ministra da Saúde, Marta Temido sublinhou esta tarde, após a reunião no Infarmed, que a situação geral é positiva, mas que há concelhos que inspiram alguma preocupação, nomeadamente da região de Lisboa e Vale do Tejo.

“O impacto da Covid-19 em Portugal modificou-se, sendo que os mais jovens são agora mais afetados. O maior número de hospitalizações regista-se no grupo etário entre os 40 e os 59 anos e os idosos apresentam uma incidência bastante baixa, sobretudo os maiores de 80 anos, e também uma menor letalidade”, afirmou marta Temido.

De acordo com a governante a doença “ainda não está eliminada”. Apesar destas circunstâncias, a vacinação continua a ser a melhor arma, o seu processo continua a decorrer de forma favorável o que nos levará a cumprir o nosso objetivo de ter a população adulta vacinada até ao final do verão.

Através de videoconferência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou uma palavra de agradecimento pela “qualidade magnífica de todas as exposições” na reunião do Infarmed e realçou na sua intervenção  “que é do interesse de todos continuar a sublinhar a importância da vacinação” e explicar à opinião pública as medidas a tomar.

“Concordo com os apelos nas deslocações ao estrangeiro, sobretudo a pensar nas sociedades com incidências mais altas da pandemia ou com o risco de novas variantes. A verdade é que em Portugal continua a ser praticamente estável o panorama relativamente às variantes”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

André Peralta Santos, da Direção-Geral da Saúde, revelou, na primeira apresentação desta manhã, que é possível “observar uma incidência baixa a moderada mas com ligeira tendência crescente na última semana”. O perito afirmou ainda que “o concelho de Lisboa apresenta uma incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes” e, por ser uma zona com grande densidade populacional, e pode representar uma maior preocupação”.

Na sua apresentação, dedicada à situação epidemiológica no país, o especialista revelou que a maior incidência está no grupo dos 20 aos 29 anos, mas também do grupo dos 30 aos 40.

De acordo com André Peralta Santos, a faixa etária com mais internamentos nesta altura está nos 40 aos 59, considerando ser um “fenómeno expectável” por causa da vacinação.

A evolução da incidência e transmissibilidade foi alvo de análise por parte do investigador Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que revelou que o índice de transmissibilidade (Rt) está desde os meados de março numa forma constante, acima do 1 e em fase de crescimento, “com algumas oscilações de subida e descida”, com oscilações médias diárias de casos entre 400 a 500.

Por regiões, o Algarve e o Norte estão com o Rt abaixo de 1 e a região de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Centro estão com o Rt acima do 1.

Sobre as variantes genéticas do novo coronavírus em Portugal, João Paulo Gomes, investigador do INSA, apresentou os resultados dos estudos de vigilância genética que mostram que em maio, cerca de 87,2% dos casos Covid em Portugal estavam ligados à chamada variante do Reino Unido, depois do pivô de 91% em Abril.

O investigador alertou ainda para a necessidade de controlo de fronteiras, dado o registo destes casos estar associado a viagens para Índia e Nepal e, sabem os especialistas, ao Bangladesh.

Andreia Leite, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, apresentou a atualização do referencial das linhas vermelhas, levada a cabo por vários especialistas, ou seja, os critérios para ter a pandemia controlada, depois de um primeiro conjunto de critérios que estava em vigor desde março.

Na sua intervenção, Henrique de Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, revelou que Lisboa e Vale do Tejo está exatamente como estava na fase correspondente há um ano e chamou a atenção para o que se está a passar a norte que está com uma incidência mais alta do que a que existia no período homólogo do ano passado.

Raquel Duarte, em representação da ARS Norte e Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, apresentou o “Plano de redução das medidas restritivas de controlo da Covid-19” e defendeu a manutenção da atual matriz de avaliação de risco, falando ainda de três novos patamares de desconfinamento e da importância de restringir viagens para áreas com novas variantes.

Para a especialista, a ventilação dos espaços fechados, a proteção individual, o uso de máscara, são algumas das regras que se têm de manter.

Já Carla Nunes, diretora da Escola Nacional de Saúde Pública, numa intervenção dedicada às “Áreas críticas no espaço e tempo | Perceções sociais sobre a Covid-19”, considera que a confiança nos serviços de saúde está quase num “nível pré-pandémico”. De acordo com a especialista, essa recuperação foi visível a partir de 22 de janeiro.

“Quem mostra menos confiança nos serviços de saúde são homens em idade ativa e com maior escolaridade”, afirmou.

No final da reunião, o coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal, Henrique Gouveia e Melo, apresentou o ponto de situação da vacinação no país.

O responsável referiu que “foram dadas em Portugal Continental 5,2 milhões de inoculações, 3,5 milhões de primeiras doses, 1,8 milhões de segundas doses, disse Gouveia e Melo”.

Em princípio, afirmou o coordenador, a partir de 6 de junho começa a ser vacinada a faixa dos 40 anos e a partir da última semana de junho a faixa dos 30 anos.

O objetivo é chegar ao valor necessário definido para que exista imunidade de grupo (70%), entre a primeira e a segunda semana de agosto.

“Estamos a atingir uma proteção na ordem dos 98%. A estratégia vai passar a ser proteger e libertar a economia. Queremos um país à mesma velocidade, para atingir a imunidade de grupo”, garantiu o responsável.

Para saber mais, consulte:


Vacinação Covid-19 | Maiores de 50

28/05/2021

Auto-agendamento disponível desde o dia 27 para maiores de 50

Arrancou ontem, dia 26 de maio, o Auto-agendamento para a vacinação contra a Covi-19 para a faixa etária dos 50 anos .

A possibilidade de as pessoas acima dos 50 anos poderem fazer o auto-agendamento da vacinação contra a Covid-19 ficou disponível pouco depois das 21 horas de ontem, dia 26 de maio.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de uma maior disponibilidade de vacinas em Portugal, o portal destinado ao auto-agendamento entrou em funcionamento em 23 de abril, contemplando agora as pessoas acima dos 50 anos, depois de ter sido aberto para utentes com 65, 60 e, mais recentemente, de 55 anos.

Portugal vai receber mais de 1,4 milhões de vacinas contra a Covid-19 nos próximos dias, que permitirão acelerar o processo de vacinação de três escalões etários em paralelo, disse na quarta-feira à Lusa fonte da task force que coordena a logística.

Para agendar, visite:

Covid-19 > Vacinação > Pedido de Agendamento


Covid-19 | Situação epidemiológica

28/05/2021

Especialistas analisam situação epidemiológica em Portugal

A Ministra da Saúde, Marta Temido, reúne-se esta manhã no Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento, com especialistas para fazer ponto da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal.

Nesta sessão, estarão presentes epidemiologias do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, que irão abordar a “Evolução da Incidência e transmissibilidade”, a “Atualização da Vigilância de variantes genéticas do novo coronavírus em Portugal”, “A atualização do referencial linhas vermelhas”, “Da epidemia à endemia | Da infeção aguda às consequências crónicas”, “Plano de redução das medidas restritivas de controlo da Covid-19”, entre outros temas.

O coordenador da Task Force do Plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, Henrique Gouveia e Melo, irá fazer um balanço sobre o processo de vacinação até ao momento.

A sessão poderá ser acompanhada através das redes sociais do governo:

Facebook – https://www.facebook.com/govpt/
Twitter – https://twitter.com/govpt

Para saber mais:

Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal– Programa


Teleconsulta e inovação em saúde

28/05/2021

Consulta online de neurocirurgia do CHUP vence prémio internacional

O projeto de uma teleconsulta de neurocirurgia no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) ligada em rede a diversos serviços de saúde e outros centros hospitalares venceu hoje o BI Award for Innovation in Healthcare, concurso que pretende distinguir projetos inovadores na área da saúde.

A equipa GLIA, do CHUP,  propôs a criação de uma sala de teleconsulta no serviço de Neurocirurgia, com integração online através de uma plataforma digital, que permite uma comunicação imediata com os Cuidados de Saúde Primários, rede de Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos e restantes Centros Hospitalares da área de influência com equipamento tecnológico e espaço físico apropriados.

Com este serviço os utentes deixavam de ser obrigados a realizar tantas deslocações e teriam as consultas e meios complementares de diagnóstico e terapêutica mais concentrados.

A ideia vencedora foca-se na dor lombar, mas a ideia é que o projeto-piloto possa vir a ser alargado a outras patologias e outras especialidades assim como a outras zonas do país.

Em segundo lugar, ficou a equipa MyDHU com o “Sistema de Informação para apoio ao cuidador informal e ao utente – Uma abordagem integrativa em Hospitalização Domiciliária”. A ideia é otimizar o atual serviço de Hospitalização Domiciliária com recurso a tecnologias de informação e comunicação (TIC), facilitando a comunicação entre os diferentes prestadores de cuidados, mas, sobretudo, entre estes e os utentes e cuidadores informais.

Em terceiro lugar, ficou a equipa Safer, com uma proposta de “identificação pró-ativa para referenciação rápida e segura de doente não covid, que une os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares e que recorre a business intelligence para a priorização clínica dos utentes”.

O BI Award for Innovation in Healthcare é uma iniciativa da Boehringer Ingelheim e conta com o apoio institucional da Ordem dos Médicos.


Aposta nos serviços digitais do SNS

28/05/2021

SNS24 Balcão inaugura mais três unidades na região Norte

Foram inaugurados esta tarde três novos balcões SNS 24, nos concelhos de Alijó, Vila Real e Barcelos. Com a abertura destes balcões, a região Norte passa a ter 46 unidades, em 45 freguesias, com a finalidade de facilitar o acesso aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde.

Os balcões SNS 24 prestam apoio a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e sem condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS.

Com colaboradores devidamente habilitados (Mediadores Digitais), o apoio assistido ao cidadão é feito através de dois acessos: o acesso facilitado que permite ao utente aceder com autonomia aos serviços digitais e o acesso mediado em que acede com ajuda do mediador digital. Alguns dos serviços disponíveis são como marcar consultas, renovar receitas, consultar exames, realizar uma teleconsulta entre outros serviços.

A inauguração das unidades SNS 24 Balcão resulta de uma rede de parcerias entre a Administração Regional de Saúde do Norte, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, municípios, juntas de freguesia e os Agrupamentos de Centros de Saúde. O SNS 24 Balcão representa um acesso facilitado aos serviços digitais de saúde, tendo como objetivo facilitar e melhorar o acesso remoto à prestação de serviços de saúde e, simultaneamente, promover a literacia digital em saúde.


ARS Norte | Exames de radiografia

28/05/2021

ARS centraliza leitura e partilha de exames criando ganhos de tempo e dinheiro

Ganhos em tempo e dinheiro, bem como evitar a duplicação de exames, são vantagens do e-MCDT, um projeto que a Administração de Saúde Regional (ARS) do Norte criou para centralizar a leitura e partilha de radiografias, foi hoje divulgado.

«A grande inovação do projeto é que existe um arquivo central de imagens e o relato [análise do exame] é centralizado também. O projeto está operacional em 19 salas de radiografia distribuídas por 16 locais e o objetivo é estender a toda a região e aos hospitais», descreveu a coordenadora do projeto, Joana Abreu.

Em causa está uma aposta da ARS do Norte, que em 2018 avançou com o e-MCDT em Moimenta da Beira e, entretanto, o estendeu ao Porto, Gaia, Gondomar, Penafiel, Baião, Cinfães, Arouca, Montalegre, Alijó, Vila Real, Lamego, Barcelos e Póvoa de Varzim.

Até ao momento foram realizados aproximadamente 140 mil exames de radiologia ao abrigo deste programa, cujo nome vem de meios complementares de diagnóstico (MCDT).

Simplificação do processo que envolve os exames de radiografia convencional

Além dos cuidados de saúde primários, também o Hospital de Santa Maria Maior, no concelho de Barcelos (Braga), decidiu aderir, e está a ser preparada a integração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

À Lusa, Joana Abreu, diretora técnica das unidades de radiologia da ARS do Norte, disse ter expectativa de que o e-MCDT alcance outros parceiros de âmbito hospitalar «em breve».

«Na prática estamos a falar da simplificação do processo que envolve os exames de radiografia convencional, os chamados raio-X», disse. Até à chegada desta aposta da ARS do Norte, os médicos de família requisitavam o exame e o utente tinha de se deslocar a um centro convencionado para o realizar, recolhê-lo mais tarde e deslocar-se de novo ao centro de saúde para o mostrar ao profissional que o pediu.

Recorrer a um convencionado era a prática comum antes do e-MCDT da ARS do Norte ser espalhado pela região.

«O que a ARS do Norte fez foi centralizar o processo, criando um arquivo único e quem relata os exames efetuados em todos os CDPs [Centros de Diagnóstico Pneumológico] é o CDP do Porto», descreveu Joana Abreu.

O relatório fica disponível no sistema em quatro a cinco dias.

Visite:

ARS Norte – http://www.arsnorte.min-saude.pt/


Dia Internacional da Saúde da Mulher

28/05/2021
estetoscopio em forma de coracao

Celebrado em 28 de maio, data visa alertar para a promoção da saúde feminina

Celebra-se hoje o Dia Internacional da Saúde da Mulher. A data visa alertar para a desigualdade entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde, assim como promover a saúde feminina.

Criado em 1987, neste dia governos, agências internacionais, organizações civis e outros tipos de entidades unem-se na promoção da saúde feminina.

Nos países em vias de desenvolvimento, muitas jovens e mulheres são vítimas de discriminação no acesso aos cuidados de saúde, com base em fatores socioculturais. Esta situação é relembrada uma vez por ano, em 28 de maio, mas exige o esforço diário de todos para ser contornada.

Para saber mais, consulte:

Dia Internacional da Saúde da Mulher (em inglês)


Urologia | cálculos («pedras») nos rins

28/05/2021

 CHUA utiliza técnicas operatórias minimamente invasivas no tratamento

O Serviço de Urologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) efetuou duas intervenções cirúrgicas dedicadas a doentes com litíase renal (cálculos «pedras» nos rins) grave, através da utilização, de forma mais sistemática, das técnicas intra-renal por ureterorrenoscopia digital flexível com litotrícia laser (RIRS) e NLPC – nefrolitotomia percutânea.

«Estas técnicas permitem, num único tempo operatório, a remoção dos cálculos, evitando múltiplas intervenções cirúrgicas e procedimentos invasivos, com uma eficácia comprovada e custos de tratamento muito baixos. Permitem ainda que estes doentes deixem de ser referenciados para Lisboa e para litotrícia extra-corporal», explicou o Diretor do Serviço de Urologia e também Diretor do Departamento Cirúrgico, Aníbal Coutinho, a propósito das duas intervenções que decorreram com sucesso.

Imagem: técnicas operatórias minimamente invasivas no tratamento da litíase renal grave – CHUA

Para saber mais, consulte:

CHUA > Notícia


Bolsa Capital Humano em Saúde

28/05/2021

CHUA e Unidade Local de Saúde Matosinhos são os vencedores

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e a Unidade Local de Saúde Matosinhos foram os vencedores do prémio «Bolsa Capital Humano em Saúde», entregue ontem durante a 9.ª Conferência de Valor APAH (Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares).

Os projetos vencedores foram «Centro de (Des)Envolvimento Humano para a Saúde», desenhado pelo CHUA como «um potenciador da felicidade dos colaboradores», e «impacto da comunicação como fator crítico de sucesso no desempenho dos profissionais», que, segundo a Unidade Local de Saúde Matosinhos, visa aumentar a satisfação e a motivação dos colaboradores.

A «Bolsa Capital Humano em Saúde», é uma iniciativa da APAH, apresentada e lançada oficialmente em outubro de 2020, com o objetivo reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de Saúde, dotando os seus profissionais das competências necessárias para que promovam uma mudança positiva nas suas realidades, em particular no domínio da liderança da dimensão humana.

Para saber mais, consulte:

APAH > Notícia


SNS | Inclusão e dignidade humana

28/05/2021

Região norte passa a ter consultas transgénero com equipa médica multidisciplinar

O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) já tem disponível uma nova consulta transgénero, única na região Norte do país, que integra uma equipa médica multidisciplinar de dez especialidades.

A valência, que funciona no Hospital de Santo António (integrado no CHUP), foi ontem visitada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e a pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, que enalteceram mais um passo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a «inclusão e dignidade humana».

António Lacerda Sales valorizou o esforço dos profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Porto para implementar esta valência «num ano tão complicado devido à pandemia de Covid-19».

«É mais um sinal de que estamos já a pensar para além da pandemia. Esta unidade funcional é prova disso mesmo, envolvendo dez especialidades num processo complexo, mas necessário», disse o governante.

A consulta «é uma iniciativa inserida na estratégia para a saúde das pessoas transgénero, que lançámos em 2019, e que materializa uma resposta necessária e especializada na região norte, há muito reivindicada pela sociedade civil», disse Rosa Monteiro.

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade considerou que esta nova consulta disponibilizada no norte do país pelo SNS insere-se na estratégia de «não deixar ninguém para trás», valorizando a forma «integrada e complementar» como agora se desenvolve este serviço.

Passos para o acesso à consulta transgénero

O acesso a estas consultas transgénero pode ser requerido pelo sistema normal de marcação no Hospital Santo António, no Porto, seguindo-se um agendamento para uma triagem onde será feita avaliação dos utentes.

Envolvidas nesta nova consulta estão dez especialidades clínicas — psicologia, psiquiatria, pedopsiquiatria, pediatria endócrina, cirurgia plástica, urologia, ginecologia, anestesiologia, endocrinologia e endocrinologia pediátrica —, o que permite aos utentes serem seguidos na mesma unidade.

«Tudo começa pela avaliação psiquiatra, para identificar se, de facto, existe um problema de identificação de género. Depois disso, os utentes serão orientados para parte endócrina e alguns, porque nem todos o pretendem, avançam para a transformação genital, com uma equipa multidisciplinar de cirurgia plástica, urologia e ginecologia», disse Avelino Fraga, médico responsável pelo serviço de Urologia do Hospital Santo António.

O clínico lembrou, ainda assim, que dar todos estes passos «não é um processo fácil», não querendo «criar falsas expectativas aos utentes que estão à espera».

«Estamos numa fase inicial, e há ainda alguns aspetos técnicos para serem desenvolvidos e melhorados da nossa parte, nomeadamente no aperfeiçoamento cirúrgico. Estamos a trabalhar nesse sentido», reconheceu o médico.

Avelino Fraga apontou, no entanto, a «qualidade e empenho» do corpo clínico da unidade para que este serviço tenha sucesso, recordando que, com o esforço dos profissionais, o Hospital de Santo António conseguiu, nos últimos anos, marcos importantes, como três mil transplantes de rim.

Visite:

CHUP > https://www.chporto.pt/


Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral 2021-2025 – DGS

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral 2021-2025

Encontra-se publicado o Despacho nº 5201/2021 de 24 de maio que aprova o novo Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral.

PNPSO 2021-2025 para além das atividades já em curso, alarga o acesso a cheques dentista e/ou referenciações para higienista oral a todas as crianças com 4 anos e às crianças e jovens dos 7 aos 18 anos que frequentam o ensino privado. Assim, aos 2, 3, 5 e 6 anos todas as crianças têm acesso a cheque dentista caso tenham necessidade de tratamento e aos 4 anos, todas as crianças têm acesso a cheque dentista ou a documento de referenciação para higienista oral tendo acesso a uma estratégia essencialmente preventiva, permitindo também o diagnóstico e o tratamento precoce, sempre que necessário.

Fica assim assegurada a universalidade do acesso das crianças e jovens até aos 18 anos, iniciando-se a intervenção preventiva, mais precocemente, aos 4 anos. Para além do acesso a consultas de saúde oral das crianças e jovens até aos 18 anos, também têm acesso as mulheres grávidas, os beneficiários do complemento solidário, os portadores de VIH/SIDA e os utentes com lesões suspeitas de cancro oral.

Nas unidades de saúde do SNS que dispõem de estomatologista ou médico dentista, os utentes podem ter acesso a esse recurso.


Boletim Epidemiológico Observações – Número 29 (janeiro-abril) 2021 – INSA

imagem do post do Boletim Epidemiológico Observações – Número 29 (janeiro-abril) 2021

28-05-2021

Encontra-se disponível para consulta uma nova edição do Boletim Epidemiológico Observações, publicação científica periódica editada pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) em acesso aberto. Relativo a janeiro-abril de 2021, este número é constituído por 10 artigos que abordam temas relacionados com a alimentação e nutrição, doenças não transmissíveis, e doenças e agentes infeciosos.

O Boletim Epidemiológico Observações visa contribuir para o conhecimento da saúde da população, os fatores que a influenciam, a decisão e a intervenção em Saúde Pública, assim como a avaliação do seu impacte na população portuguesa, divulgando resultados científicos gerados por atividades de observação em saúde, monitorização e vigilância epidemiológica nas áreas de atuação do INSA, sendo dada especial atenção à disseminação rápida de informação relevante para a resposta a temas de relevo para a saúde.

O Boletim tem como alvo todos os profissionais de saúde, investigadores e decisores intervenientes na área da Saúde Pública em Portugal, bem como a comunidade em geral. Para consultar a edição janeiro-abril de 2021, clique aqui.

SUMÁRIO:

  • Editorial
    • COVID-19 − A never ending story?
  • Doenças não transmissíveis: deficiência e incapacidade
    • Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral: exequibilidade da reavaliação de adolescentes com paralisia cerebral nascidos em 2001-2003
    • Evolução da incidência de diabetes entre 2016 e 2018: um estudo na Rede Médicos-Sentinela
    • Estudo molecular da diabetes tipo MODY: atualização de resultados (2011-2019)
  • Doenças e agentes infeciosos
    • Intoxicação animal por cianobactérias: um alerta para a saúde pública?
    • Malária: estudo retrospetivo de casos clínicos suspeitos de infeção por Plasmodium sp. (2010-2020)
    • Diagnóstico laboratorial de casos clínicos suspeitos de infeção por Toxoplasma gondii, 2009-2020
    • A importância da monitorização da Rede de Vigilância de Vetores REVIVE: de novos mosquitos e velhas carraças a novas ameaças em saúde pública (2011-2020)
  • Alimentação e nutrição
    • Riscos e benefícios de beber chá verde: podemos potenciar os benefícios para a saúde aumentando o seu consumo em Portugal?
    • Potencial alérgico do superalimento bagas goji
    • Efeito da sazonalidade no teor de selénio e outros micronutrientes na cavala da costa portuguesa